Conforto ambiental: por que as construtoras precisam se preocupar com este conceito?

Pensar numa localidade que vai abrigar pessoas, é saber que ela precisará de boas condições térmicas, luminosas e acústicas para trazer conforto para quem passa por lá. E essas circunstâncias são conhecidas como conforto ambiental. 

Como o nome revela, ele deve satisfazer as necessidades das pessoas que vão passar ou morar no local através de técnicas passivas, que vai assegurar que o ambiente trabalhado seja adequado para atividades como: 

  • Estudo; 
  • Trabalho; 
  • Descanso; 
  • Lazer; 
  • Entre outras 

Nas áreas da Arquitetura e da Construção civil, o conforto ambiental é essencial quando se fala em buscar ambientes saudáveis e funcionais para as pessoas. E pensar no conforto ambiental é visualizar satisfação de um ser humano dentro de um espaço.  

E você consegue imaginar que um ambiente confortável influencia diretamente a saúde e a qualidade de vida das pessoas? Se sim, continue aqui neste artigo que hoje, eu vou abordar esse conceito, que vai além da estética e te ajudar a entender o motivo que deve fazer as construtoras devem considerá-lo.

O conceito de Conforto Ambiental

conforto ambiental: A imagem mostra uma mulher sentada em uma cadeira de metal com um design moderno. Ela está usando uma blusa de manga curta e parece estar segurando um livro ou um folheto preto. A mulher tem cabelo curto e está usando maquiagem, incluindo batom vermelho. Ela está olhando para a câmera com uma expressão levemente séria e está inclinada para a frente, o que sugere que ela está segurando o objeto em questão para a frente também.

Atrás da mulher, há uma parede amarela e uma planta de folhas verdes em uma vasilha vermelha. O planto está. A luz natural parece estar iluminando a cena, sugerindo que a foto foi tirada durante o dia. O ambiente parece ser um espaço residencial ou de escritório com uma decoração moderna e minimalista.

Como falei, o conforto ambiental não se limita apenas à estética de uma localidade, mas adicione comodidade e aconchego que cada espaço de um local pode oferecer. E essa comodidade está relacionada ao conforto acústico, térmico e visual de uma casa ou edifício outros espaços. 

Isso porque devemos imaginar que passamos uma parte das nossas vidas dentro de algum lugar, podendo ser: 

  • Nossa Casa; 
  • Escola; 
  • Universidade; 
  • Escritórios; 
  • Ambientes no geral de trabalho; 

E dentro desses espaços, onde a maior parte de nossas vidas acontece, provavelmente realizaremos atividades diversas, como trabalho, lazer e/ou descanso. Por isso, estes ambientes devem ser saudáveis, porque são essenciais em nossa rotina. 

Por exemplo, você consegue visualizar o que a sensação de satisfação em um ambiente é capaz de fazer? Saiba que para isso acontecer, ela deve proporcionar boas condições psicológicas, acústicas, visuais, térmicas e ergonômicas. Por isso, está na hora de irmos um pouquinho além. 

Características Principais de um Espaço com Conforto Ambiental 

Agora vamos te mostrar quais as maneiras podem transformar as vidas de diversas pessoas e ao se pensar numa residência. Por isso, considere e reforce: 

Conforto Acústico

Aqui você alivia a sonoridade do local, proporcionando isolamento acústico aos mor. Além de deixar o ambiente mais calmo, o conforto acústico contribui para o bem-estar e previne problemas de saúde relacionados à audição. Você precisa compreender que a sensação auditiva de bem-estar em um ambiente é ocasionada pelo conforto acústico.  

Por exemplo, por que um hospital precisa ter um bom conforto acústico? Porque isso permitirá que as pessoas trabalhem sem distrações causadas por ruídos excessivos (internos ou externos). 

Conforto Térmico

Nesse ponto, você precisa saber que é o ambiente climatizado, sem estar excessivamente quente ou frio em qualquer época do ano, mas confortável para os usuários. Por isso, manter um equilíbrio térmico é fundamental para os ocupantes do local. 

No manual do conforto térmico, se explica que esse método envolve a satisfação das pessoas em relação à temperatura do ambiente. Variações individuais ocorrem, e fatores como atividade física, taxa metabólica e preferências pessoais influenciam o conforto térmico. 

Ou seja, um escritório com temperatura adequada (por exemplo, 23°C ou 24°C) pode ainda gerar diferentes sensações térmicas em diferentes pessoas. Soluções integradas consideram harmoniosamente fatores ambientais, físicos, psicológicos e fisiológicos. 

Conforto Visual

Aqui está relacionado ao impacto da poluição visual na rotina das pessoas. Isso você pode ter como exemplos, o que a gente vê nas ruas, como pichações, outdoors em excesso e outros tipos de acúmulo visual. 

Conforto Luminoso

Já a iluminação, seja ela natural ou artificial, ela tem significativo diferencial na experiência das pessoas nos ambientes. Diferentes atividades requerem diferentes níveis de iluminação. A luz natural melhora a produtividade, reduz o estresse e influencia nosso ritmo circadiano. 

E saber os benefícios do Conforto Ambiental, por exemplo no ambiente de trabalho, pode trazer as pessoas que vivenciam o local todos os dias, como:  

  • Aumento da produtividade da equipe. 
  • Melhores condições de trabalho. 
  • Atração e retenção de talentos.
  • Redução de custos operacionais. 

Ou seja, tenha em mente que criar ambientes mais saudáveis tanto local de trabalho pessoas, bem como em suas residências, é priorizar a melhoria da saúde e a produtividade dos seus usuários de um modo geral.  

Portanto, as construtoras devem considerar o conforto ambiental como parte essencial do projeto, visando não apenas a sustentabilidade, mas também o bem-estar das pessoas que ocuparão esses espaços. 

Na Arquitetura, o conforto ambiental refere-se ao conjunto de características e estratégias que proporcionam boas condições para os ocupantes de um espaço construído. E o que esses espaços precisam ter?  Situações, que incluam aspectos térmicos, luminosos e acústicos, por isso as técnicas passivas são primordiais.  

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Mas como organizar todas essas informações nos projetos arquitetônicos que você tem em mente: 

  • Seguir Normas de Conforto Ambiental contribui para a redução do consumo de energia, considerando fatores como orientação solar, isolamento térmico e uso eficiente de sistemas de iluminação e climatização. 

Assim, bem-estar e qualidade de vida serão promovidos pela missão de criar bons ambientes para os ocupantes. 

Conforto ambiental na arquitetura: como ela funciona?

Segundo o Escritório de Arquitetura Gelker Ribeiro, o Conforto Ambiental refere-se ao estado de satisfação do ser humano em um determinado espaço. Ele engloba boas condições psicológicas, hidrotérmicas, acústicas, visuais, de qualidade do ar e ergonômicas para a realização de tarefas humanas, seja no trabalho, lazer, descanso ou estudo.  

As estratégias que tanto arquitetos, bem como profissionais da área buscam para melhorar o conforto ambiental em edificações, você deve ter compreendido que os aspectos como iluminação natural, isolamento acústico e climatização são considerados.   

Agora que você já leu detalhes sobre o conforto ambiental, você deve estar pensando como aplicar essas estratégias em seus projetos para criar espaços mais agradáveis e saudáveis, não é mesmo? O vídeo “Conforto Térmico – O que todo arquiteto precisa saber?” pode te ajudar a colocar a mão na massa com boas orientações:

Quais são as principais estratégias para garantir o conforto ambiental em uma residência? 

Como você pôde ver, o conforto ambiental em uma residência é essencial para proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos seus ocupantes. Existem várias estratégias que podem ser aplicadas para garantir esse conforto. Vou destacar algumas delas: 

  • Ventilação Natural: A ventilação natural utiliza diferenças de pressão para mover o ar fresco pelos espaços internos. Se o espaço comportar, pense em estratégias como: 
  • Ventilação cruzada (posicionamento de aberturas em zonas de pressão opostas); 
  • uso de efeito chaminé (ar quente subindo e ar frio descendo) favorecem a circulação do ar. 
  • Grandes portas de correr para diminuir a temperatura da área de estar; 
  • Treliças vermelhas que permitem a circulação do ar.
  • Pátios Internos: 

O que pátios internos têm a ver com conforto ambiental? Tudo, já que a utilização de pátios internos pode ocasionar no resfriamento passivo das edificações. Imaginou um jardim de inverno ou área de ventilação? São alguns exemplos que ajudam a combater o calor no dia a dia.  

É importante salientar que essas escolhas dependem e muito da localidade, por isso, elas podem variar conforme o local e as particularidades de cada projeto. Contudo, você pôde ler o quão diferenciadas elas podem ser dentro das residências, dando a ideia de confortável e saudável.  

Como você leu hoje no Blog do CV, o Conforto Ambiental não é só conceito fundamental na arquitetura e na construção civil, mas um caminho transformador que proporciona ambientes saudáveis e funcionais para as pessoas. 

E para que você possa ter o conforto ambiental nos lugares, sempre considere as necessidades específicas de cada espaço que você projetará, levando em conta os aspectos térmicos, acústicos e lumínicos. 

Saiba que é fundamental a utilização de soluções integradas, que abordam esses três aspectos de forma conjunta como citamos acima, e você terá o conforto ambiental de forma completa, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida dos usuários. Foi interessante para você? Se sim, compartilhe com a sua rede e comente pontos que você gostaria de saber mais aqui no Blogo do CV. Até a próxima.   

Você pode gostar também 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 900 incorporadoras clientes e 200 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.        

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.  

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração