Automação de Marketing: o que é e como aplicar na sua incorporadora

Gerenciar um público tem seus desafios. Seja ele grande ou pequeno, diferentes pessoas possuem diferentes interesses. Portanto, não adianta bombardear toda a sua base de leads com materiais de pouca relevância. Você precisa personalizar suas estratégias de comunicação e, assim, humanizar seu contato com o público. E isso pode ser feito através da Automação de Marketing.

Primeiramente, você deve estar pensando: como uma automação pode humanizar meus processos? Afinal de contas, a automação é essencialmente uma abordagem tecnológica, com o auxílio de máquinas. Mas, acredite, não é porque a automação tem a ver com tecnologia que ela não serve para trazer humanidade personalidade ao seu negócio.

Na verdade, a automação pode te ajudar a segmentar melhor sua base de leads e disparar exatamente o que ele quer ver. Ou seja, ela te permite abordar o potencial cliente com conteúdos de relevância para ele, que sejam condizentes com a etapa do funil de vendas na qual ele está.

Mas como a Automação de Marketing pode fazer isso por sua empresa do mercado imobiliário? Bem, é exatamente isso que falaremos no artigo de hoje. Quer saber mais? Continue com a gente aqui no Blog do CV!

O que é Automação de Marketing?

Automação de Marketing: casal analisa tablet

Automação de Marketing é uma estratégia de Marketing Digital pautada no uso de tecnologias para dar mais eficiência e escalabilidade aos processos de uma empresa.

Muitas coisas podem ser consideradas automação de marketing. Dos disparos de e-mail até os agendamentos de post, as pequenas atividades de automação estão por toda a parte. Contudo, para criar uma verdadeira estratégia de automação, é necessário estudo, técnica e bastante tecnologia.

Dessa maneira, podemos dizer que a automação trabalha com ferramentas variadas para realizar atividades e personalizar o contato com seus leads. E, dentro do mercado imobiliário, a realidade se traduz de forma semelhante.

Apesar de tradicional, o setor imobiliário vem buscando a reinvenção de processos internos. E, para auxiliar essa caminhada, a automação de marketing mostra ser o caminho. Hoje, encontramos no segmento até mesmo o formato de E-commerce, ou comércio digital (Gazeta do Povo).

Ou seja, podemos dizer que o mercado imobiliário não está brincando em serviço quando o assunto é tecnologia. Nós temos tomado as providências para modernizar o setor e oferecer o que há de mais novo para o nosso consumidor.

Os principais benefícios da Automação de Marketing

Automação de Marketing não é uma simples moda. É, para as empresas que desejam manter a importância num cenário contemporâneo, uma necessidade. Agora, modernizar atividades é o que o novo consumidor exige a todo momento.

Por isso, vamos ver agora os principais benefícios da automação de marketing para o mercado imobiliário. Está preparado? Vem com a gente!

Funil de Vendas mais eficiente

Você está familiarizado com o conceito de Funil de Vendas?

O Funil define a trajetória que um lead, ou um potencial cliente, percorre até resolver contratar sua empresa. Para o mercado imobiliário, assim como outros setores, o Funil costuma se dividir em três etapas: topo, meio e fundo de funil.  

Cada uma dessas etapas possui um tipo diferente de lead. Via de regra, os leads do topo são menos qualificados que os do meio, que são menos qualificados que os do fundo. Sendo assim, esses diferentes tipos de leads também possuem diferentes intenções de compra: os de fundo de funil, portanto, são os mais aptos para realizar negócio com você.

Através da automação, você consegue disparar o conteúdo certo para a pessoa adequada com muito mais rapidez. E isso, consequentemente, traz mais produtividade para suas equipes e mais tempo útil para seus colaboradores.

Dessa forma, acompanhar o Funil de Vendas se torna uma tarefa muito mais eficiente e assertiva, exigindo menos esforços diretos. 

Qualificação de novos leads

Automação de Marketing: bonequinhos de madeira se posicionam ao redor de alvo

Qualificar leads é uma atividade essencial para o mercado imobiliário. Através dela, sua equipe prepara o potencial cliente para a compra, promove educação do mercado e também exercita sua autoridade no setor. Por isso, a qualificação nunca pode ser deixada de lado.

Na automação de marketing, esse processo de preparar e educar leads pode ser impulsionado. Mas por quê? É simples, entenda agora!

Durante a jornada de compra, um potencial cliente passa por diversas fases até se sentir, de fato, apto para comprar. Por isso, ele caminha pelo funil de vendas, sobre o qual falamos acima. Essa trajetória alimenta sua necessidade de compra e o prepara para o fechamento do negócio.

Qualificar o lead é justamente esse conjunto de esforços, que podem ser otimizados com a automação. Por meio dela, você consegue alimentar o lead em diferentes canais e torná-lo cada vez mais consciente de seu problema e das possibilidades de solução.  

Infográfico sobre experiencia do cliente

Integração de diferentes times

Além de tudo, a automação tem uma capacidade incrível de integrar equipes. Por meio dela, você garante uma relação de diálogo entre diferentes setores, como por exemplo Marketing e Vendas. Isso acontece de tal forma que a relação entre os dois times se torna muito mais orgânica.

Automatizando o Marketing, suas equipes conseguem enviar leads mais qualificados para o grupo seguinte. Dessa forma, os esforços de venda se tornam mais assertivos e eficazes, o que motiva toda a empresa e gera lucros mesmo a curto prazo.

Ainda por cima, a automação também diminui a sobrecarga manual para as equipes de marketing. Colocando tarefas repetitivas a cargo da tecnologia, você assegura que seus times tenham tempo hábil para acompanhar o funil de vendas e gerar conteúdos com muito mais qualidade.

Automatize o Marketing da sua incorporadora através de um bom CRM

Antes de tudo, devemos ressaltar que: Automação de Marketing e CRM não são sinônimos. Dito isso, podemos afirmar que as duas estratégias, apesar de diferentes, em muito se comunicam. Portanto, devem estar diretamente ligadas na sua aplicação comercial para garantir seu sucesso.

Sendo assim, precisamos definir cada um dos dois termos. Acompanhe:

  • CRM: Customer Relationship Management, mais conhecido como CRM, é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente. Vendido geralmente no formato de software, o CRM busca acompanhar a jornada comercial de uma empresa e gerir os pontos de contato entre marca e cliente.
  • Automação de Marketing: a automação de marketing é o conjunto de estratégias do uso de tecnologia para automatizar processos de marketing e possibilitar escalabilidade (capacidade de crescimento) para um negócio.

Se os dois conceitos são tão diferentes, o que os possibilita trabalhar em conjunto? Essa resposta é mais simples do que parece!

Enquanto o CRM trabalha no gerenciamento do relacionamento com o cliente, a automação trabalha com técnicas de contato direcionado para sua base de contatos. Ou seja, automação e CRM acabam complementando um ao outro e permitindo a potencialização de ambos os processos.

Buscando justamente otimizar os dois lados, hoje, é possível encontrar no mercado imobiliário diversas possibilidades de integração entre plataformas de automação de Marketing e CRMs imobiliários. É o caso, por exemplo, do CV – Construtor de Vendas, que te permite integrar com uma série de ferramentas essenciais: de chatbots até criadores de landing pages.

Com o CV, você assegura mais de 30 possibilidades de integração para sua incorporadora ou loteadora. Quer descobrir quais são elas? É só acompanhar no nosso site!

Automação de Marketing é uma peça-chave para sua empresa!

Automação de Marketing: mãos utilizam notebook em vista superior

E aí, o que achou da Automação de Marketing? Talvez ela seja a peça que falta para seu processo comercial alçar voo de uma vez por todas. Com muita tecnologia e modernidade, a automação te permite resgatar a autonomia da sua equipe de marketing, otimizar seu time comercial e garantir satisfação para o seu cliente.

O que não falta é benefício, não é mesmo?

Mas, agora que você já entendeu bem a prática e como ela pode ser utilizada na sua incorporadora, que tal conversar com um de nossos especialistas e garantir sua vaga de potência imobiliária? Com o CV, é simples, fácil e muito rápido.

Vamos nessa? Fale com a gente! 

Você já conhece o CV?

Este conteúdo é oferecido para você pelo Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama total da sua empresa na tela do computador.

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização agilidade na gestão de vendas de sua equipe. Quer conhecer mais? Acesse o site do CV!

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