12 Dicas de E-mail Marketing para sua empresa imobiliária

Capa: pessoa segura balãozinho de papel com o termo e-mail marketing

Atualmente, os profissionais de marketing dão muita ênfase a webinars, campanhas de vídeo e outras ferramentas para alcançar seus clientes. De fato, esses mecanismos são muito úteis. Porém, os métodos de comunicação contemporâneos não devem fazer com que as empresas abandonem um dos canais de mensagens mais antigos e ainda eficazes no mundo: o e-mail marketing.  

Você deve estar se perguntando se o e-mail continua sendo uma estratégia de marketing que vale a pena. De acordo com o relatório The Ultimate List of Email Marketing Stats for 2022, da Hubspot, o e-mail gera 42 dólares para cada um dólar investido. Isso significa um ROI surpreendente de 4.200%.  

E-mail marketing: sticker de carta com uma trilha branca ao lado

Para lhe ajudar a entender o quão poderoso o e-mail marketing ainda pode ser, separamos uma lista de estatísticas mundiais da ferramenta, também disponibilizada pela Hubspot. Veja abaixo: 

  • 4 bilhões de usuários utilizam e-mail diariamente, 
  • As contas de e-mail ativas ultrapassaram 5,6 bilhões em 2019, 
  • 64% das pequenas empresas usam e-mail marketing para alcançar clientes, 
  • Em todos os setores, a taxa média de abertura de e-mail é de 19,8%, a taxa de cliques é de 11,3% e a taxa de rejeição é de 9,4%, 
  • Os profissionais de marketing que usam campanhas segmentadas notam um aumento de 760% na receita da empresa, 
  • 35% dos profissionais de marketing enviam a seus clientes de três a cinco e-mails por semana, 
  • 78% dos profissionais de marketing viram um aumento no engajamento por e-mail nos últimos 12 meses, 
  • Quatro em cada cinco profissionais de marketing dizem preferir desistir das mídias sociais do que do e-mail marketing, 
  • 20% das empresas de varejo, comércio eletrônico e bens de consumo e serviços estão personalizando e-mails com base em gênero, raça e etnia. 

E-mail Marketing: estratégias para melhorar a qualidade 

Diante dos números apresentados, percebemos que o e-mail marketing ainda tem um grande potencial a ser explorado. Mas, se você acha que basta escrever o texto e incluir algumas imagens sem ter estratégias claras, saiba que provavelmente você não conseguirá o resultado esperado.  

E-mail marketing: pessoa segura tablet com ícone de email na tela

Embora o marketing por e-mail possa não receber a atenção que alguns canais de marketing mais recentes recebem, ainda é uma ótima maneira de gerar leads e converter mais clientes em potencial para o seu negócio. 

Com isso em mente, vamos compartilhar 12 práticas recomendadas de e-mail marketing que você pode usar para gerar mais leads para a sua empresa. 

  • Não compre listas de contatos,
  • Evite usar ‘Não Responda’ no endereço de e-mail do remetente, 
  • Atenha-se a menos de três tipos de letra,  
  • Otimize o texto de visualização do e-mail,  
  • Inclua uma assinatura de e-mail, 
  • Limpe sua lista de e-mails regularmente, 
  • Personalize a saudação por e-mail, 
  • Inclua seu logotipo, 
  • Nomeie a oferta em sua linha de assunto, 
  • Permitir que os destinatários assinem seu boletim informativo, 
  • Escreva linhas de assunto atraentes (mas concisas), 
  • Vincule os e-mails às páginas de destino. 

Não compre lista de contatos 

Essa primeira dica não deve surpreender, mas, considerando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), vale a pena repetir. A LGPD exige o consentimento de cada destinatário antes de você entrar em contato com eles, e as listas de e-mail compradas geralmente não vêm com esse consentimento. As campanhas de e-mail dependem de uma taxa de abertura saudável e, se você estiver entrando em contato com pessoas cujas informações você comprou – em vez de obter de uma interação anterior – verá rapidamente uma queda no desempenho de seus e-mails. 

Evite usar ‘Não Responda’ no endereço de e-mail do remetente 

“Sem resposta” ou “Não Responda” em uma mensagem de e-mail impede que os destinatários respondam e até desativem outros e-mails. Em vez disso, faça com que seus e-mails automatizados venham de um primeiro nome. Seus clientes são muito mais propensos a abrir e-mails se souberem que foram escritos por um ser humano. 

Atenha-se a menos de três tipos de letra 

Letrinhas de madeira

Quanto menos confuso for o seu e-mail marketing, mais conversões você obterá. Não estrague seu e-mail com mais de duas fontes ou tipos de letra, pois isso pode distrair os leitores e acabar com o apelo visual da mensagem. Além disso, você deseja usar fontes seguras para a Web com tamanhos entre 10 e 12 pontos. Isso garante que seu e-mail seja legível em todos os dispositivos. 

Otimize o texto de visualização do e-mail 

Se você assina um boletim informativo, provavelmente já viu uma mensagem como esta na parte superior do seu e-mail: “O e-mail não está sendo exibido corretamente? Clique aqui.” 

Não me entenda mal – é um aviso útil, mas mantê-lo no texto de visualização do seu e-mail (também conhecido como pré-cabeçalho) pode afetar drasticamente a taxa de abertura do seu e-mail. 

Em primeiro lugar, porque você está dizendo aos destinatários: “Ei, este e-mail pode não funcionar”. Enquanto, na verdade, seu texto deveria complementar a linha de assunto, adicionando detalhes para capturar a atenção do seu público e incentivá-lo a abrir. 

Inclua uma assinatura de e-mail 

O estudo de marketing State of Business Email Marketing, de 2019, 41% dos profissionais de marketing disseram que usam assinaturas de e-mail para branding e visibilidade. A segunda razão mais popular para seu uso foi manter assinaturas padrão e coesas em todas as suas empresas. 

Outra razão pela qual você deve incluir sua assinatura de e-mail é que é um toque de personalização. As pessoas são naturalmente mais inclinadas a ler um e-mail se souberem que veio de um ser humano, não apenas de uma equipe de marketing coletiva. Sua assinatura de e-mail é o seu bilhete para segurar a atenção deles. 

Limpe sua lista de e-mails regularmente 

Alguns de seus contatos podem optar por receber campanhas por e-mail, mas ainda assim nunca abrirão as mensagens. É tentador enviar e-mails para o maior número possível de pessoas para alcançar mais clientes em potencial, mas manter seus destinatários menos engajados em sua lista de e-mails pode matar sua taxa de abertura.  

E-mail marketing: pessoa acessa lista de emails no notebook

Pessoas que nunca abrem e-mails fazem sua campanha parecer pior, pois você não está analisando a qualidade da campanha em relação aos seus destinatários mais fiéis. Revise sua lista de assinantes que não se envolveram com seus e-mails por um determinado período de tempo e remova-os regularmente 

Isso oferece uma taxa de abertura de e-mail mais precisa e mantém sua campanha de e-mail limpa das pessoas que não estão mais interessadas em receber notícias suas. 

Personalize a saudação por e-mail 

Com que frequência você lê e-mails que começam com “Prezado membro”? Você pode segmentar seus públicos de e-mail pelo tipo de cliente que eles são (membro, assinante, usuário etc.), mas não deve ser a primeira coisa que os destinatários veem nas mensagens da sua empresa. 

Personalizar a saudação de seus e-mails com os primeiros nomes de seus contatos chama a atenção de cada leitor imediatamente. 

Não se preocupe, personalizar a linha de saudação de um e-mail com 50 nomes de destinatários não significa que você terá que escrever e enviar manualmente 50 e-mails diferentes a partir de agora. Muitas ferramentas de e-mail marketing hoje permitem que você configure a saudação da sua campanha de e-mail para que ela envie automaticamente com o nome das pessoas da sua lista de contatos. 

Inclua seu logotipo 

Os logotipos são uma obrigação quando se trata de e-mails. Um estudo de 2020 da Red Sift e da Entrust descobriu que os logotipos impactam positivamente o engajamento por e-mail, bem como o recall da marca. 

A lembrança da marca aumentou 18% após uma exposição de cinco segundos ao incluir um logotipo no e-mail. A probabilidade de compra também aumentou 34% nos e-mails em que os logotipos foram incluídos. Com isso em mente, adicione seu logotipo ao design do seu e-mail marketing. 

Nomeie a oferta em sua linha de assunto 

Quando você inclui um incentivo em sua linha de assunto, pode aumentar incrivelmente sua taxa de abertura.” Frete grátis quando você gastar R$ 100,00 ou mais” e “Receba um brinde grátis” são exemplos de boas linhas de assunto focadas em incentivos. 

No entanto, tome cuidado para não sobrecarregar seus leitores com e-mails relacionados a economias ou produtos. A fidelidade do cliente começa com insights casuais do setor – somente após a nutrição você deve começar a apresentar ofertas.  

Permitir que os destinatários assinem seu boletim informativo 

Dedo clica em ícone de email no ar

Você pode estar pensando: “Espere, se eles receberam o e-mail, eles já não deveriam estar inscritos?” Normalmente, sim, e, portanto, adicionar um botão “Inscrever-se” ao seu e-mail não ajuda aqueles que já concordaram em receber seus e-mails.  

Mas um ótimo conteúdo é um conteúdo compartilhável, e se seus assinantes atuais estão encaminhando as mensagens para amigos e colegas, você vai querer que eles se inscrevam também. 

Escreva linhas de assunto atraentes (mas concisas) 

Uma boa linha de assunto deve conter entre 30 e 50 caracteres, incluindo espaços. A razão para isso é que os provedores de e-mail geralmente cortam as linhas de assunto que vão além desse tamanho. A linha de assunto do seu e-mail também deve criar um senso de urgência ao mesmo tempo em que dá aos leitores alguma indicação do que esperar quando abrirem o e-mail. 

Vincule os e-mails às páginas de destino 

Sua página de destino deve corresponder ao e-mail em termos de título, texto e conteúdo. A aparência da sua página de destino também deve corresponder ao e-mail, pois a consistência contribui muito para a confiança do cliente. 

Certifique-se de usar ferramentas de rastreamento para ver quais e-mails e páginas de destino tiveram o melhor desempenho para que você possa continuar enviando o que está funcionando. 

E-mail Marketing não é coisa do passado 

Acredite, por mais que a sua caixa de e-mails viva cheia de e-mails com essa finalidade, você sabe que eventualmente alguma daquelas mensagens vão acabar chamando a sua atenção. E é exatamente por isso que tantas empresas ainda investem nessa forma de atrair leads.  

A vantagem de usar o e-mail marketing é que ele possibilita o engajamento dessa base de leads, a geração de valor para a empresa e a criação de um relacionamento mais próximo com quem pode ser uma venda no futuro. 

 

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