Tendências para o segundo semestre de 2022 no mercado imobiliário

A expectativa para o mercado imobiliário, neste segundo semestre de 2022, segue boa, com uma valorização moderada, ou seja, menor do que em 2021, mas positiva.

Haverá lançamentos novos, principalmente para atender as mais diversas exigências do público atual.

Entre as novidades estão apartamentos de alto padrão sendo entregues em mais regiões do Brasil. Saiba mais sobre o assunto lendo este texto de hoje!

 

Mercado Imobiliário em 2022 

tendência mercado imobiliário

Por conta da pandemia, a Guerra da Rússia na Ucrânia e todo o impacto econômico no mundo, as pessoas passaram a ficar mais cautelosas em relação aos gastos.

Atualmente os inquilinos estão mais exigentes, principalmente por conta da nova forma de trabalho para muitas pessoas, o home office, que chegou para ficar.

Apesar de toda a cautela, um mercado mais “tímido” em relação aos anos anteriores, a previsão é de ainda ter bons lançamentos no mercado imobiliário, neste segundo semestre de 2022.

Muitas pessoas também estão investindo mais na compra de imóveis, até mais do que em aplicações do mercado financeiro, sendo um excelente investimento para o presente e futuro.

Este segundo semestre do ano vai ser o momento de analisar como realmente está o mercado imobiliário, no meio de tantas incertezas em relação à economia, sendo possível prever melhor como será em 2023 e 2024.

Este é um momento, então, de lançamentos com experimentações, justamente pela mudança de vida e comportamento das pessoas.

Atualmente há mais inquilinos desejando ambientes maiores, tranquilos e que possam alinhar o ambiente familiar com a rotina de trabalho home office.

Contudo o mercado imobiliário segue com cautela, principalmente pela guerra na europa, a pandemia ainda em curso, a crise de insumos e os preços elevados na área da construção civil.

 

Tendências para o segundo semestre de 2022 no mercado imobiliário 

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As tendências e os novos lançamentos no mercado imobiliário dizem respeito principalmente a imóveis de médio e alto padrão.

A classe média tem investido bastante em imóveis, mais do que em aplicações do mercado financeiro.

As tendências para o segundo semestre de 2022 se baseiam principalmente na nova forma de vida e comportamento das pessoas.

Por conta de todos os fatores que já mencionamos no tópico anterior, como a pandemia, guerra e outros, as pessoas estão mais exigentes tanto para alugar como para comprar um imóvel.

Dentre os principais fatores que influenciam nas mudanças e novidades do mercado imobiliário, podemos citar:

  • Home office e a necessidade de melhorar a relação trabalho e casa;
  • Localização mais próxima de parques e mais estabelecimentos;
  • Busca de mais área livre e de lazer, com mais necessidade de socialização;
  • Tecnologias que agilizam e facilitam o dia a dia.

 

Conforme estudos e pesquisas realizadas pelo Data ZAP +, a preferência da geração Y e Z (nascidos a partir de 1980) mudou muito em relação a geração X (nascidos entre 1945 e 1980).

A escolha, então, do novo público do mercado imobiliário leva em consideração muitos outros aspectos, além da metragem e preço do imóvel.

Apesar das escolhas serem individuais, há tendências fortes em relação a maioria das pessoas que estão buscando imóveis atualmente.

O Home Office é um dos principais fatores que tem mudado a preferência dos usuários, visando um ambiente com mais áreas, mais amplo, principalmente para conseguir separar bem o trabalho e o próprio lar.

Em relação aos apartamentos, a busca tem sido maior por aqueles que possuem mais cômodos e que têm varanda ou sacada, sendo possível separar melhor as duas coisas: trabalho e descanso.

Conforme dados da DataZAP+, entre os 179 entrevistados que relataram estarem trabalhando remotamente ou em forma híbrida, 83% desejam imóveis com mais área útil, 76% buscam apartamentos com varanda e 73% querem morar em locais com mais cômodos. Por fim, 54% dos participantes querem imóveis com quintal.

Já em relação a localização do imóvel, as pessoas continuam desejando lugares mais próximos de mercados, padarias, farmácias, academias e demais estabelecimentos importantes para a rotina das pessoas.

Outra grande tendência da nova geração é em relação a áreas de lazer, áreas verde e lugares em que as pessoas possam “respirar um ar” e socializar com amigos e familiares.

A preferência por academia de musculação, área com churrasqueira e piscina, em condomínios, por exemplo, ainda continua em alta. Além de outros espaços comuns em vários lugares como: salão de festas, quadra poliesportiva, bicicletário e playground.

Muitos prédios também estão adotando os conhecidos “delivery room” (mensageria), um espaço para guardar produtos entregues aos moradores do local.

O delivery room é uma forma inclusive de evitar o contato direto com entregadores e profissionais das recepções dos prédios, algo muito valorizado neste pós-pandemia.

Muitos espaços também estão adotando a preferência de muitos moradores, em relação a criação de minimercados na área do condomínio e espaços para pets.

Já na parte de tecnologia a preferência está sendo por ambientes com isolamento acústico, tomadas de três pinos, aplicativo próprio do condomínio (para transmissão de comunicados e outros dados) e Wi-Fi disponível nas áreas comuns do prédio.

Por fim, justamente pela pandemia, muitas pessoas passaram a resolver mais coisas pela internet, inclusive a procura por imóveis.

Por isso é tão importante o mercado imobiliário se atualizar, adotando medidas melhores em relação às novas tecnologias, sistemas de gestão de vendas e anúncios dos imóveis nas plataformas digitais.

 

Excelência no atendimento ao cliente segue firme e forte 

Uma tendência que nunca sai de moda é o atendimento ao cliente. No mercado imobiliário não seria diferente, é preciso buscar novas formas de agilizar o atendimento ao cliente, com mais organização e facilidade.  

Os sistemas de gestão na área do mercado imobiliário estão ajudando muito as incorporadoras, tanto na venda como no relacionamento com os clientes no pós-venda.

Plataformas CRMs são “uma mão na roda”, já que ajudam em toda a gestão do negócio, organizando dados, informações importantes sobre as negociações entre imobiliárias e clientes, dentre muitos outros.

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