Dia da mulher: 7 lições de grandes mulheres do CVCRM

Se fazer parte do mercado imobiliário é matar um leão por dia, ser mulher dentro dele é matar dois. O mercado de trabalho demorou a se tornar receptivo para a mão de obra feminina, e até hoje pode cometer alguns deslizes nesse sentido.  

Ainda assim, perante as adversidades de um setor reconhecidamente masculino, corretoras, engenheiras, gestoras e mestras de obra foram à luta por reconhecimento. Hoje, nós, mulheres, compomos uma fatia de 30% do mercado imobiliário (Revista Terra) com grande expectativa de crescimento nos próximos anos.  

30% não parece muito, eu reconheço. Todavia, deve-se entender que por muito tempo profissões como a corretagem de imóveis foram proibidas para mulheres. Apenas na década de 50 a prática da corretagem se tornou acessível para nós.  

Nesse espírito de conquista e busca por autonomia, celebramos o Dia da Mulher. E, é claro, não poderíamos deixar de falar sobre as mulheres que compõem nossa casa aqui no CV CRM – Construtor de Vendas. Afinal, já somamos quase 50% do CRM imobiliário mais completo do Brasil. 

Imagem do guia da qualificação de leads

Por isso convidei algumas de nossas colaboradoras para conversar e refletir sobre o que é ser mulher no mercado imobiliário. Quer descobrir o que elas têm a dizer? 

Veja também como conquistamos o selo GPTW.

Nossos exemplos devem vir de outras mulheres 

Dia da mulher: colaboradora faz apresentação desconstruída para colaboradores

Nós precisamos de inspiração para seguir em frente. Sem alguém em quem nos inspirar, perseverar se torna difícil em qualquer campo. E, verdade seja dita, saber que alguém já conseguiu conquistar aquilo com que sonhamos nos dá um gás a mais para continuar.  

Nesse mesmo cenário, as mulheres buscam conforto na inspiração em grandes nomes do mercado imobiliário. Conseguir se visualizar numa posição de poder através de outras mulheres diminui o peso do desafio.  

“Apesar de ser um ambiente predominantemente masculino, nós temos buscado cada dia mais o segmento porque, além da flexibilidade de horários característica do setor, já temos grandes mulheres CEOs de empresas da construção”, pontua Jéssica Cruz, SDR do CV.  

Para a colaboradora, a disparidade de oportunidades entre homens e mulheres pode ser sentida, mas ainda existem motivos para se animar. “Essas novas referências femininas que atingiram o topo têm sido motivo para o empoderamento de meninas e mulheres que agora se sentem mais e mais capazes de abrir caminho no mercado imobiliário”, conclui. 

Crescer é desafiador, mas vale o esforço 

Criança calça salto alto de adulto de frente com a mãe, também de salto. Na imagem, vemos apenas os pés de ambas

Crescer pode ser um desafio em qualquer segmento, mas o setor imobiliário por muitas vezes ofereceu seus empecilhos às mulheres. O cenário tem mudado gradativamente, no entanto, algumas dificuldades ainda permanecem.  

Sobre o assunto, Ythanna, atuante na área de Suporte do CVCRM, destaca: “Tenho 6 anos trabalhando numa plataforma direcionada à construção civil. Venho percebendo um crescimento grande das mulheres dentro do setor, mas a palavra-chave continua sendo ‘desafio’”. 

A área, para a colaboradora, ainda apresenta um grande número de homens quando comparado ao índice de mulheres no mesmo cargo. O pensamento de Ythanna é palpável e pode ser colocado em números: segundo o portal MindTek, as mulheres ocupam apenas cerca de 31,7% dos cargos de TI no Brasil.  

Mesmo em face dos desafios, Ythanna tem boas perspectivas para o futuro da área, afirmando que “na área de TI aplicado ao mercado imobiliário a participação masculina ainda é gritante, mas nós temos perseverado e nos saído muito bem. Nossas maiores qualidades coincidentemente são coisas que o mercado exige de um bom profissional, como a sensibilidade aguçada, análise criteriosa e multifuncionalidade”.  

Nós somos capazes de chegar a patamares incríveis 

Dia da mulher: gestora sorri olhando para o smartphone

Que as mulheres não chegaram para brincar você já sabe. Instigantes e perceptivas, temos feito valer o esforço de nossas predecessoras e estamos constantemente testando nossos próprios limites. Nós estamos por toda parte e fazemos a diferença em cada uma delas. 

Anne, Customer Success Manager do CV, afirma “Já tive duas experiências no mercado imobiliário, em cargo comercial e de atendimento. E, nessas duas experiências, pude perceber a presença de mulheres verdadeiramente gigantes, seja em cargos de confiança ou mesmo como donas de incorporadoras”.  

Ainda sobre o assunto, Anne pontua o papel indispensável das empresas em potencializar o contato e a identificação com essas figuras de poder. “O Construtor de Vendas me trouxe a experiência fantástica de perceber que as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço”, afirma. 

Anne finaliza com chave de ouro e diz: “Nós merecemos estar no topo: temos experiência e muito a agregar. A gente está aqui para vencer.” 

Contar com uma rede de apoio é essencial 

Grupo de mulheres sorri

Ter uma rede de apoio é substancial na busca por uma trajetória firme. E, quando falamos em mulheres no mercado imobiliário, essa rede de apoio vem de onde poucos imaginam: das próprias profissionais 

Não que não exista competição no setor, muito pelo contrário. Mas se o assunto é ser mulher, poucas são aquelas que desconhecem os desafios que nos permeiam. E é exatamente sobre isso que nossa Assessora de Imprensa Marcela fala. 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

“Todas nós mulheres sabemos o desafio que é manter uma carreira profissional, o que é preciso abdicar, os esforços que a gente precisa fazer para conseguir nossos espaços. E como muitas de nós temos consciência disso, a gente acaba criando uma rede de apoio”.  

Para Marcela, é incrível perceber como, dentro do mercado, estamos dispostas a ajudar umas às outras. “Meu maior aprendizado é ver que no fim das contas as mulheres se apoiam muito e queremos ver outras mulheres no topo”, conclui.  

Nossa voz carrega muita força 

Mulher grita ao megafone

Ser mulher é também uma lição sobre força para falar quando ninguém parece escutar. Em nossa viagem por diferentes mercados, por vezes nos debruçaremos sobre situações em que talvez pareça precipitado soltar a voz, por mais qualificada que essa voz seja.  

Contudo, se tem uma lição que podemos aprender com Karine, Customer Success do CV, é a seguinte: “Ao trabalhar no ramo de tecnologia do mercado imobiliário, dois setores extremamente masculinos, meu maior aprendizado foi conseguir impor minha voz independente do meu gênero”. 

Karine aponta que não se deve ter medo ao impor respeito no mercado de trabalho. Nós podemos e devemos usar nossa voz dentro de qualquer ambiente. Karine defende: “Eu consigo enxergar que mesmo num mercado masculinizado nós [mulheres] podemos ter voz pelo nosso trabalho”. 

Todos têm papel fundamental na nossa luta 

Grupo de funcionários dá as mãos

Se existe espaço para nós, mulheres, sempre darmos o nosso melhor, também existe espaço para que outros profissionais trabalhem lado a lado na busca pela ascensão feminina no mercado de trabalho. “Eu acredito que existe espaço para todo mundo no impulsionamento de mulheres no mercado imobiliário”, afirma Greycielle, designer do CV.  

Apesar de ser uma área que cresceu majoritariamente com um público masculino, o mercado imobiliário vem reajustando seu posicionamento e dando espaço para todo mundo”, Greyci destaca.  

E continua falando sobre a necessidade de uma luta conjunta para que mais mulheres sejam vistas e ouvidas no mercado imobiliário. A colaboradora pontua: “Essa evolução se dá graças aos gestores e diretores que buscam sempre impulsionar novos talentos femininos na empresa, assim como o CV tem feito por mim e por minhas colegas de profissão, reconhecendo que estamos nos cargos por sermos capacitadas a fazer com maestria o que nos for proposto e não apenas por ser mulher”. 

Ser mulher não é um empecilho, mas uma qualidade 

Dia da mulher: mulher de negócios contempla o horizonte sentada num sofá

Se por um lado ser mulher no mercado exige a superação constante de desafios, por outro existem atributos que só nos favorecem dentro dele. A abordagem singular para problemas, capacidade de pensamento crítico e outras qualidades, como pontuado acima por Ythanna, vêm sendo cada dia mais pedidas pelo setor imobiliário.  

“O mercado imobiliário é muito mais masculino: fato. No começo, isso foi um desafio para mim, já que precisei lidar com incorporadores mais velhos, com muita experiência de mercado. Só que nós [mulheres] temos uma desenvoltura característica na fala, o que me favoreceu bastante”. A experiência de Carina, Closer do CV, é um exemplo ímpar de como particularidades femininas têm muito a agregar no ambiente de trabalho. 

Carina conclui: “Foi assim, através da expressão, que consegui me igualar e mostrar que eu tinha know-how no assunto. Essas características da minha feminilidade me ajudaram a entregar um trabalho melhor e me posicionar com mais clareza no setor”. 

Dia da mulher: uma data para comemorar e refletir 

Se muito já foi feito para abrigar e desenvolver talentos profissionais de mulheres no Brasil, não é exagero afirmar que ainda temos longos passos pela frente. Com garra, esforço e, claro, muito apoio, nós temos todas as armas necessárias para ir além e conquistar muito mais que o mercado: o mundo.  

Somos, afinal, fruto da força e perseverança que só quem é mulher reconhece.  

Gostou do artigo de hoje? Então que tal conferir um assunto parecido em “Empreendedorismo Feminino: conheça três histórias inspiradoras”? 

Você já conhece o CV?  

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.   

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!    

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram 

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV! 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração