Móveis ecológicos: Decoração e sustentabilidade 

Os móveis ecológicos são cada vez mais procurados pelos consumidores, e conhecer esse conceito demonstra o quanto a sua incorporadora se preocupa com a sustentabilidade

Quando um empreendimento apresenta uma exposição de imóveis, os móveis chamam a atenção do cliente e trazem um outro olhar para a aquisição. Você sabia que apresentar uma mobília sustentável pode impactar no seu negócio? 

Com as casas sustentáveis ocupando cada vez mais espaço na procura de imóveis, é importante disponibilizar os conhecimentos, sobretudo acerca do tema de preservação ambiental. Conhecer e apresentar alguns materiais ecológicos pode trazer mais leads e vendas para o seu empreendimento. 

Demonstrar as preocupações ambientais, no atual cenário do mercado imobiliário é fundamenta para garantir a prospecção de clientes. Portanto, nesse artigo você irá aprender sobre a tendência de móveis ecológicos, quais suas características e funcionalidades. 

Enciclopédia do Marketing Imobiliário

Vamos nessa?

O que são móveis ecológicos

Móveis ecológicos: imagem de cubos de madeira empilhados com alguns ícones que representam sustentabilidade.

Escolher os móveis que irão compor um ambiente é uma das partes mais atraentes do processo de decoração. E dá para ser sustentável, moderno e estiloso ao mesmo tempo. 

Optar por um mobiliário ecológico pode afetar significativamente, de maneira positiva, o meio ambiente. Afinal, como caracterizam-se os materiais ecológicos

Os móveis ecológicos são elementos decorativos produzidos de forma consciente, utilizando materiais que contribuem com a preservação do meio ambiente. Essas mobílias são produzidas através de matérias-primas sustentáveis como: 

  • Madeiras certificadas 
  • Bambu 
  • Materiais reciclados 
  • Têxteis orgânicos 

Devem ser fabricados sem a utilização de materiais tóxicos e praticar a sustentabilidade desde a sua extração até a disponibilização do mercado. A variedade de móveis que já são construídos através de matérias-primas sustentáveis é enorme. 

São exemplos: armários, mesas, cadeiras, balanços, escrivaninhas e outros. Um móvel sustentável pode fazer parte de áreas externas e internas de escritórios, shoppings, residenciais, apartamentos e casas. 

Preservar o meio ambiente e ainda manter a elegância em edifícios e moradias é o que tornará a sua incorporadora diferenciada no mercado imobiliário. Portanto, conhecer esse tipo de mobília representa a preocupação que se tem em conectar a indústria e a sustentabilidade.  

Quais as vantagens desses móveis?

Obter uma mobília sustentável impacta positivamente não apenas o meio ambiente, mas a qualidade de vida pessoal. Desde o design de móveis ecológicos até sua fabricação eles devem contribuir com a sustentabilidade e propor opções acessíveis àqueles que toraram esse conceito um estilo de vida. 

Os móveis ecológicos proporcionam segurança para aqueles que o manuseiam e utilizam diariamente por não serem fabricados com materiais tóxicos. Uma mobília de bambu ou madeira reciclada pode melhorar a qualidade interior do ar. 

Além disso, são projetados para ter maior durabilidade que os tradicionais, resistindo ao desgaste devido à qualidade de sua matéria-prima. As peças atendem as funcionalidades diárias de seus usuários e ao comprar móveis ecológicos poderá contar com formas que harmonizam os ambientes e ainda trabalham ativamente na proteção do meio ambiente

Separei os conhecimentos de uma arquiteta para elevar o potencial da aprendizagem o design de móveis ecológicos e como utilizá-los em projetos. 

Como encontrar móveis ecológicos?

Os móveis sustentáveis estão na moda, e grandes fabricantes estão produzindo esses materiais conscientemente. Por isso, muitos fornecedores de matérias-primas estão promovendo mudanças e adequando-se à uma produção ecológica.  

Ainda não é tão fácil encontra mobiliário sustentável, mas, há diversas varejistas que oferecem produtos ecológicos e certificados. É preciso pesquisar materiais sustentáveis, acabamentos e móveis prontos que estejam pautados em um processo de captação e fornecimento benéfico para o meio ambiente. 

Entretanto, para ser realmente ecologicamente correto, esses móveis não podem advir de redes que reproduzem em massa, pois essas tendem a poluir numerosamente. Busque por empresas que detém a política de preservação da natureza como um de seus pilares.  

Para colaborar com a identificação desses móveis ecológicos, trarei logo mais uma lista de materiais que reutilizam, reciclam e prolongam sua durabilidade. Você irá entender como a sustentabilidade, modernidade e beleza podem ser uma combinação perfeita. 

Tipos de móveis ecológicos

Móveis ecológicos: imagem de uma sala ampla, com muitas plantas, parede de troncos de madeira e móveis rústicos.

Os móveis ecológicos devem ser feitos a partir de matérias que não impactem negativamente em nenhuma das etapas de sua produção. O material deve ser assertivo à sustentabilidade desde a fabricação até o transporte e entrega.   

Infográfico sobre experiencia do cliente

Ser sustentável significa ser reciclado através de materiais renováveis ou extraídos conscientemente do meio ambiente.  

Isso quer dizer que os móveis ecológicos devem preservar, poupar energia, reduzir a contaminação do ar e controlar o consumo de matérias-primas. Assim, devem evitar o transporte de matérias de lugares distantes e apostar sempre na reciclagem de resíduos. 

Abaixo, apresentareis 9 tipos de materiais que são ecológicos e utilizados para a fabricação de diversas mobílias. Assim, você entenderá que o consumo consciente é mais prático do que se imagina.  

Madeira sustentável

A madeira é um dos materiais mais utilizados na fabricação de móveis e acaba sendo o que mais afeta o meio ambiente em sua extração irregular e produção poluente. Para tanto, no Brasil, foi criado o Conselho de Manejo Sustentável, que controla o processo de industrialização desse material. 

As madeiras sustentáveis possuem um Selo verde que atesta uma remoção e criação alinhada ao conceito de sustentabilidade. Essa matéria-prima pode ser usada em portas, pisos, janelas e mobiliário no geral, de forma ecológica e positiva para o meio ambiente e para a decoração. 

Fibra sintética

A fibra sintética é um material obtido a partir de polímeros sintéticos como: náilon, poliácrilicos, elastômeros, derivados de polivinila e etc. É bem resistente e pode ser trabalhado de formais versáteis, assim como a fibra natural, porém com maior durabilidade

Os móveis de fibra sintética são recomendados para áreas externas, jardins, varandas, piscinas, pergolados e áreas de lazer. São resistentes ao sol e à chuva, possuem baixa manutenção, e além de serem muito fáceis de limpar, trazem beleza e comodidade para os ambientes. 

Revestimentos de algodão orgânico

Os revestimentos de sofás e cadeiras de salas de jantar são essenciais para a confortabilidade e beleza dos ambientes de residências e de escritórios. Com a alta da sustentabilidade, é possível cultivar algodão orgânico. 

Sem utilizar agrotóxicos e adubos químicos, colheitas alternadas e possibilitar a produção desses revestimentos não precisa contar com corantes artificiais ou substâncias que possam ser tóxicas para o ser humano e o meio ambiente

MDF

O MDF é sustentável e versátil. Utilizando como matéria-prima fibras de madeira reflorestada, esse material evita o desmatamento e o uso de árvores nativas amazônicas que precisam ser preservadas da exploração ilegal. 

Ou seja, a estrutura do MDF se aproxima da madeira, disponibilizando uma trabalhabilidade de cortes, perfuração, lixamento e vários tipos de acabamento. É recomendada para paredes e painéis que possibilitam uma maior privacidade e economizam espaço, e podem ser utilizadas como matéria de fabricação em móveis planejados.  

Materiais reciclados

Móveis ecológicos: imagem de uma mesa vista de cima com algumas latas amassadas. No meio, o símbolo da reciclagem feito com papelão.

A versatilidade do uso de materiais reciclados é enorme. De madeiras, metais, garrafas pet, papelões, vigas, garrafas de vidro e etc. Pode-se criar diversos móveis ecológicos a partir de itens que seriam descartados.  

Sobras de obras como tijolos, podem originar descansos de pé, bancos fixos e até sofás. Trabalhar esses materiais de forma criativa pode dar origem à poltronas, mesas de centro, aparadores, escrivaninhas e tantos outros.  

Além disso, muitos deles podem se tornar vasos de plantas ou organizadores de utensílios de cozinha. Basta reunir o conceito do que é ser sustentável e aplicar suas preferências decorativas que irá resultar em um ambiente personalizado e ecologicamente assertivo.  

Madeira de demolição

A indústria da construção produz muitos resíduos, entre os mais comuns, a madeira. Esse material advém de demolições e do próprio processo de levantamento de um edifício, e pode dar origem a diversos outros produtos.

Conheça os conceitos da construção ecoeficiente.

Assim, com a madeira de demolição é possível construir móveis como: cadeiras, mesas, armários, estantes, raques e etc. É uma madeira reutilizada, sustentável, de qualidade e com grande durabilidade, além de se um produto facilmente encontrado em grandes lojas.  

Paletes

Os estrados de madeira, plástico, metal são muito utilizados no transporte e estocagem de mercadorias. Como grandes mercados e hortifrutis utilizam-se deles para organizar o estoque, acabam sendo fabricados, e descartados, em grande quantidade

Por isso, os móveis feitos dessa matéria-prima possuem um custo acessível de fabricação e produtividade. É a principal vantagem de adquirir esse mobiliário, pois, além de estar colaborando com a diminuição do descarte e extração de madeira, o consumidor não irá gastar uma fortuna na compra. 

Caixotes

Atrelados ao conceito dos paletes, os caixotes também são muito utilizados na indústria comercial de alimentos e bebidas. Comumente feitos de madeira armazenam elementos em supermercado e feiras e são descartados após algum tempo de uso. 

Esse material acaba sendo muito barato, ou podem até sair de graça, visto que são bastante descartados em regiões de comércio. Eles podem dar origem a móveis de suporte e organização como estantes e armários de sapato. São ecológicos, de fácil manuseio e de baixo custo, ou seja, perfeitos para a decoração de espaços com muitas visitas.  

Vintage reformados

Não há nada mais sustentável do que reciclar. Assim a ideia de reutilizar materiais também torna possível expor ambientes elegantes com a tendência vintage.  

Reformar móveis que foram modelos muito utilizados nas décadas passadas e adicioná-los à imóveis modernos se tornou uma prática recorrente de decoração. E é muito sustentável, pois evita a utilização de materiais para fabricar novos móveis, diminui a produção de resíduos e lixo e devolve a utilidade a uma mobília de alta qualidade. 

Bônus: Móveis que dão vida

Já vimos o quanto a madeira é utilizada na fabricação de mobiliários. Agora, trarei uma referência de que os móveis ecológicos são a representação da preservação da vida natural e quanto podem vir de diversas matérias-primas.

O que você aprendeu até agora:

O que são móveis ecológicos?

São mobílias produzidas a partir de matéria-prima reciclada, extraída adequadamente e renováveis. Promovendo a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. 

Qual o conceito de sustentabilidade?

Promover o conhecimento de que os recursos naturais são finitos e que a sobrevivência humana necessita deles. É a ideia de conservação da diversidade biológica natural para avançar social e economicamente. 

Madeiras são materiais ecológicos?

Madeiras extraídas ilegalmente ou compulsoriamente, não. Mas há no mercado a disponibilidade de madeiras ecológicas extraídas de forma correta ou até mesmo feita de materiais plásticos e recicladas de resíduos de construções.

Gostou do conteúdo? Você também precisa ler…

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.  

Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: solicite uma demonstração

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração