O sistema imobiliário é uma importante ferramenta de desenvolvimento de tarefas.
No mercado imobiliário as diversas etapas que antecedem a finalização da jornada de compra demandam tempo e podem exigir retrabalhos, caso não sejam feitas dentro de uma ferramenta tecnológica de gestão.
Contar com uma plataforma que promova o acompanhamento e organização das atividades e ainda impulsione a produtividade é algo extremamente benéfico para a incorporadora. Implantar sistemas que automatizam e analisam etapas do funil de vendas, reduz os gastos da empresa e tornam o trabalho de todos os times muito mais assertivos.
É isso que um sistema imobiliário promove, com tecnologia e constante aprimoramento, essa ferramenta vem se tornando indispensável para empresas do setor. Pensando no desenvolvimento do seu conhecimento, irei abordar as características de um sistema do meio imobiliário e qual a sua relevância.
E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?
Sistema Imobiliário: O que é?
Sistema na língua portuguesa significa: um conjunto de elementos organizados em um mesmo lugar. Na linguagem tecnológica, sistema é a interconexão entre componentes que irão desenvolver uma função e alcançar um objetivo específico.
No mercado imobiliário a interação com a tecnologia transforma o dia a dia das empresas, automatizando processos e ampliando os resultados ágeis. Com um sistema imobiliário completo as especificidades do setor e as tarefas de gestores, incorporadores, construtores e corretores se tornam potencializadas e assertivas.
Um sistema voltado para exclusivamente para a empresa do setor imobiliário colabora com o acompanhamento de projetos, obras e até mesmo dos clientes e fornecedores. Sendo um software ou hardware que automatiza funções, também reduz o tempo da jornada de compra.
Além disso, o sistema imobiliário é o principal responsável pelo aumento da produtividade, diminuição de retrabalhos e assertividade de processos. A gestão de todos os setores também é simplificada e gera resultados bem-sucedidos.
Software Imobiliário X Sistema Imobiliário
Quando se fala sobre sistemas tecnológicos, é comum que os termos como software e hardware sejam apresentados como sinônimos de sistemas imobiliários. Entretanto, existem diferenças entre software e sistema, como irei apresentar logo mais.
Um sistema imobiliário contempla um conjunto de elementos, que incluí:
- Softwares
- Hardwares
- Processos
- Procedimentos
E esses são utilizados para gerenciar atividades voltadas para o mercado imobiliário. É composto por infraestrutura tecnológica e possibilita a integração entre sistemas, processos de negócios e pode contar com múltiplos componentes de tecnologia que transformam o dia a dia de uma incorporadora ou construtora.
O software imobiliário é uma parte específica do sistema, que contempla programas ou aplicativos desenvolvidos para automatizar tarefas exclusivamente ligadas ao setor imobiliário. São projetados para simplificar a gestão, projetos, processos e etapas diárias de todos os setores da empresa que os detém.
Incorporadoras precisam de um sistema imobiliário?
É claro. No atual cenário do mercado utilizar um sistema imobiliário em sua empresa é indispensável para que o seu negócio atinja um nível de sucesso e autoridade no setor. Tanto o sistema, quanto um software imobiliário trazem benefícios por serem ferramentas funcionais que otimizam múltiplos processos internos e trazem melhoria operacional.
O sistema para o mercado imobiliário promove a gestão eficiente de todas as áreas da sua incorporadora. É possível aplicar ferramentas como essa nos setores de:
- Projetos
- Relacionamento com o cliente
- Vendas e Marketing
- Contratos e Documentações
- Financeiro
Implantar um CRM imobiliário colabora com a organização, automatização e potencialização de cronogramas, captação de leads, programação e execução de estratégias e da jornada de compra. Além disso, agilizam o acesso e visualização de dados, de forma remota, protegida e extremamente segura.
CRM: Sistema Imobiliário de Alta Performance
A implantação de um CRM de alta performance pode transformar a gestão do seu negócio, pois o sistema é projetado com foco nas áreas de: comercial e relacionamento. Esses pontos são essenciais para impulsionar a produtividade, assertividade e número de vendas da incorporadora.
O CRM Imobiliário oferecem múltiplas soluções para agilizar os processos desde o lead até o pós-venda. O foco desse sistema é promover a:
- Gestão Pré-venda
- Soluções Omnichannel
- Gestão de Disponibilidade
- Pós-venda Eficiente
- Integração entre Ferramentas
Todas as funcionalidades do software de mercado imobiliário promovem a qualidade da experiência do cliente. Como existem tipos específicos de CRM a incorporadora pode encontrar a chave do seu sucesso no mercado na implantação de um sistema imobiliário que se adapte às suas necessidades.
As funcionalidades de um Software Imobiliário
Um CRM empresarial acaba sendo uma ferramenta de software essencial para a agilidade e efetividade de sistemas imobiliários. A implementação desse colabora com a construção e manutenção do relacionamento com o cliente.
Mas, além disso, a utilização CRM amplia a eficiência operacional, observa o desenvolvimento das oportunidades e acompanha as tendências do mercado. As principais funcionalidades dessa ferramenta englobam:
Contatos e Interações
Com armazenamento de dados sobre os clientes centralizados em um único lugar, é possível acompanhar as interações dos leads com os conteúdos. Dessa forma, encaminhar materiais que nutram e encaminhem esse lead à próxima etapa do funil de vendas.
O histórico de interações colabora com a definição do perfil e personalização de contatos e dashboards. Observar os meios de comunicação assertivos ao público-alvo colabora com a potencialização das vendas.
Automação de Vendas
A automação no processo de vendas permite, além do rastreamento desse ciclo, o aumento da produtividade e a diminuição dos erros e retrabalhos. Com uma ferramenta voltada especificamente para o setor imobiliário, é possível automatizar e potencializar as vendas.
Isso porque os e-mails e comunicações são assertivos e personalizados, a interação e a construção do relacionamento com o cliente se tornam ágeis e o desenvolvimento da negociação é otimizado e finalizado em menos tempo.
Oportunidades e Relatórios
Os sistemas imobiliários de alta performance também colaboram com o acompanhamento das oportunidades e previsões de vendas. Registrando atividades e desenvolvendo relatórios acessíveis às equipes de marketing e vendas sobre o desempenho das estratégias utilizadas para a captação de clientes.
Ambas as ações promovem uma análise detalhada sobre as tendências e saúde financeira do mercado imobiliário, auxiliando no impulsionamento da incorporadora no setor. Além disso, é possível contar com dashboards de responsivos e amplamente visuais.
Integração entre Ferramentas
Um sistema imobiliário para ser considerado completo deverá contar com a possibilidade de integrar sistemas. Isso porque não basta construir um relacionamento com o cliente através de conteúdos, é preciso agilizar a comunicação com esse.
Além disso, contar com um ecossistema que possibilite a automatização de tarefas como telefonia, assinatura de documentos e de conexão de redes sociais transforma o seu negócio e traz diferenciais para o dia a dia da sua empresa.
Inteligência Artificial e Analytics
A utilização de inteligência artificial no mercado imobiliário vem se tornando uma necessidade e não um diferencial. Isso porque promove análises de perfil, comunicação assertiva e responsiva por chatbots e aumenta a produtividade do time de suporte e vendas.
Além dessa, um sistema imobiliário promove a análise de dados de forma avançada obtendo insights e padrões que impulsionam as recomendações assertivas. Nessa prática as técnicas estatísticas interpretam os dados, compreendem tendências e colaboram com a tomada de decisões.
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