Saiba como tirar o CRECI e tenha sucesso no mercado imobiliário

O Mercado Imobiliário é um espaço de possibilidades e para quem quer crescer na vida profissional, como é o caso do Corretor de Imóveis. Oportunidades não faltam. Mas antes de sair oferecendo serviços, é preciso tirar o CRECI. Saiba como tirar o Creci e se destaque no Setor de Construção Civil.

Afinal o que é e para que serve o CRECI?

Se você almeja desempenhar a função corretor de imóveis de maneira legal no Brasil, saiba que tirar o CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é um passo fundamental para isso acontecer. 

Para quem ainda não sabe, o CRECI é um registro do profissional, assim como um advogado tem a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e um médico deve ter a CRM (Conselho Regional de Medicina). O corretor deve ter sua identidade também, estando desta maneira, habilitado para intermediar negócios imobiliários.  

Quais os paços para tirar o CRECI? 

1. Faça seu curso para Corretor de Imóveis:

O primeiro ponto que nós, do Blog do CV, chamamos a sua atenção é: é preciso fazer um curso especializado na área de corretagem de imóveis. Além de ser obrigatório, ele é crucial para obter o CRECI. O Curso contempla o profissional com os conhecimentos sobre leis, trâmites e práticas da profissão no Mercado Imobiliário. 

Imagem do Calendário Imobiliário 2024

Inclusive, indicamos a leitura do material “Entenda como funciona o registro da carteira de corretor de imóveis?” do nosso COO, Toninho Garcez para te aprofundar mais no tema.  

2. Faça um estágio em uma imobiliária:

Assim como todo universitário, que precisa das horas de estágio para se formar, o futuro corretor de imóveis, após concluir o curso, precisa realizar um estágio profissional supervisionado em uma imobiliária. Mas por qual motivo o futuro corretor não pode ir direto ao mercado?  O estágio é fundamental para adquirir experiência prática. Assim o novo profissional já saberá os caminhos a percorrer no Mercado Imobiliário. 

Saiba as responsabilidades

SE você chegou até aqui, com certeza gostaria de saber mais sobre a importância de ter o CRECI. E pontuamos que para atuar na construção civil, há várias responsabilidades e papéis importantes que você deve considerar, querido leitor.  

Como tirar o creci: A imagem mostra duas mãos, uma de um indivíduo vestindo um terno e a outra de um indivíduo vestindo uma camisa, trocando uma chave. A chave parece ser uma chave de porta, e ela está sendo passada de mão para mão. O fundo é desfocado, mas parece ser um ambiente interno com uma janela ou porta aberta, permitindo uma luz natural brilhar na cena.

Aqui no Blog do CV, destaco alguns direcionamentos que podem te ajudar a entender da área de atuação: 

1. Dever de Probidade e Boa-Fé:

É de suma importância que o corretor de imóveis deva agir com probidade e boa-fé. Ou seja, seguir os princípios éticos e atuar diligentemente. Por isso, pegou seu CRECI? Forneça informações relevantes sobre o negócio que você está apresentado, incluindo riscos e segurança, ao cliente. Porque em caso contrário, não seria nada promissor ser responsabilizado por danos causados. 

2. Mediação com Diligência e Prudência:

Como corretor, você precisa ter em mente que será um dever seu intermediar negócios com cuidado e prudência. Afinal, você está trabalhando com as expectativas e sonhos do seu cliente que quer um empreendimento.  

Então, tenha zelo para que o negócio seja feito com segurança e sempre tenha em mente que, informar o cliente sobre os riscos existentes é ter responsabilidade com seu público e com seu próprio CRECI. 

3. Pagamento de Comissão de Corretagem:

Essa parte com toda certeza é a mais vislumbrada por todos, porque o corretor tem direito à remuneração se sua intermediação resultar efetivamente na celebração do contrato principal sim! 

Agora um ponto importante: Se seu trabalho se restrinja apenas a negociações preliminares ou aproximação sem a efetiva vinculação das partes, não é devido o pagamento de comissão. 

Mas por qual motivo? Bom, a cláusula contratual pode transferir a obrigação de pagar a comissão ao comprador, desde que o preço total da aquisição e o valor da comissão sejam informados previamente.  

Então, quando for iniciar seu negócio, procure sempre pôr no papel todas essas partes para ter sucesso na venda e receber a sua comissão. 

4. Responsabilidade Civil:

O que você precisa estar atento já que você quer tanto ter a CRECI em mãos? Primeiro, como corretor se atente {as informações relevantes e espontâneas ao cliente. Porque se falhar em fornecer essas informações, pode ser responsabilizado por perdas e danos. 

E existe a possibilidade de perder a comissão recebida pelo serviço? Saiba que a probabilidade existe sim, pois a devolução de valores recebidos como comissão também pode ocorrer se acontecer à má prestação do serviço de intermediação. 

Por favor, se atente a uma coisa: a atuação como corretor de imóveis exige conhecimento legal, ética e diligência, pois isso garantirá a satisfação dos clientes e a integridade do mercado imobiliário, além de fortalecimento do seu trabalho. 

Outras informações

Que tal um vídeo para te ajudar? Este aqui embaixo é do Matheus Martins de São Paulo no vídeo “O que preciso saber antes de tirar o CRECI?”. Confira. 

O nosso CEO, Fábio Garcez, em seu artigo mencionou um sumário a seguir para retirar seu CRECI tranquilamente no artigo Código de ética do corretor de imóveis: entenda | CV CRM. Saiba que existem instituições de ensino como escolas técnicas ou faculdades e centros educacionais profissionais só para isso (ver se tem parceiro para citar). O MEC tem uma vasta lista para você olhar quais existem na sua localidade e, assim, você ficar firme e seguro para escolher um curso.  

Infográfico sobre experiencia do cliente

Com isso, listemos os seus caminhos prioritários: 

Curso Técnico

 O curso mais procurado para a formação do corretor é o de Técnico em Transações Imobiliárias. Para ingressar é preciso comprovar a conclusão do Ensino Médio e ter em vista a duração de 10 meses ou mais, dependendo da instituição escolhida. 

Estágio Supervisionado

Falamos acima, mas vale a pena ressaltar que assim como em diversos cursos da educação brasileira, o profissional precisa realizar um estágio em sua área antes da obtenção da carteira de corretor de imóveis. E para a exigência do CRECI e do COFECI ter estágio supervisionado antes da atribuição do título ao corretor. 

A prova do CRECI

Sim! Existe uma prova para saber se você tem conhecimento do Mercado. A prova aplicada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis segue normas e padrões impostos pela própria instituição. Mas por qual motivo existe a prova? Ela é essencial para que a aprovação e obtenção da carteira de corretor de imóveis sejam bem-sucedidas.  

 Logo, siga o caminho: Faça o cadastro é feito no CRECI, com o preenchimento dos formulários e o pagamento da taxa de inscrição. O local e data da prova são divulgados pelo site oficial do conselho de cada região. 

como tirar o creci: A imagem mostra dois homens em pé em frente a um prédio de casas, que parece ser um imóvel. Eles estão se dando um abraço e parecem estar celebrando ou negociando algo, pois há moedas a volatilidade ao redor de seus rostos. O cenário está iluminado por um sol sorridente, e há nuvens e um céu claro, sugerindo um dia agradável. A imagem pode representar uma transação imobiliária ou um acordo financeiro relacionado a imóveis.

RETA FINAL

Fez curso e agora está apto para tirar o tão desejado CRECI. Então, é sobre isso que vamos falar já que você está próximo a linha da chegada da sua documentação!  

Você deve estar se perguntando se é burocrático, por exemplo. Outra dúvida recorrente é quais as documentações necessárias no posto do CRECI que se deve entregar também e se tem anuidade. Entre no site da instituição e faça o esquema a seguir: 

  • Preencha o formulário de requisição no site do CRECI. (Colocamos o do estado de SP, mas escolha o da sua região). 
  • Anexe os documentos solicitados. 
  • Pague a taxa de inscrição. 
  • Finalize a solicitação. 

Agora é só aguarde o retorno do CRECI para efetuar o pagamento da primeira anuidade e começar no Mercado Imobiliário. O CRECI é a garantia de um trabalho bem-feito, que dá segurança aos profissionais (corretores), bem como para a sua clientela. Por isso, seguindo cada passo, com certeza, você terá sucesso em sua documentação e estará preparado para adentrar o Setor Imobiliário com muito conhecimento e vantagens!  

Esteja ciente que ser corretor de imóveis vai muito além de ter somente o CRECI. A área permite diversas possibilidades. Por isso, vamos apresentar algumas para que você retire seu CRECI com a certeza da abertura e oportunidades do Mercado Imobiliário. 

  • Captação: O corretor atua na captação de imóveis, ou seja, ele busca propriedades para que outros corretores possam realizar as vendas. Além disso, ele formaliza os imóveis e verifica todos os documentos necessários para a formalização da propriedade. Também cuida da parte burocrática dessa etapa e efetiva a entrada de novas propriedades na carteira do corretor. 
  • Avaliação de imóveis: O avaliador de imóveis emite o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM) para definir o valor de mercado do bem. Ele pode ser requisitado tanto por empresas quanto por pessoas físicas. 
  • Prospecção de área: O corretor especializado em prospecção busca áreas que possam ser utilizadas para loteamentos por construtoras e incorporadoras. É importante ter conhecimento sobre ocupação de solo e legislação relacionada. 
  • Mercado de luxo: Atuar no mercado de imóveis de luxo oferece muitas vantagens, além de comissões mais altas devido ao valor elevado dos imóveis, indicações de clientes, aumentando a cartela de clientes e a fidelização, além de trabalhar com imóveis de alta qualidade arquitetônica. 
  • Administração de imóveis: O corretor pode gerenciar imóveis para locação, cuidando de contratos, vistorias e manutenções. 
  • Corretor autônomo: Além das áreas mencionadas, o corretor pode atuar de forma autônoma, buscando oportunidades e construindo sua própria carteira de clientes. 

São tantas possibilidades, que provam que a carreira como corretor de imóveis, além de versátil, é expansiva. Já dá para escolher de acordo com seu perfil e interesses! Então, desejamos sucesso na sua nossa área desde já.  

VALE REFORÇAR!

Fique sempre atento ao Artigo do Código de Ética sobre a Relação com o Cliente. Temos materiais que citam as leis aqui no Blog do CV, mas fique o corretor deve estabelecer uma relação com o cliente que beneficie os interesses desse e, segundo o Art.4° do Código de Ética do Corretor de Imóveis, é indispensável: 

II – Apresentar, ao oferecer um negócio, dados rigorosamente certos, nunca omitindo detalhes que o depreciem, informando o cliente dos riscos e demais circunstâncias que possam comprometer o negócio;  
V – Prestar ao cliente, quanto o próprio as solicite ou logo que concluído o negócio, contas pormenorizadas;  
VI – Zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica do negócio, reservando ao cliente a decisão do que lhe interessar pessoalmente;  
IX – Contratar, por escrito e previamente, a prestação dos seus serviços profissionais;  
X – Receber, somente de uma única parte, comissões ou compensações pelo mesmo serviço prestado, salvo se, para proceder de modo diverso, tiver havido consentimento de todos os interessados, ou for praxe usual na jurisdição. 

Aqui apresentamos um breve resumo de como tirar o CRECI e todas as suas funcionalidades que podem te ajudar a atuar no Mercado Imobiliário capacitado para ter sucesso! Foi interessante para você? Se sim, compartilhe com a sua rede e comente pontos que você gostaria de saber mais aqui no Blogo do CV. Até a próxima.   

Você pode gostar também

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 200 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.    

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração. 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração