Serasa API: conheça o conceito e seus benefícios num CRM imobiliário

Parte de uma boa experiência em gestão comercial tem a ver com o uso de integrações e ferramentas associadas. O Serasa API, por exemplo, é uma forma de integrar sua plataforma ao Serasa e garantir mais facilidade em alguns processos relacionados a crédito imobiliário.  

Este artigo tem como objetivo tirar suas dúvidas sobre API’s em geral, o API Serasa, especificamente, e como sua conexão a um CRM imobiliário deve acontecer. Trarei também a experiência do próprio CV CRM com o Serasa para explicar a conexão entre essas duas grandes ferramentas.  

Sem mais delongas, vamos nos aventurar por esse tema! 

Sumário

Imagem do guia da qualificação de leads

Antes de tudo: o que é uma API? 

API é a sigla para “Application Programming Interface”, ou, em português, “Interface de Programação de/para Aplicativos”. Mas isso ainda não nos diz muito sobre o que faz uma API, então vamos para a parte prática.  

O papel de uma API é permitir que diferentes plataformas se comuniquem entre si, trocando informações e serviços. Ou seja, ela é um conector de sistemas, plataformas e aplicativos. Para fazer essa conexão, a API é feita por um conjunto de normas, padrões e protocolos. Por meio delas, pode-se criar novos softwares capazes de se agregar e comunicar com outras plataformas.

Saiba mais sobre o que é uma API.

Para saber o que é uma API na prática, assista:  

Simplificando o entendimento: conheça um exemplo de API

Um dos exemplos mais comuns de API é aquela usada em serviços de mapa.  

Vamos adotar o exemplo da API do Google Maps: essa API permite que desenvolvedores de softwares e aplicativos integrem mapas do Google em seus sistemas, com informações geográficas para os usuários e muitos dos benefícios do Google Maps.  

Logo, quando um sistema usa a API do Google Maps, é feita uma solicitação para a API com as informações desejadas no mapa. Recebendo e processando essa solicitação, a API do Google Maps entrega de volta um mapa que pode ser exibido no sistema que criou a solicitação.  

Ou seja, a API do Google Maps possibilita que outros aplicativos possam se conectar à plataforma do Google Maps, utilizando suas funcionalidades em seus próprios sistemas.  

Ativando uma integração via API

Para ativar uma integração via API, o desenvolvedor interessado envia uma solicitação para a API do software desejado, que processa essa solicitação e devolve as diretrizes necessárias. Assim, existe uma comunicação de mão dupla: a primeira via é a solicitação, a segunda é o aceite e entrega das informações para o software que solicitou.  

Serasa API: qual a sua função?

Como qualquer outra API, a do Serasa tem por princípio simplificar o trabalho tanto dos desenvolvedores de sistemas quanto da sua própria empresa. Ela cria uma conexão direta entre sua plataforma de gestão comercial e o Serasa, de modo que não sejam necessários grandes esforços de desenvolvimento de software para que seu gestor consiga captar as informações necessárias no Serasa.  

Por dentro do Serasa API: o que ela entrega?

A API da Serasa é programada para entregar à plataforma integrada a ela o acesso a informações de crédito e histórico de dívidas. Sendo assim, são duas as principais utilidades dela:  

  • análise de crédito; 
  • checagem de adimplência.  

Falarei melhor sobre esses dois itens em breve. Por enquanto, o foco é nas entregas gerais da API e onde ela pode ser utilizada. É possível usar essa API em instituições financeiras, empresas de e-commerce e outros setores para análise de crédito e visualização de adimplência. 

No mercado imobiliário, esses dados são valiosos para tomar decisões sobre a concessão de crédito, verificação de identidade, análise de risco de fraude e muito mais. 

Benefícios da Serasa API na sua incorporadora

No tópico anterior, falei sobre as duas maiores utilidades de uma API como a do Serasa: análise de crédito e checagem de adimplência. Agora, vamos entender melhor cada um desses benefícios que ela pode trazer quando integrada ao seu CRM imobiliário. 

Análise de crédito com a Serasa API

Análise de crédito é o processo de estudo do perfil de crédito do potencial cliente. É realizada por bancos, instituições financeiras e outras entidades com o intuito de responder à pergunta: esse cliente realmente terá condições de arcar com uma dívida como, por exemplo, financiar um imóvel de R$300 mil?  

Para realizar a análise, seu potencial cliente precisa entregar informações pessoais como os dados cadastrais, restrições no nome, perfil de crédito e renda. Com base na avaliação do crédito, coisas como o valor liberado, a taxa de juros e a quantidade de parcelas poderão sofrer alteração.  

Imagem do lançamento imobiliário na prática
Quais os benefícios de ter a Serasa API na análise de crédito?  
  • Precisão na análise de risco: com o histórico de crédito e de dívidas do potencial cliente detalhados, a análise de crédito intermediada pela Serasa API permite que você, credor, avalie melhor o risco de inadimplência e tome decisões informadas. 
  • Redução de custo: a API do Serasa automatiza o processo de análise de crédito, poupando tempo e recursos a você durante a análise realizadao 
  • Redução de fraudes: o risco de fraudes também é reduzido com a Serasa API, já que as informações do solicitante são muito bem verificadas e comparadas às informações do Serasa.  
  • Experiência do cliente: a API do Serasa agiliza muito os processos. Com ela, você tem uma devolutiva sobre a análise de crédito do potencial cliente com muito mais rapidez. Isso gera uma experiência positiva e maior chance de fidelização.  

Checagem de adimplência com a Serasa API

Outro item no qual a API do Serasa se destaca é a checagem de adimplência.  

Checagem de adimplência é a verificação que avalia se seu cliente está em dia com o pagamento de suas dívidas. Caso não esteja, esse cliente é considerado inadimplente.  

Um cliente inadimplente pode prejudicar muito o andamento de uma empresa. Pequenas dívidas e parcelas se acumulam, geram retorno negativo para sua incorporadora e acabam prejudicando todo o andamento dos negócios.  

Sabendo disso, a Serasa API também atua em concordância com seu sistema de gestão informando se determinado cliente está ou não em dívida com a empresa.  

Quais os benefícios de ter a Serasa API na checagem de inadimplência? 
  • Identificação rápida de dívidas: a API fornece detalhes sobre histórico de crédito e de dívidas dos clientes, permitindo a identificação ágil de inadimplência. 
  • Redução de perdas financeiras: com agilidade na identificação de inadimplência, é possível tomar decisões mais rápidas para recuperar-se das perdas financeiras. 
  • Redução de riscos de crédito: com o laudo entregue através da API, também se torna fácil perceber clientes com histórico de inadimplência e evitar a concessão de crédito. 
  • Melhora na gestão financeira: obtenha informações atualizadas sobre a situação financeira de seus clientes e consiga uma melhor e mais eficaz gestão financeira. 
  • Redução de custos e tempo: automatize a checagem de clientes inadimplentes, reduza custos e tempo no seu processo comercial e gerencial. 

Integração: Serasa x CRM imobiliário

Se você quer aprender com maior profundidade sobre a API do Serasa, recomendo que confira a página “Serasa Experian: Score e Atributos via API”, no site oficial do Serasa.  

Agora, quero falar sobre como funciona uma API como o Serasa num CRM imobiliário.  

Serasa API: imagem de uma parte do planeta terra com algumas linhas de conexão.

Você já deve ter entendido o papel de uma API: conectar duas plataformas, para que seja possível realizar atividades de uma delas na outra. Também já sabe os benefícios da Serasa API em análises de crédito e checagens de adimplência.  

Mas também é importante saber onde vai essa API, a que outra plataforma ela se conecta. Bem, essa plataforma, no mercado imobiliário, pode ser o CRM.  

Saiba mais sobre CRM e seu papel na gestão comercial em: 

O CRM é um software bastante completo de gestão comercial (ou gestão de relacionamento com o cliente em todas as etapas da jornada comercial). Nesse caso, a API do Serasa se conecta ao CRM para oferecer a possibilidade de análise de crédito e outras funcionalidades dentro de uma só plataforma.  

Assim, tudo o que você demoraria horas para fazer, viajando entre a plataforma do Serasa e a do CRM, é possível ser feito num só lugar: seu CRM imobiliário.  

CV CRM + Serasa Experian: a integração que revoluciona análises de crédito 

Sendo o maior, mais completo e único CRM imobiliário da categoria 5.0, o CV não abre mão de se agregar a ferramentas potentes do mercado imobiliário. Entendemos que, sem um ecossistema, não é possível criar uma solução verdadeiramente completa: por isso, possuímos mais de 30 possibilidades de integração, e uma delas é o Serasa Experian. 

Como funciona a integração entre CV CRM e Serasa Experian?

A integração entre o CV CRM e o Serasa (também conhecido como Concentre) possibilita que usuários do CRM possam realizar a análise de crédito de suas reservas sem sair do CV. Para tê-la em mãos, é preciso contratar o produto Concentre da Serasa. Em seguida, basta enviar os dados de acesso do Concentre para o time de Suporte do CV CRM. A configuração será feita em tempo hábil e sua integração estará pronta para uso.  

Configurações necessárias para o funcionamento da integração 

Para que sua integração rode com perfeição, algumas coisas precisam ser pré-configuradas. Uma delas, por exemplo, é saber quais dados do Concentre (uma vez contratado) serão necessários enviar para o CV CRM. São eles: usuário, senha e URLS de produção e homologação.  

Em seguida, o ambiente do CV CRM será preparado para receber a integração. Claramente, o próprio time do CV CRM se encarregará desse preparo. O mesmo time ficará responsável pela configuração do ambiente, inserindo os dados de acesso e deixando o local pronto para ser acessado via API.  

Serasa API: trêspessoas olhando para um notebook com expressões de surpresa e felicidade.

O gestor poderá configurar as permissões da integração nos workflows necessários, habilitando, caso queira, as opções referentes ao Serasa ou análise de crédito. Também será possível configurar permissões nos perfis de acesso e nos usuários administrativos.  

Finalmente, com a integração pronta, a opção de análise de crédito sempre aparecerá dentro das reservas e pré-cadastros no seu CV.  

Para aprender o passo a passo da integração, leia nosso artigo da Base de Conhecimento! 

FAQ: perguntas frequentes sobre o tema

O que é o Serasa API? 

É uma API, ou um conjunto de normas, que permite que outra plataforma se conecte ao Serasa e possa executar funções associadas a ele como, por exemplo, fazer análise de crédito. 

Consulta Serasa: como fazer num CRM? 

Para consultar algo no Serasa através de um CRM, você precisa primeiro realizar a integração entre as plataformas. Em seguida, uma vez organizada toda a integração, é possível consultar através do próprio CRM. 

Posso ter acesso ao Serasa via CRM?

Sim. Quando a integração é feita, você pode realizar suas consultas no Serasa dentro do próprio CRM, sem necessidade de abrir outra plataforma. 

Considerações finais: integrar é para todos?

Não sobram dúvidas: integrar com o Serasa é para qualquer empresa que deseja crescer e garantir controle sobre questões financeiras e de crédito. No mercado imobiliário, sobretudo, não importa seu tamanho: uma integração de qualidade te entrega mais eficiência nos processos e, claro, mais dinheiro no bolso.  

Se você deseja conhecer melhor a integração CV + Serasa e torná-la parte da sua gestão, acesse nossa página oficial e solicite um contato

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário do lead ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 650 incorporadoras clientes e 110 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.         

Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda. 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração