A importância da construção civil na geração de empregos no Brasil

construção civil

O mercado de trabalho a nível nacional ainda apresenta forte fragilidade e milhares de desempregados por todo o país. Apesar disso, a construção civil tem se mostrado essencial na geração de empregos no Brasil.  

No ano de 2021, mesmo com um cenário pouco favorável com elevação nos preços dos insumos, o setor registrou aumento de 150% na criação de novas vagas de trabalho. O dado é o melhor desde 2010. Só o segmento de construção de edifícios foi responsável por 42,16% das novas oportunidades. 

De acordo com a CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, estima-se que, a cada R$ 1 milhão de novos investimentos, a construção civil é capaz de gerar 18,31 postos de trabalho (diretos, indiretos e induzidos). É com isso em mente que o Blog do CV vai analisar, em homenagem ao Dia do Trabalho, a importância do setor na geração de empregos no Brasil.  

 

O que é o Novo Caged? 

O Ministério do Trabalho e Previdência divulga mensalmente informações a respeito de contratações em diversos setores no Brasil. Os dados são compilados e anunciados através do Novo Caged.  

Caged significa Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Mas, desde janeiro de 2020, o sistema passou por algumas mudanças e teve seu nome alterado para Novo Caged. Mas, o que mudou? 

Com o objetivo de trazer estatísticas do emprego formal no país com maior segurança metodológica e transparência, a geração desses dados passou a ser feita por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web.  

O Caged permaneceu obrigatório apenas para órgãos públicos e organizações internacionais que contratam celetistas. Já as empresas privadas passaram a utilizar o eSocial – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.  

O Caged trata-se, portanto, de um portal cujos dados coletados subsidiam tomadas de ações governamentais. Ele serve como base para pesquisas e estudos relacionados ao mercado de trabalho e para a geração de dados sobre as situações empregatícias no país e programas sociais.  

 

Últimos dados de geração de emprego na construção civil 

De acordo com o Novo Caged, o emprego celetista no Brasil apresentou crescimento em março de 2022, registrando saldo de 136.189 postos de trabalho. Esse resultado decorreu de 1.953.071 admissões e de 1.816.882 desligamentos.  

O estoque, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, em março de 2022 contabilizou 41.293.528 vínculos, o que representa uma variação de +0,33% em relação ao estoque do mês anterior. No acumulado do ano de 2022, foi registrado saldo de 615.173 empregos, decorrente de 5.820.897 admissões e de 5.205.724 desligamentos (com ajustes até março de 2022). 

Em março/2022, os dados registraram saldo positivo no nível de emprego em quatro dos cinco Grandes Grupamentos de Atividades Econômicas. A construção civil aparece em segundo lugar na geração de novas vagas com 25.059 postos, ficando atrás apenas do setor de serviços com 111.513 postos.  

números da construção civil

 

Contribuição da construção civil para o PIB brasileiro 

A construção civil é um dos principais setores da economia brasileira. Seja pela geração de empregos, pela movimentação da indústria ou pelos investimentos nas empresas, a área é de extrema importância no crescimento do país.  

Só em 2021, o PIB da construção civil cresceu mais de 9%, o maior salto dos últimos dez anos. Além disso, 7% do PIB brasileiro vem dos empreendimentos do setor. Este é um desempenho que mostra uma recuperação na área, que sofreu muito com a pandemia e o aumento dos custos industriais.  

De acordo com a Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, a construção civil é responsável por 10% de todos os postos de trabalho do país. Somado a isso, temos o fato de que, nos últimos três anos, o setor gerou mais 350 mil empregos, sendo 245 mil só em 2021.  

Mas o que faz da construção civil um braço tão forte na economia do país? A indústria movimenta toda uma cadeia de suprimentos para executar todas as etapas dos seus serviços. Segundo a Abrainc, mais de 60 atividades econômicas da indústria nacional têm algum tipo de relação com a construção civil.  

Os valores investidos nesta indústria retornam rapidamente em empregos, impostos e renda. Tudo isso gera um grande impacto no PIB do país.  

 

Geração de emprego na construção civil através de micro e pequenas empresas 

MPEs e construção civil

Engana-se quem pensa que a construção civil é movida apenas por grandes empresas e corporações. De acordo com o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, a construção de edifícios está em primeiro lugar no ranking das MPEs (micro e pequenas empresas) que mais contrataram em 2021.  

Foram 93.439 postos de trabalho desta atividade. O segundo lugar, que foi restaurantes e similares, gerou quase 40% a menos: 57.511 vagas. 

É importante ressaltar que as micro e pequenas empresas possuem um papel importante na economia do país, independentemente do setor.  

Só para se ter uma ideia, no primeiro ano da pandemia, o Brasil teve um saldo total negativo de -191.455 contratações. O número não foi pior porque as micro e pequenas empresas apresentaram um saldo positivo de mais de 56 mil empregos.  

 

Perspectivas para 2022 

Com a sequência de resultados positivos que vêm se apresentando no cenário nacional, a indústria da construção civil decidiu elevar a previsão de crescimento do setor de 2% para 2,5%. A inflação e a alta dos juros não parecem frear o setor.  

Segundo a CBIC, se o crescimento for confirmado, o desempenho marcará o segundo ano consecutivo de resultados positivos para a construção civil. Algo que não acontecia desde 2013.   

 

Você já conhece o CV?    

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.     

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!      

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.    

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV!   

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração