Especulação Imobiliária: entenda as vantagens 

Uma estratégia de investimento imobiliário que sempre foi controversa é a especulação imobiliária. Alguns o chamaram de uma forma de investimento de “enriquecimento rápido”, que pode fornecer falsas esperanças aos aspirantes a investidores. Por outro lado, muitos se envolvem na especulação imobiliária e experimentam um retorno maciço do investimento. Então, vamos tentar entender isso. 

O setor imobiliário é uma maneira fantástica de construir riqueza pessoal. Se você decidir alugar uma propriedade, hospedar turistas ou aumentar o patrimônio de sua casa, o investimento imobiliário inteligente pode mudar sua vida. Assim, muitas pessoas se perguntam o que distingue um bom investimento de um ruim. 

 

O que é especulação imobiliária? 

especulação imobiliária

A especulação imobiliária envolve a compra de imóveis com a esperança de revendê-los a um preço mais alto em um futuro próximo. Isso significa essencialmente fazer uma previsão sobre os preços futuros em um mercado específico, ou para uma propriedade específica, e comprar imóveis antes do pico previsto.  

Os crescentes mercados imobiliários tendem a ser repletos de especuladores comprando propriedades para o crescimento esperado no valor desses ativos. Uma vez que a valorização imobiliária tenha efeito e os preços de revenda da propriedade aumentem, os espectadores imobiliários venderão a propriedade por um lucro (esperado) considerável. Este é o mecanismo que a maioria dos especuladores espera. 

A especulação imobiliária pode ser potencialmente muito lucrativa. Se um especulador imobiliário fizer a previsão certa, essa forma de investimento pode gerar retornos maciços. Para que isso seja bem-sucedido, no entanto, o investidor experiente precisa conhecer as tendências de um mercado específico e não confiar em suposições. A especulação imobiliária, infelizmente, conquistou muitos investidores incautos que acabam não fazendo a previsão correta. 

 

Especulação imobiliária é o mesmo que house flipping? 

Na verdade, depende da definição de especulação imobiliária que você usa. Muitos definem a especulação imobiliária como a simples compra e revenda de um imóvel pelo esperado aumento de preço. Isso geralmente não envolve nenhuma mudança real no valor de uma propriedade para os compradores, apenas seu preço.  

House flipping, por outro lado, refere-se a fazer as atualizações e melhorias necessárias em uma propriedade de investimento para aumentar seu valor. O primeiro é construído meramente na previsão, enquanto o segundo envolve um papel direto e ativo no aumento do valor da propriedade. 

No que diz respeito aos imóveis rentáveis, a troca de casas é geralmente vista como uma estratégia de investimento melhor do que a especulação imobiliária. 

 

Por que mais investidores imobiliários não especulam? 

especulação imobiliária

É um investimento muito arriscado 

Esta é a razão mais citada pela qual mais investidores não especulam: é um negócio arriscado. Considerando o fato de que a especulação imobiliária se baseia em previsões, há sempre o risco de que as previsões não se concretizem ou mudem no futuro.  

Assim, um investidor imobiliário pode ter uma propriedade de investimento em suas mãos por anos e anos antes de ver qualquer aumento em seu valor – se é que acontece. Definitivamente não é o mais seguro dos investimentos imobiliários. Apesar de, em muitos casos, ser bastante rentável.  

Você poderia ter investido em outro lugar 

Uma das maiores desvantagens da especulação imobiliária é que pode levar anos até que você veja algum lucro do seu investimento. A natureza do investimento significa que ele estará em suas mãos até que a valorização imobiliária faça seu trabalho – o que pode levar um mês, um ano ou uma década. 

Com isso em mente, você pode investir em um imóvel de renda com uma fonte de fluxo de caixa mais imediata. Investir em imóveis residenciais, por exemplo, permitiria que você se beneficiasse de uma renda mensal dos pagamentos de aluguel de seus inquilinos. Comprar uma propriedade de investimento que seja lucrativa no curto prazo pode, portanto, ser melhor para os resultados de um investidor. 

 

É sempre uma boa ideia investir em especulação imobiliária? 

mercado imobiliário

Esta pergunta é realmente muito difícil de responder. Toda especulação imobiliária traz um risco acima da média, devido à natureza do investimento. No entanto, aqui estão alguns exemplos de quando a especulação pode ser uma boa estratégia de investimento imobiliário. Ou, pelo menos, carregam menos risco do que normalmente. 

Quando o ciclo imobiliário é favorável 

Todo investidor imobiliário precisa conhecer os ciclos imobiliários. Assim como a economia como um todo, a demanda e a oferta de imóveis seguem um padrão razoavelmente previsível de altos e baixos. Investidores inteligentes podem, portanto, descobrir sua posição dentro do ciclo imobiliário e fazer especulações de acordo.  

Se a economia estiver em recessão ou em recuperação, as propriedades em dificuldades podem ser encontradas muito abaixo do seu valor de mercado. Se devidamente avaliadas, essas propriedades de investimento podem ser vendidas quando a economia voltar a pleno vapor para um lucro substancial.  

Os investidores devem saber, no entanto, que as fases do ciclo imobiliário não são intervalos claros, e uma recessão pode durar muito mais do que o inicialmente previsto. Embora esta seja uma ótima maneira de encontrar propriedades abaixo do valor de mercado, elas podem ser mantidas por muito tempo e, portanto, incluem um alto risco e custo de oportunidade. 

Quando os dados do mercado imobiliário são otimistas 

Especular em imóveis pode ser uma boa ideia se um investidor tiver feito uma pesquisa adequada usando dados do mercado imobiliário. O mercado imobiliário varia drasticamente de cidade para cidade, e um investidor inteligente precisa saber exatamente no que está se metendo.  

Se você encontrar uma cidade onde a demanda por imóveis está crescendo, há uma chance razoavelmente boa de que os preços possam aumentar no curto e médio prazo. Isso envolve o aumento das taxas de ocupação, aumento dos preços dos aluguéis e outros fatores que apontarão para melhorias no mercado imobiliário. 

 

Você tem o que é preciso para investir em especulação imobiliária? 

especulação imobiliária

Com tudo isso dito: o que é um especulador imobiliário e que qualidades ele deve ter? Acima de tudo, os especuladores são investidores que podem lidar com muitos riscos que acompanham o investimento imobiliário. 

Para aqueles envolvidos em especulação, é inteligente diversificar os investimentos e garantir que você tenha uma maneira de se financiar se uma especulação der errado. E enquanto espera que os ativos se valorizem, é importante que um investidor tenha uma fonte de fluxo de caixa consistente e confiável. 

 

Você já conhece o CV?  

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.   

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!    

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram 

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV! 

 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração