Search Console para o seu site imobiliário: como utilizar

Você conhece o Google Search Console? Sabe como monitorar o tráfego para o seu site imobiliário? Sempre falo aqui o quanto é importante ter presença digital. Um dos pilares para estar presente na internet é ter a sua marca nos mecanismos de busca do Google. Afinal, a busca por imóveis no Google continua crescendo. O problema é que a concorrência também.  

Para que você consiga se destacar no Google em meio a tantos empreendimentos, existem técnicas específicas para otimizar os mecanismos de busca e ferramentas para medir e acompanhar os seus resultados. O Search Console é uma delas. 

Sumário

O que é o Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google que oferece dados sobre o tráfego e a saúde do seu site. Em outras palavras essa ferramenta traduz de que forma o Google “enxerga” o seu site. 

Além de mostrar dados como quantidade de visitas nas páginas do seu site, o Search Console mostra de que forma as pessoas chegam até ele, de que tipo de dispositivo elas acessam o seu site, que páginas são mais acessadas… 

Enciclopédia do Marketing Imobiliário

Essas são informações básicas que você precisa ter para otimizar os motores de busca do Google. Antes de aprender a usar o Search Console, inclusive, é interessante que você esteja por dentro das técnicas de SEO

Como funciona o Search Console 

De forma resumida, o Search Console monitora o seu site, avalia o desempenho das páginas nos resultados de busca, detecta problemas, sugere melhorias e mostra como o Google interpreta o seu site. Para que o Search Console tenha acesso a essas informações, você deve seguir alguns passos para configurar a ferramenta. 

  1. Acesse a ferramenta; 
  1. Faça login com a sua conta no Google (basta ter uma conta no Google para ter acesso ao Search Console); 
  1. Informe um site para rastrear. No menu superior esquerdo, escolha a opção “adicionar propriedade”. Você pode escolher entre “Domínio” ou “Prefixo do URL”. No primeiro caso o Search Console vai ter acesso a todos os URLs em todos os subdomínios e, no segundo, apenas URLs inseridos; 
imagem do search console. Do lado esquerdo uma coluna com o título "domínio" e, do lado direito, uma coluna com o título "Prefixo do URL"
  1. Aguarde o processo de verificação. O Google vai te notificar quando essa etapa estiver concluída. Fique atento ao seu e-mail. 

Para ver um passo-a-passo detalhado de como configurar o Search Console, veja o vídeo abaixo: 

Como acessar dados no google Search Console

Agora que você já entendeu a importância e configurou o Search Console está na hora de olhar para os dados. A ferramenta oferece alguns relatórios e todos podem ser acessados através do menu do lado esquerdo. É interessante que você passe por todos com calma. Abaixo falarei sobre os mais importantes: 

  • Visão Geral 
  • Relatório de desempenho 
  • Relatório de indexação 
  • Relatório de experiência 
  • Relatório de links 

Visão geral

Como o nome sugere, esse botão dá acesso a um resumo das informações que você verá na sequência. Através dele, você pode acessar as outras informações que também estão presentes no menu. 

imagem do search console com um menu do lado esquerdo com um item selecionado com o título "visão geral"

Relatório de desempenho

O relatório de desempenho já te dá a opção de aplicar filtros, como por exemplo o tempo de análise, o tipo de pesquisa, palavras-chave buscadas específicas, páginas específicas do site, tipo de dispositivo de acesso e aspectos da pesquisa (se é um resultado de busca que aparece nos FAQs do Google, por exemplo).

imagem do search console com uma lista horizontal de filtros

Importante lembrar que você não precisa usar todos os filtros. Saiba o que você quer perguntar e foque nisso. Os dados precisam ser tão objetivos quanto possível.  

Resultados de pesquisa

Essa é, talvez, a aba mais importante do Search Console. É onde temos uma visão ampla das palavras-chave. Faz parte do relatório de desempenho e dá ótimos insights através do cruzamento dos dados de cada filtro.  

Por exemplo: Se você tem um alto número de impressões e poucos cliques, significa que muitas pessoas estão tendo contato com o link da sua página, mas não estão clicando o suficiente (ou seja, o link tem baixo CTR). Nesse caso é interessante rever a sua técnica de texto persuasivo. Para se aprofundar no assunto veja este artigo sobre copywriting imobiliário

No caso de uma página informativa sobre algum imóvel, por exemplo, talvez seja necessário conhecer a persona imobiliária a quem se destina o empreendimento e usar gatilhos específicos. Se o empreendimento é voltado para famílias com filhos, experimente usar títulos que falem sobre segurança, espaço kids, etc. 

Mas se você ainda tem dúvida com relação a essas métricas, acompanhe os tópicos abaixo:  

Cliques

Quantidade de vezes que as pessoas clicaram na sua página ou palavra-chave. Você também consegue ver o número de cliques por país, dispositivos, aspectos da pesquisa (exemplo: se as páginas que receberam mais cliques foram selecionadas por oferecer uma boa experiência para o usuário, ou se as perguntas frequentes se destacaram na busca, etc…) ou por data. 

Na verdade, todas essas categorias são filtros para o desempenho nos resultados de pesquisa, como mostra a figura abaixo: 

imagem da ferramenta com filtros horizontais: consultas, páginas, países, dispositivos, aspecto da pesquisa.

Impressões

Quantidade de vezes o seu site apareceu na busca do Google. Considera as vezes em que o link foi clicado e as vezes em que não foi. Outro ponto importante é que o número de impressões ignora a rolagem da página. Ou seja, o seu link pode estar presente no final de uma página de busca e não ser exibido porque o leitor não rolou a página o suficiente e, mesmo assim, contar como impressão. 

CTR

Click-Through-Rate é o resultado da quantidade de cliques dividido pela quantidade de impressões. Um alto CTR significa que as suas chamadas para a ação estão assertivas e as pessoas se interessam pelo seu conteúdo quando se deparam com ele. Um CTR baixo é um alerta para mudar as estratégias de títulos, descrições e resumos. 

Posição média

É a média da posição que o seu link ocupa na página de busca. Com essa métrica você consegue saber se o seu link aparece nos primeiros resultados da busca do Google, se na metade da página ou no final. Quanto mais no topo da página, maiores são as probabilidades de cliques. 

Imagem do lançamento imobiliário na prática

Se alguém pesquisar por “imóveis em lançamento” por exemplo, é importante que a sua página de lançamentos apareça em primeiro lugar, antes dos imóveis do seu concorrente. 

Relatório de Indexação

Esse relatório te mostra que páginas do site estão sendo indexadas pelo Google e quais não estão. Além disso, explica o motivo pelo qual algumas páginas não estão sendo indexadas e, através da detecção do problema, fica mais fácil entender como resolver. Os motivos podem ser bem distintos, como “no index”, “erro 404”, “página com redirecionamento”, “bloqueada pelo robots.txt”, entre outros. Resolver esses problemas te ajuda a recuperar volume de tráfego para o seu site.  

Relatório de Experiência

O relatório de experiência analisa alguns fatores que podem influenciar no rankeamento do seu site, como a velocidade de carregamento das páginas, estabilidade, segurança e o grau de interação do usuário com o seu site.  

É importante que o seu site imobiliário tenha possibilidades de interação. Exemplo: uma página para simulação de crédito, filtros para selecionar imóveis específicos, chats etc. 

A nova métrica de experiência

O Google atualiza as métricas com frequência e uma das últimas atualizações diz respeito à experiência de usuário nas suas páginas. O Google analisa fatores como o grau de relevância e utilidade do seu conteúdo na página de destino. Nas diretrizes de qualidade do Google encontramos esse termo como E-A-T (sigla traduzida: especialização, autoridade e confiança). 

Por isso é importante ter páginas de conteúdo no seu site imobiliário como artigos sobre os programas de financiamento de imóveis, por exemplo.  

Recentemente o Google atualizou as diretrizes e acrescentou mais um E na sigla, que significa experiência. Saiba mais. 

Esse relatório te mostra os links externos e internos do seu site. Os links externos são as páginas de outro site que referenciam o seu. Já os internos ligam uma página a outra do seu site. Os dois são importantes para a saúde do seu site imobiliário. Os links internos garantem, por exemplo, que o usuário passe mais tempo no seu site e assim, o Google interpreta o seu conteúdo como relevante. 

Esse relatório também mostra os principais termos que possuem links no site. Quanto mais links um termo tiver em diferentes páginas, maior vai ser a relevância dele para o seu site. 

Search Console: boas práticas

Claro que, além de configurar e aprender a usar o Google Search Console, você deve ter planejamento, objetivo e consistência para que as suas estratégias funcionem, por isso é interessante adotar algumas práticas quando começar a usar a ferramenta: 

  • Tenha a rotina de olhar o Search console pelo menos uma vez por mês; 
  • Lembre-se de checar todas as abas do menu. Normalmente as pessoas passam muito tempo na aba “Resultados de pesquisa” por ser bem completa e conter informações bastante relevantes, mas todas contém informações pontuais e dessa forma você vai conseguir aproveitar ao máximo a plataforma; 
  • Entenda como usar os filtros. A plataforma oferece muitos dados, mas não adianta ter acesso a todos se não construirmos uma lógica por trás. Saiba o que você está buscando e use os filtros da ferramenta de forma correta; 
  • É importante usar as ferramentas do Google paralelamente. Já falamos sobre o Google Trends e o Google Analytics

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Perguntas Frequentes sobre o Search Console

O que é o Search Console? 

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google que oferece dados sobre o tráfego e a saúde do seu site. 

Para que serve Search Console? 

O Search Console monitora o seu site, avalia o desempenho das páginas nos resultados de busca, detecta problemas, sugere melhorias e mostra como o Google interpreta o seu site. 

Como colocar o site no google Search Console? 

Acesse a ferramenta, faça login com a sua conta no Google (basta ter uma conta no Google para ter acesso ao Search Console), informe um site para rastrear, no menu superior esquerdo, escolha a opção “adicionar propriedade”; 
Aguarde o processo de verificação.  

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