Selos de sustentabilidade na construção civil: Conheça os 5 principais 

Os selos de sustentabilidade na construção civil mundial se tornaram peça-chave no desenvolvimento de empreendimentos na atualidade. 

As práticas do setor de construção civil nem sempre visaram a preservação do meio ambiente, mas, as coisas mudaram a partir do momento em que o consumidor passou a buscar por projetos pautados em sustentabilidade. Com cada vez mais pessoas preocupadas com a manutenção dos recursos e a reutilização de materiais, o mercado precisou se adaptar às novas demandas. 

Além disso, as empresas passaram a se organizar diante de critérios técnicos de aplicação sustentável e começaram a buscar por uma validação. Assim, os selos de sustentabilidade na construção civil mundial se tornam certificados essenciais para empresas do ramo. 

Mas, o que são esses selos? Irei responder essa perguntar nesse artigo e ainda exemplificarei os 5 principais tipos de selos de sustentabilidade na construção civil. 

Imagem do guia da qualificação de leads

E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

A Relação entre a Construção Civil e a Sustentabilidade

Selos de sustentabilidade na construção civil mundial: imagem a planta de uma casa. Acima dela alguns elementos como uma lâmpada, um capacete, uma planta e o símbolo da reciclagem.

A indústria da construção produz uma grande quantidade de resíduos no desenvolvimento de seus projetos e recicla apenas 21% desses detritos. Esse setor também utiliza diversos recursos naturais e emite gases poluentes que impactam negativamente o meio ambiente

Esses desgastes passaram a preocupar o cliente 4.0, que passou a buscar por empresas que incluíssem práticas sustentáveis em projetos imobiliários. Assim, a construção civil precisou se adaptar e aplicar a sustentabilidade no desenvolvimento na execução de obras, aderindo ao uso de materiais ecológicos, fazendo a gestão de resíduos na construção civil e priorizando a eficiência energética durante o processo de estruturação. 

Entretanto, não basta dizer que a sua empresa promove edificações diante de uma abordagem sustentável, é preciso provar essas ações. Dessa forma os selos de sustentabilidade na construção civil mundial foram criados para aprovar e regulamentar as priorizações de preservação ambiental no desenvolvimento dos projetos desse setor. 

Como a sustentabilidade é cada vez mais importante para os consumidores, obter esse tipo de declaração se torna essencial. Ou seja, para que as construtoras ou incorporadoras do mercado imobiliário se encaixem no modelo de política ecologicamente correta, é necessário que obtenham um dos selos de sustentabilidade da construção civil, como o: 

  • AQUA-HQE 
  • AQUA Social 
  • LEED 
  • PROCEL Edifica 
  • Casa Azul 

Importância da Certificação dos Selos de Sustentabilidade na Construção Civil Mundial

Se você acredita que os selos de sustentabilidade na construção civil mundial exercem apenas a função de certificados está muito enganado. As construtoras e incorporadoras que obtém pelo menos um dos selos que citei anteriormente, além de promoverem um desenvolvimento sustentável se destacam no mercado imobiliário atual. 

Os selos ampliam a transparência das empresas em relação às práticas sustentáveis, o que impulsiona a credibilidade dessas diante dos consumidores. Esses podem ser verificados, aumentando a segurança do cliente em adquirir produtos ou serviços alinhados à sua marca. 

Alinhar as práticas sustentáveis ao dia a dia corporativo também possibilita a melhoria da qualidade de vida dos membros de uma comunidade inteira. Adquirir selos de sustentabilidade na construção civil mundial colabora com o desenvolvimento da autoridade do seu negócio, o aumento da aplicação de projetos ecológicos no mercado e em uma lucratividade positivamente construída com base na consciência ambiental

Os Selos de Sustentabilidade na Construção Civil

Selos de sustentabilidade na construção civil mundial: ilustrações de árvore e uma casa. Ao centro o termo "eco friendly"

Os Selos de Sustentabilidade funcionam como identificadores que declaram um determinado produto, serviço ou empresa seguiram os parâmetros de preservação ambiental, social e econômicos em seu processo de desenvolvimento. Esse tipo de certificação colabora com o impulsionamento das escolhas de consumo sustentável e da própria produção de bens e negócios ecologicamente corretos

Essas certificações foram criadas após as discussões na Conferência de Estocolmo e da ECO-92, que propuseram a implementação de práticas sustentáveis no mundo todo. Assim, para controlar essas ações, diversas ferramentas foram desenvolvidas, como os selos verdes e os indicadores de sustentabilidade. 

Os selos de sustentabilidade na construção civil mundial buscam promover a inovação e a tecnologia com base no impulsionamento da construção civil brasileira de acordo com a responsabilidade ambiente, consciência ecológica e o desenvolvimento social de qualidade. Por isso, são extremamente importantes para ampliar setor e garantir o status de positivamente consciente

Assim, para ajudá-lo a identificar as diferenças entre esses irei exemplificar quais são os principais selos de sustentabilidade na construção civil mundial. Vamos conhecer os 5 selos de sustentabilidade mais importantes? 

LEED

Um dos selos de sustentabilidade internacionais na construção civil é o Leadership in Energy and Environmental Design, também conhecido como LEED. Esse certificado foi desenvolvido pelo USGBC para estabelecer de parâmetros de avaliação e verificação de desempenho ambiental e sustentável promovidos por edificações ao redor de todo o mundo. 

Ao obter o selo LEED, uma empresa confirma a sustentabilidade promovida no ciclo de vida completo de edifícios, sejam comerciais ou residenciais. Isso significa que as construções devem ter sido estruturadas com materiais ecologicamente corretos, implementadas à eficiência energética e hidráulica, minimizam os impactos no meio ambiente em seu processo de execução e promovem uma qualidade ambiental interna após sua finalização. 

Os critérios avaliados geram pontuação e, a depender do número conquistado, o projeto recebe a certificação no nível: Certified, Silver, Gold ou Platinum. O objetivo desses selos de sustentabilidade na construção civil mundial é reconhecer e promover a preservação da biodiversidade, gestão assertiva de resíduos e a potencialização do bem-estar social. 

AQUA-HQE

Outro dos selos de sustentabilidade na construção mundial é o AQUA-HQE, que foi desenvolvido pela Association for Environmental Quality of Buildings na França. Nessa certificação a base principal é a promoção de eficiência, conforto, saúde e responsabilidade de edifícios considerados construções sustentáveis

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Ainda que seja pautado nos mesmos critérios que o LEED, a certificação do AQUA-HQE não se divide em níveis, sendo um único selo necessário para a validação da edificação como algo completamente sustentável. Porém é estruturado na flexibilidade de avaliação e certificação de estruturas que atendam altos padrões de desempenho ambiental e bem-estar habitacional, sendo assim, é um selo criterioso que exige grande empenho das empresas na implementação de conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental. 

O selo AQUA-HQE é reconhecido em diversos países europeus, principalmente na França, e funciona como uma das ferramentas de promoção e incentivo à adoção de consciência de consumo sobre recursos naturais em práticas do setor de construção civil

AQUA Social

Os selos de sustentabilidade na construção civil podem possuir ramificações, como é o caso do AQUA Social. Essa certificação também foi criada na França pela mesma associação que instituiu o AQUA-HQE, mas apesar de se basearem na promoção de ações sustentáveis os conceitos não são aplicados nos mesmos ambientes. 

O AQUA Social é um certificado que observa especialmente os aspectos sociais e comunitários promovidos pelas edificações. Isso significa que para obter esse selo as urbanizações feitas a partir de construções devem qualificar e disponibilizar: 

  • Acessibilidade 
  • Seguridade 
  • Mobilidade 

Além disso, os empreendimentos devem ampliar o valor comunitário em sua localização, tendo agilidade no acesso das pessoas à saúde e educação. O selo AQUA Social analisa a assertividade desses critérios e certifica empresas que demonstraram preocupação com pautas de inclusão social, melhoria das condições de vida em comunidade e, é claro, com o desenvolvimento da sustentabilidade em seus projetos de edificação. 

Selos de sustentabilidade na construção civil mundial: ilustração de edifícios e áreas verde com árvores e arbustos.

PROCEL Edifica

O selo PROCEL Edifica é um dos selos de sustentabilidade na construção civil criados no Brasil. Esse programa de certificação tem como objetivo promover a eficiência energética em edificações, sejam essas comerciais, residenciais, institucionais ou mesmo públicas. 

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica está sobre a coordenação do Ministério de Minas e Energia do país. Isso significa que o MME desenvolve as normas técnicas e fornece as orientações para que as construtoras e incorporadoras implementem ações de eficiência energética em seus projetos

O selo certifica as edificações que atendem os padrões estabelecidos pelo Ministério com base no desempenho eficiente da utilização de energia do país. Além disso o PROCEL oferece treinamento e capacitação a diversos profissionais do setor de construção civil, consultorias especializadas na elaboração de projetos de ação sustentável e apoio técnico às empresas do ramo. 

Casa Azul

O selo Casa Azul é um selo de sustentabilidade brasileiro que promove a certificação de empreendimentos residenciais. Nesse os critérios de base sustentável são estabelecidos e monitorados pela CAIXA, garantindo a entrega do selo a construções que implementam a responsabilidade e eficiência ambiental em seus projetos. 

O Casa Azul possui quatro níveis de desempenho que premiam as empresas de acordo com a quantidade e qualidade dos critérios representados na produção e execução dos projetos. Para conquistar um dos títulos

  1. Cristal 
  1. Topázio 
  1. Safira  
  1. Diamante  

A construção deve possuir uma produção sustentável desde seu projeto até a sua finalização oficial, gestão eficiente de recursos hídricos e energéticos, promoção da qualidade urbana e bem-estar social em paralelo ao conforto ambiental. O selo de sustentabilidade na construção civil também incentiva o aprimoramento e desenvolvimento de soluções sustentáveis no setor. 

O que você aprendeu nesse artigo?

O que são selos de sustentabilidade? 

São certificações que atestam a utilização de ações sustentáveis no desenvolvimento de produtos ou serviços de uma empresa. 

Quais são os selos de sustentabilidade na construção civil? 

Os selos internacionais de sustentabilidade na construção são o: LEED, AQUA-HQE e AQUA Social. Os selos nacionais são o: Casa Azul e o PROCEL Edifica. 

Qual a importância dos selos de sustentabilidade na construção civil? 

São importantes para ampliar o alcance das formas eficientes de incentivar a da inovação sustentável, diminuir os danos ambientais causados pelo setor e classificar as medidas de sustentabilidade mais ativas. 

Gostou desse artigo? Você também vai gostar de…

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador. 

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: Solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração