LISTA: 13 temas atuais para inovar no seu blog imobiliário

Foi-se o dia em que vender era uma atividade pontual. Seu cliente pedia e você entregava, finalizando o curto ciclo comercial. Hoje, vender é uma estratégia longa que nada tem de pontual. É, na verdade, um caminho extenso que necessita de bases para ser realizado da melhor forma possível. Uma dessas bases pode ser a produção de conteúdo para seu blog imobiliário. 

Produzir conteúdo é uma estratégia que alimenta aquilo que conhecemos como “Funil de Vendas”. O funil é o conceito que define a trajetória de leads do primeiro contato com sua incorporadora ou urbanizadora até a compra. 

Ou seja, a produção de conteúdo é uma das muitas formas de condução do potencial cliente pela jornada de compra. Contudo, não é apenas esse o benefício da prática. Ela também gera autoridade no mercado e tráfego orgânico para suas páginas, o que causa prospecção de novos clientes e diminuição do tempo da venda. 

No artigo de hoje, o CV CRM traz para você 13 ideias de conteúdo para inovar no seu blog imobiliário e garantir o fluxo de visitantes na sua página. Vamos lá? 

 Sumário do texto:

Casa própria x Aluguel 

Blog imobiliário: bonecos de madeira ao lado de blocos com a palavra "home"

Está aí um assunto que dá o que falar! 

Não é novidade que a configuração de moradia define bastante como um núcleo familiar se comporta. Morar de aluguel por vezes pode ser estressante e menos estabilizador do que, por exemplo, comprar uma casa própria.  

Embora pareça mais rentável a curto prazo, alugar um imóvel está pesando cada vez mais no bolso do brasileiro. Segundo a Revista Exame, os preços do aluguel residencial em São Paulo e Rio de Janeiro voltaram a subir em 2021 após um ano de forte retração.  

Se por um lado os dados indicam a estabilização do mercado imobiliário pós-pandêmico, por outro também refletem um investimento expressivo para famílias que vivem de aluguel.  

Por isso, falar sobre as diferenças fundamentais entre aluguel e casa própria chama muito a atenção daquele que está buscando novas possibilidades de moradia. Seu blog pode abordar os benefícios e desafios de cada modalidade, as melhores regiões do país para viver de aluguel e casa própria e muito mais! 

Primeiro imóvel 

Absolutamente ninguém se esquece do primeiro imóvel. Nem das boas sensações, como abrir a porta pela primeira vez, nem das sensações ruins, como a primeira infiltração. E, lógico, o cliente quer se sentir ajudado quando o assunto é primeiro imóvel. 

Para isso, seu blog pode ser um verdadeiro amigo, abordando suas principais preocupações relacionadas ao primeiro imóvel. Esse conteúdo pode servir até para seus novos clientes, que poderão encontrar apoio dentro da sua página num momento delicado.  

São muitas as coisas a tratar quando falamos do primeiro imóvel. Portanto, separei uma pequena lista com bons assuntos dentro da temática. Veja: 

  • Documentos necessários para comprar o primeiro imóvel 
  • O que você deve checar durante a visita ao seu primeiro imóvel 
  • O que fazer quando seu imóvel tem algum problema? 
  • Guia de sobrevivência: o que saber antes de comprar seu primeiro imóvel 

Indicadores imobiliários

Blog imobiliário: gráfico com setas e uma lupa

Indicador imobiliário parece assunto de gente grande, mas a verdade é que seu cliente pode e deve estar ciente sobre eles. Ele precisa estar pronto para a compra, e um bom entendimento sobre o assunto pode ajudar muito na hora de fechar negócio.  

E outra: indicador imobiliário não precisa ser um assunto difícil. Existem formas de aprender o suficiente para entender quais são suas oportunidades de compra.  

Sabendo disso, traga a temática nos seus conteúdos de forma simples, direta e agradável. Ensine os principais índices do mercado e o que eles significam para a compra de um imóvel.  

Quer saber quais os melhores indicadores para ensinar ao cliente? Acompanhe nosso artigo sobre o assunto! 

Diferenças entre os tipos de imóvel 

O ditado “tem gosto pra tudo” nunca fez tanto sentido. Há quem prefira as casas espaçosas, arejadas. Mas há também quem opte pelas pequenininhas, aconchegantes. Há quem prefira casa, mas há quem goste mesmo de um apê. Gosto não se discute! 

O que se discute são as possibilidades. O seu cliente quer opção, variedade. E quando você as apresenta a ele, as chances são de que ele chegue ao momento da compra muito mais qualificado e decidido 

Então não hesite, mostre a ele todos os tipos de imóvel que ele pode conseguir. Lofts, geminados, sobrados, kitnets, o que não falta é opção, e com certeza existe uma que caiba no bolso dele.  

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Design e arquitetura 

Design e arquitetura: exemplo de design de interiores de sala de jantar em tons de azul

Decoração é um tema que está em voga na atualidade. Com as mais diversas influências de famosos, produtores de conteúdo e grandes marcas, o público têm voltado sua atenção para técnicas e tendências de decoração, arquitetura e design de interiores.  

Essa é uma boa hora, então, para surfar na onda da moda e dar dicas de decoração àquele cliente que deseja criar um lar mais sofisticado, moderno ou arrojado.  

Não tenha medo de ser criativo na hora de criar seus temas. Você pode falar desde as melhores cores para paredes internas até os mais famosos estilos arquitetônicos do momento. Busque também enfatizar o fato de que, com uma casa própria, o cliente pode se sentir à vontade para customizar como quiser com mais liberdade e propriedade.  

Financiamento x Consórcio 

A dupla dinâmica da venda imobiliária é um assunto que costumeiramente cai na boca do povo. Seja por não entender bem as diferenças entre ambos, seja por não saber qual a melhor opção para seu caso específico, a realidade é que muito se fala sobre financiamento e consórcio.  

Você pode ajudar o cliente a compreender melhor sobre cada uma das práticas? Se sim, o seu blog é o local adequado para fazer isso. Afinal de contas, o ideal é que o cliente tenha alguma ideia de como deseja arcar com as contas de sua compra, não é mesmo? 

Explique as principais diferenças entre os termos. Delimite as condições de compra de cada um, os benefícios e desafios de ambos e, sobretudo, para quem é indicado cada tipo de quitação.  

Taxas de juros e previsões 

2021 foi um ano prolífero para a compra de imóveis. Com taxas nunca antes tão baixas, o setor bateu recordes de índice e vendas, fazendo história na construção civil. Contudo, a história para 2022 se mostra um pouco diferente.  

A taxa SELIC voltou a crescer ao final de 2021, e, para a Exame Invest, as chances são de que o índice permaneça numa crescente até março desse ano. A Abecip também aponta um freio no desenvolvimento do setor e sugere propostas alternativas para lidar com o momento.  

Acompanhe essa e outras tendências do setor em:

Tendências para o segundo semestre de 2022 no mercado imobiliário

Quintas da CBIC | Tendências para o mercado imobiliário

Transformação digital no mercado imobiliário: 6 tendências para 2023 

Ter conhecimento sobre a realidade do setor não é um impeditivo para a compra, muito pelo contrário. O conhecimento é a chave que fará o cliente confiar na transparência da sua empresa e apostar nela para realizar seu sonho.  

Por isso, não tenha medo de divulgar números e informá-lo sobre o cenário atual.  

Segmentos imobiliários

Segmentos imobiliários: casinhas de madeira

Diferentes perfis de clientes pedem diferentes tipos de empreendimento, isso não é segredo. Uma família que procura um imóvel de alto padrão provavelmente atenderá a um apelo comercial diferente daquela que procura uma casa através do projeto CVA.  

Não é coincidência, então, que você precise entender cada um desses perfis e, também, ensiná-los ao seu público. Logicamente, sua empresa pode estar associada a um ou mais segmentos imobiliários, portanto, foque naqueles que são de maior importância para suas vendas. 

Como contratar a incorporadora certa 

Existe uma série de critérios a considerar na contratação de uma imobiliária ou incorporadora. E todos esses critérios devem ser levados em conta por você na hora de conversar com o cliente.  

Dialogar com seu consumidor sobre as principais coisas a ponderar antes de contratar um serviço pode te ajudar a divulgar suas próprias metodologias de abordagem. Além de conscientizar o cliente, você se colocará como um profissional ético e que se importa com o bem estar dele. 

Existem várias possibilidades para conversar com seu cliente sobre o assunto. Dentre elas: 

  • Como saber qual é a imobiliária perfeita para você? 
  • Checklist: o que uma boa incorporadora precisa ter para você 
  • O que você precisa exigir do seu corretor de imóveis antes da compra? 

Opções de turismo e lazer por região 

Nem só de informação densa vive o cliente, não é verdade? 

Nós também gostamos de informações mais descontraídas, que nos sirvam no dia a dia. E, se você trabalha numa região geográfica específica, essa opção de conteúdo pode ser perfeita.  

Falar sobre opções de turismo te ajuda a enriquecer sua região de vendas e dar mais valor aos imóveis localizados nela. Além disso, o consumidor pode se sentir tentado a conhecer suas opções de empreendimento justamente por conta das possibilidades de lazer atreladas a elas.  

Mas, claro, não é preciso se voltar apenas para sua região de atuação. Amplie seus horizontes, fale sobre muitos assuntos, seja inovador.  

Dicas para mudança de imóvel 

Mudança de imóvel: família (marido, esposa e dois filhos) organiza caixas de mudança

Poucas coisas da vida são tão radicais quanto uma mudança de imóveis. As novidades do processo são muitas e as dores de cabeça podem ser mais ainda. Pensando nisso, é importante tratar desses assuntos mais pontuais, que podem ser realidade para seu cliente no futuro, sobretudo se ele comprar com você. 

Você pode falar sobre: 

  • Dicas para planejamento de mudança 
  • O que fazer antes de pensar em se mudar 
  • Como administrar mudança residencial para locais muito distantes 
  • Dicas para se adaptar à sua nova casa após a mudança 
  • Documentos necessários no processo de mudança 

Manutenção residencial 

Cuidar da casa é ainda mais importante que comprá-la. É neste momento que o morador se sentirá verdadeiramente responsável pelo imóvel, mas, ainda mais importante: é aí que ele conseguirá enxergar sua empresa como uma aliada na resolução de problemas.  

Uma das formas de se impor como aliada é justamente através da produção de conteúdo. Dê dicas, ensine, tente simplificar ao máximo a manutenção residencial do seu cliente. Mas, muito além disso, também disponha de bons serviços de pós-venda porque, ao fim do dia, é assim que você estará de fato presente na vida do seu cliente.  

Termos do mercado imobiliário 

Os termos do mercado imobiliário podem ser confusos para quem não está acostumado. Distrato, fiador, arrendamento, rescisão… Quanta palavra difícil para um cliente que não está acostumado com elas!  

Educar o mercado é uma das práticas de marketing que mais beneficiam o setor da construção civil e do mercado imobiliário. Sendo assim, é imprescindível que você mantenha o lead sempre atualizado sobre termos e conceitos que podem ser úteis durante a compra do imóvel.  

Conclusão  

Chegamos ao fim de mais um artigo com a certeza de que a venda não é um processo simples. Ela envolve diferentes técnicas, sem as quais o seu lead não se torna qualificado e apto para a compra. Uma dessas grandes técnicas é a produção de conteúdo para blog, através da qual conseguimos qualificar nossos leads, criar autoridade no setor e gerar tráfego orgânico para o ambiente digital.  

Mas e aí, você curtiu as dicas de hoje? Se sim, compartilhe o texto com outros amigos do setor e interessados pelo assunto! 

Perguntas frequentes sobre o tema:

O que é um blog imobiliário?

Os blogs imobiliários são páginas voltadas para o setor de imóveis. O objetivo dessas páginas é educar o público e gerar conhecimento de valor e, em muitos casos, qualificar o lead para encaminhá-lo à venda.

Qual a diferença entre um blog e um site?

Enquanto os sites são mais gerais, voltados para a apresentação e venda de um produto ou serviço, o blog propõe a criação de conteúdo. Diferentemente dos sites, os blogs possuem grande extensão de texto e são altamente persuasivos.

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Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 550 incorporadoras clientes e 100 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.    

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