14 tendências de vendas para 2022 focadas na nova geração

tendências de vendas para 2022

Desde o início da pandemia, as empresas aprenderam a se adaptar a novos desafios – muitos deles sobre como manter os consumidores engajados e satisfeitos em um mundo em mudança, combinado com necessidades em evolução. Com isso, é preciso ficar atento às novas tendências de vendas para 2022 para não deixar que a retomada escape pelas mãos. 

Dado que o COVID-19 foi um catalisador para uma desaceleração econômica da qual muitos setores ainda estão se recuperando, os representantes de vendas tiveram que trabalhar mais do que antes para garantir que suas empresas conseguissem atingir os números de receita desejados. 

Os líderes e representantes de vendas precisavam manter os clientes engajados, monitorar a produtividade e o desempenho da equipe de vendas, identificar oportunidades exclusivas e acompanhar as tendências em mudança para permanecerem relevantes. 

 

Tendências de vendas para 2022 

  • Software e ferramentas de automação de vendas 
  • Vendas sociais 
  • Recompense e invista nos funcionários 
  • Transformação digital 
  • Invista em um CRM forte e inteligente 
  • Assuntos de mensagens 
  • Compradores informados 
  • Experiência personalizada do cliente 
  • Técnicas de vendas baseadas em valor 
  • Aumento contínuo de ambientes digitais e de trabalho remoto 
  • Ativação de vendas 
  • Ascensão dos chatbots e da IA 
  • Empurre os limites criativos 
  • Abrace as tendências de mudança e evolução 

 

1. Software e ferramentas de automação de vendas

14 tendências de vendas para 2022 focadas na nova geração

A automação é uma necessidade para a estratégia de vendas de uma organização – especialmente se os vendedores desejam manter uma vantagem competitiva em seus respectivos setores. 

Mais e mais empresas estão investindo em automação em resposta às mudanças no ambiente de negócios que ocorreram durante e pós-pandemia. É uma maneira eficiente de otimizar o processo de prospecção e garantir que uma empresa tenha mais tempo para se concentrar em nutrir leads, apoiar os clientes atuais e personalizar as experiências dos clientes. 

No mercado imobiliário, a automação com o CRM CV – Construtor de Vendas, por exemplo, ajuda a melhorar a produtividade dos SDR – representantes de vendas – e minimizar os erros executando automaticamente determinadas etapas de um fluxo de trabalho para os usuários do CRM.  

 

2. Vendas sociais são tendências de vendas para 2022

As vendas evoluíram tremendamente na última década. Hoje, mais de 81% dos consumidores fazem pesquisas online antes de comprar – e é por isso que a venda social se tornou crucial para o processo de vendas. 

Mídias sociais conectam empresas com consumidores que se encaixam em suas personas-alvo e se beneficiariam de seu produto ou serviço. Através da mídia social, as empresas são capazes de construir melhores relacionamentos com usuários online, o que se traduz em melhor relacionamento e maiores taxas de retenção de clientes. 

A venda social também aumenta a visibilidade da marca ao se envolver ativamente com as pessoas onde elas estão ativas, o que mantém a marca em mente. Isso significa obter leads de alta qualidade e, com leads de alta qualidade, surgem números de vendas mais altos. 

 

3. Recompense e invista nos funcionários

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Tão importante quanto o relacionamento com os clientes é o relacionamento entre os líderes de vendas e sua equipe. A rotatividade alta apresenta riscos prejudiciais além da interrupção da busca e integração de novos representantes.  

Os representantes de vendas, ou colaboradores, detêm as chaves para o relacionamento com o cliente e o conhecimento do usuário interno – ambos podem ser difíceis de replicar ou fazer a transição para outro membro da equipe. Isso sem falar na dificuldade em encontrar talentos de vendas de alto desempenho. 

Programas de recompensa de vendas garantem que os colaboradores se sintam valorizados tanto pela gerência quanto por seus colegas e mostram a eles que suas realizações são reconhecidas. Também é essencial que os líderes invistam em suas equipes por meio de treinamentos e delineando caminhos para o crescimento. Os líderes devem ter a intenção de priorizar seu pessoal, buscando feedback e entendendo o que é importante para seu sucesso. 

 

4. Transformação digital está no topo das tendências de vendas para 2022

A transformação digital tem tudo a ver com o uso da tecnologia para fazer o que a equipe de vendas já faz, mas melhor. A transformação digital é crucial no mercado atual. Exige que as empresas continuamente empurrem o status quo, experimentem e se sintam confortáveis ​​com a curiosidade e a inovação.  

As organizações que investem em transformação digital estão equipadas com um roteiro que permite que suas equipes de vendas atendam às novas demandas dos clientes em constante evolução. Passar por uma transformação digital ajuda as empresas a melhorar o atendimento e a experiência do cliente, aumentar o reconhecimento e a reputação da marca e, por fim, aumentar a receita e os lucros.  

 

5. Invista em um CRM forte e inteligente

As plataformas de CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente) servem a um propósito eficaz para as equipes de vendas – manter todos os ativos e informações de vendas em um só lugar para melhor eficiência e maior produtividade. 

As plataformas de CRM, como o CV – Construtor de Vendas, ajudam a automatizar o processo de vendas, apoiam o envolvimento do usuário e permitem que os líderes e representantes de vendas visualizem como os clientes em potencial estão se movendo pelo funil de vendas.  

Os gerentes de vendas podem identificar facilmente áreas de oportunidade, qual estágio ou processo precisa ser aprimorado e o tipo de suporte que seus representantes de vendas podem precisar. 

 

6. Assuntos de mensagens

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Quando as empresas abordam as mensagens com intenção, consistência e empatia, isso torna a experiência melhor para os consumidores – o que, em última análise, cria confiança entre o cliente em potencial e a empresa. 

Quando um cliente em potencial deixa de fazer sua própria pesquisa – a qual está ficando melhor e mais rápida – para falar com um representante de vendas, ele espera a mesma mensagem e abordagem. A criação de um manual de vendas uniforme de mensagens e táticas garante que todos os representantes estejam na mesma página e apresentem as informações corretas. 

Alguns exemplos de documentação de vendas útil incluem: 

  • Roteiros de vendas 
  • Decks de produtos 
  • Histórias de clientes e estudos de caso 
  • Documentos técnicos 
  • Gráficos

 

7. Compradores informados são tendências de vendas para 2022

Os consumidores estão realizando pesquisas mais aprofundadas do que nunca. Apesar de suas ambições de encontrar as respostas de que precisam por conta própria, eles geralmente buscam os colaboradores para obter explicações e compreensão mais aprofundadas das soluções – e esperam ser atendidos com uma compreensão de seus negócios, setor, mercado e necessidades. 

As equipes de vendas precisam dominar as interações com o consumidor e a experiência digital para se destacar. Isso significa ter o melhor conteúdo, personalização e envolvimento do comprador digital, tanto quanto significa configurar equipes de vendas, marketing e produtos para ter sucesso. 

 

8. Experiência personalizada do cliente

Demonstrou-se que uma experiência do cliente melhor e mais personalizada aumenta a fidelidade do cliente. Fazer esforços para entender o comportamento do comprador – como oferecer recomendações para obstáculos comuns ou pontos problemáticos – incentiva os consumidores a permanecerem em seu site por mais tempo e verem seu produto ou serviço como uma solução. 

Uma maneira simples e eficaz de as equipes de vendas fornecerem uma experiência personalizada é incentivar os usuários a se inscreverem em algo em seus sites, como um newsletter ou assinatura de blog. A coleta de informações básicas do consumidor permitirá que as equipes de vendas compreendam melhor quem são seus potenciais compradores e adaptem a experiência de forma mais adequada. 

 

9. Técnicas baseadas em valor é uma das grandes tendências de vendas para 2022

Os clientes estão mais inteligentes e experientes do que nunca e enxergam através de táticas de vendas comuns. Simplesmente lançar um produto e o que ele faz não é mais tão eficaz – os consumidores precisam entender o valor de suas ofertas. É aí que entra a venda baseada em valor. 

Ao contrário das vendas tradicionais, as equipes de vendas que usam técnicas de vendas baseadas em valor se concentram mais em mostrar aos clientes os benefícios ou o valor que eles obtêm ao usar seus produtos ou serviços. 

Pesquisas mostram que 87% das empresas de alto crescimento usam técnicas de venda baseadas em valor. Ao se concentrar em demonstrar os benefícios ou o valor pessoal que os clientes em potencial podem esperar de seu produto ou serviço, os vendedores são muito mais propensos a fechar mais negócios. 

 

10. Aumento contínuo de ambientes digitais e de trabalho remoto 

Não há como negar que o trabalho remoto veio para ficar. Com o aumento do trabalho remoto, as equipes de vendas e os consumidores continuarão negociando acordos, assinando contratos e enviando pagamentos em um ambiente digital. 

As salas de vendas digitais são espaços onde as equipes de vendas e os compradores podem se conectar, colaborar e fechar negócios em tempo real. Ter um espaço para delinear os termos de um contrato significa menos espaço para erros e confusão, e a funcionalidade de bate-papo ao vivo e vídeo ajuda as equipes de vendas a adicionar toques pessoais e se envolver com clientes em potencial. 

 

11. Capacitação de vendas

A capacitação de vendas desempenha um papel fundamental no dimensionamento do impacto de sua equipe de vendas e produto ou serviço. A capacitação ajuda os colaboradores a fazerem melhor seu trabalho, fornecendo a eles o treinamento e as ferramentas necessárias para fechar negócios com mais eficácia e sucesso. 

Para criar uma estratégia de capacitação de vendas vencedora, os líderes precisam priorizar processos, envolver suas equipes de mercado e produtos e aumentar o envolvimento do conteúdo em toda a organização. 

 

12. Ascensão de chatbots e IA

Mais e mais empresas estão percebendo a importância dos chatbots e da IA, mais especificamente, como eles causam um impacto significativo nos números de desempenho de vendas, apoiando tarefas e processos simples. 

A IA ajuda as equipes de vendas a coletar dados valiosos sobre os consumidores – dados que podem ser usados ​​para estabelecer estratégias de vendas e marketing ou fazer ajustes no produto. A IA pode ajudar a prever tendências para ajudar as equipes de vendas a ficarem à frente do jogo, aumentar a produtividade por meio da automação de tarefas, identificar leads com maior chance de conversão e melhorar a experiência geral do cliente. 

Já falamos bastante sobre IA aqui no Blog do CV. Para saber mais sobre o assunto, visite os artigos “Assistente Virtual para atendimento ao cliente no mercado imobiliário”, “Inovações na construção civil: o que esperar para 2022” e “Benefícios do uso de Inteligência Artificial na construção civil”.  

 

13. Ultrapasse os limites criativos

A criatividade na estratégia de vendas tem sido altamente eficaz para muitas empresas ultimamente – tanto que se tornou um dos elementos mais essenciais da prospecção de vendas para 2022. A melhor maneira de sua equipe de vendas ter sucesso é trabalhando de forma mais inteligente. 

As equipes de vendas precisam considerar o que outros concorrentes estão fazendo e estar abertas a tentar um método diferente dos que estão usando.  

Algo tão simples quanto introduzir uma pequena mudança em sua estratégia de vendas pode ajudar sua marca a se destacar do restante da concorrência. No entanto, você deve procurar encontrar equilíbrio em sua estratégia criativa. Reserve um tempo para garantir que sua abordagem esteja em conformidade e tenha provas de seu impacto ou resultados esperados. 

 

14. Mudança e evolução: abrace as tendências de vendas para 2022

As equipes de vendas precisam fazer alterações em sua estratégia para garantir que ela represente o que sua empresa está tentando realizar. Os colaboradores não podem continuar confiando nas mesmas dicas e estratégias o tempo todo o desempenho individual e de toda a equipe sofrerá se as equipes não fizerem os ajustes necessários. 

Como as empresas reservam um momento para revisar as mudanças que implementaram em sua estratégia nos últimos um ou dois anos, também é uma boa oportunidade para examinar a adaptabilidade de suas estratégias de vendas e marketing e encontrar maneiras de capitalizar oportunidades e tendências únicas. 

 

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