Um sistema CRM integrado ao Facebook pode escalar suas vendas: saiba como! 

Duas potências separadas já causam impacto. Mas, juntas… juntas, elas podem mudar o mundo. E, muito longe de ser papinho de filme, a integração entre grandes protagonistas é uma realidade latente: até mesmo no mercado imobiliário. Por isso, quero falar com você sobre o sistema CRM e suas várias possibilidades de integração ao Facebook.  

Enxergue este texto como um conselho: aqui, vou te contar sobre os benefícios do CRM imobiliário, as vantagens de integrá-lo ao Facebook e como tirar proveito das duas ferramentas ao mesmo tempo.  

E então, vamos lá? 

Sumário

O que é um sistema CRM?

Um sistema CRM se refere ao Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente. Embora muitos chamem de sistema, o CRM na verdade é uma plataforma, mais completa e equipada. Ainda assim, manterei o termo “sistema” para auxiliar seu entendimento. 

Tenha em mente, a princípio, que o CRM é uma ferramenta de gestão comercial. Ele pode atuar em qualquer uma das pontas do processo, assim como pode englobá-lo por completo. Para auxiliar seu aprendizado, veja esse vídeo explicativo do canal Portal Administradores: 

Para que serve o sistema CRM?

O CRM é um software que atua na gestão dos processos que envolvem marketing, venda e pós-venda dentro de uma empresa. Sendo assim, seu objetivo é unificar as três áreas e gerar valor para o cliente. Este, por sinal, é o maior protagonista num CRM: o cliente está no centro de tudo, sempre.  

O CRM imobiliário é feito para quem?

Existem diferentes formas de se usar o sistema CRM nas empresas. Digo isso porque cada CRM pode servir a um propósito distinto e, assim, atender um público distinto também.  

Por exemplo, o CV CRM é um software destinado a incorporadoras, loteadoras, construtoras e urbanizadoras. No entanto, isso não significa que imobiliárias e corretores de imóveis não possam utilizá-lo: quando associados à empresa cliente do CV CRM, tanto os corretores quanto as imobiliárias recebem seus próprios painéis na plataforma.  

Hoje, por exemplo, já existem mais de 110 mil corretores de imóveis associados ao software. 

Existem também os CRMs que atendem especificamente a corretores de imóveis, assim como aqueles mais genéricos que atendem até mesmo fora do setor imobiliário. Ou seja, existe sistema CRM para todo mundo! Basta escolher o que melhor se aplica à sua realidade no mercado.  

O que é a integração do sistema CRM?

sistema CRM: ilustração de hexágonos interligados e alguns ícones ao redor. DO lado direito a palavra "integração" em destaque.

Antes de falar sobre a integração entre Facebook e CRM, é importante dar dois passos para trás e entender: o que é, afinal, essa tal de integração? 

Integrar significa unir, mesclar. Com duas ferramentas, não é diferente: a integração é o processo através do qual duas plataformas se unem para criar uma comunicação unitária e performar melhor.  

O que a integração entre duas ferramentas faz?

Integrar duas ferramentas traz coesão ao seu processo, e o motivo para isso é muito simples. Uma vez integrados, dados, informações e comunicações das duas plataformas se tornam um só: ou seja, se seu lead chega por 5 canais diferentes, mas esses cinco canais estão integrados ao seu CRM, todos os dados e informações “cairão” no CRM.  

Com isso, você economiza o tempo de usar duas plataformas e converge seu esforço numa só, já que as informações serão compartilhadas entre elas.  

Vantagens da integração do sistema CRM

A comunicação unificada não é o único benefício numa integração entre CRM imobiliário e outras ferramentas. Existem pontos a considerar, como os seguintes:  

  • organização;  
  • eficiência de processos; 
  • diminuição de perdas e extravios; 
  • dados de maior qualidade; 
  • Segurança. 

Organização

Imagine dois cenários: no primeiro, você possui cinco imóveis em cinco bairros diferentes. Diariamente, você precisa visitar todos os imóveis, limpá-los, organizá-los e checar suas correspondências.  

No segundo cenário, você tem um único imóvel com cinco grandes cômodos. A tarefa é a mesma, limpar, organizar e checar as correspondências. Só que agora, você faz tudo num só lugar, com muito mais facilidade.  

A integração é o segundo cenário. Deu para perceber como ela organiza sua vida? 

Eficiência de processos

Precisar ir de sistema em sistema para encontrar o próximo passo da sua gestão é cansativo demais. Num sistema CRM integrado, você automatiza grande parte do seu trabalho e faz com que sua esteira de gestão caminhe sozinha.  

Diminuição de perdas e extravios

Tudo está na nuvem quando você usa um sistema CRM online e integrado. Seus documentos podem ser acessados remotamente, com as devidas permissões e senhas, e os extravios diminuem consideravelmente. Com eles, diminuem também as frustrações. 

Dados de maior qualidade

Você até pode se contentar com os dados e relatórios de uma só plataforma. Mas experimente integrá-los e criar um super relatório com dados assertivos, mais robustos e inteligentes. Nada se compara! 

sistema CRM: ilustração de uma linha com numerada de um a 5 em sua extensão. Acima de cada número um ícone colorido em destaque.

Segurança 

Neste ponto, não devo falar por todos, mas por nós. O CV é altamente especializado em LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, garantindo segurança nas informações pessoais e dados compartilhados dentro da plataforma e entre suas parceiras de integração. 

Leia também: 7 razões para usar o Gerenciador de Anúncio do Facebook junto ao seu CRM

Facebook: como ele trabalha na sua gestão comercial

Muitas pessoas conhecem o Facebook como “aquela rede social do grupo Meta”. E, sim, ele é uma rede social prolífera, mas é muito mais que isso. Acompanhe: 

O Facebook permite veiculação de anúncios, captação de leads, criação de campanhas e mais! Com ele, você pode amplificar seu marketing digital e ganhar notoriedade fora do espaço físico. Venhamos e convenhamos: atualmente, a rede social é o que menos importa no Facebook: suas múltiplas possibilidades de anúncio são o que chama atenção.  

Sistema CRM + Facebook: entenda o funcionamento

Não há segredo quando falo sobre a integração entre Facebook e CRM. Vamos apenas entender em qual etapa o Facebook atua e, assim, será mais fácil compreender como ele e o sistema CRM se unem. 

Etapa da jornada comercial onde o Facebook atua

Mencionei neste texto que o Facebook te permite criar campanhas e anúncios e divulgá-los. Campanhas no Instagram também fazem parte desse pacote, afinal todas são frutos do mesmo grupo: Meta.  

Pois bem: essa fase de campanha faz parte da pré-venda. Ela é a responsável por captar pessoas e gerar interesse para que seu novo empreendimento seja vendido. Geralmente é o setor de marketing que está responsável por essa fase, mas há empresas que pulam essa etapa e a deixam por conta dos SDRs (o que não é recomendado).  

A pré-venda é uma etapa delicada e cheia de potencial. Você também vai se interessar por: 

[EBOOK] Descubra o fenômeno da pré-venda imobiliária 

[ARTIGO] O que um corretor de imóveis precisa saber sobre pré-venda? 

[WEBINAR] A importância do pré-venda nas vendas 100% online 

Como essa união acontece no sistema CRM?

Agora sim chegamos aos finalmentes. Esse é o momento de entender como Facebook e CRM se unem numa só proposta. Pois bem: 

Pense que toda a sua campanha divulgada através do Facebook tenha botão para uma página. Nessa página, as pessoas deverão se cadastrar, entregando e-mail, nome, número de telefone e outras informações, para demonstrar interesse no seu imóvel.  

Então, todos os cadastros realizados a partir daquele anúncio no Facebook / Instagram ou outra rede social do grupo Meta serão automaticamente endereçados ao CRM. Ou seja, todos aqueles novos leads cairão lá automaticamente, para que seus SDRs e corretores tenham pleno acesso e encaminhem o restante da venda.  

Já parou para pensar o tempo que você e sua equipe gastam cadastrando leads manualmente? Pois é, essa é a mágica da integração. 

Toda integração entre CRM e Facebook é igual?

Não, nem toda integração entre Facebook e CRM é igual. Tudo depende da quantidade de benefícios que seu CRM entrega, do foco da plataforma e da compatibilidade de sistemas.  

O CV CRM, por exemplo, integra com o Facebook e oferece os seguintes benefícios:

 

print do sistema CRM CV com quatro blocos de texto.

Novamente, ressalto: as funcionalidades podem variar de software para software. Por isso, sugiro que você pesquise bastante antes de escolher seu CRM. Entenda, sobretudo: 

  • as dores da sua empresa; 
  • o que você deseja alcançar; 
  • quais pontos da jornada comercial precisam de apoio. 

CRM é plataforma. CRM é tecnologia. CRM é gestão de ponta. Mas ele não faz mágica se você não tiver uma visão clara e objetiva da sua incorporadora e do que sistemas como ele podem fazer por você.  

Considerações finais

Não há outra forma de finalizar este texto: é preciso abrir a mente e absorver a ideia de que a tecnologia está transformando o mundo dos imóveis. Tentar se manter tradicional não é errado, não é sinônimo de fracasso, mas deve ser equilibrado ao que há de novo.  

Muito em breve, estar na internet não será um diferencial: será o mínimo para sobreviver. Portanto, quanto antes fizermos as pazes com a modernidade, melhor.  

O Facebook e o CRM, ambos podem oferecer uma série de benefícios a sua empresa. Saiba ouvir a voz do futuro e apostar nessa indústria tecnológica que só tem a crescer! 

FAQ: Perguntas frequentes sobre sistema CRM

O que é um sistema CRM? 

CRM, ou customer relationship management, é um princípio de gestão comercial com base no foco do relacionamento com o cliente. Geralmente, é vendido na forma de software para empresas e pessoas que querem escalar seus negócios e aumentar o volume do seu funil de vendas. 

Qual é o principal objetivo do CRM? 

O maior objetivo de um CRM é aumentar e melhorar os resultados comerciais da sua empresa com base no relacionamento com seu cliente. 

Onde o CRM pode ser usado? 

Geralmente, as três principais áreas que usam o CRM são marketing, vendas e atendimento/pós-venda.  

Como gerenciar um CRM? 

Você precisa conhecer sua empresa, conhecer o CRM contratado, capacitar seus times para utilizá-lo e, a partir disso, a prática leva à perfeição.  

O que deve ter um sistema de CRM? 

Diferentes marcas de CRM oferecem diferentes soluções ao cliente. Mas uma coisa que todo CRM 5.0, a nova classe de CRMs ainda mais completos, deve ter é: pré-venda, venda, pós-venda, gestão e ecossistema.  

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 600 incorporadoras clientes e 110 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.       

Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda. 

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