Por que investir em um software de gestão para construtoras?

O software de gestão para construtoras é cada vez mais necessário para desenvolver um projeto assertivo e qualitativo no mercado imobiliário. 

Como uma ferramenta digital especificamente projetada para automatizar processos dentro e fora do canteiro de obras o software colabora com a gestão e a otimização de múltiplas atividades dentro da construção civil. É através da centralização de informações que a empresa consegue organizar os processos e promover uma execução de projetos efetiva. 

Por isso, nesse artigo, irei explorar o que são os softwares de gestão e quais os benefícios de implementá-los no dia a dia das construtoras. Vamos nessa?

O que é um Software de Gestão para Construtoras?

software de gestão para construtoras: A imagem mostra um homem usando um capacete branco e segurando um conjunto de planilhas. Ele está em uma escada levando para um prédio com grandes janelas e um design moderno. O homem está sorrindo e parece feliz. O fundo é um prédio moderno com janelas de vidro e uma fachada branca. A imagem está bem iluminada e as cores são vibrantes e vivas. A atmosfera geral da imagem é alegre e otimista.

As ferramentas de gestão vem sendo cada vez mais utilizadas para automatizar e potencializar as tarefas de empresas do mercado imobiliário. Como o objetivo é impulsionar a organização e as próprias funções de planejamento e execução as construtoras iniciaram o processo de implementação de tecnologias de gerenciamento ágil e eficaz. 

Assim, surgiram os sistemas de ERP, que foram estrategicamente projetados para atender as necessidades principais dos projetos da construção civil. Esse tipo de software de gestão para construtora influencia diretamente na assertividade de: 

  • Planejamento Financeiro e Orçamentário 
  • Cumprimento dos Prazos  
  • Regularização dos Parâmetros Normativos
  • Aquisição de Equipamentos e Materiais 
  • Contratos de Fornecedores e Colaboradores 
  • Admissão de Mão de Obra Qualificada 

Esses tópicos têm sua gestão potencializada através da utilização de ferramentas tecnológicas como a de um software especializado. Por isso, a implementação desses sistemas oferece melhores soluções para construtoras e impulsiona a produtividade de todas as áreas da empresa

O CRM pode fazer o papel de um Software de Gestão para Construtora?

Existem diferenças específicas sobre as funções do CRM e do ERP por isso é necessário explicar qual é o papel de cada um desses sistemas dentro de uma empresa do mercado imobiliário. Assim, pode-se ressaltar que o Customer Relationship Management é uma ferramenta de gestão e organização das informações de contato, dados sobre vendas e o relacionamento com o cliente

Enquanto o Enterprise Resource Planning se caracteriza como um software de gestão para empresas que objetiva a automação de processos, armazenamento de dados e unificação de resultados para consulta. Ou seja, as funcionalidades de cada conceito se encaixam em partes diferentes de um projeto imobiliário

Então, o CRM não substitui um ERP, mas ambos podem ser implementados na construtora para garantir uma gestão desde a captura do lead até a finalização da construção. Um CRM completo colabora com a otimização dos processos relacionados ao fortalecimento das interações com o cliente, acompanhamento de lead, envio de conteúdos comunicativos e informativos personalizados e a análise do desempenho desses materiais e das próprias equipes de marketing e vendas

Isso significa que ao implantar o ERP e o CRM a construtora teria uma gestão completa desde a gestão de obras até o pós-venda. A integração entre esses sistemas influencia, positivamente, o planejamento e execução das obras, assim como as estratégias de captação, comunicação e retenção de clientes

Como identificar um software de alto padrão para a gestão de construtoras?

Antes de implantar um sistema de gestão para construtoras é fundamental realizar uma análise sobre a qualidade e as funcionalidades da ferramenta. Por isso, identificar se o software de gestão para construtoras atende as necessidades específicas da empresa e possuí um amplo desempenho é a base de uma aquisição assertiva. 

Para que você consiga compreender o que é um software de alto padrão trarei uma lista de verificação para incentivá-lo na escolha eficiente desse sistema. Vamos juntos explorar essa lista

  1. Escalabilidade: A capacidade de expandir o tratamento dos dados, principalmente, com o aumento de volume sem que o desempenho da plataforma seja comprometido. 
  1. Flexibilidade e Personalização: Os usuários devem ter a permissão de personalizar a visualização de informações de acordo com suas demandas e o próprio software para construtora deve oferecer a flexibilidade de configuração adaptativa. 
  1. Usabilidade: Um software considerado de alto padrão deve ser ágil e intuitivo para o usuário. A interface e tem de ser funcional e permitir ao usuário a utilidade e aprendizado rápido. 
  1. Relatórios e Análises Práticos: Os recursos oferecidos devem priorizar as exposições de dados e relatórios sobre os resultados de cada ação destinada aos usuários. Assim, a extração de insights é ágil e as tomadas de decisão são amplamente assertivas devido a qualidade informativa. 
  1. Confiabilidade e Seguridade: O software de gestão para construtoras deve funcionar amplamente, com minimizações de problemas e amplo suporte de cargas intensas e utilização prolongada. A segurança é primordial, por isso a proteção dos dados e os mínimos riscos de instabilidades devem ser as bases do sistema. 
  1. Integração entre Sistemas: Um software de alto padrão precisa possibilitar a integração entre múltiplos sistemas que potencializam as ações e os processos da empresa. Isso agiliza o fluxo de informação e a projeção de estratégias que impulsionem a construtora no mercado. 
  1. Atualização e Manutenção: A responsável pelo software precisa manter as atualizações do sistema em dia e projetar a manutenção continua para corrigir intercorrências, alocar recursos de inovação e garantir que a construtora tenha acesso às tecnologias atualizadas para o setor imobiliário. 
  1. Qualidade do Suporte: O suporte da fornecedora deve ser ágil, eficiente e acessível na resolução de problemas e na explicação sobre dúvidas dos usuários que surjam durante a utilização diária do software. 

Por que investir em um software de gestão para construtoras?

software de gestão para construtoras:

Agora que aprendeu a reconhecer um software para construtoras de alto padrão, sabe dizer quais são os principais motivos para se investir em uma plataforma dessas? Você deve estar pensando que a evolução do setor de construção civil e as necessidades de adaptação são os reais motivos para se implementar essas tecnologias e esse pensamento está correto. 

Entretanto, não é apenas por isso que os softwares de gestão se tornaram ferramentas essenciais para as construtoras. A flexibilidade e escalabilidade dos sistemas são as bases da adaptação ágil às mudanças de um mercado que está em constante evolução, e através da gestão automatizada essas tarefas são impulsionadas e efetivadas

Além disso, com a otimização de processos a construtora consegue reduzir os custos operacionais, minimizar ou mesmo extinguir os retrabalhos e aumentar a produtividade e lucratividade. Mas, esses não são todos os benefícios que o software de gestão para construtoras pode trazer. 

Vem comigo que exporei mais motivos para implementar uma ferramenta de automação de processos na sua empresa do setor de construção civil. Vamos lá? 

Ampliação da Eficiência Operacional

Um software de gestão para construtoras é a principal ferramenta de automatização e otimização de processos. Por tanto, implementá-la dentro das empresas impulsiona a eficiência operacional ao maximizar a produtividade e minimizar as recorrências de erros. 

Ao investir nas tecnologias de integração a construtora escala dentro do mercado e garante um destaque para competir com a concorrência. Isso demonstra o comprometimento com a inovação e com a excelência de cada projeto. 

Maximização do Controle de Finança

Através dos recursos do software de gestão para construtoras é possível estabelecer um planejamento financeiro assertivo. Isso porque com a integração entre as áreas da empresa uma organização orçamentária é construída de forma eficiente. 

Com a construtora monitorando as despesas e lucros, analisando o fluxo de caixa, avaliando os fornecedores e verificando a evolução dos gastos a saúde financeira se torna algo positivo e garantido. 

Gestão de Projetos

A gestão na construção objetiva, principalmente, o planejamento, programação de entregas e controle das ações dos projetos em execução. Por isso, alinhar o software de gestão para construtoras ao início das obras amplia a eficiência de todos os processos dentro e fora do canteiro

Com o cronograma exposto em um espaço visualmente ágil de ser analisado o acompanhamento das entregas e prazos é potencializado. Assim, coordenar as ações, elaborar estratégias, agilizar a produtividade e cumprir as conclusões previstas para cada etapa se tornam atividades de rápida resolução

Integração de Dados e Decisão Informativa

software de gestão para construtoras: A imagem mostra um homem de negócios em uma camisa com uma tablet no braço esquerdo com várias icônicas e símbolos na tela, como um relógio, um calendário e uma representação estilizada de um computador. O homem está olhando a tela com uma expressão séria no rosto. O fundo é escuro, com algumas estrelas e planetas visíveis no céu. A atmosfera geral da imagem é profissional e concentrada.

Os sistemas pautados em centralização de informações, como é o caso do software de gestão para construtoras, influenciam na melhoria das comunicações entre os setores e determina a agilidade de acesso aos dados em tempo real e de forma eficaz. Além disso, a visualização dos relatórios e análises impulsionam os construtores e gestores a tomarem decisões estrategicamente informadas e garantir os índices de competitividade positiva para a construtora

Satisfação do Cliente e Adaptação Mercadológica

Com o software de gestão para construtora a padronização de processos colabora com a melhoria de qualidade de serviços e, consequentemente, do atendimento ao cliente. E é através disso que os índices de satisfação do cliente são impulsionados e até mesmo colaboram com o marketing orgânico da empresa. 

Além disso, é essencial investir nas soluções que se adaptam e escalam continuamente com as mudanças propostas pelo mercado imobiliário. Isso é garantido ao implementar um software de gestão para construtoras de alto padrão

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