Práticas sustentáveis na construção civil e 6 benefícios para o planeta 

A indústria da construção civil é um dos maiores consumidores de minerais e recursos naturais por sua própria natureza. A necessidade e a importância de práticas sustentáveis neste setor tornaram-se um tema debatido devido às crescentes preocupações com o aquecimento global e a natureza finita dos recursos. Essa verdade convencional aumentou a pressão sobre as empresas de construção para reduzir seu impacto ambiental. 

Mas o que exatamente é a construção sustentável e como se faz a transição para um método de desenvolvimento mais renovável? Existem benefícios e quais são os métodos apropriados? Saiba mais lendo este artigo do Blog do CV. 

Sumário 

  1. O que é construção sustentável? 
  1. Métodos e práticas sustentáveis na construção civil 
  1. Benefícios de práticas sustentáveis na construção 
  1. Importância de práticas sustentáveis na construção 
  1. Perguntas frequentes 

O que é construção sustentável? 

A construção sustentável envolve o uso de materiais renováveis ​​e recicláveis ​​em projetos de construção para reduzir o consumo de energia e resíduos tóxicos. Em outras palavras, o principal objetivo destas práticas sustentáveis é diminuir o impacto da indústria no meio ambiente, utilizando procedimentos de construção sustentáveis, praticando a eficiência energética e aproveitando a tecnologia verde. 

Enquanto várias empresas de diferentes setores de negócios estão traçando caminhos para serem mais ambientalmente responsáveis, muitas concentram suas atenções na indústria da construção, por ser considerada a maior usuária de recursos globais.  

Imagem do guia da qualificação de leads

Este setor sozinho é responsável por aproximadamente 50% do consumo mundial de matérias-primas e é um importante produtor de resíduos. Tudo isso torna a construção civil única porque, ao mudar práticas ultrapassadas, a indústria pode reduzir significativamente os efeitos do aquecimento global. 

Métodos e práticas sustentáveis na construção civil 

práticas sustentáveis: imagem de um aglomerado de árvores visto de cima, com aberturas que formam uma casa.

Hoje, muitas empresas de construção civil estão reconhecendo a importância de métodos e práticas sustentáveis e verdes de construção. Com o aumento do interesse em sustentabilidade e conservação de energia, novos avanços em tecnologia, materiais e práticas foram desenvolvidos na última década para permitir e promover a eficiência geral. 

Uma das melhores formas de implementar a sustentabilidade na construção é através dos materiais. Ou seja, os avanços tecnológicos abriram caminho para uma nova geração de materiais de construção mais robustos, leves e renováveis, como portas e painéis de acesso isolados, que podem ajudar a impulsionar as práticas tradicionais a serem mais ecológicas. 

Esses materiais ecológicos também ajudam a promover um planeta mais limpo, reduzindo a pegada de carbono dos edifícios que utilizam esses elementos. Todavia, eles têm o mesmo propósito que suas contrapartes não renováveis, além de esteticamente agradáveis ​​e muito mais eficientes. 

Mas, a construção ergonômica não se trata apenas do uso de materiais renováveis; trata-se também de implementar métodos que melhorem os esforços sustentáveis. Alguns desses métodos incluem: 

  • limitar os materiais usados ​​para reduzir o desperdício; 
  • controlar a gestão de resíduos, separando e reciclando; 
  • construir edifícios verdes; 
  • investir em projetos de reutilização adaptativa que transformam edifícios antigos; 
  • gerenciar canteiros de obras para melhorar os esforços de conservação; 
  • conservar energia;
  • escolher materiais sustentáveis ​​e reciclados. 

Está gostando do conteúdo? Então, sugiro que leia também outros artigos sobre sustentabilidade na construção civil: 

Sustentabilidade no mercado imobiliário: descubra mais! 

Tendência na construção civil: uso de materiais não convencionais 

O futuro da construção em madeira 

Bioarquitetura: conceito, benefícios e aplicações no Brasil 

Benefícios de práticas sustentáveis na construção 

A sustentabilidade da construção não é apenas benéfica para o meio ambiente, mas também apoia o bem-estar de indivíduos e comunidades. Existem, atualmente, muitos benefícios comprovados de adotar a iniciativa verde na indústria da construção. Confira alguns logo abaixo.

1. Promove uma vida mais saudável 

Não é nenhum segredo que nosso entorno afeta significativamente nossa saúde física, mental e emocional. Ao longo da última década, designers e construtores desenvolveram uma arquitetura sustentável que afeta substancialmente o estado geral dos habitantes em edifícios verdes.  

A era moderna nos permitiu diversificar e modernizar os aparelhos do dia a dia, como iluminação e fontes de energia, condições térmicas, recursos ergonômicos e até mesmo a qualidade do ar. Por exemplo, os ocupantes que residem ou trabalham em edifícios sustentáveis ​​experimentaram uma melhoria notável em sua saúde, níveis de estresse e qualidade de vida geral. 

2. Reduz o desperdício 

práticas sustentáveis: close de uma mão e, acima, o símbolo de reciclagem.

Nas últimas décadas, o aquecimento global permanece uma preocupação constante devido aos seus efeitos cada vez mais evidentes em nosso planeta. A poluição e o esgotamento de nossos recursos naturais estão em níveis recordes. 

Embora estejamos quase no ponto sem retorno, ainda podemos minimizar ou retardar os efeitos iminentes das mudanças climáticas com práticas sustentáveis. Nesse sentido, as empresas de construção começaram a contar com recursos e avanços tecnológicos sustentáveis, que são benéficos para nós e promovem um ambiente mais limpo. 

3. Impulsiona a economia 

É de conhecimento geral que a indústria da construção é um motor econômico conhecido no Brasil. Em 2018, construções sustentáveis já representavam cerca de 10% do PIB do país. É seguro dizer que a iniciativa verde na construção civil ajuda, portanto, a impulsionar a economia e a criar mais empregos devido ao aumento da demanda por trabalhadores. 

Infográfico sobre experiencia do cliente

4. Promove a eficiência de custos 

Um dos benefícios mais substanciais dos edifícios sustentáveis ​​são os custos de manutenção mais baixos com elementos de design especialmente projetados que ajudam a reduzir as contas de água e energia. Em outras palavras, custos operacionais e de manutenção reduzidos significam grandes economias investidas em outros lugares, como salários mais altos de funcionários ou desenvolvimento de produtos. 

Embora o custo exigido na construção de tais estruturas possa ser inicialmente mais alto do que as formas tradicionais de arquitetura não renováveis, esses layouts eficientes podem salvar empresas e proprietários de edifícios de gastos exorbitantes no futuro. 

5. Diminui o custo do material 

As práticas sustentáveis na construção utilizam materiais ecológicos sem comprometer a qualidade ou a integridade estrutural. Muitos desses materiais são reciclados e reutilizados. Entre os quais estão os biocompósitos que são comumente substituídos como materiais de construção sustentáveis ​​que provaram ser tão confiáveis ​​e duráveis ​​quanto seus equivalentes não renováveis. 

Por isso, para arquitetos verdes, a eficiência energética continua sendo sua prioridade e objetivo número um no projeto de construção. Ou seja, estruturas de edifícios que obtêm sua energia de recursos naturais – como vento, sol e água – são excepcionalmente favoráveis ​​ao nosso meio ambiente. 

6. Permite a redução da pegada de carbono 

ilustrações de símbolos que remetem à pegada de carbono, com ênfase em "CO2"

Houve um aumento de grandes corporações apoiando e adotando iniciativas verdes. A Agência de Proteção Ambiental (EPA) nos Estados Unidos afirmou que os edifícios são responsáveis ​​por 30% de todas as emissões de gases de efeito estufa no país. Proprietários e grandes empresários estão atentos, pois impor a sustentabilidade é uma oportunidade de fazer algo positivo para a empresa e a sociedade. 

Importância de práticas sustentáveis na construção  

A demanda por uma solução mais sustentável e econômica tem crescido significativamente devido aos evidentes efeitos do aquecimento global. Resolver esta situação tornou-se uma prioridade para as empresas de construção e tomadores de decisão críticos para minimizar o consumo de matérias-primas e recursos naturais e reduzir suas pegadas de carbono. 

Para atingir esses objetivos, inúmeras empresas começaram a adotar práticas sustentáveis e medidas necessárias para projetar, reformar ou construir estruturas em conformidade com as regras ambientais e métodos renováveis. 

Embora o custo da construção renovável possa ser mais alto em todas as etapas do projeto, empreiteiros tradicionais e empresas renomadas estão realizando um desenvolvimento sustentável na construção. A adaptação de métodos e materiais sustentáveis ​​aumentou drasticamente nos últimos anos, de modo que o custo da sustentabilidade na construção civil caiu. 

No entanto, as grandes construtoras e empresas não são as únicas a melhorar seus métodos e práticas para melhorar o meio ambiente. Pessoas comuns que trabalham em seus projetos de construção podem fazer sua parte escolhendo materiais renováveis ​​e praticando técnicas sustentáveis.  

Conclusão

Então, seja usando o equipamento adequado ou implementando uma engenharia confiável voltada para a conservação, simplesmente fazer o melhor para ser eficiente em termos de energia pode ajudar a progredir nos esforços de sustentabilidade. 

O que é construção sustentável? 

o uso de materiais renováveis ​​e recicláveis ​​em projetos de construção para reduzir o consumo de energia e resíduos tóxicos. 

O que são práticas sustentáveis? 

São métodos utilizados para diminuir o impacto da indústria no meio ambiente, utilizando procedimentos de construção sustentáveis, praticando a eficiência energética e aproveitando a tecnologia verde. 

Exemplo de práticas sustentáveis? 

Limitar os materiais usados ​​para reduzir o desperdício, controlar a gestão de resíduos, separando e reciclando, construir edifícios verdes, investir em projetos de reutilização adaptativa que transformam edifícios antigos, gerenciar canteiros de obras para melhorar os esforços de conservação, conservar energia, escolher materiais sustentáveis ​​e reciclados. 

Você já conhece o CV?    

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 500 incorporadoras clientes e 100 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.     

Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda. Acesse o site do CV e saiba mais!      

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o Blog do CV e nos siga no Instagram

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração