Dia do Urbanismo: descubra mais sobre as Urbanizadoras

Dia do Urbanismo: cidade litorânea vista de cima

No dia 08 de Novembro é comemorado o Dia Mundial do Urbanismo. A data marca a aplicação do termo, instituído em meados do século XX, e propõe a consciência, o entendimento e a união entre as diferentes comunidades e o urbanismo. E como falar de urbanismo sem mencionar aquelas que trabalham em prol deles? Isso mesmo, estamos falando das Urbanizadoras 

As urbanizadoras são organizações muito importantes para o conjunto social. Elas buscam promover a criação de novas estruturas habitacionais e expansão das comunidades. Dessa forma, atuam enquanto verdadeiros pilares da sociedade.  

É comum que sejamos apegados ao lugar de onde viemos. Sendo assim, é papel da urbanizadora trabalhar para que esse lugar seja o mais agradável, enriquecedor e familiar possível.  

Por isso, vamos conversar melhor sobre dois conceitos importantes para o dia 08 de Novembro: urbanismo e urbanizadoras. O que são? Para que servem? Tudo isso e muito mais você aprende aqui no Blog do CV! 

O que é urbanismo? 

Dia do Urbanismo: conjunto de casas com paredes brancas e telhados cinza

urbanismo é o conceito que se relaciona ao estudo, planejamento e controle de cidades ou núcleos urbanos. Dessa maneira, é uma ciência multidisciplinar que engloba diversas áreas do conhecimento com um objetivo primordial: dar vida às cidades. 

Como premissa, o urbanismo busca avaliar as melhores formas de tornar um núcleo urbano ainda mais habitável, ou seja, mais adequado para a vida humana. Por isso, é comum que o conceito apareça associado com outros temas como sustentabilidade, por exemplo.  

No Brasil, o termo começou a ser utilizado ao final do século XIX, com a fundação da cidade de Belo Horizonte. Além disso, nosso país apresenta uma das cidades planejadas mais famosas do mundo: Brasília. 

Para colocar em prática os princípios propostos pelo urbanismo, nascem as urbanizadoras, sobre as quais falaremos em seguida. 

O que faz uma urbanizadora? 

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido a relevância da urbanização para o nosso cotidiano. Nós, você e muitos outros habitamos essas pequenas, médias e grandes estruturas que conhecemos como cidades. Ou seja, é seguro afirmar que muitos de nós vivemos o urbanismo diariamente. 

Que tal, então, conhecer as empresas especializadas no assunto? 

Essas são as urbanizadoras: organizações responsáveis por planejar, criar e expandir núcleos urbanos. Através delas, novos bairros, conjuntos e até mesmo cidades são modeladas a todo momento.  

As urbanizadoras são compostas pelos mais diferentes tipos de colaboradores. Há engenheiros, paisagistas, topógrafos e muito mais. Por ser uma atividade relativamente complexa, é normal que sejam necessários diversos tipos de especialidade para se construir uma obra de urbanismo.  

Dentre as principais atividades realizadas pelas urbanizadoras, estão: 

  • Segmentação (ou parcelamento) de lotes; 
  • Estudos de viabilidade de projetos; 
  • Urbanização da área. 

Diferença entre urbanizadoras, construtoras e incorporadoras 

Dia do Urbanismo: engenheiro de obras analisa documento de construção no campo de obras

Uma vez entendidos os conceitos primários sobre urbanismo, é chegada a hora de compreender as diferenças entre termos comumente tidos como sinônimo. Não é raro vermos certa confusão entre diferentes conceitos do mercado imobiliário, mas é essencial que sejam esclarecidas as particularidades entre cada um desses agentes econômicos importantes.  

A primeira sobre a qual falaremos é a urbanizadora. Conforme apontamos no texto, ela é responsável por planejar e executar a criação de conjuntos e núcleos. Dessa forma, tudo começa na urbanizadora: desde os estudos de impacto ambiental até licenciamento de empreendimentos, ela está presente em diversos momentos. 

Já a incorporadora é encarregada de cuidar dos projetos imobiliários, bem como processos jurídicos envolvendo a legalização de empreendimentos e obras. (JusBrasil 

Finalmente, a construtora está focada na construção direta do empreendimento. Ou seja, é ela quem coloca as mãos à obra. Documentos como memorial descritivo também são incumbências da construtora, que gerencia todos os aspectos da execução imobiliária.  

A importância das urbanizadoras para a sociedade 

Até agora, você pôde perceber os benefícios das urbanizadoras de um modo geral. Mas o que você talvez ainda não saiba é que, além de tudo, elas possuem uma relevância incrível para a sociedade. Isso mesmo, todos nós nos beneficiamos do trabalho executado pelas urbanizadoras, e é sobre isso que falaremos agora. 

Realização de estudos ambientais 

Os estudos de impacto ambiental são ainda mais importantes do que parecem à primeira vista. Se você mora numa cidade tipicamente quente, com muitas zonas de calor, já deve ter percebido que muitas avenidas possuem conjuntos de árvores que acompanham o trajeto. Isso é fruto dos estudos ambientais realizados pela urbanizadora responsável.  

As árvores liberam oxigênio na atmosfera e, além de aumentar os espaços com sombra, favorecem a oxigenação das cidades. Cada uma dessas considerações é consequência de estudos ambientais realizados durante o planejamento de uma cidade.  

Esses estudos definem os melhores lugares para se construir parques e praças, as formas mais ambientalmente seguras de se construir e muitas outras coisas que são de extrema importância para nossa rotina. 

Priorização do lazer humano 

Imagine, por exemplo, que você more num lugar com muitos prédios. Embora o lazer em casa seja uma realidade, sua família gostaria de ir ao parque. Não seria frustrante saber que o parque mais próximo está a quilômetros de distância? 

Pois bem, é justamente aí que as urbanizadoras entram. Por meio de planejamentos e ponderações bem estruturadas, são decididas as melhores localidades para que lazer seja um direito de todos, independentemente de sua localização.  

Características de uma boa urbanizadora 

Chegamos ao fim de mais um artigo com a seguinte pergunta: agora que entendemos os pormenores de uma urbanizadora, como descobrimos o que caracteriza uma empresa de qualidade no setor? 

Para reconhecer uma boa urbanizadora, leitor, você precisa estar atento a algumas características importantes. Nós as conheceremos agora, pode acompanhar! 

Expõe sua história 

Uma boa urbanizadora deve possuir suas informações de forma fácil e simples. Assim, um potencial cliente pode conhecer melhor sobre ela e decidir se deseja ou não seguir nessa direção.  

Geralmente, uma ótima maneira de expor sua história é através de um site imobiliário! Nele, todos os pontos mais importantes na história da empresa devem estar acessíveis para que possam ser visualizados com tranquilidade.  

Foca na experiência do público 

Não importa o ramo, uma boa organização busca sempre levar o melhor atendimento possível ao cliente. Isso é o que chamamos de Customer Experience. E, com as urbanizadoras, não poderia ser diferente: é necessário priorizar a experiência do público e buscar sempre as formas mais inovadoras de resolver seus problemas.  

Apresenta cases de sucesso 

Os cases de sucesso são todos os clientes que uma empresa atendeu com sucesso. Eles são, dessa forma, a vitrine para a qual o consumidor olha antes de comprar. Afinal, nós amamos ouvir a palavra de outros consumidores satisfeitos antes de fecharmos negócios, não é mesmo? 

Portanto, uma boa urbanizadora deve expor o depoimento de seus melhores clientes, como forma de reiterar sua autoridade no mercado e também aumentar sua visibilidade. 

Tem presença nas redes sociais 

Pode parecer besteira, mas o mundo na era digital implora por presença nas redes sociais. De outra forma, como o consumidor, altamente digitalizado, encontrará a empresa? 

Estar na internet não é mais uma opção: é um ato de sobrevivência. E a boa urbanizadora deve saber disso. Para tanto, é importante que ela utilize as armas que o mercado imobiliário tem exigido cada vez mais, as redes sociais.  

Conclusão 

Dia do Urbanismo: parque visto em imagem aérea

Chegamos ao fim de mais um artigo, desta vez bastante especial! Comemoramos o Dia Mundial do Urbanismo com informação e muita satisfação. A urbanização é uma parte essencial da nossa vida, e deve ter suas características e benefícios reconhecidos a cada dia.  

Mas e você, gostou do artigo de hoje? Compartilhe com os urbanistas que você conhece! 

 

Você já conhece o CV?  

Este conteúdo é oferecido para você pelo Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.   

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização agilidade nos seus processos internos. Quer conhecer mais? Acesse o site do CV!    

Para saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram 

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV! 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração