Concreto Usinado: é vantajoso utilizá-lo em projetos de grandes construtoras? 

Quando você escuta as palavras concreto usinado, o que você consegue imaginar? Dentro do setor da Construção Civil, o concreto usinado é conhecido como uma opção viável e desejável para projetos de construtoras, especialmente em grandes obras.  

Por isso, eu reuni informações que vão te orientar sobre o uso e quais os benefícios que o investimento em concreto usinado pode trazer para o seu empreendimento. Vamos conhecer juntos as vantagens? 

Para iniciar, quando você leu concreto usinado, deve ter se questionado e o concreto tradicional? Existe diferença entre eles? Existe sim e vou abordar aqui no Blog do CV, inicialmente, qual a distinção para você ficar ciente. 

Feita de maneira controlada e monitorada, a dosagem central é o que difere o concreto usinado dos demais. Como assim? Bem, resumindo a história o concreto usinado é todo preparado e misturado em uma usina de concreto e levado até o canteiro de obras já pronto para aplicação. 

Conseguiu visualizar otimização e energia do trabalhador que atua na obra? Porque esses são alguns dos benefícios para quem escolhe o concreto usinado. Mas não para por aí. Ao invés de ver a ação comum do fazer na hora, nesta opção, você verá o concreto usinado bombeado com mangueiras direto no local da aplicação, uma vez que sua mistura é mais fluida do que o concreto convencional. 

Ou seja, uma grande vantagem até aqui. E não é só uma tendência, mas para grandes construtoras, a utilização do concreto usinado pode trazer benefícios significativos em termos de eficiência, qualidade e economia nos seus projetos. Sigamos.

Benefícios: 1 por 1

concreto usinado: A imagem mostra uma pessoa em um ambiente de construção. A pessoa está de costas para a câmera, com uma postura baixa, sugerindo que está trabalhando. Ela está vestindo um traje de segurança que inclui uma jaqueta amarronada e um capacete, indicando que está em um ambiente de trabalho onde a proteção é necessária. A jaqueta tem detalhes de segurança, como linhas amarelas e vermelhas, que são comuns em trajes de segurança para aumentar a visibilidade. A pessoa está usando calças pretas e parece estar usando algum tipo de protetor para as mãos, possivelmente para segurança contra ferramentas ou materiais.

Acredito que uma das dúvidas que deve surgir em sua mente é: – Se vou fazer um investimento direcionado ao concreto usinado, o que vou precisar? Quais os materiais, equipamentos e técnicas de trabalho usados no canteiro podem ser os mais inovadores a partir dessa escolha? E financeiramente? Será que vale a pena? 

Foi notável que a missão de ganhar tempo acontece quando o concreto usinado entre no planejamento. Além disso, você verá agilidade das partes e organização dos envolvidos. Logo, você dá de cara com as vantagens que vão resultar em economia ou, melhor, ganho de dinheiro para outros direcionamentos, fazendo da sua obra mais lucrativa. Por isso, vamos conferir juntos os ganhos para uma obra ao escolher concreto usinado. 

1. Redução do Número de Trabalhadores na Obra

O que a escolha de concreto usinado traz logo de cara? Uma quantidade menor de mão de obra, ou seja, de pessoas no local só cuidando da parte do concreto, pois a aplicação é mais simples, então não há necessidade de tantas pessoas no canteiro de obras. Isso não só otimiza o tempo, como também a energia dos profissionais no momento de fazer o projeto físico. 

2. Agilidade e Produtividade

Se o concreto usinado dá ganhos ao tempo gasto em obra, logo as coisas tendem a ser mais ágeis e produtivas, porque quanto menos pessoas no canteiro, maior será organização e menores distrações serão as distrações. E mais adiante, a aplicação do concreto usinado se torna fluida, aumentando a produtividade do local. 

3. Controle de Qualidade

O que a dosagem em usinas? Quanto ao concreto usinado, é permitido ser feito concretos com grande resistência e características específicas, utilizando aditivos. 

4. Redução de Desperdício de Materiais

Como ele vem pronto, um dos resultados mais notórios é perceber que isso minimiza  o desperdício no local da obra. 

5. Qualidade Superior

E o que acontece quando o concreto usinado é bem-feito no momento da obra? Quando bem estruturado, o concreto usinado vai ter uma qualidade final muito superior quando comparado ao processo manual. 

6. Custo-benefício

Momentos de atenção para não sobrar para o seu bolso. Por fim, como o concreto usinado garante uma maior produtividade e melhor uso dos recursos, logo se percebe ele tendo uma função estrutural mais garantida.  

Como já citamos, além de tornar o canteiro mais organizado já que a mistura é feita em ambiente industrial, com processos calculados e testados, ele faz muita diferença no nível de garantia estrutural da obra. 

E pode observar que, com o passar do tempo, as estruturas permanecem sólidas e se mantem apenas com uma boa manutenção preventiva. 

Que tal ver na prática. No Canal Engenheira Natália, ela demonstra qual a melhor escolha: Fazer o tradicional ou investir no concreto usinado? Dá uma conferida abaixo:

Calculando a quantidade de concreto

Bom, se você chegou até aqui, deve estar se perguntando o seguinte: Como calcular o concreto usinado? Para começo de história, o cálculo é fundamental quando você opta por ele, pois ele vai garantir que você tenha material suficiente para sua obra. Por isso, veja abaixo as nossas instruções:  

1. Você pode usar uma calculadora de Concreto Usinado

Existem calculadoras de concreto onlines que podem ajudar você neste processo, pois elas podem permitir inserir as dimensões da peça a ser concretada (como laje, piso, fundação etc.) e fornece uma estimativa do volume necessário em metros cúbicos. Mas caso tenha dúvidas, é sempre importante falar com um profissional que entenda do assunto.  

Um exemplo na prática: você está calculando o concreto usinado para uma área de vebtilação, coloque a largura, comprimento e espessura da área de ventilação na calculadora. 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

2. Você pode usar a Fórmula Manual

A fórmula básica para calcular o volume de concreto é: [ \text{Volume (m³)} = \text{Comprimento (m)} \times \text{Largura (m)} \times \text{Espessura (m)} ] 

Por exemplo, se você tem uma área de ventilação com as seguintes medidas: 

Comprimento: 5 metros 

Largura: 5 metros 

Espessura: 12 centímetros (convertido para metros: 0,12 m) 

O cálculo seria: [ 5 \times 5  \times 0,12 =  X \text{m³} ] 

Atenção: É importante que volume estimado deve ser confirmado com o engenheiro responsável pela obra. Se você calcular corretamente, evitará desperdícios e garantirá uma construção eficiente e econômica.  

Desvantagens na obra

concreto usinado: A imagem mostra um ambiente de construção em andamento. Há um terreno escavado com caminhões de carga e equipamentos de construção, como um escavador, trabalhando no local. O terreno está coberto de areia e grama, e há algumas estruturas de metal que parecem ser parte de um andaime ou estrutura de suporte para a construção. Há também alguns trabalhadores vestidos com equipamentos de segurança, como capacetes e camisetas amarelas, que são comuns em situações de construção. A cena sugere que está em um estágio inicial de um projeto de construção, possivelmente um edifício ou uma estrutura que exige a movimentação de grandes quantidades de terra e material.

Em todo projeto de Engenharia Civil, existe o lado bom e o lado mais ou menos e , apesar do uso de concreto usinado oferecer vários benefícios, ele possui algumas desvantagens que você deve entender e prestar atenção para não se arrepender no andamento do seu projeto.  

1. Investimento Maior

O custo do concreto usinado tende a ser mais alto em comparação com o concreto produzido no local da obra. Isso ocorre devido aos processos de dosagem e transporte envolvidos na produção em central. 

2. Dependência dos outros

Se faz a opção de concreto usinado, saiba que você está sujeito à disponibilidade e confiabilidade da concreteira que irá fazê-lo. E o que pode acontecer? Atrasos na entrega comprometendo a qualidade do concreto usinado.

3. Dificuldade com Pequenas Quantidades

Adequado para grandes volumes, o concreto usinado não é uma boa ideia se você pensou em pequenas quantidades. Pode acabar sendo inviável ou mais complexo. No fim, gasto de dinheiro.  

4. Restrições de Acesso

O concreto usinado pode ter acesso limitado em alguns projetos e isso pode acabar dificultando a entrega pontual do material. Por fim, é notório que concreto usinado dá qualidade e eficácia à obra, porém é crucial analisar as desvantagens se decidir usá-lo em algum projeto de construção.  

Cuidados com o concreto usinado

Até aqui neste artigo, eu pude te falar os benefícios quando você opta por concreto usinado, mas assim como em qualquer tipo de material usado em uma obra, é necessário estar atento aos detalhes. 

Por exemplo:  

  • Ele pode desperdiçado – o que é péssimo para quem investiu; 
  • Se não aplicado e manuseado de forma correta, ele pode colocar todos que estão na obra.   

Por isso, sempre confira as especificações antes de fazer a aplicação na obra. Apesar de prático e industrial, é importante que que o responsável pela obra confira se as especificações da mistura estão de acordo com o que foi definido em projeto e contratado. Erros acontecem, mas conferindo se o concreto usinado que chegou ao canteiro é o mesmo concreto que deve ser aplicado naquela estrutura que você está construindo. 

E o mais importante, porque o barato pode sair caro: Compre apenas de fornecedores certificados. Já que é uma mistura industrial, que já conta com processos químicos testados e aprovados, é importante checar se o concreto industrial é confiável. Ou seja, verifique se a empresa tem a autorização da norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas):   

  • NBR 7212 – Execução de concreto dosado em central – procedimento; 
  • NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto; 

E, por último, NBR 8953 – Concreto para fins estruturais. As normas acima possuem todas as especificações necessárias para a mistura. Logo, checando, você vai evitar problemas.  

Você pôde ler aqui no Blog do CV que o concreto usinado é uma ótima opção para você usar em seus projetos. Mostramos o custo-benefício, como as vantagens trazem são segurança e que no geral, pode gerar produtividade e economia de tempo para quem investe na obra e para quem trabalha nela. Então, eu espero que o concreto usinado seja uma escolha para o seu próximo empreendimento. 

Foi interessante para você? Se sim, compartilhe com a sua rede e comente pontos que você gostaria de saber mais aqui no Blogo do CV. Até a próxima.   

Você pode gostar também:

 Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 900 incorporadoras clientes e 200 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.        

 Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração. 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração