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CRM e ERP integrados: como a integração otimiza o processo nas incorporadoras

na melhoria da experiência do cliente. Já que estamos lidando com uma cadeia produtiva bastante extensa, é importante ter um bom ecossistema tecnológico que tenha por base CRM e ERP integrados.

Um dos maiores desafios das empresas do segmento imobiliário ainda é gerenciar eficientemente o funil de vendas, manter um relacionamento próximo com os clientes e garantir que as operações financeiras e administrativas estejam alinhadas.

Contar com um CRM imobiliário que possa se integrar a um ERP é uma solução estratégica que resolve todas essas demandas e traz inúmeros benefícios para clientes e profissionais do segmento.

Nesse texto pretendo te mostrar como a integração entre esses dois sistemas consegue mudar os processos em incorporadoras, construtoras e loteadoras.

Por que ter CRM e ERP integrados

CRM e ERP integrados: ilustração de páginas com gráficos, dashboards e ícones e duas pessoas na frente de algumas páginas.

Um CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta focada na gestão do relacionamento com o cliente. Um bom CRM precisa contemplar todas as etapas da jornada do cliente, desde a entrada do lead até o acompanhamento pós-venda.

Esse é, inclusive, um dos motivos pelos quais é tão importante para empresas do setor imobiliário adotarem um CRM focado no segmento, já que a jornada de compra do cliente imobiliário é muito peculiar.

Já o ERP (Enterprise Resource Planning) tem como função gerenciar processos administrativos, financeiros, contratuais e operacionais da empresa.

Aqui no CV dizemos que um ERP cuida dos processos “da porta da empresa para dentro” enquanto o CRM se encarrega dos processos “da porta da empresa para fora”.

Por isso, a integração entre essas duas ferramentas permite que o acompanhamento da jornada do cliente seja mais claro e efetivo, na medida em que conecta essas duas importantes linhas de produção.  

Além disso, quando informações cruciais fluem automaticamente entre os sistemas, nós conseguimos evitar retrabalho e garantir maior assertividade na integração de dados em incorporadoras.  

Por exemplo, quando um corretor registra uma venda no CRM, essa informação pode ser automaticamente enviada para o ERP, gerando contratos, notas fiscais e registros financeiros sem a necessidade de digitação manual. Isso reduz erros, aumenta a produtividade e melhora a gestão do negócio.

Benefícios da Integração CRM + ERP

CRM e ERP integrados: imagem de uma mesa com um notebook em destaque e, ao fundo, dois homens de terno sorriem.

Como citei acima, ter CRM e ERP integrados permite uma visão unificada das operações da empresa e da jornada de venda, garante maior eficiência operacional e uma experiência mais fluida para o cliente.

Mas além disso, a automação do fluxo de dados entre as áreas comercial e financeira permite tomadas de decisão mais rápidas e estratégicas, pois os gestores e todos os setores da empresa, têm acesso a informações atualizadas em tempo real.

Listei abaixo, de forma resumida, os principais benefícios de ter um CRM e ERP integrados:

1. Otimização da operação

Com a automação dos processos entre CRM e ERP, o tempo gasto com tarefas manuais é reduzido. Contratos, boletos, comissionamentos e outras atividades administrativas são geradas de forma automática. Então, a equipe pode se concentrar em fazer vendas consultivas e pensar de forma mais estratégica.

 2. Melhora na jornada de vendas

CRM e ERP integrados garantem que todas as informações de um cliente ou empreendimento estejam atualizadas em tempo real.

Isso facilita o acompanhamento das negociações e resulta numa gestão mais eficiente dos leads e num fluxo de vendas muito mais fluido.

Além disso, o corretor ganha mais autonomia ao acessar dados financeiros e administrativos diretamente no CRM, sem precisar solicitar informações ao setor financeiro.

3. Melhor experiência do cliente

O cliente também tem muitos ganhos com processos integrados.  Talvez o maior benefício seja a desburocratização do processo.

Com CRM e ERP integrados e a operação funcionando de forma mais ágil, o cliente recebe respostas mais rápidas, tem um atendimento personalizado e encontra mais segurança na sua jornada de compra.

Além disso, os prazos para assinatura de contratos e emissão de documentos são reduzidos.

No pós-venda, por exemplo, é imprescindível ter CRM e ERP integrados. Assim, ferramentas como Portal do cliente para acompanhamento após a entrega de chaves funcionam de forma muito mais efetiva e o cliente pode, por exemplo, acompanhar o status da obra, abrir chamados, solicitar assistência técnica, consultar documentos… Tudo isso com muito mais autonomia.

Dessa forma, o processo de compra de um imóvel, que é bastante burocrático no Brasil se torna muito mais simples.

4. Maior controle e inteligência de dados

Com o CRM e ERP integrados, é possível ter uma visão completa do desempenho comercial e financeiro do negócio.

Por isso, relatórios detalhados podem ser gerados em tempo real, ajudando a gestão a tomar decisões mais assertivas baseadas em dados confiáveis e atualizados.

É importante citar aqui que, ter os dois sistemas integrados torna as ferramentas com inteligência artificial mais assertivas, pois para que as IAs generativas funcionem da melhor forma, elas precisam ser alimentadas com o maior número de informações possível.

A conexão entre ERP e CRM permite, então, que ferramentas de IA, como o CV Magic aprendam mais rápido e consigam te dar melhores soluções.

5. Mais segurança nas operações

CRM e ERP integrados também facilitam a conformidade com normas e regulamentos do setor imobiliário, garantindo maior segurança jurídica e financeira.

No longo prazo, essa sinergia entre CRM e ERP contribui para a fidelização dos clientes, aumento da produtividade da equipe e maior rentabilidade para a empresa e torna a operação mais competitiva no mercado.

Conclusão

Ter um CRM imobiliário que se integra a um ERP é um diferencial estratégico para empresas do segmento imobiliário.

Essa sinergia permite uma gestão mais eficiente, reduz falhas operacionais, melhora a experiência do cliente e impulsiona os resultados. Se a sua incorporadora ainda não conta com essa tecnologia, investir nessa solução pode ser o passo decisivo para impulsionar seus negócios e se destacar no mercado.

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