As vantagens da inteligência artificial na sua incorporadora: parceria Aipim.tech e CV CRM  

Inteligência artificial no segmento na construção não é assunto novo por aqui. O desenvolvimento do Chat GPT pela Open.AI trouxe para todos os segmentos (mercado imobiliário incluso), novas possibilidades de otimizar processos de uma forma nuca antes vista. Por isso hoje vamos discutir as vantagens da inteligência artificial e entender como pode ser aplicada no nosso mercado. 

Para elucidar o uso prático da IA no segmento da construção, vou usar exemplos da Aipim.tech, empresa especializada em automação, IA, aprendizado de máquina, integração de sistemas e construção de base de conhecimento.  

Ao longo desse texto vou citar as soluções da Aipim.tech para explicar como pode funcionar o uso da inteligência artificial no mercado imobiliário e que dores soluções como essas resolvem. Acompanhe.

Aipim.tech e as vantagens da Inteligência artificial

 vantagens da inteligência artificial: imagem de uma mulher sentada à frente de um computador numa sala com poucas luzes, destacando as luzes das telas na mesa. Ela sua um fone com microfone.

Antes de pensar nas aplicações práticas da inteligência artificial, a Aipim.tech tinha o objetivo de viabilizar soluções que promovessem visibilidade, agilidade e colaboração eficiente no setor imobiliário.  

Imagem do guia da qualificação de leads

As 3 principais soluções criadas pela empresa foram voltadas para: 

  • as etapas de pré-vendas; 
  • auxílio do time de vendas;
  • otimização da execução das tarefas. 

Para entender, na prática, as vantagens da inteligência artificial no mercado imobiliário, vou explicar abaixo para que serve cada uma dessas soluções, qual o objetivo de cada uma e para que surgiram no mercado. 

Assistente virtual para pré-vendas

Uma assistente virtual de pré-vendas vai fazer o papel de um profissional de SDR. Mas isso não significa, necessariamente, que os profissionais de SDR serão substituídos. 

Acredito que ainda existem algumas tarefas no trabalho de qualquer profissional que podem ser mais bem aproveitadas se automatizadas, o que faz com que o profissional ganhe tempo para tarefas mais relevantes.  

No caso de um profissional de SDR, esse tempo a mais pode significar uma quantidade maior de clientes ou um atendimento com qualidade superior

Inclusive, muitas vezes um sistema de inteligência artificial consegue ter uma profundidade no atendimento que um profissional de SDR com metas exorbitantes não consegue.  

Além disso, a integração com um CRM (integração que acontece entre a Aipim.tech e o CV, por exemplo) permite que todos os dados coletados pela inteligência artificial sejam automaticamente atualizados no sistema. 

Muitas empresas já utilizam bots para fazer o primeiro contato com o cliente e filtrar algumas informações, para que o lead chegue até o profissional de pré-vendas muito mais qualificado. 

Nesse caso, uma das vantagens da inteligência artificial é substituir esse tipo de bot por um sistema mais inteligente e responsivo. 

E a grande diferença entre esses dois sistemas é que a inteligência artificial consegue se desenvolver e aprender com o armazenamento de dados, enquanto os bots possuem perguntas e respostas limitadas. 

Claro que o bot também tem bastante relevância e pode ser muito bem utilizado em alguns casos. Mas ter uma assistente virtual pode aprimorar bastante as etapas de pré-vendas. 

Assistente virtual para o time de vendas

 vantagens da inteligência artificial: imagem de uma mão apontando para um tablet numa mesa. Acima da tela sai um gráfico de linha.

Para auxiliar a equipe de corretores, a Aipim.tech criou uma assistente virtual. Integrada ao CRM, a intenção da assistente é fazer uma análise das tarefas diárias do corretor e ajudar na organização dessas tarefas através do Whatsapp

Dessa forma o corretor não precisa depender de um segundo sistema, além do CRM, para organizar o seu fluxo de tarefas.  

A partir da integração entre CRM e Whatsapp, que já é uma ferramenta que faz parte da rotina das pessoas (inclusive na rotina de trabalho dos corretores de imóveis), a assistente organiza o fluxo de tarefas para o corretor diariamente. 

E talvez aqui fique claro uma das vantagens da Inteligência Artificial: o caminho contrário também acontece. Ou seja, através de comandos de texto ou de voz, os corretores conseguem atualizar o CRM através do Whatsapp e acessar informações do CRM de forma rápida. 

Conheça a aiLivia e aiLaura, as assistentes virtuais de pré-vendas e vendas da Aipim.tech. 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Assistente virtual para otimização da execução das tarefas

Para aprimorar as tarefas e otimizar o trabalho do profissional, a Aipim.tech criou uma mentora via inteligência artificial.  

Focada em impulsionar o sucesso sustentável do negócio através de orientações personalizadas, essa assistente virtual consegue dar suporte aos clientes 24h por dia e oferecer insights sobre as interações com os clientes. 

Nesse caso as vantagens da inteligência artificial também são muitas, mas posso citar como exemplo: 

  • Constância no atendimento ao cliente: por ser um sistema, o atendimento pode funcionar a qualquer momento do dia e não só em horário comercial; 
  • Mais qualidade no atendimento: porque, como falei acima, existem bots que conseguem atender o seu cliente 24h por dia, mas não com a complexidade de um sistema de IA
  • Orientações através de insights: além de economizar o tempo do profissional, a IA também pode orientar sobre decisões mais assertivas na empresa através dos dados que armazena. E, diferente de outros sistemas (e, mais uma vez, uma das vantagens da inteligência artificial), a IA não para de aprender. Então quanto mais dados, mais insights assertivos

As vantagens da Inteligência Artificial na análise de dados

 vantagens da inteligência artificial: Imagem de telas de computados com fundo preto e vários gráficos de linhas coloridas.

Além das possibilidades das assistentes virtuais da Aipim.tech, é interessante elucidar também o benefício que o uso da inteligência artificial pode ter na análise de dados.  

Imagine que ao usar um sistema, seja um CRM ou qualquer outro sistema que armazene muitos dados, uma quantidade enorme de informações vai estar desconexa. O trabalho de um profissional analista de dados, nesse contexto, é então agrupar e ajustar essas informações para, só então, partir para a etapa de interpretação. 

O CV CRM encurta um pouco esse processo por conter dashboards com relatórios que agilizam a etapa de agrupamento e ajustes. Porém, imagine que além de ter um relatório que organiza os seus dados, seja possível interpretar os dados também de forma automática. 

Para a análise de dados, essa talvez seja uma das maiores vantagens da inteligência artificial. É possível, por exemplo, extrair um relatório de um CRM e solicitar que um sistema de IA interprete os dados elencando informações como porcentagem da meta batida ou ranking dos vendedores com maior quantidade de vendas

Quer entender mais sobre o assunto? Participamos um bate-papo online com Rui Donati, CEO da Aipim.tech, junto com a VMV Group. Veja abaixo a gravação do talk: 

O que você aprendeu até aqui

Qual é a diferença entre um bot e uma ferramenta de inteligência artificial? 

Um bot é uma ferramenta que precisa ser configurada para perguntas e respostas específicas. Ou seja, possui perguntas pré-definidas e respostas limitadas. Já uma ferramenta de Inteligência Artificial funciona por meio de aprendizagem: ela evolui de acordo com novas possibilidades de perguntas e respostas. 

Em quanto tempo um sistema de Inteligência Artificial está pronto para ser usado depois da implantação? 

Isso depende do tamanho da sua base de dados. Se você já usa um CRM há algum tempo e alimenta o sistema com frequência, quando um sistema de inteligência artificial for integrado ao CRM estará pronto para usar em menos de um dia. 

Quais as vantagens da inteligência artificial no mercado imobiliário? 

A aplicação e as vantagens da IA no mercado imobiliário são muitas. Ela pode ser usada desde a produção de conteúdo à análise de dados. Outra aplicação que vem crescendo muito no mercado é o uso da IA para atendimento com o cliente (pré-venda, venda e pós-venda. Além disso a IA também pode funcionar como assistente virtual de corretores de imóveis, gestores de empresas e outros profissionais. 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.  

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