Conheça as tecnologias aplicadas ao mercado imobiliário!

Estar antenado ao que há de novo é importante em todo setor. Através da aplicação de novas tecnologias, é possível criarmos um crescimento mais coeso com facilidade e sucesso. Para isso, as tecnologias aplicadas ao mercado imobiliário chegam com o objetivo de revolucionar nossa gestão empresarial.

Não muito diferente de outros setores, a construção civil também exige renovações. A tecnologia, por sua vez, pode ser um grande auxiliar de processos, garantindo a escalabilidade de um negócio imobiliário. Portanto, é importante conhecermos as formas como ela se apresenta no mercado e as possibilidades que permite para nós.

No artigo de hoje, falaremos sobre as tecnologias aplicadas ao mercado imobiliário. Quem são elas e como se desenvolvem no setor? Tudo isso e muito mais você confere agora, no Blog do CV!

Atendimento Virtual

Imagem do guia da qualificação de leads

Iniciamos a lista de hoje falando sobre uma realidade que já se mostra comum dentro do setor imobiliário: o atendimento virtual. 

Apesar de relativamente tradicional, o mercado imobiliário já começa a fazer uso das tecnologias de telefonia e comunicação para otimizar processos. Dessa forma, o atendimento virtual se coloca como uma forma de agilizar a comunicação com os leads e garantir uma menor taxa de espera.

Empresas de outros segmentos, como a Viveo, notaram uma redução de 4 dias para apenas 30 segundos (Revista Exame). Assim, é possível compreendermos que existe uma base sólida de benefícios por trás da tecnologia. E, da mesma forma que acontece em outros setores, a realidade pode ser facilmente traduzida para o mercado imobiliário.

 

Building Information Modeling

Mais conhecido como BIM, a Modelagem de Informação da Construção é uma metodologia que representa os aspectos funcionais e físicos de projetos de construção. Sendo assim, o BIM é uma representação avançada de futuros empreendimentos.

O BIM trabalha com a modelagem em 3 dimensões, possuindo altura, comprimento e profundidade. Dessa forma, você pode analisar cada aspecto do projeto como se estivesse no canteiro de obras.

Além disso, o BIM supera os limites da mera representação visual e também traz dados e métricas importantes sobre o processo de construção. Com isso, as possibilidades de retrabalho são muito menores e a perda de informação quase não existe.

Finalmente, a modelagem de informação também permite atualização de informações em tempo real, total interação entre colaboradores e uma visualização de fácil entendimento.

QR Codes

O uso de QR Codes no mercado imobiliário está diretamente ligado à experiência do cliente. Nossos consumidores estão mais exigentes que nunca, e buscam conforto e acessibilidade a todo momento.

Para tanto, os QR Codes se inserem no mercado como uma forma de agilizar o acesso a informações, anúncios e contratos, especialmente por parte do público. A tecnologia de geração de códigos cria um link automático que pode ser acessado através do simples ato de apontar a câmera do smartphone para ele.

No setor imobiliário, o principal uso dos QR Codes é o marketing. Ou seja, corretores, incorporadoras e construtoras podem facilmente criar uma campanha, emitir gratuitamente o QR Code referente a ela através de aplicativos e expor nas ruas, em cartões e sites o quadro que direciona o público ao anúncio de preferência.

Além disso, o QR Code também pode ser usado para acessar landing pages, playlists, sites, termos, contratos e muito mais! Você pode utilizar a criatividade e apostar no QR Code para os mais diferentes usos.

Sites responsivos

Sua incorporadora possui um site responsivo?

Sites responsivos são aqueles que se adequam a diferentes telas. Assim, eles podem ser visualizados via computador, celular, tablet e muitos outros.

Embora muitas empresas do mercado imobiliário possuam site, nem todas estão atentas à responsividade deles. Ainda assim, o conceito vem crescendo e tomando mais relevância, e muitas organizações vêm apostando na estratégia como forma de captar e reter mais leads.

Um site responsivo permite à sua empresa a possibilidade de ser bem vista em qualquer dispositivo. Num país como o Brasil, no qual o celular é o principal veículo de acesso à internet, somando mais de 98% de acessos (Agência Brasil), é extremamente importante levar em consideração a responsividade de um site imobiliário.

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Assinatura eletrônica

Outra grande tendência quando tratamos de tecnologias aplicadas ao mercado imobiliário é o uso das assinaturas eletrônicas. Conhecida nos mais diferentes setores, esse modelo tecnológico de assinatura e rubrica tem diminuído drasticamente o tempo para fechamento de contratos dentro e fora da construção civil.

assinatura eletrônica é uma metodologia de assinatura elaborada através de criptografia para garantir a segurança de dados. Por meio de documentos e contratos digitalizados, a assinatura eletrônica pode ser inserida em qualquer dispositivo móvel, oferecendo uma agilidade de assinatura nunca vista no setor.

Isso representa menos burocracias e o fim das grandes papeladas. Qualquer pessoa pode assinar seu contrato sem sair de casa e com poucos cliques. E o melhor: a assinatura eletrônica possui completa validade jurídica.

Tours virtuais

Quantas vezes os seus corretores precisam realizar grandes deslocamentos para realizar uma visita a determinado empreendimento? Nós sabemos que não são poucas. Afinal de contas, não existe outra coisa a se fazer, não é mesmo?

Bem, a verdade é que existe sim. Hoje, os tours virtuais são uma realidade mais que bem-vinda dentro do mercado imobiliário, e é por isso que se destacam como uma das grandes tecnologias aplicadas ao setor.

Através delas, um potencial cliente consegue verificar os empreendimentos que deseja conhecer sem a necessidade de marcar horários ou se locomover. Claro que ele pode querer conhecer o local pessoalmente, mas a quantidade de visitas necessárias para o fechamento da compra certamente será muito menor.

Contratos digitais

Os contratos digitais são nada além de um complemento para o que falamos em “Assinatura Eletrônica”. Eles podem ser visualizados com muita praticidade em diferentes telas, e garantem uma diminuição expressiva de gastos com papeis, motoboys (uma das formas mais comuns de enviar documentos para assinatura) e reimpressões.

Redes sociais

As redes sociais já não são novidade, mas ainda são tecnologias aplicadas ao mercado imobiliário que podem trazer os mais diversos frutos positivos. Elas correspondem a uma parcela grande da divulgação de incorporadoras, loteadoras e outras empresas do setor, além de funcionarem como canais primários de atendimento e até mesmo venda.

Muitas são as redes sociais nas quais sua empresa pode apostar: LinkedIn, Instagram, Facebook, as possibilidades são grandes. O que você precisa saber é quais são as melhores redes para sua incorporadora e como utilizá-las da melhor forma possível.

Ferramentas de gestão

As ferramentas de gestão estão presentes a mais tempo do que costumamos imaginar. O Rolodex, por exemplo, foi o método de armazenamento de dados que deu origem ao que hoje conhecemos como CRM. Através de cartões simples, a ferramenta mantinha os principais dados de todo potencial cliente.

Atualmente, o CRM faz muito mais que apenas armazenar dados, e por isso desponta no setor como uma das maiores tecnologias aplicadas ao mercado imobiliário. Com ele, além de captar informações de novos leads, você pode:

  • Automatizar tarefas
  • Personalizar workflows
  • Acompanhar o funil de vendas
  • Integrar com diferentes plataformas
  • Metrificar dados

Não coincidentemente, o CRM vem se tornando o queridinho da construção. É ele que permite um gerenciamento total do processo de venda e, quando bem utilizado, a escalabilidade do seu negócio. Ou seja, o CRM te permite criar uma verdadeira máquina de vendas.

O CV – Construtor de Vendas é o melhor exemplo de plataforma para o setor. Conhecido por ser a plataforma de gestão comercial mais completa do mercado, o CV abarca cinco soluções intuitivas que te possibilitam administrar do pré ao pós-venda com muito mais simplicidade e fluidez.

Conclusão

Deu para perceber que o que não falta no mercado imobiliário é tecnologia, não é mesmo? Pois é, a verdade é que, mesmo tradicional, o setor não deixa a desejar quando o assunto é reinvenção através das novas tecnologias. E, por isso mesmo, cada uma delas deve ser compreendida em sua base e ter seus benefícios analisados.

Dessa forma, você pode descobrir o que é melhor para sua empresa e, assim, aplicar as melhores soluções possíveis dentro dela.

E então, curtiu o artigo de hoje? Não deixe de compartilhar com seus amigos e colaboradores!

Você já conhece o CV?

Este conteúdo é oferecido para você pelo Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama total da sua empresa na tela do computador.

Além disso, contamos com um Portal do Cliente whitelabel e cem por cento amigável para que sua empresa não tenha medo de mostrar a cara no mercado!

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização agilidade na gestão de vendas de sua equipe. Quer conhecer mais? Acesse o site do CV!

Para saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV!

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração