O interesse do brasileiro por podcasts aumentou, principalmente, durante a pandemia. Ainda assim, o formato é considerado pouco explorado no país. Este guia vai ajudar você que já está ativo ou que está pensando em criar o seu. Aproveite nossas 10 dicas para podcast!
De acordo com um estudo realizado pela Globo, dos quase 100 milhões de brasileiros que consomem alguma forma de áudio digital, 28 milhões já declaram fazer uso de podcasts. E o público não para de crescer.
Muitas empresas já entenderam que o formato está sendo cada vez mais aceito e estão apostando em podcasts para atrair clientes. Para tirar o máximo proveito disso é importante adotar estratégias sólidas que aumentem a audiência e criem novas oportunidades para a marca.
Aproveite para ver também o CV na Prática, o podcast do CV.
Dicas para Podcast: Marketing
O marketing de podcast é o ato de construir uma estratégia e usar táticas focadas em aumentar seu público. Porém, crescimento leva tempo e podcasting é um jogo de longo prazo. Não adianta lançar uma série de episódios e esperar o topo das paradas e vendas disparadas na primeira semana.
Quando se trata de como desenvolver um podcast, dedicação e estratégia são extremamente necessárias. Existem inúmeras táticas que podem ser exploradas para que o podcast consiga se expandir.
O Blog do CV separou 10 dicas para podcast para você tomar nota e aplicar no seu projeto. Você não precisa implementar todas de uma vez. O interessante é testa-las aos poucos para ver o que funciona melhor com o seu público. Este não é um guia de como fazer um podcast, mas sim de como atrair mais audiência para ele.
1. Mídia Social
O uso de mídias sociais como ferramenta de marketing pode ser extremamente poderoso. Para podcasts, certos canais de mídia social podem funcionar melhor do que outros, a depender do conteúdo do programa. Para saber qual vai funcionar melhor na divulgação do seu podcast tem que testar.
Quando se trata de mídia social, engajamento e consistência são fundamentais. Se você acha que não tem tempo ou capacidade para compartilhar conteúdo consistentemente com seus seguidores e se envolver com seu público, talvez essa tática não seja para você.
As redes sociais são ótimas para compartilhar novos episódios do seu podcast, atualizações, conteúdos relacionados à série, saber mais sobre seu público etc. O conteúdo que você compartilha deve gerar conversas, interesse e ser valioso para seus seguidores.
Dois tipos de conteúdo que são ótimos para compartilhar nas redes sociais são:
Audiogramas
Os audiogramas são uma maneira de capturar visualmente trechos de áudio do seu podcast e compartilhá-los com o público.
Citações
Use imagens estáticas de citações cativantes do episódio do seu podcast.
2. Crescimento da comunidade
O crescimento da comunidade virtual é ótimo para o crescimento do podcast. Você pode criar uma comunidade vinculada ao seu projeto ou também pode encontrar outras comunidades das quais você possa participar para compartilhar sua série.
Faça uma lista das comunidades nas quais você já está envolvido. As comunidades podem ser em grupos do Facebook, newsletters, Reddit, Discord ou ClubHouse, por exemplo.
Com a lista pronta, comece a divulgar seu trabalho. Mas tenha em mente que nenhuma comunidade quer ter nada sobre vendas diretas postado. Para evitar isso, ao compartilhar seu podcast em algum desses espaços, peça a opinião das pessoas sobre a sua série, ao invés de soltar os episódios sem estratégia. Isso lhe dá a oportunidade de aumentar seu público e obter feedbacks valiosos.
3. Redes de convidados do podcast
As redes de convidados são muitas vezes negligenciadas. Talvez seja porque às vezes é preciso incentivar os convidados a compartilhar o podcast ou, simplesmente, não é uma tática no seu radar.
Quando seu convidado promove o episódio da sua série com a rede dele, você tem a oportunidade de atingir um público totalmente novo gratuitamente. Além desse valor agregado, é mais provável que esse novo público ouça o episódio, pois segue seu convidado e claramente gosta do conteúdo que ele publica.
Agora, entendemos que fazer com que seu convidado promova o episódio às vezes pode ser um desafio, especialmente se ele for bastante ocupado. Uma estratégia para contornar isso é fornecer aos seus convidados um kit de mídia com tudo o que ele precisa para fazer a divulgação. Dessa forma, você estará facilitando o trabalho dele e incentivando que ele compartilhe o podcast.
Um kit de mídia pode incluir:
- Ícone do podcast
- Links do podcast
- Arte do episódio
- Audiogramas
- Gráficos de citação
- Exemplos de postagens de mídia social
4. Comunicações internas
Se você é uma marca de médio a grande porte, já tem um público na ponta dos dedos – seus funcionários! Pense nisso: se você tem 2.000 funcionários, esse é um grande público para se conectar.
Além dos funcionários, é possível atingir os familiares deles e amigos que se interessem pelo tema do seu podcast. Para conseguir esse alcance, não deixe de fazer com que eles se sintam orgulhosos do podcast, animados por trabalharem com a marca que está alimentando esse tipo de conteúdo.
5. SEO para podcasts
SEO é a otimização para mecanismos de busca, ou seja, a prática de usar coisas como palavras-chave, tags e formatação para aumentar a visibilidade do seu conteúdo e ter uma classificação mais alta nas plataformas de pesquisa.
Por que o SEO é importante para o marketing de podcast? Bem, ao ter um SEO incrível em torno do seu podcast, você aumenta as chances de as pessoas descobrirem sua série ou episódios específicos quando pesquisam tópicos relevantes na internet.
Por exemplo, você lançou um episódio de podcast sobre “Relacionamento com o público: peça-chave para o marketing imobiliário”. Você se empenha em escrever uma descrição e um título que tenha o número desejado de palavras-chave relevantes e formatadas perfeitamente. Então alguém pesquisa no Google, “relacionamento com o público”, e voilá, sua série aparece! Suas chanches de ter um novo público fisgado para o podcast aumentam.
Como os podcasts são um meio que prioriza o áudio, muitas pessoas esquecem o SEO. Mas estamos aqui para lembrá-lo de que é um elemento incrivelmente importante.
Onde o SEO é relevante em podcasts, você pode perguntar? Confira abaixo algumas maneiras de otimizar o conteúdo para SEO de podcast:
- Mostrar notas
- Descrição do podcast
- Descrição do episódio
- Título do podcast
- Títulos dos episódios
- Transcrições
- Blogs
- Site de podcast
6. Promoção Cruzada
Recomenda-se o uso de promoções de leitura do apresentador. Como apresentador, você leria o anúncio de um outro podcast, enquanto o apresentador do outro podcast leria sua promoção. A razão para isso é que foi comprovado que os anúncios lidos pelo âncora têm um aumento de 50% na intenção de compra em comparação com outros anúncios.
Se você for usar a promoção cruzada como uma tática de crescimento de público e ainda não tiver conexões com outros podcasts, aqui estão duas coisas a serem consideradas ao procurar parceiros em potencial: tamanho de público e conteúdo.
7. Anúncios patrocinados
Os patrocínios costumam trazer ótimos resultados como marketing de podcast. Foi comprovado que é uma estratégia eficaz para aumentar o engajamento. Por isso, está entre as nossas dicas para podcast.
Os espaços de anúncios patrocinados envolvem a compra de um espaço de anúncio em outro podcast. O anfitrião fará a leitura do anúncio no seu programa ou, se você estiver usando plataformas como Megaphone, seu anúncio será inserido em alguns podcasts. Os preços variam bastante.
8. Trocas de episódios
Essa estratégia é definitivamente mais simples de executar quando os podcasts estão todos sob o mesmo guarda-chuva. As trocas de episódios envolvem um podcast com um episódio de outro podcast em sua série. Pode ser mais desafiador encontrar podcasters que se sintam à vontade e abertos para fazer isso.
Você precisa ser muito cauteloso para garantir que o conteúdo ainda seja relevante para os ouvintes para não perder o público.
Quer se inspirar? Acompanhe os programas do ImobiCast e do Vem Pra Mesa.
9. Aplicativos de publicidade de podcast
Com a ascensão do áudio, surgiram diferentes aplicativos nos quais você pode anunciar seu programa. As duas principais plataformas são: Podcast Addict (aplicativo de podcasting do Android) e Spotify Advertising.
Através desses aplicativos, você pode comprar um anúncio dentro de uma categoria ou gênero. Assim a abrangência do anúncio é maior.
10. Concursos
A última das nossas 10 dicas para podcast é a criação de concursos. Eles podem ser uma maneira eficaz de aumentar seus ouvintes rapidamente. Algumas coisas que você pode pedir aos participantes para fazer são:
- Seguir/assinar
- Baixar episódios
- Deixe uma avaliação
- Deixe um comentário
E alguns prêmios podem incluir:
- Cartões de presente
- Produtos
- Serviços
- Assinaturas
Esse tipo de concurso pode ser feito interna ou externamente, tudo depende do tamanho do seu público e onde você quer ter mais engajamento.
Marketing e dicas para Podcast
Ao longo deste guia, apresentamos 10 dicas para podcast. Algumas podem funcionar melhor do que outras, mas o marketing de podcast tem tudo a ver com testes. A cada mês ou dois, você pode testar uma tática diferente para ver o retorno e decidir se está funcionando para seus funis de marketing.
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