Entendendo Inbound e Outbound Marketing

Inbound e Outbound marketing: texto em tela "marketing plan"

Você já precisou produzir ou atualizar a estratégia de marketing do seu negócio? E no meio desse processo já se deparou com os termos inbound e outbound marketing?  

Estes são dois conceitos universais de marketing que podem ajudar a sua incorporadora, construtora ou imobiliária – ou ainda o seu trabalho como corretor de imóveis – a limitar o escopo. Inbound e Outbound marketing são duas das estratégias mais comuns e cada uma delas tem aplicações, benefícios e desafios distintos.  

É fácil ficar sobrecarregado com informações e conselhos de como conversar com potenciais clientes em um evento do setor imobiliário ou desenvolver uma estratégia exclusivamente digital, entre vários pontos. Por isso, neste artigo, o Blog do CV decidiu explorar uma visão geral das duas estratégias e dar exemplos de como aplicar cada uma, fornecendo prós e contras dos métodos.  

Inbound e Outbound Marketing: tela escrita "Marketing Strategy"

Inbound X Outbound Marketing 

Existem várias diferenças principais entre o inbound e outbound marketing. O outbound marketing envolve alcançar proativamente os consumidores para que eles se interessem por um produto. Por outro lado, o inbound marketing se concentra na criação e distribuição de conteúdo que atrai as pessoas para o seu site. 

O outbound marketing normalmente tem uma abordagem mais agressiva e abrangente, com a expectativa de que pelo menos algumas pessoas se convertam. O inbound marketing geralmente é mais sutil e se concentra em convencer um determinado grupo de indivíduos a fazer uma compra ao longo do tempo. Aqui estão algumas outras diferenças de relance: 

Inbound Marketing 

  • Conteúdo digital informativo direcionado a públicos específicos, escrito para ajudar a resolver os problemas dos consumidores 
  • O conteúdo vem em formas interativas, como postagens de mídia social, blogs, relatórios, webinars, etc. 
  • As mensagens são adaptadas a consumidores específicos 
  • Estratégia abrangente em vários canais 
  • Mensurável através de software de marketing digital 

Outbound Marketing 

  • Conteúdo não digital projetado para capturar a atenção de qualquer consumidor e escrito para vender produtos 
  • O conteúdo é exibido em mala direta, anúncios em revistas, outdoors, na TV etc. e deve ser passivo 
  • As mensagens devem se destacar entre milhões de outros anúncios que os consumidores veem todos os dias 
  • Estratégia linear com canais limitados 
  • Difícil de medir a atribuição da publicidade física 

Inbound Marketing 

O inbound marketing é focado em atrair clientes para seus produtos e serviços. Seus melhores clientes em potencial estão pesquisando produtos on-line — até 63% dos consumidores iniciam sua jornada de compras on-line. Eles começam pesquisando produtos, serviços ou conteúdo para atender a uma necessidade ou resolver um problema.  

Como tal, seu conteúdo deve explicar como seus produtos ou serviços resolverão os problemas desses consumidores, responderão a perguntas importantes em seu nicho de mercado ou atenderão às necessidades. 

Tela de laptop com a palavra "blog"

Há muitas maneiras de fazer isso, incluindo blogs, conteúdo de vídeo, guias e muito mais. Cada uma dessas peças de conteúdo também pode servir como forma de diferenciar seu produto da concorrência.  

Incorpore comparações de produtos, depoimentos incríveis, preços competitivos e avaliações excelentes em seu podcast, postagens de mídia social ou relatórios. Lembre-se de que os clientes em potencial devem receber conteúdo atencioso em vários pontos ao longo de sua jornada de compra, variando em material, mas consistente em mensagens. 

Digamos que um cliente esteja procurando um novo sistema de gestão de vendas. Primeiro, eles podem digitar “melhor CRM para o mercado imobiliário” em um mecanismo de pesquisa para explorar o cenário.  

O primeiro resultado orgânico será um blog descrevendo os 10 principais benefícios que um CRM oferece, de forma clara e imparcial. Depois de ler a postagem do blog, eles podem querer saber mais sobre o assunto. 

Convenientemente, o final do blog tem um link para incentivá-los a se inscrever em um próximo webinar para saber mais sobre CRM. Eles clicam no link e inserem nome e endereço de e-mail para acessar o conteúdo. O site armazena suas informações de contato e rastreia se eles participam ou não do webinar. Com isso, a empresa já conseguiu atingir o público que gostaria. 

Veja alguns dos principais benefícios do inbound marketing: 

  • O inbound marketing não é invasivo – os clientes em potencial podem ler as postagens do seu blog ou participar de um webinar em seu próprio tempo 
  • O conteúdo de inbound marketing é educacional – é projetado especificamente para cada estágio do funil de vendas 
  • O inbound marketing é quantificável – você pode vincular cada parte de sua estratégia a uma métrica que é monitorada ao longo do tempo 
  • Seu site e conteúdo são atualizados continuamente, portanto, o inbound marketing continua atraindo leads qualificados ao longo do tempo. 

Por outro lado, existem também desafios no inbound marketing. Veja os principais: 

  • O inbound marketing requer manutenção contínua, para garantir que o conteúdo sempre atenda aos desejos e necessidades em evolução dos consumidores 
  • Os profissionais de inbound marketing gastam muito tempo e esforço desenvolvendo e testando diferentes conteúdos que atrairão os clientes para a conversão 
  • Este modelo exige uma estratégia holística, o que significa que você precisará comprar ferramentas para ajudá-lo a implementar campanhas integradas em vários canais. 

Outbound Marketing 

O outbound marketing envia uma mensagem para uma grande quantidade de pessoas na esperança de fazer uma venda. Essa estratégia está enraizada no pensamento de que quanto maior o grupo para o qual você envia mensagens, maior o retorno.  

Este método é frequentemente associado ao marketing tradicional, como mala direta, eventos, outdoors, chamadas frias, jornais e rádio. No entanto, também pode ser aplicado a tecnologias mais modernas, como publicidade paga por clique e e-mails de spam. 

Frequentemente, os consumidores nem estão cientes ou procuram o produto que está sendo anunciado. Eles podem estar assistindo TV ou folheando um site e ser interrompidos por um anúncio que ilustra por que eles deveriam comprar um determinado produto. 

Inbound e Outbound Marketing: mockup de painel de rua com a frase "Divulgue seu produto aqui" escrito

Por exemplo, digamos que um cliente esteja dirigindo na estrada e veja um outdoor do lançamento de um imóvel. Eles podem pensar brevemente se realmente deveriam investir naquilo, mas mantêm isso em mente. Algumas semanas depois, enquanto assistem ao noticiário local, veem um comercial do mesmo lançamento. Mais uma vez, eles pensam na possibilidade, mas esquecem depois que as notícias voltam. 

Três meses depois, eles verificam sua caixa de correio e encontram um convite para um feirão de imóveis. Acontece que eles acabaram de receber um bônus no trabalho. Finalmente, eles decidem ir em frente e fazer o investimento.  

Conheça os principais benefícios do Outbound Marketing: 

  • Promove o reconhecimento da marca, ajudando você a alcançar pessoas que nunca ouviram falar de seus produtos ou serviços antes 
  • Pode gerar resultados imediatos 一 pessoas interessadas em seus produtos e serviços provavelmente realizarão uma ação em seus anúncios e farão uma compra 
  • Os consumidores estão acostumados ao outbound marketing 一 eles sabem que haverá anúncios no jornal de domingo ou na TV e podem confiar mais nesses anúncios do que nos apresentados a eles em tecnologia mais recente. 

Existem também desafios: 

  • É difícil tornar o outbound marketing atraente e relevante para todos, então ele é mais generalizado 
  • É fácil para os consumidores ignorarem o outbound marketing 一 muitas pessoas silenciam a TV durante os comerciais ou imediatamente jogam fora ou reciclam seu lixo eletrônico 
  • É um desafio medir a eficácia de algumas dessas estratégias, como outdoors 
  • Pode sair caro: viajar para feiras, pagar por anúncios em banner e comprar espaços em outdoors se somam.

 

Conclusão 

Não importa sua estratégia de marketing, você precisa de uma maneira de acompanhar o cenário de marketing em constante mudança. Esteja sempre atualizado em relação às novas maneiras de interagir com seus clientes em escala.  

 

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