Os 9 problemas comerciais que um CRM imobiliário pode resolver

Dentro de uma gestão empresarial, não são raras as vezes que nós nos deparamos com desafios, dificuldades e problemas comerciais. Administrar um time pode ser complicado, especialmente num mercado altamente competitivo como o imobiliário.  

Mas é precisamente para amenizar essas dores que os CRMs imobiliários chegam ao setor. Seu grande objetivo é trazer um serviço de gestão de vendas completo, coerente e exclusivo para lidar com seus maiores desafios. Dessa forma, eles se propõem a utilizar as melhores ferramentas em tecnologia, buscando alcançar o melhor resultado em vendas possível para empresas da construção civil.  

No artigo de hoje, vamos dar uma olhada nos maiores problemas comerciais que um CRM imobiliário é capaz de resolver. Está pronto para saber mais? Vamos lá! 

  

Perda constante de leads no Funil de Vendas 

Problemas comerciais: ilustração de um funil de vendas

Os leads são peças-chave numa empresa do mercado imobiliário. Eles são, em suma, oportunidades de negócio que ainda devem ser trabalhados e qualificados para, por fim, consumirem com sua empresa. Ou seja, os leads são clientes em potencial, que transitam por nosso Funil de Vendas em busca de solução para seu problema. 

Sobretudo quando não se possui uma plataforma adequada de gestão, é normal que muitos leads esfriem e acabem até deixando de ser oportunidades. Isso acontece porque é realmente desafiador gerenciar cada um dos seus contatos manualmente, e, além de cansativo, pode ser desmotivador para sua equipe de prospecção.  

Pensando nisso, o CRM imobiliário deve contar com soluções específicas para o pré-venda. O que isso significa é que a gestão de leads é contemplada em sua totalidade na plataforma. Assim, seu funil de vendas se torna automatizado, facilmente gerenciável e muito mais coeso.  

Por meio de um bom CRM, suas equipes podem visualizar exatamente quais leads estão ficando pelo meio do caminho. Dessa maneira, é mais simples retornar até eles e retrabalhá-los até que retornem ao percurso de compra.  

  

Fluxos de trabalho confusos 

Os fluxos de trabalho são as rotinas que criamos para realizar cada atividade da empresa. Eles existem com o objetivo de otimizar nosso processo e tornar nossa tomada de decisão mais prática e assertiva. Mas as coisas nem sempre são assim.  

Em grandes atividades, como gestão de repasse ou atendimento, os fluxos de trabalho podem se tornar confusos e difíceis de seguir, especialmente quando feitos manualmente.  

Para isso, os melhores CRMs imobiliários do mercado apresentam funcionalidades específicas para automatizar seu workflow e transformá-lo num conjunto de tarefas coerente. Através dos workflows automatizados, a tecnologia do CRM atua como auxiliar nas tarefas humanas, retirando um peso enorme das mãos do seu time.  

  

Gerenciamento de grande número de unidades 

Em incorporadoras do projeto Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), uma queixa comum é a dificuldade em gerenciar o alto número de empreendimentos. A demanda por moradias populares cresce no país e, junto com ela, a necessidade em administrar diversas unidades ao mesmo tempo.  

Os melhores CRMs do país não estão alheios a isso. Muito pelo contrário, eles vêm entregando todas as soluções necessárias para que seja possível realizar uma gestão eficiente do maior número de empreendimentos possível. 

  

Reservas duplicadas 

A dor de realizar reservas duplicadas e precisar dar as más notícias ao cliente não é incomum à maioria das incorporadoras, construtoras e imobiliárias. Afinal, não existe como saber se uma unidade foi ou não reservada para a compra, não é mesmo? 

Pois bem, é aí que você se engana. O Espelho de Vendas, também conhecido como Mapa de Disponibilidade, é uma funcionalidade recorrente nos maiores CRMs imobiliários, e vem ganhando reconhecimento no mercado imobiliário por seus benefícios.  

Através do Espelho de Vendas, é possível analisar em tempo real quando e qual unidade foi reservada nas mãos de outro corretor de imóveis. Além disso, é possível analisar a situação atual do imóvel. Portanto, caso ele volte a ficar disponível, seu corretor logo saberá.  

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Além de trazer mais comodidade à venda, o Mapa de Disponibilidade também evita o constrangimento da sua equipe comercial e do seu cliente.  

  

Burocracias na assinatura de contrato 

Problemas comerciais: mulher assina contrato manual enquanto corretor de imóveis assiste

Está aí um dos problemas comerciais mais comum entre gestões: assinatura de contrato.  

Isso não é por acaso. Assinar um documento pode ser particularmente burocrático, com muitos passos e, claro, incômodos no meio do caminho. Mas e se eu te contasse que um bom CRM imobiliário pode ter a solução para isso?  

O CV CRM – Construtor de Vendas, por exemplo, apresenta a possibilidade de Assinatura Eletrônica, integrada à plataforma através da DocuSign 

Assinatura Eletrônica é o processo virtual que substitui uma assinatura ou rubrica manual por meio do uso de aplicativos. Essa assinatura possui validade jurídica e pode ser utilizada nos mais diversos documentos. Assim, seu cliente pode fechar negócio sem precisar sequer sair de casa, e no dispositivo de sua preferência.  

  

Dificuldades no fechamento de negócios 

Algumas vendas parecem verdadeiras “missões impossíveis”, e também é para elas que um bom CRM imobiliário nasce. Afinal, sua gestão comercial deve contemplar as mais diferentes etapas da jornada de venda, e isso inclui o processo de negociação.  

Com o CRM imobiliário, você garante muitas melhorias no fechamento de negócios através do gerenciamento total do seu processo de venda 

  

Pós-venda ineficiente ou inexistente 

Chegamos ao pós-venda, uma etapa do processo comercial pouco contemplada pelas empresas do mercado imobiliário. Por questões de tradicionalismo e apego ao passado, muitas organizações simplesmente se recusam a criar estratégias após a venda para garantir a satisfação do cliente.  

Contudo, os CRMs imobiliários buscam unir tecnologia e personalização de processos rumo a uma experiência de consumo incrível, mesmo após a negociação. Dessa forma, as melhores plataformas do segmento viabilizam agendamentos de assistência técnica, zonas de atendimento ao cliente e muito mais.  

  

Dificuldade em fidelizar clientes 

Ainda no pós-vendas, existe também a dificuldade em fidelizar novos clientes. Pode ser conturbado o processo de gerar uma experiência enriquecedora com sua empresa e, assim, aumentar as taxas de indicação e marketing boca a boca.  

O CRM aposta em boas soluções para esse problema. O CV CRM, por exemplo, CRM mais completo do mercado imobiliário, possui o módulo de Portal do Cliente. Resumidamente, o Portal é uma página na qual você e seu cliente podem acessar diversas informações e dados importantes status de obra, segunda via de boleto, abertura de pedidos etc.  

Com uma boa experiência de pós-venda, seu cliente possui muito mais chances de se tornar fiel e amante da marca. Isso aumenta as possibilidades de indicação, como também melhora as chances de recompra no futuro! 

  

Uso de muitas plataformas diferentes 

Problemas comerciais: mão masculina coloca lado a lado blocos com as letras C, R e M, especificamente.

Uma incorporadora ou loteadora de sucesso requer diferentes plataformas para que seu funcionamento seja eficiente, nós sabemos disso. O grande problema é que, por muitas vezes, essas diferentes plataformas não se comunicam entre si. O resultado disso é uma grande perda de informação entre ferramentas e, consequentemente, muito mais retrabalho 

A palavra-chave para resolver esse problema latente é a integração de ferramentas. Com ela, você consegue criar um ecossistema de plataformas que dialogam entre si e compartilham dados importantes.  

Com um bom CRM imobiliário, você consegue integrar chatbots, landing pages, anúncios, sistemas de telefonia e muito mais ao seu software de gestão. Dessa forma, as perdas de informação são visivelmente menores e o sucesso da sua empresa, muito maior. 

 

O que aprendemos hoje: 

Chegamos ao fim de mais um material. Hoje, levamos você rumo às principais dores do mercado imobiliário. Desvendamos os maiores problemas comerciais e destacamos como um bom CRM imobiliário pode solucioná-los.  

É inegável que, assim como qualquer outro setor, a construção também tem seus impasses. Mas, quando visualizamos para além do tradicionalismo e buscamos a modernização, conseguimos perceber que há muito espaço para crescimento no mercado. E esse crescimento anda de mãos dadas com a tecnologia do CRM imobiliário.  

Você gostou de aprender sobre a plataforma mais queridinha das incorporadoras? Compartilhe este texto com outras pessoas interessadas no assunto! 

 

Você já conhece o CV?  

Este conteúdo é oferecido para você pelo Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.   

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização agilidade nos seus processos internos. Quer conhecer mais? Acesse o site do CV!    

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