Vistoria de Apartamento Novo: Qual a sua importância? 

A vistoria de um apartamento novo é uma parte importante que finalizará a conclusão da compra do imóvel. 

O processo de compra de uma propriedade tem diversas etapas importantes, e uma delas é a análise completa do imóvel: a vistoria. Por que antes de finalizar a compra é tão importante visitar o imóvel? Quais os benefícios de conhecer o ambiente que irá ser sua nova moradia? Por que ao alugar um imóvel é preciso saber exatamente o estado em que ele está?  

Essas e outras perguntas devem ser feitas e respondidas antes de você finalizar a venda, locação ou compra de qualquer imóvel. Por isso, preparei um artigo explicando o que você precisa saber, e uma checklist para vistoria de imóveis novos e para a locação que irá otimizar todo esse processo. Vamos nessa? 

Sumário

Qual a importância de uma vistoria?

vistoria de apartamento novo: imagem de uma miniatura de casa numa mesa ao lado de uma lupa.

Quanto mais rápido se encontrar um problema, mais rápido você pode resolvê-lo, certo? Mudanças já causam estresse, caso você se mude para um local e em seguida encontre problemas, passará por um transtorno que poderia ter sido facilmente evitado caso tivesse feito uma vistoria completa pelo imóvel antes de começar a morar nele.  

Em imóveis recém construídos, pode ocorrer de algum acabamento não ter sido feito ou um material que fora prometido não tenha sido utilizado. Nesses casos, usualmente, a construtora ou o corretor responsável estarão junto ao cliente, mas o proprietário também pode fazer a vistoria sozinho. 

Já em imóveis mais antigos, o desgaste do tempo é normal. Isso não quer disser que você deva deixar de vistoriá-lo antes de completar a locação, essa ação é essencial para assegurar um contrato justo e seguro. Geralmente, a vistoria é feita pelo corretor responsável pela negociação e o provável inquilino, porém, o dono do imóvel pode estar presente e deve ser informado caso haja a necessidade de algum ajuste tanto no imóvel quanto no contrato.  

Essas vistorias evitam transtorno muito maiores no futuro, mas, você sabe como deve fazê-las? Vou explicar tudo o que você precisa saber. 

O que é necessário saber antes vistoria?

vistoria de apartamento novo: um homem e uma mulher sentados, de costas, olhando para alguns papeis. Na mão da mulher uma casa de madeira em miniatura.

Muitas vezes, na euforia de se mudar, a pessoa não se atenta aos detalhes do imóvel que podem fazer toda a diferença no ambiente após a mudança. Se você está prestes a pegar as chaves do seu novo apartamento, é necessário fazer uma vistoria adequada dele, e como você deve conduzir essa vistoria?  

É essencial que você possa: 

  • Ler o memorial descritivo e a planta do imóvel; 
  • Avaliar as dimensões de cada cômodo; 
  • Testar as instalações elétricas e hidráulicas; 
  • Atentar-se ao nivelamento das paredes;  
  • Checar a presença de manchas ou paredes descascadas; 
  • Verificar a demarcação das vagas no estacionamento. 

Assim, conferirá se tudo está de acordo com o que lhe foi previamente anunciado e poderá entrar na sua residência com muito mais tranquilidade. Vou pontuar adiante de pontos chaves para vistoriar o seu empreendimento com muito mais eficácia. 

FAQ: Perguntas Frequentes

O que levar para uma vistoria? 

Equipamentos como: Fita métrica, lanterna, lâmpadas, bolinhas de gude, carregador e celular, etiquetas, caneta, papel e a planta e, claro, o memorial descritivo do imóvel.

O que é um memorial descritivo? 


É um documento oficial obrigatório, registrado em cartório, que deve conter todas as informações inerentes da obra e sobre todas as características do imóvel. 

Por que o memorial descritivo é importante? 

Todos os dados referentes aos materiais utilizados na obra constam nesse documento, portanto lhe asseguram que, caso haja algum problema com o sistema elétrico, hidráulico, de revestimento, acabamento e pintura, de portas e janelas, devem ser solucionados pela responsável.  

Quanto tempo pode demorar para os problemas serem resolvidos? 

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o prazo para a resolução dos problemas é de 90 dias, caso a constatação seja de fácil percepção. Caso o defeito encontrado fosse mais difícil de se perceber, o prazo começa a correr a partir do momento em que se tornou evidente, tendo a empresa 90 dias para resolver a situação. 

O que é Checklist de Entrega de Obra?

É a listagem de todas as atividades que foram realizadas durante o processo de construção, constando todas as informações categorizadas, em ordem cronológica e percorrendo os dados do planejamento inicial do projeto. Uma checklist de obra deve contar com: 

  • Ficha de verificação preenchida 
  • Conferência de regularizações e taxas 
  • Avaliação do plano de segurança 
  • Analise orçamentária 
  • Contratação de mão de obra 
  • Compra e locação de equipamentos, insumos e materiais 
  • Verificação do estoque de materiais 
  • Remoção dos entulhos 
  • Aplicação de treinamentos 
  • Avaliação de progresso 
  • Vistoria final dos apartamentos e áreas comuns do empreendimento.

Entenda tudo sobre a ficha de visita de imóvel.

Essa checklist pode e deve ser utilizada por empresas responsáveis pela construção, independente das obras serem de pequeno, médio ou grande porte. Mas, em projetos mais complexos é indicado o uso de plataformas digitais com suporte de um bom software de gestão.  

Uma plataforma como o CV Relacionar otimiza o trabalho da incorporadora e avança o desenvolvimento do processo de criação, automatizando as informações e facilitando as consultas, possibilitando ao usuário atualizações mais rápidas e que podem ser consultadas em qualquer dispositivo, como tablets, notebooks e celulares. 

Apartamento Novo

vistoria de apartamento novo: close nas mãos de duas pessoas segurando um mapa e uma lupa.

Contar com uma empresa que se preocupa com a organização e a entrega de seus imóveis é excepcional, mas você também deve saber como e o que fazer para vistoriar o seu investimento, então preparei uma seleção de quais pontos são importantes na hora de conferir o imóvel que você adquiriu. 

Infográfico sobre experiencia do cliente

Instalações elétricas

É importante testar todos os pontos elétricos do imóvel. Para conferir o funcionamento das tomadas, interruptores e bocais de luz, é só: 

  1. Testar uma lâmpada em todos os bocais de luz.  
  1. Teste as tomadas com o carregador do celular. 
  1. Testar o funcionamento dos interruptores. 

Além disso, é importante conferir o estado do quadro elétrico, abri-lo e identificar os funcionamentos dos disjuntores. 

Instalações hidráulicas

É essencial testar o funcionamento das torneiras, fontes de água e descargas para evitar vazamentos e infiltrações futuros, portanto:  

  1. Abra as torneiras da cozinha e da lavandeira 
  1. Verifique as instalações das pias 
  1. Abra as torneiras e o chuveiro do banheiro 
  1. Acione a descarga  
  1. Com uma bolinha de gude verifique o caimento da água no box 

Deixe a água escoar por alguns minutos e verifique se não há sinais de vazamento, observe se a vazão da água é precisa e se o escoamento da água segue o caimento correto nos lugares que tem ralo. Também, é preciso conferir se eles estão limpos e se não há entupimento. 

Pisos, revestimentos e pintura

Observar com atenção os azulejos, pisos e revestimentos é necessário para assegurar que não há peças danificadas, trincadas ou manchadas que prejudiquem o imóvel mais adiante, para tanto: 

  1. Verifique se as cerâmicas e os revestimentos estão de acordo como o memorial 
  1. Verifique se há rachaduras ou trincas na massa dos rejuntes 
  1. Bata levemente no revestimento das paredes e dos pisos, se esses emitirem um som oco, foram mal colocados e podem se desprender. 

Com relação às pinturas, verifique se está uniforme, bem acabada e livre de qualquer sinal de mancha, sujeira ou mofo. 

Portas, janelas e esquadrias

Atente-se ao funcionamento desses itens, e verifique os dessa forma: 

  1. Abra e feche todas as portas e janelas 
  1. Observe o acabamento das peças 
  1. Confira as dobradiças. 

Após passar por cada item dessa checklist, você pode se mudar tranquilamente para o seu novo imóvel. 

Apartamento Alugado

A vistoria de locação de um imóvel é tão importante quanto a de um imóvel novo, pois ela estabelece um acordo de entrega e recebimento, assim como explicado abaixo:  

Esse contrato, prevê uma cláusula regulamentando a entrega do imóvel exatamente nas mesmas condições que foi locado. Isso assegura ambas as partes – contratante e contratado – cumpriram com o que está acordado no contrato

A checklist de vistoria de locação é basicamente o mesmo do checklist anterior, a sua finalidade que acabará sendo um pouco diferente, portanto, verifique: 

  • Paredes: Anote o estado das paredes caso encontre rachaduras, sinais de infiltração ou qualquer outro tipo de dano.   
  • Teto e forro: Verificar se existem marcas de umidade ou manchas no forro.  
  • Portas: Teste os trincos e as fechaduras para checar se estão funcionando adequadamente. 
  • Torneiras: Verifique se o escoamento de água está normal e se há algum vazamento. 
  • Luzes: Teste as luzes para checar se todas funcionam adequadamente. 

Além do mais, na devolução de um apartamento mobiliado e com eletrodomésticos – fogão, geladeira, micro-ondas e etc.-, é importante verificar o estado de conservação desses itens para que ao final do contrato todos eles estejam no mesmo estado que foram deixados.  

Caso qualquer problema encontrado prejudique a habitação do inquilino no imóvel, é preciso contatar a incorporadora e solicitar a resolução do problema por parte do proprietário, e, ao devolver o imóvel, o inquilino deve apresentá-lo no mesmo estado que esse estava quando a mudança foi feita, como previamente acordado.  

Gostou desse artigo? Você vai se interessar por: 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário do lead ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 650 incorporadoras clientes e 110 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.       

Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda. 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração