Sua incorporadora pode estar perdendo vendas sem o Google Analytics

Para saber onde erguer seu mais novo empreendimento, você precisa de um relatório detalhado do terreno. Lá, você descobrirá todas as características e detalhes do local, bem como os impactos de construir nele. Agora use essa metáfora no ambiente digital e considere o Google Analytics seu relatório de construção: por meio dele, você entende sua performance na internet e descobre como erguer seu site naquele terreno virtual.  

O Google Analytics é um recurso nativo do Google que monitora o marketing digital da sua empresa. Mais precisamente, o Analytics coleta dados, informações e históricos de websites e aplicativos com o objetivo de criar longos e completos relatórios.  

Você pode vender mais imóveis usando bem o Google Analytics. Quer saber como? 

O que é o Google Analytics?

Google Analytics é um recurso nativo e gratuito do Google que analisa e metrifica detalhadamente a performance de um site ou aplicativo online. Mas, mais que isso, ele também te apresenta um panorama do comportamento dos usuários do seu site, apresenta a origem de cada visitante e te mostra onde concentrar seus esforços digitais.  

Quer se aprofundar sobre o Google Analytics? Conheça: 

Para que serve o Google Analytics?

Antes de falar sobre os benefícios do Google Analytics para o setor imobiliário, você deve entender como ele funciona e quais são seus principais atributos. Com a ferramenta, é possível analisar métricas como: 

  • quantidade de tráfego que seu site possui; 
  • taxa de rejeição do seu site imobiliário; 
  • quantidade de usuários por período de tempo; 
  • duração média de uma sessão no seu site; 
  • idade e gênero de quem acessa o site; 
  • localização das pessoas que acessam o site; 
  • qual dispositivo o usuário usa para acessar seu site; 
  • origem do seu usuário (como o usuário chegou ao seu site); 
  • comportamento dos usuários por página do site. 

Conhecendo essas informações, é muito mais fácil traçar estratégias e entender como se comunicar com seu público. Além disso, você pode criar anúncios específicos com a linguagem do seu público e focadas na localização delas. 

Mas, e na sua incorporadora especificamente, como cada uma dessas métricas pode servir? 

Conheça outras ferramentas do Google:

Quantidade de tráfego do site e duração média de uma sessão

A quantidade de tráfego no seu site imobiliário é basicamente o número de pessoas que trafegam por ali. A duração média, por sua vez, é a quantidade de tempo que as pessoas permanecem nele.  

Como usar isso na sua incorporadora: sobretudo se seu site imobiliário é apropriado para a conversão (ou seja, se ele tem alguma forma de coletar dados consentidos do visitante), aumentar o tráfego é sempre importante. Portanto, você deve criar estratégias tanto para aumentar o fluxo de visitantes quanto para aumentar a duração delas no site.  

Aposte em títulos e CTAs mais chamativos, que foquem em resolver as principais dores dos seus clientes. Também faça amplo uso de recursos multimídia, como vídeos, galeria de imagens, áudios e o que mais achar apropriado.  

Idade, gênero e localização das pessoas que acessam o site 

O Google Analytics estuda seu público digital por você! 

Ele te mostra a faixa etária, a localização geográfica e o gênero pelo qual os visitantes do seu site se reconhecem. Tudo isso equivale a um verdadeiro estudo de público-alvo, feito de forma gratuita e cem por cento focada no seu site imobiliário. 

Como usar isso na sua incorporadora: indicadores como idade, gênero e localização ditam a forma como seu público se comunica. Ou seja, você deve entender esses recortes e aprender a se comunicar de acordo com eles, para que sua linguagem seja compatível com a linguagem do seu público.  

Além disso, e tão importante quanto, é a localização das pessoas que te visitam. Sabe por quê? Outra ferramenta, chamada Google Ads, permite que você foque suas campanhas digitais por região. Assim, você pode descobrir onde estão seus visitantes e produzir publicidade localizada, ou então produzir para outras regiões na busca por novos públicos.  

Dispositivos usados para acessar seu site e origem do usuário

Outra forma de expandir sua venda imobiliária com o Google Analytics é entendendo quais são os dispositivos mais usados para acessar seu site e também qual a origem dos seus usuários. Vamos compreender melhor como se beneficiar de cada um. 

Como saber os dispositivos usados para acessar seu site ajuda sua incorporadora: não poderia ser mais simples. Saber quais são os principais dispositivos usados para acessar seu site imobiliário te ajuda a entender o que priorizar em termos de campanha, design etc. Exemplo, se seu público tende a usar celular, é imprescindível que seu site seja acessível para dispositivos móveis. Também é válido criar campanhas verticalizadas.  

Como saber a origem do usuário ajuda sua incorporadora: a origem do usuário diz respeito a como aquele visitante chegou ao seu site. Saber se ele veio de buscas no Google, e-mail marketing, redes sociais ou outros lugares te ajuda a decidir onde investir seus esforços de marketing digital imobiliário.  

E por falar em marketing imobiliário… que tal conferir a primeira Enciclopédia de Marketing Imobiliário 100% gratuita escrita por especialistas do setor?  

Google Analytics: imagem com fundo azul, texto em destaque do lado direito "Enciclopédia do Marketing imobiliário" e, do lado esquerdo uma colagem com elementos como uma estátua usando um terno e, na cabeça, alguns edifícios em destaque. Um botão de ação do lado esquerdo "Baixe agora"

A importância do Google Analytics  

Da mesma forma que analisamos nossas investidas comerciais ou o terreno onde vamos construir, devemos analisar nossa presença digital e os frutos dela. Será que nossas investidas estão sendo coerentes? Será que nosso público está vindo dos lugares onde colocamos maior investimento? Isso e muito mais o Google Analytics nos responde.  

O princípio do Google Analytics é transformar as estratégias comerciais digitais da sua incorporadora em investidas Data Driven, ou seja, dirigidas por dados. Isso porque o GA traz panoramas completos de toda a movimentação do seu site imobiliário.  

Resultados baseados em dados são mais pungentes, visíveis e podem converter seus leads em clientes com muito mais facilidade. 

Métricas e dimensões no Google Analytics

As métricas e dimensões são a chave para entender o funcionamento do Google Analytics. São elas que te permitem fazer recortes no que se deseja estudar e, assim, gerar a melhor análise de resultados possível. Compreenda melhor cada um dos conceitos: 

O que significa métrica no Google Analytics?

As métricas nada mais são que os conceitos que desejamos compreender em números. Todas as métricas que falei anteriormente, quantidade de tráfego, taxa de rejeição, quantidade de usuários e outras, são conceitos que podem ser entendidos em números.  

Esses números são analisados num contexto geral ou a partir de um recorte, que é o que conhecemos como dimensão.  

O que significa dimensão no Google Analytics?

Da mesma forma que as métricas são conceitos ou, mais precisamente, os números por trás dos conceitos (número de pessoas que acessam seu site, por exemplo), as dimensões são atributos relacionados a esses números. Entenda melhor: 

A página A2Bi traz um ótimo exemplo de dimensões relacionadas às métricas: se você analisa o relatório de países, está estudando uma dimensão, que é o país, relacionada às métricas desejadas, que são as visualizações, a taxa de rejeição, o tempo médio ou outro.

Saiba mais sobre o Google Localização.

O que significa dimensão secundária no Google Analytics?

Simples: se a dimensão é um atributo relacionado a uma métrica, a dimensão secundária é um segundo atributo atrelado ao conjunto.  

Exemplo: vamos supor que você analise, dado o exemplo anterior, o volume de usuários por país e queira entender em quais países a navegação ocorre mais por computadores. “Computadores” será sua dimensão secundária, pois criará um novo recorte de análise.  

Se restou alguma dúvida sobre um dos conceitos acima, confira o vídeo: 

Como utilizar Google Analytics: passo a passo

Como comentei anteriormente, o Google Analytics oferece uma versão gratuita bastante completa. Para configurá-lo ao seu website imobiliário, basta seguir alguns passos simples. Vamos passar por eles? 

Crie sua conta

Se você tem uma conta Google, automaticamente tem uma conta Google Analytics. Para acessá-la, basta usar este link. No primeiro acesso, você precisará especificar se está monitorando um site, um aplicativo ou ambos. Também precisará responder algumas questões do GA referentes às contas que deseja analisar.  

Instale o código de acompanhamento

Ao aceitar os termos de uso da página, você receberá uma gtag. Ela funcionará como um conector entre seu site imobiliário e o Google Analytics, então basta adicioná-la na seção “head” em todas as páginas do site ou usar o Google Tag Manager para isso, que é o método mais fácil.  

Realize as configurações da vista da propriedade

Vá em “administrador” > “configurações da vista da propriedade” para configurá-la. Isso vai servir para você decidir quais informações do site você verá. Você verá o site inteiro? Apenas um ou mais subdomínios? Isso será definido nas configurações da vista da propriedade.  

Você pode manter uma vista com todos os dados do site, sem filtros, e criar outras vistas com os filtros que julgar necessários para ver apenas aquilo que desejar. 

Realize o gerenciamento de usuários

Escolha quem, além de você, poderá visualizar e analisar o site pelo Google Analytics. É possível conceder diferentes níveis de permissão aos usuários, sendo elas: edição, colaboração ou leitura e análise.  

Esses passos foram inspirados na página King Host. Caso tenha restado alguma dúvida, confira o texto na íntegra! 

Você também pode aprender mais com o tutorial “Google Analytics para iniciantes”: 

Venda mais e melhor com o Google Analytics

Chego ao fim de mais um conteúdo com uma mensagem: você não precisa ser um gênio em GA para vender bem com a plataforma. Basta saber usar o básico dela a seu favor. Então, se você conseguiu apreender e praticar o que foi ensinado neste artigo, garanto que já pode tirar bom proveito da ferramenta e transformá-la numa máquina de insights. 

E se, assim como eu, você é fã dos dados e das métricas, talvez curta levar essa abordagem analítica do marketing para a gestão comercial e saber mais sobre o CRM imobiliário. Com ele, você pode criar ótimos relatórios, ter um histórico completo de suas ações e de seus leads, com total controle sobre sua gestão. Saiba mais sobre a ferramenta

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 600 incorporadoras clientes e 110 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.       

Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda.  

F.A.Q: Perguntas frequentes sobre Google Analytics

O que é o Google Analytics? 

Google Analytics é um recurso nativo do Google que tem como objetivo realizar análise de um site ou aplicativo. A ferramenta traz um panorama total do domínio e subdomínios, permitindo insights e criação de novas estratégias de marketing digital.  

Como usar o Google Analytics? 

Crie uma conta, instale o código de acompanhamento, realize as configurações da vista da propriedade e do gerenciamento de usuários. Seu Google Analytics está pronto para ser usado! 

Quais são os recursos do Google Analytics? 

Em tempo real 
Público-alvo 
Aquisição 
Comportamentos 
Conversões 

Como o uso de Analytics no site beneficia as empresas? 

O Google Analytics permite a análise de seu site imobiliário, mas também o entendimento de público-alvo, velocidade do site e muito mais.  

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