Com a ascensão das ferramentas tecnológicas, a definição sobre o que é um assistente virtual é cada vez mais buscada.
O futuro da experiência do cliente é interagir cada vez mais com os canais digitais, buscar e comprar produtos, e contatar as empresas através da internet. O mercado imobiliário está sempre impulsionando tendências como foram os casos das visitas virtuais, sistemas de buscas personalizadas e da própria captação de leads nas mídias digitais.
Atualmente, investir em um assistente virtual para atendimento ao cliente vem sendo cada vez mais essencial, pois o setor imobiliário está cada vez mais digitalizado. É preciso apresentar respostas rápidas, a qualquer horário e da forma mais agradável possível.
Nesse artigo, irei apresentar o conceito de assistente virtual e como ele promove a confiança e interação do cliente com a sua incorporadora. Vamos nessa?
Sumário
O que é um assistente virtual inteligente?
Quando você buscar “o que é assistente virtual” é possível que se depare com o conceito de pessoa assistente virtual online e não sobre um assistente virtual inteligente. Qual é exatamente a diferença entre essas definições?
O trabalho de um assistente digital, ou virtual, requer uma pessoa física que presta serviço a uma determinada empresa. Em suas funções estão:
- Criação e programação de postagens e conteúdos digitais
- Edição de imagens e vídeos
- Levantamento de tendências no digital
- Atendimento ao cliente
- Suporte a dúvidas pelos canais de comunicação: e-mail, WhatsApp, chats e demais redes sociais
- Pesquisas de satisfação
Já a definição de assistente virtual inteligente é completamente digital. O que isso significa? Quer dizer que haverá uma automatização dos processos de assistência, construídos a partir de uma inteligência artificial.
Essa inteligência irá receber comandos através de textos ou mensagens de voz e proporcionar o atendimento ao cliente de forma personalizada. Além disso, podem ser integrados ao dia a dia de qualquer indivíduo, basta adquirir:
- Smart TVs
- Fechaduras
- Lâmpadas
- Interruptores
- Câmeras de segurança
Que disponibilizem a conexão com internet e o reconhecimento da voz, facilitando os comandos e a utilização desses produtos na otimização de tempo e na produtividade desses aparelhos.
Por que o assistente virtual está se tornando tendência?
Tudo que possa unir a tecnologia aos serviços essenciais de uma empresa, ou mesmo tarefas diárias comuns, é uma tendência em crescente desenvolvimento. O assistente virtual tende a se tornar cada vez mais integrado às empresas, principalmente em um setor tão constantemente modernizado quanto o imobiliário.
As funções de um assistente virtual podem colaborar com a interação da marca com os clientes, disponibilização de atendimento rápido e na solicitação e resolução de demandas. Tudo isso, alinha-se a uma construção de eficiência operacional que irá contribuir para a redução de gastos, recorrências e desgaste do time de suporte e atendimento.
Atualmente, há necessidade de construir um relacionamento cada vez mais próximo com o cliente, fornecer informações essenciais, verificar dos níveis de interesse e gerenciar os leads. Assim, uma tecnologia de atendimento foi pensada para suprir exatamente essas demandas, de forma eficiente e otimizada.
Os chatbots atendentes
Com as demandas apresentadas anteriormente, surgiram os chatbots, ou robôs que conversam, que estão se popularizando e sendo cada vez mais aplicados em atendimentos online de grandes marcas de diversos setores de produtos e serviços.
Esse assistente virtual inteligente disponibiliza um atendimento 24 horas, com um tempo de resposta mais rápido e mais eficiente que um buscador de site. O consumidor 4.0 está buscando cada vez mais por ofertas e empreendimentos do mercado imobiliário por meio de plataformas e canais digitais antes de realmente ir até um corretor.
Um lead que direciona ao assistente virtual acaba potencializando a eficácia de contato e interação. Vale ressaltar que essa ferramenta registra o histórico de conversas, encaminha o cliente à uma pessoa atendente e pode ser uma ótima fonte de busca para esse em relação à procura pela solução do problema apresentado.
Para além disso, separei uma explicação mais detalhada sobre o conceito de chatbot e como esse assistente virtual opera.
Chatbots: Por que utilizá-los na sua incorporadora?
Um atendimento eficiente e personalizado é essencial na construção do relacionamento com o cliente. Investir em tecnologias de assistentes virtuais e treinamento da equipe de suporte que utilizarão essa ferramenta poderão diferenciar a sua incorporadora das demais empresas do mercado imobiliário.
Como a rotina de trabalho dos corretores e do time de suporte demandam tempo para os atendimentos, negociações e na resolução de problemas, o atendente inteligente pode trabalhar em conjunto com esses. E no que isso beneficiaria os profissionais responsáveis pelo contato com o consumidor?
Estrategicamente, o ritmo de trabalho é otimizado e acelerado, visto que há um pré-atendimento do assistente virtual. Os profissionais responsáveis conseguem planejar a interação e designar as possíveis soluções de forma mais rápida.
O assistente virtual inteligente atente os visitantes do site e das redes sociais fornecendo opções de imóveis de acordo com o perfil do cliente, tirando dúvidas e alimentando o lead e preparando-o para uma negociação com a equipe responsável. Além disso, o chatbot pode fornecer o agendamento de visitas aos imóveis e empreendimentos que o interessem, otimizando e organizando a agenda do corretor.
As vantagens de utilizar um assistente online
Com as informações que já foram citadas já construíram uma base de conhecimentos sobre os benefícios de integrar um assistente virtual à sua incorporadora. Saber em que essa ferramenta pode colaborar com a captação e conversão dos clientes será fundamental para agregar em seus conhecimentos e convencê-lo a implementá-la aos serviços primordiais de uma empresa.
Agora, irei detalhar e apresentar outros motivos que tornam essa ferramenta de atendimento digital uma opção inteligente e fundamental para impulsionar a produtividade e versatilidade da comunicação da sua marca.
Qualificação de leads
Os assistentes virtuais modificaram as formas de busca de anúncios de imóveis e colaboram com a interação digital. Além disso, potencializam as formas de recolhimento de dados de contato sem precisar de muitas abas ou e-mails.
Um chatbot disponibiliza formulários simples, perguntas sobre orçamentos, tipos de imóveis e localização que são interessantes ao perfil do cliente e até mesmo enviando conteúdos e materiais sobre o empreendimento que se adequa aos pré-requisitos fornecidos pelo próprio consumidor.
Isso também ajudará o corretor a apresentar os melhores imóveis correspondendo ao que foi alocado no banco de dados do cliente. Assim, a possibilidade de efetivar uma venda e a consolidar o relacionamento entre o consumidor e a empresa cresce potencialmente.
Potencialização da comunicação
Na sequência de contato, é preciso mantê-lo informado sobre a empresa e seus produtos ou serviços. As interações com um assistente online podem evitar que os usuários se dispersem do site e demais canais de comunicação.
Com o chatbot, saudações e interações amigáveis podem recepcionar os interessados que visitam o site para compra, aluguel ou apenas o interesse em conhecer mais sobre os empreendimentos da incorporadora. Alinhado aos leads qualificados, a personalização baseada em dados e rápida interação, a conexão com os clientes será impulsionada de forma positiva e assertiva.
Isso ajudará a encurtar o tempo da jornada de compra, além de oferecer um suporte para diversos contatos ao mesmo tempo com a mesma agilidade e eficiência. Um assistente virtual pode coletar detalhes, captar informações de busca, conectar e envolver os clientes em todas as etapas do funil de vendas.
Conexão com o cliente
A conexão com o cliente tornou-se essencial para obter sucesso em empreendimentos no mercado imobiliário atualizado à indústria 4.0. Como essa geração está cada vez mais conectada à tecnologia, o contato com os chats são a primeira busca desses consumidores.
Jovens entre 20 e 29 anos, acessam a internet constantemente, e esse público está iniciando a vida adulta, portanto irão buscar um empreendimento moderno, acessível e vantajoso. Se o assistente virtual da sua incorporadora facilitar os dados e interação com esse perfil de cliente, a sua empresa terá um aumento nas taxas de vendas e, consequentemente, em seus lucros.
Utilizando um chatbot, a conexão será mais rápida, gerando inclusive um destaque pelo diferencial em relação seus aos concorrentes. Além disso, iniciar um relacionamento online com o cliente irá dar uma vantagem aos agentes responsáveis, considerando que os dados fornecerão exatamente uma definição do que mais se adequa ao perfil.
Tudo isso irá proporcionar um atendimento personalizado e confortável. Essa simpatia e atenção tende a conquistar o cliente e fidelizar ele à sua empresa. Isso trará, além do lucro, uma expansão do marketing orgânico para a incorporadora.
Disponibilização diversa de horários
Quando o suporte recebe um pedido de informação ou reclamação, é importante que o cliente receba uma resposta imediata para a sua pergunta. Estar disponível durante todo o dia, sete dias por semana e em feriados podem representar a estruturação de relacionamentos significativos e a efetivação de vendas.
Os assistentes virtuais irão interagir com o cliente em todos os canais que integram a incorporadora. Possibilitando a captação de leads, oferecimento de produtos, pesquisas e atração de clientes que estão empolgados em adquirir um imóvel no exato momento em que eles buscaram contato.
A sua incorporadora precisa estar disponível para atender o cliente durante o tempo dele, por isso os chatbots são ótimas opções. Eles estarão atendendo os canais de suporte em todos os momentos, interagindo com volumes altos de contatos, além do horário comercial e o melhor, sem ultrapassar o orçamento mensal da empresa.
Redução de custos
Uma das melhores partes de se adquirir um assistente virtual é reduzir os custos da empresa em relação a contratações e treinamento de colaboradores. Como os chatbots atendem múltiplos clientes ao mesmo tempo, permitem a redução de até 30% dos gastos com a equipe de suporte.
Isso não significa que o trabalho de pessoas físicas deve ser extinto, pelo contrário, a produtividade do time tende a aumentar. Acontece que o assistente virtual descongestiona o serviço de atendimento e delimita quais as reclamações do cliente, assim, é mais fácil buscar as soluções para o problema exposto.
Os chatbots podem cadastrar, marcar atendimentos e realizar um atendimento sem espera. Dessa forma, as reclamações diminuem, a equipe organiza-se de forma estratégica no contato e o cliente acaba recebendo um atendimento que possibilita uma experiência excelente, menos conturbada e muito mais rápida.
Retomando seu aprendizado até aqui
O assistente virtual é um software que responde a mensagens de texto e voz. Esses são alinhados a ferramentas e canais de conversação, tornando as interações de contato mais ágeis e diversas.
Os chatbots interagem com os contatos em canais e plataformas digitais. Mantem e monitora uma conversa de um usuário com uma linguagem uniforme e diante de aplicativos de mensagens, chats de sites e outras plataformas digitais.
É uma ferramenta criada para proporcionar a simulação de capacidades humanas como: raciocínio, percepção, tomada de decisão e resolução de problemas. A inteligência artificial disponibiliza a dispositivos e plataformas digitais uma aproximação com a cognição humana.
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