Produtividade: 38 dados e fatos para ajudar a aumentar seu desempenho

Compreender a produtividade é essencial quando se trata de administrar um negócio ou organização de sucesso. Medir e analisar a produtividade permite melhorar a eficiência de sua equipe ou empresa. 

Seja calculando a produtividade em termos de receita, mão de obra ou tarefas, as informações podem ajudá-lo a tomar decisões sobre como você opera seus negócios. Se você deseja aumentar seu desempenho este ano, observe as seguintes estatísticas e fatos de produtividade em todo o mundo destacadas pelo ThriveMyWay.com. 

 

Principais fatos de produtividade 

O que exatamente é a produtividade e como ela é medida?  

1. A produtividade é calculada usando uma fórmula padrão chamada índice de produtividade: Produto/Insumo = Produtividade  

Imagem do guia da qualificação de leads

2. Para a economia, a produtividade é calculada como a razão entre o produto interno bruto (PIB) e as horas trabalhadas. O crescimento econômico é medido acompanhando a variação percentual anual do PIB.  

3. A produtividade do trabalho é a produção (de bens ou serviços) por hora. O input de mão de obra pode ser medido de duas maneiras. É o número de horas trabalhadas durante um período de tempo ou o número de trabalhadores. 

 

Estatísticas de produtividade no local de trabalho  

A produtividade no local de trabalho mede quanto “trabalho” é feito em um período de tempo e pode ser medida pela produção por hora de trabalho ou por trabalhador. Fatores como comunicação, tecnologia e engajamento dos funcionários podem afetar muito a produtividade no local de trabalho. 

 

Estatísticas de produtividade e comunicação  

4. Até 86% dos executivos indicam que a comunicação ineficaz é a causa mais significativa dos problemas de produtividade.  

5. Estima-se que um trabalhador de interação média (profissionais qualificados, vendedores, gerentes, professores etc.) gaste 28% de seu tempo gerenciando e-mails e mais 20% procurando informações internas ou procurando um colega de trabalho para obter assistência.  

6. O McKinsey Global Institute estima que, ao utilizar totalmente as tecnologias sociais para comunicação, a produtividade média dos trabalhadores pode aumentar de 20% a 25%. 

7. O uso interno de mídias sociais para comunicação dentro de uma empresa pode reduzir em até 35% o tempo gasto na busca de informações da empresa. 

 

Estatística de produtividade e tecnologia  

8. A videoconferência pode economizar até 30% em custos de viagem, e 94% das empresas que usam videoconferência regularmente indicam que ela também melhora a produtividade. 

 

Estatísticas de engajamento de funcionários  

9. Um estudo da Gallup descobriu que equipes com funcionários altamente engajados têm uma lucratividade 21% maior do que aquelas que não têm.

10. Empresas com funcionários altamente engajados veem um aumento de 20% nas vendas e um aumento de 10% nas avaliações dos clientes.  

11. Trabalhadores engajados contribuem para um aumento de 17% na produtividade geral.  

Infográfico sobre experiencia do cliente

 

Tendências de local de trabalho e estatísticas de trabalho remoto  

12. A pandemia do COVID-19 mudou significativamente a forma como o mundo fazia negócios e como as pessoas percebiam seus empregos. Em 2020, 73% dos funcionários nos EUA disseram que estavam procurando ou monitorando ativamente novas oportunidades de emprego, enquanto em 2017 esse percentual era de 51%. Esta tendência pode impactar significativamente a produtividade devido à alta taxa de rotatividade.  

13. Enquanto o uso de reuniões virtuais está crescendo no local de trabalho, o mesmo acontece com a sensação de fadiga das reuniões virtuais. A Virtira Consulting realizou um estudo que descobriu que 49% dos funcionários remotos relataram um alto nível de exaustão após várias reuniões online todos os dias. O estudo também descobriu que até 80% das empresas planejam se tornar totalmente remotas ou implementar um modelo híbrido.  

14. Uma pesquisa global com CIOs (Chiefs Information Officer ou, em português, Diretores de TI) descobriu que, embora apenas 16% das empresas oferecessem trabalho remoto antes do COVID-19, em março de 2021, 70% dessas empresas estavam utilizando o trabalho remoto. Nessa mesma pesquisa, 31% dos entrevistados previram que o trabalho remoto seria permanente. 

 

Trabalho em casa 

produtividade

Os empregos que oferecem trabalho remoto aos funcionários estão se tornando cada vez mais populares. Mas é sensato as empresas “ficarem remotas”? Como o trabalho em casa afeta a produtividade?  

15. Em uma pesquisa mundial, 57% dos trabalhadores remotos relataram que eram mais produtivos ao trabalhar remotamente, enquanto menos de 17% relataram que eram menos produtivos.  

16. Em uma pesquisa de 2020, 71% dos funcionários e 83% dos empregadores consideraram o trabalho em casa um sucesso.  

17. Em 2020 e 2021, descobriu-se que os dois principais benefícios de trabalhar remotamente eram um horário flexível e a flexibilidade de trabalhar em qualquer local. 

 

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal   

Se a produtividade mede a quantidade de trabalho que está sendo feito, fazer mais trabalho o torna mais produtivo? Não necessariamente. O equilíbrio entre vida profissional e pessoal é um fator importante para a produtividade pessoal.  

18. A sobrecarga de trabalho reduz a produtividade em 68%.  

19. 3 dos 10 países mais produtivos são escandinavos, onde o funcionário médio normalmente não trabalha mais de 40 horas por semana, resultando em um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.  

20. Empregadores que incentivam o equilíbrio entre vida profissional e pessoal duplicam a produtividade de sua empresa. 

 

Estatísticas de produtividade dos funcionários  

Os funcionários estão no cerne da produtividade. Quais fatores influenciam a produtividade dos funcionários e como o funcionário médio pode melhorar sua produtividade no local de trabalho?  

 

Estatísticas gerais de produtividade dos funcionários  

21. Uma pesquisa com quase 2.000 funcionários de escritório no Reino Unido descobriu que o funcionário médio era produtivo por aproximadamente 2 horas e 53 minutos por dia.  

22. O tempo médio de trabalho antes de um intervalo é de aproximadamente 52 minutos para os funcionários mais produtivos. 

 

Fatores que causam baixa produtividade dos funcionários  

23. A multitarefa é um grande obstáculo, causando perda de produtividade de US$ 450 bilhões em todo o mundo a cada ano.  

24. O estresse no local de trabalho é outro fator chave. Em qualquer dia, estima-se que um milhão de trabalhadores estão ausentes do trabalho devido ao estresse relacionado ao trabalho. Isso custa às empresas aproximadamente US$ 602 por funcionário a cada ano.  

25. De acordo com uma pesquisa do YouGov com 1.150 adultos norte-americanos, 30% concordaram de alguma forma ou fortemente que seriam mais produtivos se não tivessem acesso a seus smartphones no trabalho.  

26. Pesquisa realizada com mais de 2.000 funcionários em todo o mundo descobriu que, desde o surto de COVID-19, o desafio que mais inibia a produtividade era a dificuldade de concentração, afetando 28,3% dos entrevistados. 

 

Fatores que melhoram a produtividade dos funcionários 

27. O reconhecimento melhora a produtividade em 14%, mas apenas 20% dos trabalhadores se sentem valorizados no trabalho.  

28. Ter um programa de bem-estar da empresa pode aumentar a produtividade. 61% dos trabalhadores pesquisados ​​indicam que os benefícios de saúde alcançados por um programa de bem-estar da empresa melhoraram não apenas sua produtividade, mas também a satisfação geral no trabalho.

29. Trabalhadores felizes são trabalhadores produtivos. A felicidade dos funcionários melhora a produtividade em 12%. 

 

Estatísticas da indústria da construção no mundo 

30. A escassez de mão de obra e os custos de materiais provavelmente aumentarão os custos globais de construção em 4,3%.  

31. 9 em cada 10 projetos globais de infraestrutura ultrapassam o orçamento ou estão atrasados.  

32.  Os trabalhadores da construção gastam apenas 65% de seu tempo ativamente produtivo. Os outros 35% do tempo são gastos coletando informações do projeto, corrigindo erros ou lidando com conflitos. 

 

Estatísticas dos Desafios da Produtividade  

Os funcionários podem ser os responsáveis ​​por realizar o trabalho, mas as empresas também são. Quais são alguns dos problemas mais prejudiciais que uma organização enfrenta quando se trata de produtividade do trabalhador? 

33. Uma pesquisa com 182 gerentes seniores em vários setores, realizada pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, indicou que 71% consideraram as reuniões um uso improdutivo e ineficiente do tempo. 65% também afirmaram que as reuniões os impediam de concluir seu próprio trabalho.  

34. A má gestão é outro desafio para a produtividade. Quando confrontados com um chefe ruim, 48% dos trabalhadores afirmaram que diminuíram intencionalmente seu esforço de trabalho e 63% admitiram perder tempo no trabalho simplesmente para evitar seu chefe.  

35. A rotatividade de funcionários é um grande dreno na produtividade, custando tempo e dinheiro.   

36. Um local de trabalho tóxico contribui para a alta rotatividade. 78% dos funcionários indicaram que são mais propensos a procurar outro emprego quando confrontados com uma cultura tóxica no local de trabalho. 

 

Soluções para Desafios de Produtividade  

produtividade

As empresas que buscam melhorar a produtividade precisam trabalhar de dentro para fora. Investir em liderança de alta qualidade e criar uma cultura positiva no local de trabalho atrairá os trabalhadores felizes e altamente engajados necessários para a produtividade ideal.  

37. Os candidatos a emprego procuram empregadores que tenham um ambiente de trabalho positivo. 46% disseram que a cultura da empresa é um fator decisivo para aceitar ou não um emprego.  

38. A liderança altamente qualificada obtém um aumento de 27% no lucro por funcionário.  

 

Perguntas frequentes  

O que é uma taxa de produtividade boa ou aceitável?  

Uma taxa de produtividade “boa” ou mesmo “aceitável” é incrivelmente subjetiva. No entanto, os especialistas sugerem a implementação de uma “regra de 70%” para ajudar a melhorar a produtividade. Se um trabalhador trabalha continuamente na capacidade máxima, ele corre o risco de se esgotar.  

A regra dos 70% sugere trabalhar produtivamente na maior parte do tempo, mas com menos intensidade. Isso permite ao funcionário alguma reserva mental para responder a quaisquer demandas urgentes de curto prazo que possam surgir. A implementação da regra de 70% envolve fazer minipausas, reservar tempo de trabalho não programado e tirar férias periódicas.  

 

Qual porcentagem da jornada de trabalho é produtiva?  

Se o funcionário médio é produtivo por 2 horas e 53 minutos por dia, isso equivale a aproximadamente 36% do dia de trabalho. Os freelancers, por outro lado, são produtivos cerca de 87,5% da jornada de trabalho. 

 

Que porcentagem de trabalhadores afirma que o estresse afeta negativamente a produtividade?  

O estresse afeta negativamente a produtividade de 41% dos trabalhadores. Além disso, 33% dizem que o estresse diminui seu engajamento no trabalho.  

 

Conclusão  

Se você deseja que seu negócio prospere, entender e aumentar a produtividade são cruciais. A chave para a produtividade máxima no local de trabalho não é mais trabalho feito, mas funcionários satisfeitos que se sentem apoiados por seus empregadores e gostam do trabalho que fazem. 

 

Você já conhece o CV?    

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.     

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!      

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.    

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV! 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração