Régua de cobrança: o que é e como pode beneficiar sua incorporadora?

Nós sabemos que ter total controle da parte financeira da sua construtora ou incorporadora não é uma tarefa fácil. Afinal, na área de finanças existem inúmeras complicações e desafios, mas a verdade é que uma das piores é a inadimplência de clientes. Mas, a régua de cobrança pode te ajudar com isso.

Existem algumas medidas a serem tomadas para reduzir esses problemas: ter um maior controle na concessão de crédito, oferecer formas de cobrança adequadas e ter uma régua de cobrança eficiente. Essa ferramenta, como já diz o próprio nome, é o conjunto de medidas que a sua empresa toma para cobrar os seus clientes.

Através dela, é possível melhorar os seus processos de cobrança e até envio de boletos para que os clientes fiquem na mesma frequência que a agência e tenham mais facilidade de pagar pelos serviços na data do acordo. Desde notificações antes do vencimento da cobrança, agradecimento de pagamento e até o protesto de um título são alguns dos procedimentos que podem estar na sua estratégia.

Foi pensando em te ajudar com estes problemas que resolvemos criar esse conteúdo. A partir de agora, você verá como funciona a régua de cobrança e de que forma ela te ajudará na gestão das finanças de sua construtora ou incorporadora. Vamos lá?

Enciclopédia do Marketing Imobiliário

O que é régua de cobrança?

É possível dizer que a régua de cobrança vai colocar em prática a estratégia de recebimento da sua empresa. De modo regular e dentro dos prazos possível, todas as etapas de contato e notificação com os clientes estarão mapeados para a execução.

Assim, você pode definir, a título de exemplo, que alguns dias antes do vencimento daquele boleto deseja enviar uma mensagem lembrando ao seu cliente. De modo que, também, é possível relembrá-lo no dia do vencimento e alguns dias depois caso a fatura não seja paga.

Caso o pagamento não for completado, mesmo com tudo isso, é preciso planejar quais serão os próximos passos de cobrança. Sua construtora ou incorporadora pode optar por realizar uma chamada de cobrança, suspensão do serviço e até mesmo o protesto desse título.

Mas, afinal de contas, como a régua de cobranças pode auxiliar a reduzir a inadimplência?

Se você chegou até aqui, é possível que já esteja convicto de que a régua de cobranças é uma ferramenta que impactará diretamente na diminuição da inadimplência. Entretanto, se ainda não estiver, separamos uma lista de benefícios que o uso desta ferramenta traz, são eles:

Prevenção de esquecimentos

Se você, gestor, é o responsável por fechar as vendas, colocar o operacional para funcionar e ainda fazer as cobranças, é inevitável que alguma tarefa seja esquecida. Porém, o verdadeiro problema existente é que as tarefas esquecidas trazem um impacto na sua gestão e com a cobrança não é diferente.

Caso ela não seja realizada de forma adequada e no momento correto, há chances de que a fatura em atraso não seja mais paga.

Dessa forma, você agora poderá ter mais tempo para se dedicar exclusivamente a outras áreas essenciais da sua empresa.

Torna a cobrança mais profissional 

Estabelecer e organizar processos já é bom, mas que tal torná-los profissionais? Através da régua de cobrança, é possível com que todo esse processo de cobrança, geralmente muito delicado, torne-se mais profissional. Assim, seu cliente terá uma percepção sobre a sua empresa de forma mais profissional, pois ela acompanha até mesmo os pagamentos antecipados.

A partir de processos como esses, é observável que o cliente dará mais credibilidade para você e sua construtora ou incorporadora.

Agiliza os recebimentos

Com uma régua de cobranças bem definida, não é necessário se preocupar com, por exemplo, o reenvio de boletos. Pois, tarefas como essa podem ser programadas para acontecer junto com o envio da notificação.

Assim, uma vez realizado o pagamento, é automaticamente feita a baixa no sistema, sem a precisão de nenhum processo manual.

Como executar uma régua de cobrança?

Para que seja verdadeiramente eficaz e gilize a gestão financeira da sua empresa, a régua de cobrança precisa ser planejada em uma estratégia de cobrança clara. Assim, primeiramente é necessário estabelecer todas as etapas desse processo.

Além de definir quando serão enviadas as notificações, é necessário determinar os meios que serão utilizados para isso e de que forma será realizada a cobrança se caso acontecer do cliente não efetuar o pagamento dentro do prazo de vencimento. Se você alimentar a régua com essas informações, ela facilitará esses processos.

Defina os canais 

Se tornando a alternativa mais comum como canal de cobrança, o e-mail possibilita prover o cliente de todas as informações necessárias para que ele efetue o pagamento – prazos, valores e o próprio boleto. Dessa forma, é visível sua utilidade durante as diferentes etapas da cobrança.

Infográfico sobre experiencia do cliente

Graças a sua agilidade, o SMS é uma opção super útil para cobrança, mesmo possuindo características diferentes do e-mail, sendo assim, ele pode ser aproveitado como um acessório ao primeiro contato, alertando assim sobre o prazo e dando sugestões ao cliente como, por exemplo, direcionando ao seu próprio correio eletrônico.

Se busca uma ligação mais rápida e ágil, é possível encaminhar via SMS a linha digitável do código de barras do boleto, isso é bom para aqueles clientes que não são muito organizados e mesmo cientes do débito, não possuem a documentação em mãos para cumprir o acordo.

Conclusão 

Que tal começar o ano bem, evitando inadimplências dos clientes? Foi pensando nisso que decidimos criar este super conteúdo para você, gestor de incorporadora ou construtora. A ideia aqui é potencializar ao máximo seus processos e, por isso, não poderíamos deixar de lado a parte financeira da gestão.

Em suma, a partir deste conteúdo, você pôde conferir mais a fundo do que se trata uma régua de cobranças e para que serve. Assim, planejar da melhor forma a sua ferramenta e tornar os processos da sua empresa mais profissionais e ágeis. Desta forma, além das suas vendas serem descomplicadas, o pagamento por elas também será. Esperamos que você tenha curtido o conteúdo e que ele tenha sido útil!

Você já conhece o CV – Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário? Agora, através do CV, você tem uma visão ampliada da sua incorporadora. Além de acompanhar seu lead desde a sua prospecção até o pós-venda, sua incorporadora tem toda a experiência de ter o CRM com as melhores integrações e o mais completo pós-venda, facilitando todo o seu trabalho e aumentando as vendas. Clique aqui e acesse o site do CV para saber mais!

Gostou do conteúdo e quer ler mais outros como esse? Então, continue aqui em nosso blog, você vai ter muitas dicas e informações sobre o mercado imobiliário te esperando.

Já segue o CV no instagram? Clique aqui e dê aquele follow para conferir em primeira mão as novidades!

Por hoje é só, até a próxima!

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração