O CRM tem as mesmas características e funções que o ERP? O CV CRM explica

Dentre tantas novas tecnologias e possibilidades no mercado imobiliário, é normal que muitos incorporadores confundam as diferenças entre alguns softwares. Afinal, O CRM tem as mesmas características e funções que o ERP? 

A resposta é “não”, e o Blog do CV já tratou sobre o assunto no artigo “CRM e ERP: diferenças entre os sistemas”. Você pode complementar a leitura deste texto dando uma olhada no material. 

Hoje, o que quero trazer para você é o conjunto de características que compõem o CV CRM e o diferenciam de ERPs com os quais ele integra, como Sienge, UAU, Mega, SAP e TOTVS. 

Vamos ao assunto! 

Sumário

O CRM tem as mesmas características e funções que o ERP?

CRM e ERP são plataformas fundamentalmente distintas. Enquanto o CRM tem como função a gestão do processo comercial, com foco no relacionamento com o cliente, o ERP volta seus esforços para a gestão de recursos dentro de uma empresa.  

Ou seja, cada ferramenta atende a um objetivo específico de mercado: um deles, a gestão da jornada comercial; o outro, a gestão das atividades econômicas e internas.  

Características de um CRM

CRM tem as mesmas características e funções que o ERP: imagem de um símbolo do infinito. De um lado a sigla CRM e do outro ERP.

Como falei anteriormente, o CRM é uma plataforma de gestão com foco comercial e de relacionamento. Sendo assim, ele atua nos pontos de contato entre incorporadora e lead ou cliente. Por conta disso, o CRM imobiliário acaba tendo um amplo leque de soluções para atuar na jornada de compra das pessoas, e essas soluções compõem sua principal característica: o foco na experiência do cliente.  

Conheça agora as características que, ao lado da experiência do cliente, dão rosto ao CRM. 

  • Gestão de pré-venda 
  • Soluções omnichannel  
  • Gestão de disponibilidade 
  • Pós-venda eficiente 
  • Integrações com outras ferramentas 

Gestão de pré-venda

Um dos pontos de destaque do CRM imobiliário é a gestão de pré-venda. Ele oferece uma abordagem de funil de vendas que te permite enxergar leads, conversões, perdas e oportunidades num só lugar.  

Você pode aprender mais sobre a pré-venda imobiliária no ebook “O fenômeno da Pré-venda Imobiliária”.  

Soluções omnichannel

Além de tudo, o CRM oferece soluções omnichannel, ou seja, soluções aptas para diversos canais. Um exemplo disso é o CV CRM, que permite o envio de SMS, e-mails e murais de recado no próprio CRM. Ou seja, o cliente pode ser atingido através de diversos canais.  

Além disso, o CV permite uso de chatbots, para aqueles que desejam contatar a empresa através do próprio site. E, vale lembrar, todos esses contatos são automaticamente salvos e passam a fazer parte do histórico do lead para maior conhecimento na hora da venda. 

Gestão de disponibilidade

A gestão de disponibilidade faz parte de um dos cinco pilares que os CRMs conhecidos como 5.0 abarcam: a venda. Essa gestão nada mais é do que a garantia de que não haverá duplicação de reservas durante a venda, o que acontece muito em lançamentos imobiliários.  

Sem um CRM, que possui um espelho de vendas e atualiza em tempo real o status da unidade, é possível que a mesma unidade seja reservada por mais de um comprador. Isso provoca animosidade entre cliente e empresa, além de frustrar o potencial comprador.  

Pós-venda eficiente

O pós-venda é outro ponto forte do CRM, mas só daqueles categorizados como 5.0.  

Várias soluções entregues pelo CRM possibilitam um pós-venda de qualidade. Portais do cliente, gestão de atendimentos e assistências técnicas e uma série de outras amenidades. Inclusive, este é um ponto onde CRM e ERP podem se complementar, e você descobrirá o porquê em breve.  

Integrações com outras ferramentas

Finalmente, o CRM também integra com outras ferramentas, e uma delas é o ERP. Mas isso quer dizer que O CRM tem as mesmas características e funções que o ERP? Não, muito pelo contrário: quer dizer que eles têm características complementares. Ou seja, juntos, podem fazer ainda mais diferença. 

ERP: o que é e como funciona?

ERP significa Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos empresariais. Basicamente, o que isso significa é que o ERP é um software de gestão de recursos internos numa incorporadora. Esse sistema integrado de gestão tem como proposta auxiliar a administração e controle de atividades e recursos. Ou seja, ele não está diretamente relacionado ao processo comercial como o CRM.  

Dentre as principais áreas contempladas por um ERP, destaco: 

Imagem do lançamento imobiliário na prática
  • Finanças 
  • Contabilidade 
  • Recursos humanos 
  • Compras 
  • Vendas 
  • Estoque 
  • Produção 

Como CRM e ERP podem se complementar?

Acredito que, até aqui, você conseguiu entender que o foco de um incorporador não deve ser descobrir se o CRM tem as mesmas características e funções que o ERP. Na verdade, o que você precisa se perguntar é: como essas duas plataformas, juntas, podem impulsionar meus resultados? E é sobre isso que falaremos agora.  

Jornada comercial integrada

Um dos grandes pontos de contato entre ERP e CRM é na jornada comercial. Novamente, repito: o ERP não trata de processos comerciais. No entanto, ele pode e deve armazenar os dados referentes à venda para gerir o setor de finanças com mais precisão.  

Sendo assim, vou te explicar como isso acontece dentro das integrações entre ERPs e o CV CRM: o empreendimento é cadastrado no CV. Ao fim do processo, os dados são recolhidos e automaticamente enviados ao seu ERP. Ainda no ERP, autoriza-se a venda e os dados voltam para o CV. Uma vez vendida, a unidade tem seus informes levados de volta para o ERP para gestão de recebíveis.  

Veja um vídeo explicativo sobre a trajetória integrada entre o ERP Sienge e o CV CRM: 

Experiência do cliente

Outro ponto positivo da integração entre CRM e ERP é a experiência do cliente. Lembra quando falei que o pós-venda pode ser muito mais eficiente quando CRM e ERP se unem?  

Trago, mais uma vez, o exemplo do CV CRM: no Portal do Cliente, integrado ao ERP Sienge, seu cliente pode ter acesso à segunda via de boleto sem precisar de atendimento humano. Em alguns cliques, ele tem o boleto para pagamento na palma das mãos! 

Isso traz mais autonomia à jornada do cliente e facilidade de processos à sua empresa.  

O CV CRM integra com meu ERP?

É muito provável que o CV possa integrar com seu ERP. Temos uma seleção de ERPs parceiros, os maiores do mercado. Nossas integrações são fluidas e permitem a você mais liberdade de gestão, tanto comercial quanto de recursos.  

O CV CRM integra com os seguintes ERPs: 

  • Sienge  
  • UAU 
  • Mega 
  • Informakon 
  • Bexs  
  • TOTVS 
  • SAP 

Você usa algum deles e tem interesse em saber como funciona a integração? Não tem problema, converse com um de nossos especialistas e saiba mais. 

Perguntas frequentes sobre o assunto

Qual a diferença de CRM e ERP? 

CRM é uma plataforma de gestão comercial, enquanto o ERP é uma plataforma de gestão de recursos. Assim, o CRM atua no contato com leads e clientes, ao passo que o ERP trata de uma gestão mais interna.  

Qual o papel do ERP em um CRM? 

O ERP potencializa o uso do CRM. Juntos, eles centralizam a informação num só lugar e, quando integrados, é possível gerir os recebíveis da venda migrando automaticamente os dados da venda do CRM para o ERP. 

Quais são as ações e estratégias utilizadas pelo CRM que levam à fidelização do cliente? 

Disponibilização de atendimento multicanal, gestão do funil de vendas, follow up, integração com plataformas de marketing digital e outros.  

O que é e para que serve o sistema ERP? 

ERP significa Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos empresariais. Basicamente, o que isso significa é que o ERP é um software de gestão de recursos internos. 

Como funciona o ERP na empresa? 

Ele gere recursos internos relacionados a finanças, recursos humanos, estoque e outros.  

Quais as vantagens de um sistema ERP? 

Um ERP auxilia a organização empresarial, além de dar mais modernidade aos processos. Empresas em crescimento devem apostar na plataforma como modo de não se perder dentro do alto fluxo de trabalho.  

Quais são os ERPs mais usados? 

Muitos ERPs são conhecidos em seus repsectivos nichos, mas alguns dos mais famosos são Sienge, UAU, Mega, Informakon, Bexs, TOTVS e SAP. 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.  

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.  

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração