6 tendências do home office que sua incorporadora precisa conhecer

O home office se desenvolveu como nunca durante a pandemia. Nem mesmo as previsões mais otimistas para o futuro do trabalho remoto esperariam o que se seguiu: atualmente, cerca de 78% das pessoas [entrevistadas] em home office desejam permanecer assim após a crise do Covid-19 (CNN). 

Mas não acaba por aí. A mesma pesquisa, divulgada pela CNN, aponta a incrível marca de 81% de pessoas que se dizem igualmente ou até mais produtivas em casa.  

Embora esse contentamento venha acompanhado de preocupação com o excesso de trabalho, uma coisa é certa: se as instituições fizerem por onde, todos podem sair ganhando com o trabalho de casa.  

Para isso, claro, muitas coisas são necessárias, como auxílios com os gastos de internet e energia e, obviamente, uma estrutura imobiliária acolhedora para as 8 horas de trabalho contínuo.  

E é nessa segunda parte que você, incorporadora ou construtora, entra. Hoje, vamos conhecer 6 tendências de home office importantes para considerar na construção dos seus imóveis mais modernos. São elas: 

  • Espaço privado  
  • Espaço que comporte equipamentos 
  • Boa acústica e iluminação adequada 
  • Priorização de um bom cenário 
  • Móveis multifuncionais 
  • Aproximação com a natureza 

Quer descobrir detalhes sobre cada uma dessas tendências para 2022-23? Acompanhe este artigo comigo e tire suas dúvidas.  

 

Espaço privado  

Home office: colaborador usa computador em escritório caseiro

Privacidade é uma coisa indispensável no ambiente de trabalho. Mas poucos estavam preparados para perdê-la com o home office.  

Verdade seja dita, atualmente, um grande número de imóveis ainda não é equipado para comportar o trabalho remoto. Assim, a solução é trabalhar no quarto, na sala ou até mesmo na cozinha. Dessa forma, ter privacidade se torna quase impossível.  

Você já deve ter acompanhado os muitos memes de pessoas em reunião atrapalhadas por seus parceiros ou filhos num momento delicado. Sim, eles são engraçados, mas também refletem um despreparo que pode ser grave para a produtividade desses colaboradores.  

Por isso, muitos trabalhadores e empresários têm procurado casas com espaços privados para trabalho. Ele não precisa ser imenso, mas deve ser destinado especificamente para o home office, minimizando os riscos de interrupções durante tarefas importantes. 

 

Espaço que comporte equipamentos 

Então é só criar um quarto a mais na casa? Não, é um pouco mais complexo que isso. 

Como você provavelmente percebeu durante a pandemia, o home office exige muito mais que apenas espaço e privacidade. É necessário que o ambiente destinado a ele também comporte equipamentos 

Ou seja, o espaço precisa ser pensado em sua estrutura elétrica, com uma boa quantidade de tomadas, possibilidade de instalação de ar-condicionado, wi-fi e quem sabe até linha telefônica. Basicamente, tudo aquilo que uma pessoa pode precisar em sua jornada diária. 

 

Boa acústica e iluminação adequada 

Escritório de home office de frente para a janela, bem iluminado

Vamos lá, já temos um espaço privado e uma boa capacidade elétrica para comportar diferentes equipamentos. O que mais falta num espaço de home office inovador, moderno e que trará ótimos diferenciais na sua venda imobiliária? 

Pois bem, para entender esse próximo item precisamos, antes, conversar sobre o aumento exponencial nas famosas videoconferências.  

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Segundo a Revista Exame, as reuniões virtuais no Brasil são uma preferência de 60% dos executivos de alta liderança. A Revista Esquinas, da Faculdade Casper Líbero, aponta também para o disparo do número de usuários da plataforma de videoconferência Zoom, que passou de 10 para 150 milhões de pessoas ativas na rede.  

Resumindo: nossas reuniões agora são online e, para termos o máximo de profissionalismo traduzido nas conferências virtuais, precisamos de espaços igualmente profissionais.  

Portanto, é necessário que as empresas imobiliárias apostem na acústica dos espaços destinados a home office, evitando ruídos internos, mas também isolando os ruídos de fora. Além disso, é igualmente importante considerar a melhor iluminação possível, utilizando diversos focos de luz pelo ambiente e priorizando também a iluminação natural. 

 

Priorização de um bom cenário 

Quem disse que trabalhar em casa precisa ser sem graça? 

Nós queremos um ambiente elegante, despojado e profissional, mesmo dentro de casa. Afinal de contas, não é porque estamos no conforto de casa que precisamos ser menos profissionais, não é verdade?  

Para isso, toda empresa deve se atentar às possibilidades de decoração do espaço de home office. Estantes embutidas com iluminação, decorações em gesso, as possibilidades são infinitas e podem se comunicar com o modelo da casa que se deseja vender.  

 

Móveis multifuncionais 

Os móveis multifuncionais são moda em qualquer lugar, não apenas no home office. Mas, vamos combinar: eles fazem muito sucesso com aqueles que trabalham em casa e têm pouco espaço.  

No caso de escritórios menores, os móveis multifuncionais são um grande diferencial de venda. Mesas anexadas à parede, caixas organizadoras que por fora se tornam confortáveis cadeiras, não existem limites para o que os móveis multifuncionais podem fazer.  

Além de agregar valor ao imóvel, eles criam um maior aproveitamento do espaço e evitam gastos desnecessários com diversos móveis, sendo uma opção sustentável e rentável para o cliente. 

 

Aproximação com a natureza 

Escritório de home office próximo à natureza, reparado apenas por paredes de vidro.

A sustentabilidade está na boca do povo. Quem não estiver falando sobre ela, com certeza está por fora da nova tendência de aproximação com a natureza. Sobre esse tema, o Blog do CV tem um artigo inteirinho para te informar: descubra mais! 

Seguindo essa crescente demanda, muitas incorporadoras e construtoras vêm apostando em conceitos mais modernos de construção, que permitam uma aproximação mais orgânica com a natureza.  

Todo escritório precisa de uma plantinha, mas a interação entre pessoa e meio ambiente não deve acabar por aí. Existem diversas formas de gerar essa aproximação através do design do ambiente, seja com os jardins suspensos ou com uma vista para o gramado, por exemplo.  

O importante é que a arquitetura do ambiente permita a entrada dos elementos da natureza em contato com o homem. Isso não apenas atende à nova tendência, mas também diminui os níveis de estresse no trabalho, depressão e ansiedade provocados pela rotina.  

 

Considerações finais  

Nós mudamos muito desde que nos propusemos a encarar o home office de braços abertos. Hoje, já podemos nos considerar mais produtivos, aclimatados com nossas casas, próximos das nossas famílias e, claro, confortáveis 

Mas, para essa moda dar certo, é preciso que as empresas responsáveis pela construção dos novos imóveis saibam acomodar as necessidades daqueles que trabalham em casa.  

Essa nova tendência é, para o mercado imobiliário, uma ótima oportunidade de vender mais e melhor. Com a inexistência de espaço apropriado em suas casas atuais, já pode ser sentido o aumento da procura por novos imóveis, que acolham as necessidades do trabalho remoto.  

Se você se atentar a essas necessidades e trabalhar em cima disso, as chances são de que sua empresa dispare em vendas para profissionais do home office e consiga um bom lugar no pódio das empresas do futuro.  

Gostou do artigo de hoje? Não deixe de compartilhar com seus colaboradores e amigos interessados no assunto!  

 

Você já conhece o CV?  

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.   

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!    

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram 

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV! 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração