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5 integrações de um CRM imobiliário indispensáveis para o seu negócio

6 min de leitura

A cadeia produtiva da construção é bastante extensa e complexa. Do planejamento do projeto até o contato com o cliente no pós-venda estamos falando de intervalos que podem levar até 10 anos. Mapear toda essa jornada é importante por vários motivos, sobretudo por ser impossível manter a saúde do negócio sem acompanhamento. A boa notícia é que existem recursos tecnológicos que permitem essa visão estratégica e as integrações de um CRM imobiliário são exemplos disso. 

Um CRM imobiliário é o ponto central do relacionamento com o cliente, mas toda a linha de produção de um empreendimento influencia na experiência do cliente final. Ter um sistema de gestão que conecte todos os pontos dessa linha auxilia não só o bom funcionamento do CRM, mas também otimiza muito a operação. 

Existem muitas integrações possíveis para um CRM imobiliário e o cenário ideal é que todos os sistemas que você já usa na incorporadora tenham a possibilidade de conectar-se entre si. Nesse artigo vou citar as principais integrações de um CRM imobiliário e quais as vantagens de implementá-las no seu negócio. 

O que é CRM no setor imobiliário?

integrações de CRM imobiliário: ilustração de um celular com um mapa na tela e uma lupa destacando um endereço.

Antes de tudo, é importante entender o que é um CRM e qual é o papel que ele exerce no setor imobiliário. De forma resumida, um CRM (Customer Relationship Management) é um sistema de gestão do relacionamento com o cliente.

O CRM é responsável por armazenar o histórico das interações dos leads e clientes com a empresa e organizar um fluxograma comercial a partir dessas informações.

No setor imobiliário, um CRM é imprescindível por conta da complexa jornada do cliente, que precisa ser mapeada com cautela ainda maior do que em outros segmentos, e por envolver muitos profissionais na operação de vendas.

Um CRM imobiliário é, muitas vezes, um sistema que conecta corretores de imóveis até então desconectados, já que num único sistema todos podem ter acesso a informações sobre leads e clientes em tempo real, sem causar duplicidade de contato e nem perda de oportunidades.

Por que um CRM imobiliário precisa ser integrado?

Além do CRM existem muitos sistemas para diferentes etapas da complexa cadeia produtiva da construção civil. Assim como o CRM soluciona problemas de relacionamento com o cliente e vendas, outros softwares de gestão resolvem outras demandas da linha de produção.

Um sistema ERP, por exemplo, é necessário para que a gestão dos processos internos de uma construtora ocorra da melhor forma; um portal imobiliário otimiza os anúncios do seu empreendimento; sistemas de automação de marketing melhoram a sua estratégia de captação de leads, e assim seguem as demandas e soluções para o mercado imobiliário como sistemas de assinatura eletrônica, de telefonia, pagadoria, chatbots, etc.

Então, são muitas as possibilidades de resolver demandas do mercado com sistemas distintos. Imagine que se todos eles funcionarem de forma individual, sem conexão entre si, a gestão também vai ficar fragmentada, o trabalho manual de atualizar sistema por sistema ainda vai ocupar bastante tempo e a probabilidade de erros humanos aumenta muito.

Dessa forma, as integrações de um CRM imobiliário impactam diretamente a eficiência, a produtividade e os resultados da empresa porque:

  • Possibilita a centralização das informações;
  • Acelera o ciclo de vendas;
  • Melhora as tomadas de decisão;
  • Melhora a experiência do cliente;
  • Aumenta a eficiência operacional.

Integrações de um CRM imobiliário que são indispensáveis

integrações de CRM imobiliário: ilustração de mãos segurando peças de quebra-cabeça,

Vou reforçar aqui que o melhor CRM é aquele que possui possibilidade de integração com os sistemas que você já usa na sua operação. A intenção é sempre otimizar os processos. O ideal é que, além de ter um grande ecossistema tecnológico, o CRM tenha API aberta para que integre a qualquer sistema, mesmo aqueles que não fazem parte do portfólio de integrações. 

Entenda tudo sobre API no CRM imobiliário. 

Mas vou citar aqui algumas das principais integrações e explicar por que são importantes. 

1. ERP

Um ERP é um dos sistemas mais importantes dentro de uma construtora. Sem ele é impossível mapear de forma clara os processos internos. Ter o CRM e ERP integrados é muito importante para que as diferentes áreas da empresa se conectem e para acelerar o processo de compra do imóvel já nas fases de negociação. 

Imagine que quando o CRM está integrado ao ERP da construtora e uma proposta for aprovada no CRM, o contrato é automaticamente gerado, enviado para assinatura digital e lançado no financeiro. Tudo em tempo real, de forma automática. 

Sem integração, isso exigiria 3 ou 4 pessoas, vários e-mails, telefonemas e risco de erro. 

2. Portais Imobiliários

A importância de os portais imobiliários fazerem parte das integrações de um CRM são as mesmas de um site precisar, também, ser integrado ao CRM: a fluidez na captação de leads e nas estratégias de funil de vendas imobiliário após a captação. 

Os leads gerados nos portais caem direto no CRM já com informações sobre o imóvel de interesse. Isso evita o cadastro manual no CRM, agiliza o atendimento personalizado e reduz o tempo de resposta (o que aumenta a chance de conversão).  

Integrações com sistemas de captação de leads são bem importantes também quando o CRM imobiliário possui ferramentas de distribuição automática dos leads aos corretores de imóveis, o que agiliza ainda mais o atendimento. 

3. Canais de atendimento

Canais de atendimento como WhatsApp, Instagram, Facebook, Chatbots, e-mail, etc também são importantes integrações de um CRM. Hoje em dia existem muitas formas de se comunicar com os clientes e usar cada uma dessas forma de maneira individual cancela a possibilidade de rastreamento dos atendimentos.  

Por isso, a integração de canais de atendimento com um CRM imobiliário centraliza toda a comunicação com o lead num só lugar, garante que o histórico das conversas esteja sempre acessível, independente do canal e diminui a perda de oportunidades. 

4. Sistemas de assinatura eletrônica ou digital

O recurso de assinatura eletrônica e digital já é amplamente usado no mercado imobiliário e tem total segurança jurídica.  

A integração desses sistemas com um CRM imobiliário auxilia na geração de propostas automaticamente, agiliza o fechamento da venda e a emissão de contrato e torna possível o registro no CRM. Se no pós-venda forem usadas ferramentas como um portal do cliente, por exemplo, essa integração tona possível que o cliente tenha acesso a esse documento de forma simples, usando um celular. 

5. Sistemas de análise de crédito

Essa é uma integração muito importante para acelerar i funil de vendas e trazer mais inteligência para o processo comercial.  

Através dessa integração você consegue saber rapidamente se o lead tem perfil para fechar o negócio, consegue fazer a consulta muito mais rápido do que o processo manual, faz com que o corretor de imóveis consiga orientar o cliente sobre o melhor caminho. 

Entenda o Serasa API no CRM imobiliário.

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