Quem é quem no mercado imobiliário?

mercado imobiliário

Uma das marcas da geração atual é a velocidade com que as coisas acontecem, mudam e se transformam. Novas tecnologias, profissões e termos surgem o tempo todo. E no mercado imobiliário não é diferente.  

Se há alguns anos, as empresas do ramo limitavam-se a construtoras e imobiliárias, hoje temos que lidar com incorporadoras, urbanizadoras, loteadoras e empreiteiras também. E nem sempre sabemos diferenciar umas das outras 

Sempre que uma obra se inicia, percebemos que empresas diferentes estão envolvidas no processo. Desde a compra do terreno até a entrega das chaves, os passos são dados não por uma, mas por várias empresas. E cada uma delas tem participação específica ao longo da construção de um imóvel.  

Neste artigo, o Blog do CV vai explicar para você o que cada uma dessas empresas representa no mercado imobiliário para que não haja mais dúvidas. Vem com a gente! 

 

Quem é a Urbanizadora? 

Quem é a Urbanizadora no mercado imobiliário? 

Urbanizadora é a empresa responsável pelo parcelamento do solo, implantação das obras de infraestrutura e venda dos lotes. Em termos práticos, é a urbanizadora que cria novos bairros dentro de um zoneamento urbano.  

urbanizadora é, portanto, a responsável por toda infraestrutura relacionada ao empreendimento. Isso envolve rede de água, rede elétrica, iluminação pública, drenagem, paisagismo, sistema de captação e tratamento de esgoto sanitário e pavimentação asfáltica.  

A urbanizadora participa das etapas de licenciamento do empreendimento, envolvendo profissionais como biólogos, geólogos, topógrafos e engenheiros, até chegar à instalação dos projetos e iniciar o processo de execução das obras. 

As obras podem variar de acordo com o plano diretor e o código de cada município. Os serviços públicos instalados são integralmente repassados ao setor público e a manutenção é de responsabilidade das prefeituras e concessionárias por elas escolhidas.  

Por muito tempo, usou-se o termo loteadora para as empresas que realizavam essas tarefas. Porém, de uns anos pra cá, o nome urbanizadora passou a ser mais utilizado. 

 

Quem é a Incorporadora no mercado imobiliário? 

Quem é a Incorporadora no mercado imobiliário? 

A incorporadora é a empresa que articula e coordena todo o negócio imobiliário. Ela trata da aquisição do terreno, estrutura o projeto (construtivo e arquitetônico), realiza o estudo de viabilidade econômica e é responsável por todo o detalhamento do bem imóvel 

Assim que adquire o terreno, é a incorporadora que contrata a construtora para a execução da obra. Uma mesma empresa pode exercer ambos os papéis, de incorporadora e de construtora, desde que seja legalmente habilitada para isso.  

Com o imóvel finalizado, também é a incorporadora que faz todos os trâmites imobiliários no registro de imóveis e providencia os alvarás e licenças para dar início à comercialização. Quando o cliente adquire uma propriedade, ele lidará diretamente com a incorporadora. É ela que vai tirar as dúvidas em relação ao contrato e documentação exigida.  

 

Quem é a Construtora? 

Quem é a Construtora? 

A construtora é a empresa contratada pela incorporadora para executar a obra de um empreendimento. Ela é responsável pela realização física da obra. Ou seja, é a construtora que fornece a mão de obra e os materiais necessários para a conclusão do projeto. 

Fica claro, portanto, que a construtora desempenha o trabalho em todas as etapas da obra. Sua participação vai desde a elaboração do projeto de engenharia até a entrega do imóvel. Ela está encarregada de contratar a mão de obra, fornecer os materiais e equipamentos necessários e realizar os testes de qualidade estrutural.  

Para que seu trabalho seja realizado, a construtora é obrigada a ter registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) e um engenheiro (também registrado no CREA) que se responsabilize pela obra. 

A responsabilidade principal da construtora é com a qualidade física da obra, garantindo que o edifício não tenha problemas físicos, como rachaduras, infiltrações, irregularidades ou imperfeições. Sua função também é garantir o cumprimento dos prazos estipulados no cronograma construtivo. 

No entanto, nem sempre a construtora possui mão de obra ou materiais suficientes para realizar todos os serviços necessários dentro de uma obra. E é por isso que, às vezes, ela contrata uma empreiteira. 

 

Quem é a Empreiteira no mercado imobiliário? 

Quem é a Empreiteira no mercado imobiliário? 

Assim como a construtora, a empreiteira participa da execução da obra. É a empresa que a construtora vai contratar para realizar algum serviço específico do projeto. São, normalmente, trabalhos de pequeno porte, como instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias, aplicação de revestimento e esquadrias, concretagem e etc.  

A princípio, a construtora e a empreiteira podem parecer semelhantes, mas a principal diferença entre elas é a exigência de registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA). Se por um lado a construtora tem a obrigatoriedade de possuir o registro para que sejam autorizadas a executarem obras de construção civil, as empreiteiras não precisam do mesmo.  

Como as empreiteiras realizam apenas serviços auxiliares de construção civil, não há exigência de registro no CREA e nem de autorização para realizarem obras de construção civil próprias. Ainda assim, uma empreiteira também possui responsabilidade técnica sobre eventuais vícios da obra.  

 

Quem é a Imobiliária? 

Quem é a Imobiliária? 

A finalidade de uma imobiliária é oferecer o suporte necessário na compra, venda, locação ou qualquer outro tipo de transação imobiliária. É ela que desenvolve o trabalho de aproximação entre locador e locatário ou entre vendedor e comprador, analisando toda a documentação pertinente e dando mais segurança aos negócios. 

Todo o trabalho da imobiliária é feito através de seus corretores de imóveis. Todos esses profissionais devem possuir um CRECI, assim como a própria imobiliária. CRECI é o certificado emitido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Este certificado garante a segurança das transações. 

Os corretores são os profissionais que realizam o atendimento ao cliente oferecendo consultoria especializada dentro da imobiliária. Além disso, eles favorecem a negociação do imóvel buscando acordos que satisfaçam os interesses de ambas as partes, cliente e proprietário. 

 

Quem é quem no mercado imobiliário? 

No ramo imobiliário é frequente encontrar pessoas com dúvidas a respeito de quem é e o que faz cada uma das empresas citadas neste artigo. Principalmente, porque na prática muitas delas trabalham juntas e algumas empresas do setor podem ser urbanizadoras, incorporadoras e construtoras ao mesmo tempo.  

Ainda assim, é importante que as características próprias de cada uma dessas empresas sejam conhecidas, além das suas funções dentro do projeto de parcelamento do solo, desenvolvimento e urbanização das cidades.  

Você que acompanha o Blog do CV agora está por dentro das responsabilidades de cada uma delas e não vai mais ter dúvidas sobre o assunto! 

 

Você já conhece o CV?    

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.     

Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!      

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.    

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV!   

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração