O que é processo digital e como evoluir sua incorporadora com ele? 

Nunca imaginamos onde chegaríamos com a tecnologia. Hoje, os fluxos de trabalho são cada vez menos físicos, as rotinas contam com dispositivos a todo momento e o mercado precisa de virtualidade para se manter presente. Mas, afinal, dentre tantas características e particularidades, o que é processo digital e como ele afeta sua empresa? 

É isso que pretendo te ensinar neste texto. Basta continuar até o fim! 

Sumário

O que é um processo digital?

Processo digital é um termo conhecido no mundo judiciário como a gestão de procedimentos judiciais através de softwares, ou seja, de forma digitalizada. Mas não é exatamente dele que falarei hoje.  

Imagem do guia da qualificação de leads
o que é processo digital: imagem de uma mulher sorrindo, segurando um celular e usando fone de ouvido.

O processo digital ao qual me refiro é aquele que conseguimos realizar via internet ou dispositivo em qualquer mercado. Esse é o processo moderno, que aplica ferramentas virtuais e digitais em busca de resultados cada vez mais otimizados.  

Processos digitais no mercado imobiliário

No setor de imóveis, a digitalização já se apresenta forte e persistente, e o próprio mercado já percebeu a importância dela. Segundo pesquisa da AECweb, as empresas da construção civil enxergam a transformação digital como auxiliar no aumento da produtividade (26%), automação de processos (22%) e redução de custos (21%).  

Os processos digitais diminuem o esforço enquanto aumentam a entrega, o que é essencial para mercados com ciclos de produção longos como o imobiliário. Dentre as muitas formas como os processos digitais se manifestam no setor, destacam-se: 

  • Assinaturas eletrônicas e digitais 
  • Mapas de disponibilidade virtual 
  • E-mail marketing 
  • Presença nas redes sociais 
  • Portais do cliente  
  • Vendas pelo metaverso 
  • Uso de realidade virtual 

Etapas do processo digital no setor de imóveis 

Muito além de saber o que é processo comercial, é necessário compreender suas etapas. Aqui, quero falar sobre como elas se manifestam dentro do setor de imóveis, especificamente. Claramente, nem todos os processos digitais são implementados da mesma forma, mas o mercado imobiliário segue um padrão já muito conhecido: 

  • Pré-venda 
  • Venda 
  • Pós-venda 

Entenda a digitalização em cada uma dessas etapas.  

O que é processo digital para a pré-venda?

A pré-venda é a etapa que antecede a venda. É composta pelos esforços em marketing, captação e qualificação de leads, além do acompanhamento do funil de vendas. Quanto a processos digitais, alguns são bastante comuns durante a pré-venda. São eles: 

  • automação de marketing; 
  • funil de vendas virtual; 
  • uso de chatbots e assistentes virtuais; 
  • captação de leads via site e rede social. 

O que é processo digital para a venda? 

Já a negociação é a parte mais sensível de um processo comercial imobiliário. Além do mais, é comum que poucos reconheçam sua capacidade de digitalização, entendendo a venda como uma tarefa tradicional e pouco propensa à inovação. Mas é aí que está o erro: a venda também pode ser digital! Saiba como: 

  • assinatura eletrônica de contratos; 
  • uso de mapas de disponibilidade online; 
  • uso de CRMs e plataformas de venda; 
  • uso de portais imobiliários; 
  • repasse de comissões digital; 
  • vendas via metaverso.  

O que é processo digital para a pós-venda?

Por fim, chegamos à pós-venda, o último e infindável passo num processo comercial. Como se sabe, a pós-venda nunca termina: o relacionamento com seu cliente deve ser mantido e alimentado para gerar fidelização, experiência e indicação. Para tanto, é normal que existam artifícios digitais que possibilitam um melhor acompanhamento do cliente, como: 

  • Portais do cliente 
  • Agendamentos online 
  • Murais de comunicado 
  • Pesquisas de satisfação online 
  • Follow up  

A transformação digital faz bem ao mercado imobiliário?

o que é processo digital: close nas mãos de um grupo de pessoas segurando celulares.

O medo de que as máquinas substituam a mão de obra humana ou determinem negativamente a trajetória que o mercado seguirá dali em diante não é exclusivo do setor de imóveis. No entanto, é sim um grande marcador do segmento, conhecido por ser tradicional.  

A verdade é uma só: a transformação digital só tem a agregar. Sabendo aplicá-la com responsabilidade, as chances são de que ela aumente exponencialmente a velocidade de vendas e, ao invés de substituir o fator humano, trabalhe para ele.  

Existem algumas iniciativas em transformação digital que já são verdadeiros cases de sucesso no mercado imobiliário. Conheça algumas delas:  

BÔNUS: Dicas para digitalizar sua incorporadora

De nada adianta falar de teoria se não partirmos para a prática. Afinal, o que você realmente quer é saber: o que é processo digital e como ele pode impactar positivamente minha empresa? 

Infográfico sobre experiencia do cliente

É isso que me proponho a responder a partir de agora.  

1. Treine seus times da pré à pós-venda 

Transformar digitalmente uma incorporadora é, mais que tudo, um estado de espírito. Você deve se comprometer diariamente com o processo e isso significa engajar seus times, uma vez que, sem a iniciativa humana, não existe digitalização.  

2. Contrate ou adote ferramentas de gestão

Opção não falta: você pode contratar um CRM, um sistema de gestão de tempo, um pacote de ferramentas Google ou outra forma de automatizar seu processo. O que você não pode é não usar ferramenta alguma. A digitalização deve começar por algum lugar! 

3. Metrifique seu desempenho pré e pós-digitalização

O que é processo digital senão uma forma de simplificar sua gestão? Para garantir que isso esteja mesmo acontecendo, metrifique resultados, crie relatórios. Faça o possível para entender qual foi o ponto de virada na sua empresa e, com o tempo, implementar ainda mais seus processos digitais. 

4. Não esqueça o que importa: humanidade 

Não é porque seus e-mails agora serão disparados automaticamente, por exemplo, que eles precisam ter o conteúdo “robotizado”, pouco humano. Manter a humanidade durante o processo de digitalização é o segredo que o faz dar certo. Portanto, capriche no conteúdo de suas comunicações e na humanização de sua marca.  

5. Entenda: vender imóvel não é vender roupa

É incomum que alguém tome a decisão precipitada de comprar um imóvel. A casa própria geralmente é um sonho muito bem pensado, planejado e articulado. Só então é colocado em prática.  

Por isso, não espere que a digitalização traga pessoas do dia para a noite na busca por um imóvel. O que ela faz, na verdade, é aumentar sua performance digital, trazer mais leads qualificados para sua base comercial e, assim, gerar mais conversões.  

FAQ: perguntas frequentes sobre o tema

O que é processo digital no mercado imobiliário?

Para o setor de imóveis, processo digital é a nova forma como conduzimos a jornada comercial (pré-venda, venda e pós-venda). Isso significa modernizar algumas tarefas, automatizar outras e, assim, digitalizar seu fluxo de trabalho.  

 Quais são as etapas de um processo digital? 


No mercado imobiliário, as etapas são as mesmas de um processo comum: pré-venda, venda e pós-venda. O que muda é a forma como conduzimos essas etapas através de tecnologias aplicadas ao setor.  

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