No mundo dos negócios imobiliários, muitos estão mais que acostumados a compreender corretor de imóveis e portal imobiliário como inimigos. Isso acontece porque, num primeiro momento, se pensou que a profissão seria ofuscada pela presença dos recém-chegados sites de venda.
O que aconteceu, no entanto, foi uma onda contrária: hoje, percebe-se mais do que nunca a importância dos corretores imobiliários. Vender e comprar imóveis sem eles pode ser uma dor de cabeça, independentemente se o cliente usa ou não um portal imobiliário.
A parceria entre portais imobiliários e corretores é fundamental para impulsionar vendas e criar novas possibilidades de negócio. Ela pode ser essencial no processo de captação e fidelização de clientes, nas vendas e na integração das plataformas digitais.
Os portais imobiliários são espaços digitais através dos quais é possível anunciar e encontrar imóveis para venda, compra, troca ou aluguel. Bastante conhecidos por quem está à procura de um novo lugar para morar, os portais se espalharam por todo o Brasil e podem ser facilmente encontrados dando um “Google”.
Em termos práticos, o portal imobiliário é, para o consumidor digital, a versão atualizada dos classificados de jornal.
Mas, para aquele que está vendendo, o portal imobiliário é muito mais que uma fonte de anúncio. É também a possibilidade de metrificar seus clientes, conhecer sua base, organizar o andamento de suas vendas/locações e divulgar as unidades disponíveis.
Por esses motivos, os portais imobiliários ganharam o encanto de quem compra e de quem vende. E o corretor de imóveis não ficou de fora. Percebendo a oportunidade de negócio, o profissional pode fazer dos sites de vendas verdadeiros aliados comerciais.
Os lançamentos de imóveis cresceram 27% em 2021 na comparação com 2020 e totalizaram 153,7 mil unidades. As vendas líquidas, por sua vez, (excluindo os distratos) subiram 4,5% e chegaram a 126,7 mil unidades.
Para Fábio Garcez, CEO do CV CRM – Construtor de Vendas, os números mostram que o setor não perdeu sua força mesmo com a pandemia. “O mercado imobiliário tem um enorme papel para a economia do país e a união de imobiliárias e portais imobiliários contribui muito para o crescimento das vendas de imóveis”, pontua.
De acordo com o CEO, o CV CRM acredita tanto nessa parceria que oferece integrações com portais imobiliários através do seu sistema de gestão de relacionamento com o cliente utilizado pelas imobiliárias.
Os portais imobiliários oferecem diversas funcionalidades, mas para que eles se tornem plataformas funcionais, com boa performance e alta segurança, é necessária a ajuda do corretor de imóveis.
As vendas imobiliárias possuem alto investimento. Para que o comprador final confie anos de sua poupança a terceiros através de um site, é essencial que esse site tenha credibilidade e um profissional capacitado por trás dele.
Quem também acredita que o corretor de imóveis é um profissional essencial para o setor é Tatiane Guelfi, gerente comercial do Imovelweb, portal com forte atuação na América Latina. “O nosso portal serve como uma vitrine para a exposição das unidades disponíveis, mas o corretor de imóveis é uma das principais peças nesse tabuleiro de negociações”, explica Tatiane. Para ela, é o corretor que apresenta as oportunidades e entende as reais intenções do futuro comprador.
É preciso levar em consideração que o mundo mudou, assim como a forma de fazer negócios. Este cenário desafiador apresenta-se com mais dinamismo e é dominado pela tecnologia. O trabalho conjunto de portais imobiliários, corretores de imóveis e imobiliárias une, portanto, a expertise do contato humano com as ferramentas tecnológicas necessárias nesse novo contexto.
Para saber mais sobre como portais imobiliários e corretores de imóveis podem trabalhar juntos, acesse https://cvcrm.com.br/blog/portal-imobiliario-e-corretor-de-imoveis-fazendo-do-site-de-venda-um-aliado/