Você já pensou que pode estar perdendo tempo e dinheiro usando um CRM do mercado imobiliário que não atende às suas necessidades? Muitos incorporadores caem na cilada de achar que contratar um CRM imobiliário vai resolver todos os problemas da empresa. A verdade é que esse é um passo na direção da inovação tecnológica no mercado, mas não é o único. Tem muito trabalho a ser feito todos os dias.
Antes de começar este artigo, devo me apresentar. Sou Júnior Silva, e de CRM imobiliário eu entendo. Sou ex-fundador da Anapro, atual CEO da InfoImob.PRO, um hub de negócios imobiliários com foco em investimentos, tecnologia e serviços com foco na jornada de compra do imóvel e agora, canal de vendas do CV. Minha maior meta no mercado imobiliário é reinventar e transformar o setor.
De forma resumida, meu objetivo é ajudar incorporadoras a crescer através da tecnologia, investindo da forma certa e aumentando lucros. E é aí que entra a minha parceria com o CV: aqui atuo como canal de venda, ou seja, ajudo as incorporadoras a usar o CRM da melhor forma possível com processos e pessoas, como sempre fiz.
Meu CRM imobiliário não atende às minhas necessidades, e agora?
Estou escrevendo esse artigo para falar sobre uma dor do mercado imobiliário que senti nos últimos meses: tenho visto muitos incorporadores insatisfeitos com o CRM imobiliário que usam. E o que mais me incomoda é ver o quanto é difícil para eles tomarem a decisão de migrar para outro sistema. Por isso resolvi escrever no blog do CV para falar que não é impossível evoluir e o que se deve observar e cuidar.
Entendo que tomar a decisão de evoluir para outro CRM pode gerar muitas dúvidas. É preciso que esteja claro como essa mudança vai beneficiar a empresa e que essa decisão seja tomada baseada em dados. Antes, procure entender quais custos você terá, a curto e longo prazo, se continuar com o mesmo sistema.
Percebo que a insatisfação com um CRM do mercado imobiliário surge por muitos motivos, como por exemplo:
Problemas com o ecossistema
Uma plataforma precisa ser completa e isso envolve a integração com outros sistemas. Um ERP, plataformas de pagamento, sistemas de assinatura digital, chatbots inteligentes, plataformas especializadas em experiência do cliente, integração com redes sociais, etc.
Jornada do cliente incompleta
A venda não acaba depois da assinatura do contrato. Essa é uma armadilha em que muitos incorporadores caem quando decidem contratar um CRM. Um CRM imobiliário precisa atender às necessidades de pós-venda.
Para se aprofundar nos conhecimentos de pós-venda veja esse material gratuito que a equipe do CV preparou: Pós-venda e Atendimento ao Cliente em dados.
Problemas com o suporte
Sabemos que um CRM do mercado imobiliário precisa de manutenção desde a implantação. O processo de implantação, inclusive, vai além do sistema em si: é preciso também treinar a equipe. Depois da implantação é imprescindível que o suporte seja acessível.
Esses são apenas alguns dos pontos mais comuns que geram insatisfação com um CRM do mercado imobiliário. Acredito que, se você contratou um CRM, já deu o primeiro passo na direção da inovação, mas perceber a hora de evoluir muitas vezes é tão importante quanto dar o primeiro passo. E, acredite, não é um passo difícil de ser dado.
Explicando a Portabilidade
Provavelmente você conhece o termo “portabilidade”. É muito comum ouvir o termo quando falamos sobre operadoras de telefonia ou serviços bancários. Nesses casos, a portabilidade diz respeito à possibilidade que um cliente tem de trocar de um banco ou de uma operadora para outra de sua preferência.
Com um CRM do mercado imobiliário não é diferente. O único ponto de divergência é que nos casos dos bancos e das operadoras existe um órgão regulador. Aqui usamos o termo para deixar claro que o importante não é investir errado, é saber o momento certo de redirecionar o investimento e sair da zona de conforto. Se o seu CRM do mercado imobiliário não está atendendo às suas necessidades, é o momento de evoluir e o CV é uma das plataformas que se destacou no mercado, por sua jornada completa.
É difícil fazer a portabilidade?
Extrair os dados de um sistema demanda cuidado, mas não é um processo difícil. É necessário extrair os dados dos leads, de vendas, de contratos, as regras de negócio, etc. O cuidado que tenho ao fazer a portabilidade para outro CRM do mercado imobiliário é garantir que nenhum dado se perca. E, com a minha experiência adquirida ao longo de muitos anos atuando no mercado imobiliário, posso garantir que é um processo seguro. Essa é uma das principais preocupações do time do CV durante a portabilidade.
Quero te mostrar também que esse processo pode ser simples, principalmente se pensarmos em melhorias. Você pode estar se perguntando: “Já investi tempo e dinheiro. Vou ter o trabalho de fazer tudo de novo?”. Tenho duas repostas para essa pergunta:
- Você não vai começar do zero. O que importa são os dados que você já tem. Ao final do processo de portabilidade, todos eles vão estar disponíveis no CRM.
- Se você não está satisfeito com o seu CRM e não tomou ainda a atitude de mudar de sistema, você já pode estar perdendo dinheiro se não possui o retorno esperado.
Para se aprofundar no assunto veja esse artigo: Portabilidade prática: 9 motivos para migrar para o melhor CRM imobiliário do país
Por que acredito no CV?
Durante a minha jornada como cofundador da Anapro, já tinha boa relação com a equipe do CV. Éramos concorrentes, mas só no sentido literal da palavra. Como meu grande amigo Fábio diz:
A concorrência pode ser saudável – Fábio Garcez, CEO do CV CRM
Sempre concordei com essa afirmação, afinal é a concorrência que faz com que as empresas melhorem seus produtos pensando na experiência do cliente. Além disso somos nós, que estamos à frente de grandes marcas, os responsáveis por garantir o desenvolvimento do mercado através do acesso à informação de qualidade.
Um dos diferenciais que chamou a atenção, é fato de ser um dos únicos que atende a jornada completa do cliente, com suporte em todo o país e um vasto ecossistema, contando com aplicativo, mais de 30 integrações e outras funcionalidades, que fazem a diferença no dia a dia.
Gravamos um episódio do CV na Prática falando sobre esse e outros motivos que me fizeram acreditar CV. Indico esse episódio também para que você possa me conhecer melhor:
Benefícios da portabilidade CV CRM
Com relação a outras questões técnicas do CV, destaco principalmente:
- Jornada completa numa única tela
- Relatórios incríveis para cada etapa da jornada
- Gestão de distrato simples e completa
- Cálculo de comissão
- Aplicativo com as mesmas funcionalidades da plataforma online
- Integração com Sienge, DocuSign e outras +30 ferramentas
- E muito mais.
Conhecendo melhor o CV
Para conhecer melhor tudo o que o CV pode oferecer, recomendo a leitura do artigo: CV CRM: conheça o maior e melhor CRM imobiliário do Brasil
E se você se interessou, vamos tomar um café e conversar melhor (mesmo que de forma virtual). Saiba mais clicando neste link.
FAQ – Perguntas Frequentes
É a possibilidade de mudar de um sistema para outro, considerando a migração dos dados e a adaptação entre os sistemas.
O grau de dificuldade depende de alguns fatores como a quantidade de dados que existem no sistema atual, a estrutura dos CRMs envolvidos, etc. De forma geral a migração dos dados é segura.
Isso depende dos seus objetivos ao contratar um CRM. De forma geral um CRM imobiliário precisa ser completo (ter uma jornada do cliente sem lacunas), ter um amplo ecossistema (você vai precisar integrar com muitos outros sistemas para facilitar a gestão), ter suporte de qualidade (você vai precisar resolver possíveis problemas e sanar dúvidas de forma rápida.)
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 600 incorporadoras clientes e 110 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
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