Assistente Virtual para atendimento ao cliente no mercado imobiliário

Assistente Virtual para atendimento ao cliente

É inegável que a aproximação entre pessoas e tecnologias vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. No âmbito comercial, uma das ferramentas que mais ganhou destaque foi o uso de assistente virtual para atendimento ao cliente.  

Novas tecnologias como Business Inteligence, Big Data e Inteligência Artificial surgiram para mudar a forma como as empresas trabalham e se relacionam com seus clientes. O uso de assistente virtual nas estratégias de comunicação está entre as principais inovações existentes e veio para ficar.  

Os chatbots, como também podemos nomear o assistente virtual, trazem agilidade no diálogo com o público, auxiliam na comunicação interna da empresa e melhoram o processo de vendas.  

 

O que é um Assistente Virtual? 

O que é um Assistente Virtual?

Se pegarmos a palavra chatbot e traduzirmos para o português, teremos bate-papo (chat) e robô (bot). Ou seja, o assistente virtual, a princípio, é um robô que dialoga com o seu cliente ou com a sua equipe, a depender da forma que você decidir utilizá-lo.  

Basicamente, podemos dizer que se trata de um sistema de inteligência virtual programado para auxiliar pessoas e empresas em determinadas tarefas. No âmbito pessoal, os chatbots já deixaram de ser novidade para muitas pessoas. Você mesmo conhece alguns: Alexa da Amazon, Siri da Apple e a Lu da loja Magazine Luiza ou Magalu.  

Neste artigo, o Blog do CV vai focar nos impactos positivos que um assistente virtual pode causar nos negócios de uma empresa e mostrar por que incorporadoras, construtoras e imobiliárias não devem abrir mão dessa tecnologia.  

 

Por que investir em Assistente Virtual para atendimento ao cliente? 

Por que investir?

Para atender às novas demandas de comportamento dos consumidores geradas devido à pandemia e ao aumento das vendas online, os chatbots tornaram-se aliados das empresas. Atualmente já existem mais de 200 mil assistentes virtuais produzidos por mais de 90 empresas diferentes no Brasil.  

De acordo com a Câmara Brasileira da Economia Digital, as vendas do e-commerce aumentaram 73% em 2020 no comparativo com 2019. Uma outra pesquisa, realizada pela Ebit/Nielsen, apontou que 13 milhões de pessoas se tornaram novos consumidores online.  

Os chatbots atuam recepcionando esses clientes online e os ajudam a obter informações e concretizarem suas compras. Uma das suas muitas vantagens é a possibilidade de atendimento a qualquer hora do dia e da semana. Esse mecanismo já é muito utilizado também no mercado imobiliário. 

Um assistente virtual bem desenvolvido armazena as informações dadas pelo cliente e as resgata num possível novo contato. Além de processar todo o conteúdo do bate-papo, o chatbot vai se aperfeiçoando e pode transformar um simples curioso em cliente em potencial.  

 

Assistente Virtual para atendimento ao cliente no mercado imobiliário 

Assistente Virtual no mercado imobiliário

O mercado imobiliário é um setor que está sempre acompanhando as inovações tecnológicas e, obviamente, não está de fora das novidades relacionadas à inteligência virtual. A Lumis Construtora e Urbanismo, em Santa Catarina, é um exemplo disso.  

Ao acessar o site da empresa, imediatamente o consumidor é abordado pela assistente virtual. À medida que o contato vai se estabelecendo, a assistente virtual responde perguntas frequentes, envia conteúdos e armazena informações fornecidas pelo cliente.  

Mas o potencial de um assistente virtual vai além disso. O chatbot pode, ainda, realizar pesquisas automatizadas, gerar leads, realizar reservas e indicar imóveis.  

Além disso, engana-se quem acredita que esses robôs estão disponíveis apenas nos sites das empresas. É possível implantá-los em aplicativos de troca de mensagens como WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram, por exemplo, além de utilizá-los em ligações telefônicas.  

A Lumis implantou o seu primeiro chatbot em 2019 após realizar um benchmark com empresas de alto nível de tecnologia e de atendimento. A assistente virtual Lia (Lumis Inteligência Artificial) começou na construtora entregando segunda via de boleto para os clientes.

Com o passar dos anos, o chatbot foi aprimorado e a Lia começou também a responder questões levantadas pelos clientes e emitir documentos, como informe para pagamento de imposto de renda, por exemplo.

Atualmente, a empresa atua com um outro chatbot, o Leo, que tem o atendimento voltado para prospectar leads. Enquanto a Lia atende quem já é cliente, o Leo envia informações para possíveis consumidores, de acordo com o tipo de empreendimento que eles procuram.

 

Integração com CRM 

Já abordamos aqui no Blog do CV como a utilização de um CRM completo é essencial para a gestão do seu negócio no mercado imobiliário. Aproveite para ler o nosso artigo “Os 9 problemas comerciais que um CRM imobiliário pode resolver”.  

Entre as diversas funcionalidades e facilidades que um CRM imobiliário traz para as incorporadoras e construtoras está a integração com soluções de mercado para gestão comercial. O CVCRM oferece mais de 30 opções de integração e você pode conhecer cada uma delas no nosso site 

Em relação à integração de chatbots, podemos destacar Jivochat, Contako, Weni, Botmaker e Take Blip. E o que significa essa tal integração? Trata-se de um ecossistema que faz com que essas plataformas trabalhem junto com o seu CRM, neste caso com o CV – Construtor de Vendas.  

Através dos chats automatizados, os leads caem diretamente no funil de vendas do CVCRM, otimizando o tempo de trabalho da equipe e oferecendo mais recursos. Com a modernização desse processo, é possível impulsionar resultados de forma digital.  

A equipe consegue acessar o histórico da conversa realizada pelo assistente virtual, pois as informações vão diretamente para a linha do tempo do seu lead no CRM. Já os gestores, eles podem analisar métricas disponibilizadas pela união das plataformas para uma análise mais assertiva do mercado.  

 

Os principais benefícios do uso de Assistente Virtual para atendimento ao cliente no mercado imobiliário 

Os principais benefícios do uso de Assistente Virtual para atendimento ao cliente no mercado imobiliário

O grande impacto de um assistente virtual para o seu negócio está no ganho de tempo que você tem ao automatizar algumas tarefas rotineiras e repetitivas. Ao deixar o chatbot resolver questões mais simples, você e sua equipe tem mais tempo para focar em problemas complexos e soluções mais estratégicas, essenciais para o crescimento e sucesso de um negócio. 

Caso você ainda não tenha se convencido a utilizar chatbots na comunicação do seu negócio imobiliário, listamos aqui os principais benefícios dessa tecnologia: 

  • Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias na semana 
  • Automação de processos 
  • Agilidade no atendimento 
  • Personalização de acordo com o perfil do seu público 
  • Aumento na geração de leads 
  • Diminuição do tráfego no SAC 
  • Economia de recursos 

 

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