Fundação indireta: Qual a importância de conhecer esse processo?

A fundação indireta é uma ação fundamental para a estruturação de um empreendimento. 

Sabe-se que o processo de construção de grandes estruturas requer um estudo, planejamentos e execução extremamente preciso. Isso porque, qualquer cálculo ou equívoco na fundação pode causar danos a curto, médio e longo prazo. 

Assim, para evitar que o tempo e materiais sejam desperdiçados e que o orçamento precise ser modificado, é necessário conhecer as formas principais de desenvolver uma estrutura sólida a partir do solo. Portanto, conhecer as diferenças entre a fundação indireta e direta impulsiona a assertividade na escolha dessa ação. 

Pensando nisso, irei abordar nesse artigo o que é a fundação indireta, suas principais formas de aplicação e diferenças entre essa e a fundação direta. E então vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

Fundação Indireta: O que é?

Fundação Indireta: imagem de uma estrutura de obra.

A construção civil possui diversas formas de estruturar um empreendimento e organizar as obras. Os métodos e aplicações acabam sendo adaptados de acordo com o projeto, necessidades e funcionalidade

Como as fundações são essenciais para o desenvolvimento das obras, é fundamental conhecer os tipos existentes. Pode-se dividir em duas principais formas de estruturar esse processo, direta ou indireta.  

Mas, o que é fundação indireta? É um tipo de estrutura que se aplica em camadas de solos superficiais que não suportariam uma construção sem uma projeção estrutural específica e precisam de um trabalho maior para que a estabilidade e segurança da obra sejam garantidas. 

As fundações indiretas dependem de elementos para fornecer uma estrutura de alta qualidade e, é claro, segura. Entretanto, dependem de análises e estudos geotécnicos que determinarão quais aplicações se adequam às necessidades de estabilidade e transferência de cargas dispostas no solo. 

A diferença entre Fundação Direta e Indireta

O papel das fundações, sejam essas diretas ou indiretas, é disponibilizar estabilidade e transferência de cargas da estrutura para o solo. Apesar de exercerem basicamente a mesma função, existem diferenças entre as ações, então, qual a diferença entre fundação direta e indireta

A diferença principal está na forma como cada uma transmite as cargas para o solo e nas camadas desse que são utilizadas para fornecer suporte à construção. Especificando o funcionamento, em uma fundação direta se tem: 

  • Transmissão de cargas diretamente para as camadas superficiais do solo 
  • As camadas superficiais do solo detêm a capacidade de suportar as cargas estruturais e pós-construção
  • São comumente feitas com sapatas isoladas, corridas ou lajes de fundo

Em comparação com essas, as fundações indiretas seguem as regras de: 

  • As transferências de cargas estruturais são feitas para as camadas mais profundas do solo, já que as superficiais não são resistentes o suficiente. 
  • As estruturas são utilizadas quando a superficialidade do solo não é suficiente para suportar as cargas e precisa-se alcançar as camadas mais resistentes 
  • São feitas sob estacas, tubulões, blocos de concreto armado e muitas outras. 

Especificidade das Fundações Diretas e Indiretas

Fundação Indireta: imagem de um canteiro de obras. Em destaque as pernas de alguns dos trabalhadores trabalhando na obra.

Como você já pode observar as principais características de cada conceito, poderá aprofundar os conhecimentos sobre outras especificidades. Por isso, é importante saber qual a diferença entre fundação direta e indireta no campo de suporte e condições geotécnicas

Quando se trata de mecanismos de suporte, a fundação direta acaba dependendo diretamente do suporte ofertado pelas camadas superficiais do solo. Assim, a aplicação desses suportes estruturais é recomendada à solos com capacidade máxima de suporte em sua superfície. 

Já as fundações indiretas utilizam elementos estruturais que permitem a transmissão de cargas para camadas mais profundas e com maior capacidade de suporte do que a superfície do solo. Em relação à aplicação as fundações dependem do solo, por isso as condições geotécnicas devem ser previamente analisadas. 

Solo mais sensíveis e com capacidade expansiva e manuseio simples acabam pedindo uma fundação indireta para suportar a construção. Em compensação os solos argilosos e granulares possuem uma camada superficial de alto suporte, e aderem as fundações diretas. 

Fundações indiretas ou profundas?

Os termos se referem à um mesmo conceito, portanto, não existem diferenças entre as fundações indiretas ou profundas. Utilizar tanto uma quanto a outra não interfere no significado e ação no ambiente de construção. 

Assim, a aplicação das fundações indiretas ou profundas é feita com base nas características do solo analisadas antes de iniciar o processo de perfuração do solo.  

Tipos de Fundações Indiretas

Fundação Indireta: imagem de um canteiro de obras.

Agora que tornei a fundação indireta conhecida, é preciso explorar os diferentes tipos de fundações que podem ocorrer com a necessidade de aplicar essa ação. Dessa forma, os construtores poderão avaliar as características e especificidades tanto do solo, quanto das condições do local de construção, para escolher qual fundação irá suprir as características idealizadas desse projeto

Assim, irei apresentar quais tipos de fundações indiretas existem no mercado da construção civil e suas principais funcionalidades. Vamos juntos para mais uma etapa do seu aprendizado? 

Estacas

Essas são elementos alongados, de madeira ou concreto, que podem ser cravados ou perfurados no solo. Esse tipo de fundação indireta é projetado para oferecer o suporte necessário para assegurar a estabilidade da construção. 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Essas estacas podem ser pré-moldadas ou moldadas no local e a instalação pode ser feita através da fixação e penetração das camadas do solo até adquirir a resistência precisa. Ou, serão perfuradas no solo até atingirem a profundidade necessária e oferecerem um suporte adequado para a obra. 

Vale ressaltar que, antes de optar por esse processo de instalação é fundamental que se realize um estudo geotécnico no local. Isso porque a compreensão sobre as condições do solo, profundidade das camadas resistentes e diversos fatores que podem influenciar na projeção e execução das fundações indiretas. 

Tubulões

Diferente das estacas, os tubulões consistem em poços cilíndricos de concreto que serão cravados no solo para obter a estabilidade necessária para a estruturação. Assim como o conceito anterior, possuí duas formas de aplicação no canteiro de obras. 

O primeiro exemplo é o do tubulão a céu aberto, onde um poço é escavado até que atinja uma camada resistente do solo. Então, esse poço é preenchido com concreto, formando uma base em sua fundação, depois é aplicado em solos que a superfície não possuí as adequações necessárias para suportar a estrutura da construção

O segundo tipo de fundação indireta de tubulão é o de ar comprimido que se assemelha ao primeiro, entretanto utilizado apenas no local escavado que contenha água. Nesse processo o cilindro hermético é colocado sobre o poço, permitindo a escavação em locais de lençóis freáticos próximos à superfície, o ar comprimido permite a escavação sem que haja entrada de água no poço e por fim é colocado o concreto para fixar a fundação indireta criada. 

Radier

Outro tipo de fundação indireta é o radier, que consiste em construir uma laje de concreto armado que estará distribuindo, uniformemente, as cargas da estrutura sobre o solo. Quando comparado aos outros processos, esse não possuí tanta profundidade e é geralmente aplicado em solos que detêm a capacidade necessária para a construção na camada superficial do local. 

Para aplicar o radier, o solo deverá estar previamente preparado, livre de matérias orgânicas e com a profundidade necessária já escavada. Após isso, são colocadas armaduras de aço, que reforçam esse sistema, o concreto é despejado sobre essas formando uma laje, e, após secar estará pronto para receber as estruturas da construção. 

Além disso, esse tipo de fundação indireta pode ser uma opção para orçamentos menores, visto que, por não precisar perfurar o solo de forma profunda acaba sendo mais econômico. Porém, vale lembrar que estudar a localização é fundamental para saber se o solo será favorável para o radier ou precisará de outro tipo de projeto. 

Blocos 

Esse tipo de fundação indireta se organiza através de elementos de concreto que são armados e projetados para transferir cargas as para camadas do solo que abrigará uma construção. Os blocos de fundação são utilizados sobre as estacas finalizadas para oferecer estabilidade na base da superestrutura

Esses podem possuir o formato retangular ou quadrado e deterem a base de concreto, alvenaria ou pré-molde. Os blocos têm como função distribuir as cargas da construção para as estacas posicionadas e, consequentemente, para as profundezas do solo

Os blocos de fundação são associados às estacas, entretanto, também são utilizados em fundações rasas como apoio direto sobre o solo. O fator que determina sua forma de utilização é feito através da consideração do suporte do solo, características geotécnicas, orçamentárias e, é claro, de segurança da construção

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração.

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração