O impacto de um redator no marketing imobiliário

Copywriting profissional está entre os aspectos mais cruciais de marketing e publicidade. Dividindo-o em sua definição mais elementar, copywriting é o ato de compor palavras – escritas ou faladas – usadas para evocar uma ação de um público-alvo. Um redator é a pessoa que cria essa composição.  

Para explicar melhor, vamos analisar um dos cases mais famosos do marketing mundial. Quando muitas pessoas pensam na marca atlética Nike, duas coisas vêm à mente: o símbolo da marca, projetado para evocar as asas da deusa grega que dá nome à empresa, e “Just Do It”. Essas três palavras curtas são impossíveis de dizer sem evocar a empresa que existe há 56 anos.  

O slogan, cunhado em 1988 pelo publicitário Dan Wieden, imediatamente se tornou sinônimo da empresa que começou como um negócio de tênis de corrida e agora domina a indústria do atletismo. O trabalho de Wieden é apenas um exemplo do impacto que o trabalho de um redator pode ter em uma campanha de marketing ou mesmo em toda a identidade de uma marca.  

Muitas outras empresas têm slogans de identificação que trazem reconhecimento instantâneo da marca com apenas algumas palavras simples. Essas frases são em grande parte o trabalho do redator – especialista em marketing que sabe como usar palavras para influenciar como as pessoas pensam e percebem uma empresa, marca ou produto.  

Enciclopédia do Marketing Imobiliário

 

Como o redator usa copywriting? 

copywriting

As empresas de marketing confiam nos redatores para entregar a mensagem pretendida de forma clara e sucinta, mantendo-se fiel à identidade ou voz de sua marca. Copywriting aparece em páginas de vendas, anúncios online e spots de televisão, impressos e muitos outros lugares. 

O redator é uma parte fundamental do processo de desenvolvimento de marketing. Quando uma empresa deseja fazer um rebranding ou lançar uma nova campanha, ela recorre a profissionais de marketing para obter ajuda.  

A equipe de marketing quase sempre inclui pelo menos um redator, que geralmente participa de todo o processo – desde a primeira reunião que descreve a visão até a avaliação do sucesso de uma campanha após sua conclusão.  

O que os redatores de marketing fazem inclui tudo, desde lançar ideias e criar mensagens até oferecer feedback durante todo o processo e avaliar a eficácia de certas frases, ajustando a linguagem conforme necessário para obter melhores resultados. 

Em empresas de marketing maiores, os redatores podem se tornar diretores de marketing ou até mesmo administrar suas próprias empresas de marketing. Um histórico comprovado de criação de mensagens de sucesso para clientes pode ajudar os redatores a subir a escada, alcançando maior sucesso profissional e estabelecendo uma lista de clientes. 

 

Como se tornar um redator de marketing 

redator de marketing

Tornar-se um redator exige a formação acadêmica certa para entender os desejos e necessidades dos clientes e transformá-los em uma copy inteligente e sucinta. Os aspirantes a redatores geralmente começam sua jornada com um diploma de bacharel antes de ganhar experiência de trabalho e continuar a desenvolver suas habilidades sociais enquanto praticam seu ofício. 

Trabalhar em marketing significa obter um diploma universitário com foco em comunicação empresarial, análise de mercado e dados, gerenciamento de projetos e outras habilidades relevantes.  

Veja abaixo outras dicas de como se tornar um redator de marketing. 

 

Faça um estágio  

Os alunos podem passar um semestre ou dois trabalhando em um ambiente profissional ao lado de redatores e outros profissionais de marketing, explorando o que é copywriting em marketing na prática.  

Os melhores estágios incluem um componente de educação tradicional, ao mesmo tempo em que permitem que os estagiários trabalhem em empregos reais, talvez apresentando propostas, participando de reuniões e participando das operações diárias da empresa. Os estágios bem-sucedidos podem até se tornar empregos em tempo integral após a formatura. 

 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Trabalhe em suas habilidades de pessoas 

Os redatores devem ter fortes habilidades interpessoais para ter sucesso. Eles trabalham com clientes e equipes de outros profissionais de marketing em um processo que frequentemente envolve várias rodadas de edições e revisões.  

Os redatores também devem ser capazes de aceitar a crítica, usando-a para alimentar um trabalho mais bem-sucedido. Eles devem ser capazes de colaborar com clientes e colegas de forma construtiva, alcançando compromissos quando necessário e navegando nas relações interpessoais para chegar a um resultado final que gere retorno para o cliente. 

 

Redator no mercado imobiliário 

redator no mercado imobiliário

Copywriting para o mercado imobiliário pode parecer fácil. Uma boa copy convence o leitor a fazer algo que você quer que ele faça. Se você deseja que ele baixe seu e-book, clique em seu anúncio do Facebook ou RSVP para algum lançamento, o objetivo do copywriting nunca muda. Boa copy inspira ação. 

Embora todos os corretores de imóveis pensem que são vendedores natos, a dura e fria verdade é que a maioria deles tem dificuldades como redatores. Por isso, o Blog do CV separou 7 estratégias para esses profissionais.  

São elas: 

  • Transforme recursos em benefícios para o cliente: a maneira mais fácil de fazer alguém agir é estar atento às suas necessidades ou desejos emocionais. 
  • Comece com um ponto problemático, depois ofereça sua solução: se você quiser ter uma chance de convencer o seu cliente, ele precisa saber que você entende o lado dele. 
  • Escreva sem medo, edite sem piedade: pegue sua lista de benefícios e comece a escrever, sem julgamento, sem edição, apenas escreva, depois de ter algo no papel, comece a editar. 
  • Escreva pelo menos 3 versões do seu título ou linha de assunto: se você estiver escrevendo uma copy de um anúncio, de uma landing page, e-mails, do site ou qualquer outra com um título, você deve sempre escrever pelo menos três versões do título e escolher a melhor de todas. 
  • Seja direto: isso significa palavras simples, frases curtas e chegar ao ponto o mais rápido possível. 
  • Leia sua copy em voz alta: se for difícil para você ler em voz alta, é provável que seja ainda mais difícil para o leitor entender o que você tentou dizer. 
  • Teste os resultados sempre que possível: se você quiser saber se a sua copy está funcionando, use um CRM que ofereça a análise de métricas de e-mails ou cliques no seu site.  

 

Seja um redator que acompanhe o futuro do marketing 

Os redatores de hoje estão sempre se adaptando a novos tipos de mídia, que surgem à medida que diferentes tecnologias se tornam mais acessíveis e amplamente utilizadas. Eles entendem quando diferentes estilos de escrita devem ser empregados para criar interesse e impulsionar as vendas em diferentes situações e em diferentes plataformas.  

 

Você já conhece o CV?    

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.     

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!      

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.    

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV!  

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração