Portal imobiliário e corretor de imóveis: fazendo do site de venda um aliado

No mundo dos negócios imobiliários, estamos mais que acostumados a compreender corretor de imóveis e portal imobiliário como inimigos. Isso acontece porque, num primeiro momento, muito se pensou que a profissão seria ofuscada pela presença dos recém-chegados sites de venda.  

O que se notou, no entanto, foi uma onda contrária: hoje, percebemos mais do que nunca a importância dos corretores imobiliários. Vender e comprar imóveis sem eles pode ser uma dor de cabeça, independentemente se você usa ou não um portal imobiliário.  

Mas isso não significa que os dois não possam ser amigos. Portal e corretor podem trabalhar juntos da melhor maneira para impulsionar vendas e criar novas possibilidades de negócio. O portal imobiliário, inclusive, tem potencial para ser um dos melhores amigos do corretor de imóveis até agora.  

Quer saber como isso pode acontecer? Acompanhe este artigo comigo.  

 

Portais imobiliários: o que são? 

Pessoa digita teclas de um laptop

Os portais imobiliários são espaços digitais nos quais podemos anunciar e encontrar imóveis para venda, compra, troca ou aluguel. Bastante conhecidos por quem está à procura de um novo lugar para morar, os portais se espalharam por todo o Brasil e podem ser facilmente encontrados dando um “google”. 

Em termos práticos, o portal imobiliário é, para o consumidor digital, a versão atualizada dos classificados de jornal. 

Mas, para aquele que está vendendo, o portal imobiliário é muito mais que uma fonte de anúncio. É também a possibilidade de metrificar seus clientes, conhecer sua base, organizar o andamento de suas vendas/locações e, claro, divulgar suas unidades.  

Por esses motivos, os portais imobiliários ganharam o encanto de quem compra e de quem vende. E o corretor de imóveis não ficou de fora. Percebendo a oportunidade de negócio, o profissional pode fazer dos sites de vendas verdadeiros aliados comerciais.  

 

Exemplos de grandes portais imobiliários 

Quem nunca ouviu falar no mote “desapega, desapega… OLX”? 

Pois é, esse é apenas um exemplo entre muitos portais imobiliários que ganharam fama Brasil a fora. A febre das vendas 100% digitais chegaram ao mercado imobiliário para ficar e, por isso, o setor tem se aproveitado de todas as possibilidades possíveis para venda.  

Muitos são os portais que nascem diariamente na internet, contudo, alguns são notáveis pelo sua eficiência e impacto a nível nacional. Conheça alguns: 

  • OLX 
  • Imovelweb 
  • Zap Imóveis 
  • Viva Real 

OLX 

Portal imobiliário: OLX

A OLX não é apenas conhecida por sua frase-chiclete. Ela também se tornou uma referência no mercado imobiliário nos últimos 5 anos, qualificando os anunciantes de sua página através de assinatura e propondo, assim, um ambiente digital mais seguro para realizar transações.  

Ganhando a confiança do público, não tinha como o portal dar errado. Dito e feito: a OLX conquistou território nacional e hoje se impõe no nicho imobiliário, sendo considerado um potencial parceiro para muitas empresas do ramo.  

Imovelweb 

Portal imobiliário: Imovelweb

Forte atuante em toda a América Latina, o Imovelweb se desenvolveu bastante com o tempo. Atualmente, a página desponta como uma das grandes referências em sites de busca imobiliária do país.

Mas não é à toa que ele se tornou tão grande. O Imovelweb é mais que um buscador, oferecendo também calculadora de financiamento e precificação para que o cliente tenha uma noção de seus custos futuros e também compare preços com a concorrência.  

Zap Imóveis 

Portal imobiliário: Zap Imóveis

O Zap Imóveis também não sai por baixo quando o assunto é anunciar imóvel. A plataforma conta com milhões de unidades anunciadas e tem uma longa trajetória de sucesso dentro do mercado imobiliário.  

Encontrar um imóvel no Zap é tão simples quanto anunciar nele. O portal é intuitivo, minimalista e bastante fácil de usar. Isso permite a entrada de um público de idade mais avançada, ampliando as possibilidades de venda do corretor anunciante.  

Viva Real 

Portal imobiliário: Viva Real

Zap e Viva Real são portais semelhantes em performance. Ambos atuam muito acima da média e fornecem informações seguras e precisas para quem busca um novo lugar. A grande diferença do Viva é sua seção para anunciantes CVA.  

Os anunciantes CVA são corretores e imobiliárias que trabalham com imóveis que atendem às especificações do programa habitacional Casa Verde e Amarela (antigo MCMV). Então, digamos que seu cliente está buscando um imóvel com bom custo-benefício e que esteja contemplado no programa. No Viva, ele terá muito mais facilidade para encontrá-lo.  

 

Usando o portal imobiliário a favor das suas vendas 

Mesmo com todos os benefícios, opções e funcionalidades que os portais imobiliários oferecem, é importante frisar: eles necessitam da ajuda do corretor para que sejam plataformas funcionais, com boa performance e alta segurança.  

Afinal de contas, as vendas imobiliárias possuem investimento altíssimo. Para que alguém confie anos de sua poupança a terceiros através de um site, é essencial que esse site tenha credibilidade e um profissional capacitado por trás dele.  

OK, mas você ainda deve estar se perguntando como fazer dessas novas plataformas suas assistentes comerciais. Bem, é isso que estou aqui para te ensinar.  

Primeiro, crie um perfil credível  

Gostando ou não, alguns portais imobiliários são quase como redes sociais. Seu potencial comprador pode e deve saber mais sobre você, analisando seu perfil, seu índice de vendas, comentários de compradores, entre outros.  

Por isso, manter a casa arrumada não é só importante na hora de tirar foto de imóvel. Também é essencial na hora de criar um perfil limpo, com uma boa foto e informações de contato claras. Verifique o máximo de plataformas possível para que o lead possa te alcançar, seja Facebook, Instagram, e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outra. 

Descreva bem os seus imóveis 

Pessoa segura maquete de casa

A descrição do seu imóvel deve refletir o profissionalismo do seu trabalho. Lembre-se de que, pela internet, a primeira impressão que seu cliente tem sobre você é seu anúncio. Você deve ser assertivo em sua descrição, dando o máximo de informações num curto espaço. 

Algumas estratégias para otimizar sua descrição de imóveis é: 

  • Fazer um breve parágrafo inicial com características do imóvel, sua localização e o público para quem ele é destinado; 
  • Usar bulletpoints para destacar os dados principais do imóvel, tais como área, número de cômodos, amenidades, IPTU etc.; 
  • Destacar as informações para contato, mesmo que já estejam em seu perfil. 

Faça boas imagens do empreendimento 

Conhece o ditado “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, se ela não é verdade para tudo, certamente pode ser verdade para o mercado imobiliário. Aqui, o cliente deve se apaixonar um pouco mais pelo imóvel a cada etapa da compra. Um desencanto sequer durante o processo pode levar tudo a perder.  

E, claramente, as imagens são a primeira coisa observada nos portais. São elas que chamam a atenção e despertam o desejo do cliente. Por conta disso, devem ser bem planejadas.  

Não estou dizendo que você precisa de fotos profissionais para cada imóvel. O que você precisa é entender o básico e aplicá-lo às suas fotos para que valorizem ao máximo o ambiente.  

Para tanto… 

  • Foque na iluminação ambiente 
  • Tire as fotos durante o dia 
  • Cuidado com as fotos turvas 
  • Use uma câmera boa, mesmo que de celular 

Seja ágil ao responder o chat 

Alguns portais imobiliários disponibilizam chat, outros permitem inclusão de uma ou mais formas de contato. De um modo ou de outro, o cliente poderá entrar em contato com você e, nesse momento, é importante que você esteja pronto para respondê-lo. 

Segundo pesquisa elaborada e divulgada pela empresa Zendesk, metade dos clientes avaliados escolhe um canal com base na rapidez com que precisa de uma resposta. Com isso, é possível inferir que se seu cliente optou pelo chat, não pelo e-mail, ele provavelmente precisa de uma resposta mais urgente.  

Então priorize esses clientes, mas sem esquecer dos demais. Tente responder a todos em até 24h para que a compra tenha andamento sem se tornar maçante.  

 

Sou corretor, é possível ser amigo do portal imobiliário? 

Corretor entregando as chaves para comprador

Sem sombra de dúvidas a resposta é “sim”.  

Ser parceiro dos portais imobiliários não é somente uma estratégia para se manter relevante, moderno e profissional. É também uma ótima forma de gerar mais leads, muito bem qualificados e propensos a comprar.  

Se você ainda não deu as mãos ao portal imobiliário, está na hora de dar. Através dele, seu crescimento pode se transformar numa escalada muito mais alta, então não deixe de aproveitar os benefícios da solução e aplicar essa nova metodologia de vendas ao seu negócio.  

 

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