Como um sistema ERP pode melhorar a produtividade da incorporadora?

Um sistema ERP é configurado para alcançar os resultados de negócios desejados com base nos objetivos principais, que podem determinar o nível em que ele melhora a produtividade do negócio. Os pontos abaixo descrevem algumas das maneiras pelas quais um sistema ERP pode aumentar a produtividade: 

  • Controle financeiro 
  • Planejamento estratégico 
  • Gerenciamento de projetos melhorado 
  • Solução completa eficaz 
  • Preenchimento de lacunas de informação 

Antes de avançar nos detalhes de cada um destes tópicos, porém, precisamos entender mais precisamente o conceito de ERP e como tirar o melhor proveito desta ferramenta.  

O que é ERP? 

O Enterprise Resource Planning, também conhecido como Sistema ERP, ganhou muito interesse nos últimos anos, devido ao seu foco principal no funcionamento diário de um negócio. Um sistema ERP analisa a incorporadora e incorpora várias funções de negócios em um recurso de software 

A configuração de um sistema ERP não é complicada, apesar de englobar muitas partes da empresa com diferentes níveis de complexidade e custos variáveis. Um sistema ERP varia entre os setores e as necessidades de cada um, mas sua função principal é fornecer uma maneira simplificada e automatizada para os negócios funcionarem, sobretudo no setor financeiro.  

Imagem do guia da qualificação de leads

Seu objetivo é trazer ordem a um sistema desorganizado, promovendo o ganho de produtividade para o negócio.  

Os benefícios de um ERP para a incorporadora

Benefícios do ERP

O foco principal de um sistema ERP é compartilhar informações em todas as áreas da incorporadora para que as informações estejam disponíveis em tempo real. Isso fornece informações precisas e atualizadas para os tomadores de decisão no negócio e capacita os funcionários a trabalhar com mais eficiência e produtividade. 

Alguns dos benefícios de usar um sistema ERP incluem: 

Economia de dinheiro

Automatizar seus processos significa que você libera custos administrativos e operacionais dentro da empresa. A equipe pode gerenciar ativamente as operações do dia-a-dia e evitar mais atrasos que inevitavelmente custam dinheiro ao negócio. Uma organização pode aproveitar a eficiência do estoque e, em troca, reduzir os custos excessivos dentro do negócio. 

Processos de negócios bem organizados e operações diárias

Os dados estão disponíveis centralmente em todas as funções de negócios, tornando-os facilmente acessíveis. Um sistema ERP oferece a automatização desses processos de negócios. Portanto, os tomadores de decisão podem acessar todos os dados, operações e produção em tempo real – sem esperar por feedback. 

Além disso, é possível automatizar facilmente os processos de rastreamento, principalmente em várias filiais. 

Programas de software consolidados 

Muitas indústrias lutam com o uso de vários programas de software para diferentes funções de negócios e vários departamentos. Um sistema ERP elimina os silos de dados que acompanham o uso de vários programas, consolidando e unificando todas as informações. 

Dados em tempo real 

Com um sistema ERP, os dados ficam disponíveis em tempo real, permitindo que o seu negócio responda às condições do mercado imobiliário que está em constante mudança, de forma eficiente e eficaz.  

Ele permite que você tome decisões com base em informações e relatórios prontamente disponíveis, para relatar dados com precisão e determinar previsões para o negócio. 

Informações facilmente rastreáveis

Um sistema ERP ajuda as incorporadoras e construtoras a rastrear facilmente informações de estoque e negócios, para processos mais simplificados. 

Flexibilidade de negócios

O sistema ERP adapta-se rapidamente às necessidades em constante mudança do seu negócio e do mercado imobiliário. Ele está equipado para atender qualquer tamanho de empresa, e o sistema se adaptará às suas metas de negócios.  

Manter a satisfação do cliente

Um sistema ERP facilita a eficiência e a precisão, permitindo que você assegure uma melhor gestão de processos internos, recebíveis, estoques e outras seções da sua empresa. Tudo isso, é claro, abre espaço para uma empresa menos “afogada em processos” e, consequentemente, mais focada no relacionamento com o cliente. 

Diferenças entre ERP e CRM

E já que falamos em relacionamento com o cliente, precisamos pontuar as diferenças entre CRM e ERP e entender como esses dois sistemas se complementam e são essenciais para o aumento de produtividade nas incorporadoras e construtoras.  

As empresas que buscam automatizar o máximo possível os principais processos de negócios geralmente buscam não só uma, mas duas soluções de software. Um para planejamento de recursos empresariais (ERP) e um para gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).  

O ERP ajuda as incorporadoras a administrar negócios de sucesso conectando seus sistemas financeiros e operacionais a um banco de dados central, enquanto o CRM ajuda a gerenciar como os clientes interagem com seus negócios. 

Ambos servem como repositórios de dados vitais. Ambos também tocam em vários departamentos e, embora às vezes sejam construídos na mesma plataforma, o software geralmente é comprado separadamente e integrado quando necessário. 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

O que é um CRM?

CRM e ERP

Nós já entendemos o que é um ERP, mas e o CRM? Do que se trata? Bom… nós, o CV CRM, somos um CRM imobiliário e o único CRM 5.0 do mercado.  

Em suma, CRM ou gerenciamento de relacionamento com o cliente é um software que gerencia todas as maneiras pelas quais um cliente interage com uma empresa.  

Inicialmente, os recursos de CRM foram desenvolvidos para departamentos de vendas e às vezes eram conhecidos como automação da força de vendas (SFA). Com o tempo, outros sistemas foram logo desenvolvidos para gerenciar as interações de atendimento ao cliente e marketing. 

Por meio da aquisição e desenvolvimento, os fornecedores de software começaram a combinar todas essas disciplinas sob um único guarda-chuva, chamado de gerenciamento de relacionamento com o cliente. O gerenciamento de desempenho de vendas e a compensação de incentivo de vendas também estão incluídos em alguns sistemas de CRM. 

Para se aprofundar no entendimento de CRM, o Blog do CV tem um artigo chamado “O uso do CRM na gestão de produtividade empresarial”. E se você quiser saber o que é um CRM 5.0, aproveite para acessar o nosso release sobre o assunto “A nova geração do CRM imobiliário: conheça o conceito de CRM 5.0”. 

É possível integrar ERP e CRM?

Embora toda a organização venha a se beneficiar de sistemas ERP e CRM, a diferença fundamental entre os dois é que o ERP é principalmente para dados financeiros e o departamento financeiro, enquanto o CRM é para dados do cliente usados ​​pelos departamentos de vendas, marketing e atendimento ao cliente.  

Imagine poder unir essas duas ferramentas!  

Uma arquitetura de integração entre ERP e CRM sincroniza pontos comuns de dados e ajuda a simplificar e automatizar os processos de negócios. Alguns pontos comuns de integração incluem: 

Contato e conta

O CRM contém informações de contato de clientes e leads relacionadas a pedidos de vendas, enquanto o ERP possui informações de clientes e contas associadas a faturamento, remessa, estoque e pagamento. A sincronização desses pontos mantém suas informações de contato e conta precisas e sem redundância. 

Gestão de cotações e pedidos 

Os pedidos de vendas geralmente são colocados no CRM por representantes de vendas, mas é o ERP que gerencia tudo até que os imóveis ou lotes estejam prontos para venda. A sincronização de dados entre seus sistemas CRM e ERP mantém cotações e pedidos precisos e permite que os representantes de vendas obtenham tudo do CRM. 

Histórico de pedidos de vendas

O histórico de pedidos de vendas é uma informação valiosa e as empresas usam inteligência artificial (IA) para prever compras futuras na construção civil e no mercado imobiliário em geral. O histórico de faturas registradas tende a residir no ERP, portanto, esses registros devem ser sincronizados com o CRM para que os representantes de vendas visualizem as informações. 

Pagamentos

O pagamento é a conclusão do processo de cotação de vendas. Os dados de pagamento residem no ERP. Se seus dados de pagamento estiverem acessíveis ao CRM, um representante de vendas poderá ficar sabendo do vencimento do pagamento e ajudar nas cobranças.  

No caso da integração do CV CRM e do ERP Sienge, as segundas vias de boletos ficam disponíveis online para no Portal do Cliente; o consumidor, em contrapartida, ganha em agilidade e independência.  

Produto, cotação, preço e estoque

Cotações de produtos, preços e estoque geralmente residem em um ERP. Os representantes de vendas precisam de acesso a essas informações para propostas de clientes e para verificar a disponibilidade do produto. Eles também precisam comunicar o status do pedido com os clientes, portanto, a integração das informações do produto com o CRM ajuda a manter seu processo de vendas tranquilo. 

A importância de um sistema ERP para a incorporadora

ERP e produtividade

Cada vez mais, os empreiteiros estão interessados ​​na adoção de tecnologia, pois isso está levando ao aumento na produtividade e à otimização de seus negócios. Para dar às empresas de construção uma vantagem competitiva, incorporadoras estão optando pelo ERP. 

Como empreiteiro, você percebe a necessidade de um software ERP de construção quando equipamentos, pessoas e materiais estão se movendo em direções diferentes enquanto você monitora seu projeto. 

Hoje, os donos de construção precisam lidar com uma montanha de dados para manter os problemas operacionais sob controle. O mais importante para um empreiteiro é ser capaz de cumprir o orçamento e concluir o projeto no prazo. 

Além disso, existem necessidades subjacentes de colaboração em tempo real quando as equipes estão trabalhando remotamente. Assim, surge a necessidade de conectar e monitorar diversas etapas das operações do negócio e, consequentemente, investir em softwares que irão colher dividendos futuros. 

Como podemos ver, os benefícios do software ERP são inúmeros. Mesmo as tarefas mais tediosas, como a contabilidade, podem ser automatizadas e isso resulta em aumento de produtividade. Com o software ERP, as empresas podem realizar cálculos mais rápidos e evitar erros e enganos. Isso só leva à eficiência, lucratividade e realizações. 

Além disso, o gerenciamento de estoque aprimorado permite que os usuários otimizem a produção e maximizem sua capacidade. Uma melhor análise é uma parte essencial do software e é uma excelente ferramenta de poder de negócios. 

Um bom software de ERP é a solução perfeita para uma empresa de construção. 

Você já conhece o CV?  

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.   

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!    

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram 

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV! 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração