Descubra por que você deve anunciar em portais de imóveis!

Com o acesso à internet cada vez mais democratizado e acessível os smartphones são a ferramenta mais utilizada para manter os brasileiros conectados. Segundo o estudo do IBGE, eles estão presentes em 80% dos lares do país, o que vai nos ajudar a entender porquê anunciar em portais de imóveis.

Sendo assim, é visível o esforço que o mercado de imóveis faz para acompanhar os grandes passos da evolução tecnológica. E tudo isso é para se manter alinhado às tendências comportamentais do consumidor moderno.

Atualmente, começando a se tornarem obsoletos, os panfletos, jornais e placas não estão suprindo mais as demandas que existem. Assim, perdem seus espaços para softwares, aplicativos e sites para pesquisas, comparar preços e realizar transações imobiliárias.

Pensando nessa realidade, você acha que vale a pena acompanhar a onda de inovações e anunciar seus imóveis em portais imobiliários? É o que veremos hoje nesse post. Você vai descobrir tudo sobre portais de imóveis e quais são as vantagens em investir neles. Vamos lá?

Portais imobiliários: o que são?

Bem sintetizado, portais imobiliário são mídias digitais que permitem que usuários divulguem e pesquisem imóveis de forma prática e eficiente. Eles são um canal de divulgação de oportunidades de negócios com um rápido retorno, demandam pouco conhecimento técnico e investimento. Além disso, os corretores imobiliários são os que mais se apropriam desses portais.

Você já deve ter percebido que o número de portais imobiliários disponíveis na internet estão em uma crescente nos últimos tempos. E isso se deve graças a capacidade deles de proporcionar uma ótima experiência tanto para quem está buscando imoveis para adquirir quanto para quem pretende vender, pois ele serve como uma alternativa de prospecção com ótimo custo-benefício.

Embora, toda a sua ideia pareça simples, existem uma série de fatores importantes na hora de escolher o portal imobiliário correto para anunciar. Você sabe quais são? É o que veremos ao decorrer desse conteúdo.

Quais as vantagens e como funcionam os portais imobiliários? 

Anunciar em portais de imóveis - Rapaz oriental escrevendo em quadro

Você já deve ter visto muitos sites de compras e vendas como o MercadoLivre, Olx e Bom Negócio, os portais imobiliário funcionam de forma parecida com eles. Como? Intermediando vendedores e compradores por meio de um sistema de unificação de oportunidades de negócio.

Mas existem diferenças entre eles dois, claramente. Por exemplo, as plataformas de compras e vendas abarcam a venda dos mais variados tipos de produtos, os portais imobiliários, por sua vez, focam nas transações comerciais imobiliárias como compras, vendas e aluguéis, somente.

E quais são as vantagens? Vamos falar delas agora, listamos uma série delas para que você possa ficar por dentro dos benefícios em investir nessas mídias. Podemos citar:

Maior visibilidade

É o caminho certo para a divulgação de imóveis, mas você precisa levar em consideração que ter o seu próprio site imobiliário não é o único caminho. Seu objetivo é direcionar o seu produto a quem busca por ele, sendo assim combine ferramentas que dê uma impulsionada na sua marca.

Portais imobiliários são a melhor opção para concluir esse objetivo, pois eles reúnem uma grande quantidade de ofertas para um número muito grande de usuários. Além disso, sua marca ganha bastante visibilidade e é mais facilmente encontrada pelos motores de busca dos principais sites de pesquisa, como o Google, Yahoo, Bin, entre outros.

Melhor relação custo-benefício 

Este conteúdo não vai te fornecer nenhuma fórmula mágica para você alcançar o sucesso em nenhuma área, você precisa ter calma pois o resultado por demorar um pouco a chegar, mas como qualquer investimento bem feito, ele chega.

É fundamental que você aprenda hoje que essa não é a única forma de divulgação, mas é um auxílio ao seu site imobiliário próprio, igualmente às divulgações nas redes sociais, por exemplo. Sendo uma das vantagens o custo baixo do anuncio, principalmente quando comparado às mídias tradicionais. Além do mais, é possível colocar uma quantidade razoável de fotos em boa resolução e uma descrição adequada do imóvel com muitos detalhes.

Resultados são multiplicados

É válido ressaltar que existem outros fatores, como por exemplo, que os próprios portais já investem na sua publicidade própria, o que já melhora muito o caminho percorrido. Para não direcionar somente um número possível de imóveis cadastrados, mas também de pessoas até esses portais, existem várias estratégias e campanhas produzidas.

Além do mais, objetivando proporcionar a melhor experiência de navegação ao cliente, a ponto que fique muito mais fácil e agradável encontrar o que ele está buscando, esses portais passam por aprimoramentos técnicos constantes feito por equipes especializadas para isso.

Mas, afinal, como escolher o portal imobiliário adequado?

Você deve estar se fazendo essa pergunta, não é? Com tantos portais, fica realmente difícil descobrir qual é o ideal para a sua empresa. São centenas deles e estão por todo país, além de que o custo-benefício precisa valer o seu dinheiro. Para isso, listamos alguns pontos que você deve levar em consideração ao escolher um portal imobiliário, são eles:

Relevância nas pesquisas orgânicas do Google

Sendo, atualmente, o mecanismo de pesquisa mais visitado no mundo, através do Google você consegue buscar qualquer tipo de imóvel desejado, além do mais a maioria dos usuários se encontram e utilizam essa ferramenta.

Dessa forma, assim como os compradores, o corretor deve se informar a respeito da relevância dos portais imobiliário nos resultados das buscas orgânicas do Google, isso quer dizer que deve-se procurar aqueles que estão rankeados entre as primeiras opções.

Esse é um ótimo começo para descobrir e selecionar os portais imobiliários que se deseja anunciar.

Credibilidade no mercado 

Entretanto, não acaba aqui. Além de estar bem-posicionado no Google, o portal deve ter a confiança dos consumidores. Dessa forma, é essencial que ele possua a credibilidade dos consumidores no mercado, esse é um dos fatores que o cliente levará em consideração ao fazer suas pesquisas.

É comum usuários analisarem aspectos como tempo de existência, quantidade de anunciantes, layout e estrutura, experiência de navegação e, com toda certeza, a reputação no mercado.

Mas, afinal, como escolher os melhores portais imobiliários? 

Você já deve estar se fazendo essa pergunta e ela é muito importante, tendo em vista que existem inúmeros portais espalhados pelo país e o custo-benefício precisa fazer valer o seu dinheiro investido, nisso eu concordo. Sendo assim, separamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer a melhor escolha:

Determine o seu orçamento

Você sabe quanto pretende investir? Execute um levantamento de preços considerando os portais mais importantes do país e o custo de um anúncio com certo destaque, assim você acabará se destacando com mais facilidade.

Existe a linha de raciocínio básico que se traduz em: quando maior e influente o portal, mais custoso será o anúncio, porém em contrapartida, o retorno tem a possibilidade de ser muito maior. Você pode pensar até em investir em conta premium em alguns portais, ao invés de distribuir sua divulgação em anúncios que aparecem menos.

O que seus clientes querem?

Anunciar em portais de imóveis - Mãos na mesa com miniatura de casa e calculadora

Assim como em qualquer outro caso, neste não é diferente: saiba ouvir os seus clientes ou, nesse caso, os proprietários dos imóveis. Não vai ser raro eles terem preferência por determinados portais e isso é muito relevante.

Esteja atento à concorrência 

Feito tudo isso, você vai precisar se atentar aos seus concorrentes. Quem são eles? Em quais portais anunciam? Você sabe qual o perfil do anúncio? Você precisa conhecê-los para poder saber onde executar seu planejamento de forma mais eficaz, sem que haja interferências.

O que é melhor para você: anunciar nos mesmos portais ou escolher portais concorrentes?

Descubra se o portal tem interação com as redes sociais 

Uma coisa super fundamental no marketing digital é a interação de ferramentas, além do mais o portal que não oferecê-la está perdendo uma oportunidade de divulgação. Sendo assim, procure portais que forneçam ferramentas para atrair a curiosidade do consumidor, assim como tour virtuais, mapeamento e apontamento de endereço, além da inserção das plantas dos imóveis, como por exemplo.

Conclusão

Ao fim de mais um conteúdo no qual descobrimos o que é portal de imóveis, para que serve e quais são as vantagens para a sua empresa. Esperamos que você esteja pronto e muito bem informado sobre como buscar o portal ideal para o seu negócio e como analisá-los da melhor forma possível.

Mas lembre-se: portais de imóveis não são os únicos meios para você garantir as suas vendas. Apesar de ser o caminho correto, eles são uma parte do todo. Como por exemplo, você pode divulgar em redes sociais também. Vários são os caminhos, hoje te mostramos um dos mais usados e por quê usá-lo.

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Por hoje é só, até a próxima!

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