Nunca imaginamos onde chegaríamos com a tecnologia. Hoje, os fluxos de trabalho são cada vez menos físicos, as rotinas contam com dispositivos a todo momento e o mercado precisa de virtualidade para se manter presente. Mas, afinal, dentre tantas características e particularidades, o que é processo digital e como ele afeta sua empresa?
É isso que pretendo te ensinar neste texto. Basta continuar até o fim!
Sumário
O que é um processo digital?
Processo digital é um termo conhecido no mundo judiciário como a gestão de procedimentos judiciais através de softwares, ou seja, de forma digitalizada. Mas não é exatamente dele que falarei hoje.
O processo digital ao qual me refiro é aquele que conseguimos realizar via internet ou dispositivo em qualquer mercado. Esse é o processo moderno, que aplica ferramentas virtuais e digitais em busca de resultados cada vez mais otimizados.
Processos digitais no mercado imobiliário
No setor de imóveis, a digitalização já se apresenta forte e persistente, e o próprio mercado já percebeu a importância dela. Segundo pesquisa da AECweb, as empresas da construção civil enxergam a transformação digital como auxiliar no aumento da produtividade (26%), automação de processos (22%) e redução de custos (21%).
Os processos digitais diminuem o esforço enquanto aumentam a entrega, o que é essencial para mercados com ciclos de produção longos como o imobiliário. Dentre as muitas formas como os processos digitais se manifestam no setor, destacam-se:
- Assinaturas eletrônicas e digitais
- Mapas de disponibilidade virtual
- E-mail marketing
- Presença nas redes sociais
- Portais do cliente
- Vendas pelo metaverso
- Uso de realidade virtual
Etapas do processo digital no setor de imóveis
Muito além de saber o que é processo comercial, é necessário compreender suas etapas. Aqui, quero falar sobre como elas se manifestam dentro do setor de imóveis, especificamente. Claramente, nem todos os processos digitais são implementados da mesma forma, mas o mercado imobiliário segue um padrão já muito conhecido:
- Pré-venda
- Venda
- Pós-venda
Entenda a digitalização em cada uma dessas etapas.
O que é processo digital para a pré-venda?
A pré-venda é a etapa que antecede a venda. É composta pelos esforços em marketing, captação e qualificação de leads, além do acompanhamento do funil de vendas. Quanto a processos digitais, alguns são bastante comuns durante a pré-venda. São eles:
- automação de marketing;
- funil de vendas virtual;
- uso de chatbots e assistentes virtuais;
- captação de leads via site e rede social.
O que é processo digital para a venda?
Já a negociação é a parte mais sensível de um processo comercial imobiliário. Além do mais, é comum que poucos reconheçam sua capacidade de digitalização, entendendo a venda como uma tarefa tradicional e pouco propensa à inovação. Mas é aí que está o erro: a venda também pode ser digital! Saiba como:
- assinatura eletrônica de contratos;
- uso de mapas de disponibilidade online;
- uso de CRMs e plataformas de venda;
- uso de portais imobiliários;
- repasse de comissões digital;
- vendas via metaverso.
O que é processo digital para a pós-venda?
Por fim, chegamos à pós-venda, o último e infindável passo num processo comercial. Como se sabe, a pós-venda nunca termina: o relacionamento com seu cliente deve ser mantido e alimentado para gerar fidelização, experiência e indicação. Para tanto, é normal que existam artifícios digitais que possibilitam um melhor acompanhamento do cliente, como:
- Portais do cliente
- Agendamentos online
- Murais de comunicado
- Pesquisas de satisfação online
- Follow up
A transformação digital faz bem ao mercado imobiliário?
O medo de que as máquinas substituam a mão de obra humana ou determinem negativamente a trajetória que o mercado seguirá dali em diante não é exclusivo do setor de imóveis. No entanto, é sim um grande marcador do segmento, conhecido por ser tradicional.
A verdade é uma só: a transformação digital só tem a agregar. Sabendo aplicá-la com responsabilidade, as chances são de que ela aumente exponencialmente a velocidade de vendas e, ao invés de substituir o fator humano, trabalhe para ele.
Existem algumas iniciativas em transformação digital que já são verdadeiros cases de sucesso no mercado imobiliário. Conheça algumas delas:
BÔNUS: Dicas para digitalizar sua incorporadora
De nada adianta falar de teoria se não partirmos para a prática. Afinal, o que você realmente quer é saber: o que é processo digital e como ele pode impactar positivamente minha empresa?
É isso que me proponho a responder a partir de agora.
1. Treine seus times da pré à pós-venda
Transformar digitalmente uma incorporadora é, mais que tudo, um estado de espírito. Você deve se comprometer diariamente com o processo e isso significa engajar seus times, uma vez que, sem a iniciativa humana, não existe digitalização.
2. Contrate ou adote ferramentas de gestão
Opção não falta: você pode contratar um CRM, um sistema de gestão de tempo, um pacote de ferramentas Google ou outra forma de automatizar seu processo. O que você não pode é não usar ferramenta alguma. A digitalização deve começar por algum lugar!
3. Metrifique seu desempenho pré e pós-digitalização
O que é processo digital senão uma forma de simplificar sua gestão? Para garantir que isso esteja mesmo acontecendo, metrifique resultados, crie relatórios. Faça o possível para entender qual foi o ponto de virada na sua empresa e, com o tempo, implementar ainda mais seus processos digitais.
4. Não esqueça o que importa: humanidade
Não é porque seus e-mails agora serão disparados automaticamente, por exemplo, que eles precisam ter o conteúdo “robotizado”, pouco humano. Manter a humanidade durante o processo de digitalização é o segredo que o faz dar certo. Portanto, capriche no conteúdo de suas comunicações e na humanização de sua marca.
5. Entenda: vender imóvel não é vender roupa
É incomum que alguém tome a decisão precipitada de comprar um imóvel. A casa própria geralmente é um sonho muito bem pensado, planejado e articulado. Só então é colocado em prática.
Por isso, não espere que a digitalização traga pessoas do dia para a noite na busca por um imóvel. O que ela faz, na verdade, é aumentar sua performance digital, trazer mais leads qualificados para sua base comercial e, assim, gerar mais conversões.
FAQ: perguntas frequentes sobre o tema
Para o setor de imóveis, processo digital é a nova forma como conduzimos a jornada comercial (pré-venda, venda e pós-venda). Isso significa modernizar algumas tarefas, automatizar outras e, assim, digitalizar seu fluxo de trabalho.
No mercado imobiliário, as etapas são as mesmas de um processo comum: pré-venda, venda e pós-venda. O que muda é a forma como conduzimos essas etapas através de tecnologias aplicadas ao setor.
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário do lead ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 650 incorporadoras clientes e 110 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda.