O que é pé direito na construção civil: 6 fatos sobre o tema

O assunto “pé direito na construção civil” já surgiu no seu processo de venda? Se sua resposta for sim, você deve saber o quão criteriosos podem ser os clientes na hora de escolher um imóvel. Para muitos deles, além da localização, da orientação solar, e do acabamento do imóvel, a medida do pé direito é também um fator muito importante na hora de bater o martelo e realizar a compra.  

Por isso eu vou lhe ajudar a entender tudo sobre os significados de pé direito na construção civil, porque assim, quando o seu cliente quiser saber mais sobre o assunto, você terá as respostas na ponta da língua.  

Por outro lado, ainda que seu cliente não conheça o assunto, nos casos em que você precise negociar imóveis que possuem pés direitos altos, você poderá utilizar esta característica como um grande diferencial, uma vez que imóveis deste tipo costumam ser mais valorizados. É o caso em que o corretor precisa educar o lead para que ele entenda uma característica como um diferencial. 

De qualquer forma, como um bom corretor, você deverá estar bem-informado e pronto para fechar negócio. Venha comigo e conheça 6 fatos sobre o tema!  

Imagem do Calendário Imobiliário 2024

Sumário

1- Pé direito é um termo da construção civil e da arquitetura 

Para quem não trabalha no mercado de imóveis, o termo pé direito pode soar fora do comum. Mas, na verdade, trata-se de algo simples: é a exata diferença (altura) entre o piso e o teto de um cômodo, ou de uma edificação inteira.  

O termo é utilizado apenas no Brasil, e especula-se que sua origem seja do período colonial, quando arquitetos e engenheiros nomeavam as estacas de madeira que sustentavam as construções. A palavra “pé” refere-se a “pé de árvore”, e “direito” à medida correta. 

2- Está ligado ao conforto do imóvel  

O tamanho do pé direito de um imóvel está relacionado ao conforto que o imóvel proporciona. O pé direito é um dos fatores que determinam a qualidade da ergonomia dos ambientes, que é a forma como os habitantes interagem com os espaços.  

Um pé direito alto amplia a possibilidade de movimentos em todas as direções, suscitando a sensação de conforto. 

Quanto mais alto o pé direito, mais confortável é o ambiente porque: 

  • Estimula a sensação de amplitude e liberdade 
  • Possibilita o aproveitamento da iluminação natural  
  • Proporciona conforto térmico com aumento da ventilação  
  • Abre as possibilidades de criatividade na decoração, pelo aumento do espaço  

Por outro lado, especialistas defendem que o pé direito alto não é para todos os projetos, visto que em áreas pequenas ele não é recomendado. 

Você sabe o que é Manual do Proprietário? Entenda.

3- Pode ter medidas diferentes nos diferentes cômodos  

O pé direito alto traz muitas vantagens para um imóvel, no entanto, é mais facilmente verificado nas salas de estar. Isso porque em ambientes como quartos e banheiros, os arquitetos geralmente buscam estimular as sensações de aconchego e intimismo nos projetos.  

No entanto, um pé direito baixo corre o risco de aumentar a temperatura do ambiente, pela sua proximidade com a iluminação.  

São considerados bons lugres para se investir em um pé direito alto: 

  • Fachada  
  • Sala de estar 
  • Sala de jantar  
  • Hall 
  • Varanda gourmet 
O que é pé direito: imagem de um loft moderno, com uma sala de jantar no centro, uma escada do lado direito e um quarto sem paredes no andar superior.

4- Tem uma medida padrão mínima  

A medida mínima de altura de um pé direito, encontrada na maioria dos lares brasileiros, é de 2,5 e 2,7 metros. É considerado um pé direito alto aquele que é planejado e construído com altura entre 2,8 e 4,5 metros.  

Já uma medida de pé direito de 5 metros é considerada como pé direito duplo, e quando chega a 8 metros, é considerado triplo.  

A escolha da medida do pé direito na construção civil está condicionada às regras de construção determinadas no Código de Obras e Edificações (COE) de cada cidade. De acordo com o município ou região, os valores mínimos estabelecidos podem mudar.  

Entendido isto, no seu processo de venda, é importante que você verifique e oriente seu lead com relação a estas normas. Fique atento!

Entenda o que é fundação indireta.

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Se você quiser se aprofundar mais no assunto de vendas de imóveis, eu recomendo estes conteúdos:  

5- Valoriza o imóvel 

Imóveis com pé direito alto, duplo ou triplo têm velocidade de venda maior do que os imóveis que não têm. Isso porque são considerados uma tendência durável, além de serem sinônimos de elegância, aumentando o valor de revenda. São os famosos “imóveis de revista”, principalmente quando associados à presença do mezanino.  

Se você quer saber como um mezanino pode valorizar um imóvel, eu recomendo este vídeo

6- Pé direito alto também possui desvantagens, mas… 

Não basta ter um espaço com pé direito alto, duplo ou triplo. Para deixá-lo agradável, é preciso também investir em uma decoração que preencha os espaços para trazer conforto e funcionalidade. Projetos deste tipo costumam se tornar caros e demorados.  

A iluminação também é outro fator que precisa ser pensado antes de investir em um imóvel que tenha um pé direito acima da média. Um ambiente com pé direito alto costuma pedir iluminação especial, o que também encarece o projeto.  

Mas não se preocupe! Se estas forem as objeções do seu lead na hora da compra, você pode oferecer para ele dicas de decoração de ambientes com pé direito alto que caibam no orçamento.

FAQ (as pessoas também perguntam) 

Qual a altura do pé direito mínimo?  

O pé direito na construção civil tem o valor mínimo entre 2,5 e 2,7. Acima disto é considerado um pé direito alto. Para ser enquadrado como pé direito duplo, ele precisa ter um tamanho acima de 5 metros. Já pé triplo são aqueles que chegam a 8 metros.

O que é pé direito na construção civil?  

É a exata medida entre o piso finalizado e o teto finalizado de um cômodo, ou de uma edificação inteira. 

Você já conhece o CV CRM? 

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 155 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.       

Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda. Acesse o site do CV e saiba mais!        

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o Blog do CV e nos siga no Instagram. 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração