Proptechs e mercado imobiliário: tire suas dúvidas!

A inovação digital mudou e continua a mudar economias e mercados em todo o mundo, reinventando a forma como os negócios são realizados, independentemente do setor. A bola da vez são proptechs e mercado imobiliário.  

Alguns setores, como mídia e telecomunicações, foram digitalmente impactados há algum tempo. Enquanto isso, outros setores, como o imobiliário, demoraram um pouco mais para se beneficiar dos profundos efeitos da transformação digital. 

A adoção de novas tecnologias passou a ser uma prioridade estratégica e as razões para isso incluem a possibilidade de: 

  • Capturar e usar dados em tempo real de forma eficaz 
  • Aumentar a eficiência e reduzir custos 
  • Acessar novos fluxos de receita e aumentar a receita 
  • Acessar novas métricas, incluindo dados ambientais, sociais e de governança (ESG) 
  • Tomar melhores decisões de investimento 

A pandemia do COVID-19 também desempenhou um papel disruptivo no setor. Tecnologias foram usadas para enfrentar os desafios de executar transações imobiliárias e gerenciar propriedades remotamente, por exemplo. 

As plataformas digitais proporcionam vantagem competitiva aos profissionais imobiliários, mas também melhoram e personalizam a experiência de compra. Como? Permitindo que os usuários interajam com o mercado e realizem transações com mais rapidez e facilidade, impactando o crescimento do setor imobiliário como um todo. 

 

O que é proptech? 

A proptech, ou tecnologia de propriedade, foi projetada para facilitar a compra, manutenção, gestão e investimento em imóveis. Ou seja, proptechs e mercado imobiliário estão totalmente interligados, já que podemos classificar proptechs como startups do ramo imobiliário. 

Elas podem ser usadas em várias funções, incluindo: 

  • listagem de propriedades e serviços de aluguel,  
  • aplicativos de hipoteca,  
  • mercados,  
  • modelagem de realidade virtual e aumentada,  
  • dispositivos domésticos da Internet das Coisas (IoT) e  
  • software de gerenciamento de propriedades. 

Embora seja agora uma indústria de US$ 18 bilhões, a proptech não cresceu tão rapidamente quanto as tecnologias financeiras, comumente conhecidas como fintech. As possíveis razões para isso envolvem uma desconexão entre os problemas enfrentados pelas startups e aqueles enfrentados pelos agentes imobiliários.  

O medo de queda nas receitas do setor caso os usuários finais ganhem muito controle, as dificuldades para alinhar as unidades de negócios dentro de grandes empresas imobiliárias e a infraestrutura latente desatualizada dentro essas organizações também podem ter influenciado a demora de crescimento das proptechs.  

 

O que é fintech? 

proptechs e mercado imobiliário

Fintech refere-se a novas tecnologias com o objetivo de melhorar e automatizar a entrega e o uso de serviços financeiros. ​​​Semelhante à proptech, a fintech usa software e algoritmos especializados para ajudar empresas, empresários e consumidores a gerenciar melhor suas operações financeiras, processos e vidas. 

O crescimento das fintechs tem sido explosivo e não mostra sinais de desaceleração. A expectativa é de que o setor avance a uma taxa de crescimento agregado composto de 23,41% para atingir um valor de mercado de US$ 324 bilhões em 2026. 

 

O impacto das proptechs no mercado imobiliário 

Profissionais do setor imobiliário estão usando proptechs para coletar e interpretar dados, permitindo a tomada de decisões mais precisa. Eles também estão empregando tecnologia para automatizar e agilizar uma série de processos administrativos, permitindo que os profissionais se concentrem mais no trabalho voltado para o cliente. 

À medida que as startups encontram seu lugar no mercado imobiliário, elas estão reformulando a experiência de compra e gerenciamento de propriedades de várias maneiras. Os exemplos incluem: 

  • Apoiar locação e administração de imóveis 
  • Operar casas e edifícios de forma mais eficiente e sustentável 
  • Eliminar intermediários na compra de imóveis 
  • Fornecer informações sobre os inquilinos e como eles usam seu espaço 
  • Reunir e alavancar dados de mercado para avaliar oportunidades de investimento, desenvolvimento, leasing e compra 
  • Gerenciar subscrição – por meio do qual as instituições financeiras analisam um pedido de empréstimo para determinar o grau de risco envolvido.

Tal como acontece com outras formas de investimento, big data e inteligência artificial (IA) estão tendo um impacto significativo nas previsões do mercado imobiliário. Algoritmos avançados podem identificar tendências complexas em conjuntos de dados.  

Isso acontece porque leva-se em consideração fatores como desempenho histórico de preços, acréscimos anuais de oferta, rendimentos de investimento, lucro interno bruto e variações cambiais. Essas ferramentas podem apoiar a tomada de decisões estratégicas e gradualmente se tornam mais inteligentes ao longo do tempo. 

Infográfico sobre experiencia do cliente

 

Proptechs e mercado imobiliário: novas oportunidades 

O futuro das proptechs depende de capacidade de fornecer produtos centrados no cliente que fornecem mais do que apenas informações. Isso exigirá habilidades e inovação de fora da indústria, com conhecimento e experiência daqueles de dentro. 

Assim como a tecnologia invadiu outros aspectos de nossas vidas, o mesmo acontecerá com o setor imobiliário. Os avanços na IA sem dúvida desempenharão um papel – a IA já está sendo implantada para lidar com as complexidades da subscrição, automatizando o processo de análise do valor da propriedade, verificando fraudes e avaliando o histórico de crédito do mutuário.  

A pandemia acelerou a adoção de visualizações domiciliares de realidade virtual (VR) e visitas ao local, nos Estados Unidos, por exemplo. É uma solução conveniente para a busca de propriedades no futuro.  

Da mesma forma, as avaliações de propriedades podem ser realizadas remotamente, economizando tempo, reduzindo custos e diminuindo o número de estranhos visitando sua casa. A RV também tem o potencial de aumentar as vendas de unidades inacabadas ou pré-construídas, com potenciais compradores capazes de visualizar representações em 3D da planta baixa, layout e acabamentos. 

A realidade aumentada também tem um papel a desempenhar, particularmente no nível formativo. Já existem softwares que projetam um modelo digital 3D em canteiros de obras. Isso permite que os supervisores identifiquem discrepâncias em qualquer estágio da construção, reduzindo a probabilidade de erros e mudanças dispendiosas. 

A IoT – Internet das Coisas, que conecta dispositivos e sensores inteligentes para coletar uma vasta gama de dados, já está transformando o gerenciamento de edifícios e continuará a crescer. Os proprietários podem monitorar seus edifícios em um nível cada vez mais granular, permitindo a manutenção proativa em vez de reagir às reclamações dos inquilinos.  

O CV – Construtor de Vendas é uma proptech brasileira voltada para a gestão completa de vendas no mercado imobiliário. A startup surgiu para sanar as dores do setor e já se tornou o CRM imobiliário mais completo do país. É o único a oferecer uma jornada do cliente desde o lead até o pós-venda.  

Olhando para o futuro, espera-se que mais empresas imobiliárias e de administração de propriedades adotem as proptechs. À medida que as novas tecnologias continuam afetando e avançando no setor imobiliário, os provedores de serviços imobiliários podem ficar à frente da curva trabalhando para desenvolver e implementar estratégias eficazes para atender às demandas de hoje e de amanhã.

 

Você já conhece o CV?    

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.     

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!      

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.    

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV! 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração