Inovações no mercado imobiliário: 9 ferramentas para impulsionar seu 2022

Inovar é sobreviver. É por meio da inovação, afinal, que redescobrimos possibilidades e nos mantemos relevantes e competitivos. Para o mercado imobiliário, inovação pode significar muitas coisas: uma delas é o uso de novas ferramentas. Com os mais diferentes sistemas e plataformas, o setor pode apresentar melhor desempenho de tarefas e performance acima da média.  

As inovações no mercado imobiliário estão por toda parte. Desde a forma como os clientes são prospectados até as ferramentas utilizadas durante o pós-venda. Por conta disso, o setor desponta como um dos principais pilares econômicos do país 

Mas, num mercado que está sempre se reinventando, como ficar por dentro de tudo de novo que acontece? Bom, nisso eu posso te ajudar! 

Acompanhe agora as 9 ferramentas que vão trazer mais inovação à sua incorporadora em 2022. 

Calendário virtual 

Ferramentas: pessoa circula datas no calendário virtual em tablet

Os calendários virtuais vão muito além de uma ferramenta de uso pessoal. Claro, você pode marcar seus compromissos diários e definir lembretes básicos, mas existe um novo espectro de possibilidades de uso para o sistema.  

Uma dessas possibilidades, por exemplo, é a sincronização de calendários como Google Agenda a plataformas de gestão. Assim, agendamentos de visita, assistências técnicas, reuniões com o cliente e assinaturas de contrato ficam fixadas na sua agenda profissional e reproduzem um lembrete para garantir que sua equipe não se esqueça do essencial.  

Outras grandes funcionalidades dos calendários virtuais são: 

  • Padronização da duração de eventos; 
  • Possibilidade de compartilhamento de lembretes com o time; 
  • Criação de alertas estratégicos; 
  • Agendamento de reuniões com possibilidade de marcação de endereços e números de telefone, bem como convite a terceiros; 
  • Categorização de lembrete por cores; 
  • Mudanças no fuso horário para colaboradores que estão noutro local. 

Ferramentas de automação de marketing 

Muito conhecidas mercado a fora, as ferramentas de automação de marketing já são um grande exemplo de como a digitalização de processos oferece benefícios a uma empresa. Economizando tempo, dinheiro e recursos, a automação retira do colaborador a necessidade de realizar tarefas repetitivas e cansativas.  

automação de marketing ganhou o mercado imobiliário, é verdade. Mas ela oferece ainda mais do que percebemos no dia a dia de uma empresa imobiliária. Com ela, sua equipe de marketing pode: 

  • Captar leads automaticamente 
  • Agendar publicações nas mídias digitais 
  • Criar landing pages para conversão de contatos 
  • Metrificar diferentes índices de marketing 
  • Elaborar relatórios práticos de performance 

Não é coincidência que as ferramentas de automação estejam sendo gradativamente integradas a plataformas maiores. O CVCRM é um bom exemplo disso! Através dele, uma empresa pode integrar sistemas como RD Station ou SharpSpring ao CRM empresarial, com o objetivo de gerar uma automação unificada e eficiente.  

Assinatura eletrônica 

Eu não preciso te dizer que a assinatura de contratos pode ser um dos momentos mais tensos de uma compra imobiliária, não é mesmo? Todo o translado de documentos, o tempo de espera até a assinatura e a devolução dos papeis… Tudo isso pode demorar semanas. E, assim, atrasam sua venda, seus lucros e a produtividade da equipe.  

Mas uma coisa que você talvez ainda não saiba é o baita benefício que uma assinatura eletrônica ou digital pode trazer para sua incorporadora. O que antes levava dias, hoje pode ser feito em minutos através das ferramentas de e-signature.  

Segundo o sistema DocuSign, o uso adequado da ferramenta possibilita “concluir até 82% dos contratos e acordos em menos de um dia e 49% em menos de 15 minutos”. 

Além disso, você… 

  • Economiza dinheiro com envio de papeladas impressas; 
  • Assina contratos em qualquer lugar; 
  • Acessa documentos através de quaisquer dispositivos. 

Ferramenta para organização de tarefas 

Mesmo a mais organizada das instituições pode se ver de cabelo em pé quando o assunto é tarefa diária. No meio de tantas atividades diferentes, nem sempre é fácil se manter em dia com a organização dentro de uma incorporadora.  

É por isso mesmo que as ferramentas de organização de tarefa chegam a 2022 com todo o gás. Utilizando-as, todas as suas equipes podem estruturar listas de atividade por prioridade, status, gestor e muito mais. Você pode utilizar toda a sua imaginação na hora de criar sua rede de atividades e compartilhar com o time.  

Uma boa ferramenta de organização de tarefas te permite: 

  • Metrificar o tempo dispendido por cada pessoa em cada tarefa; 
  • Priorizar as atividades que realmente importam; 
  • Compreender horários de maior e menor produtividade. 

Ferramenta para reunião virtual 

Ferramentas: colaboradores conversam em reunião virtual via computador

Quem não precisou modificar ao menos um pouquinho a rotina de trabalho desde 2020? Hoje em dia, o trabalho híbrido e até mesmo completamente remoto já é uma realidade latente. Mesmo no setor imobiliário, conhecido por suas diversas reuniões presenciais.  

Contudo, não é porque o modelo de trabalho mudou que nossas necessidades dentro do setor também mudaram. Ainda precisamos nos reunir com clientes e colegas e debater assuntos importantes. Tudo tendo em vista otimizar nosso ciclo de vendas.  

Dentro desse contexto, as ferramentas de reunião virtual começaram a fazer um verdadeiro sucesso dentro do mercado. Aproximando pessoas e viabilizando contatos, essas ferramentas comprovam que não precisamos estar próximos para, de fato, estarmos presentes.  

Com os sistemas de reunião, o mercado imobiliário tem a possibilidade de: 

  • Contratar colaboradores de todo o mundo pelo trabalho remoto; 
  • Manter um contato próximo e íntimo com o cliente, mesmo em situação de pandemia; 
  • Gravar reuniões, webinars e eventos online importantes. 

Chatbots 

Conversar com um robô parece uma situação bem futurista, não é mesmo? Pois bem, é aí que você se engana. E eu te digo mais: os robôs não são só uma realidade como também são uma forma de humanizar o seu contato com o cliente.  

Não, você não me entendeu errado. Um robô pode sim humanizar seu contato. Mas como? 

É relativamente simples. Os chatbots são softwares de resposta automática criados para responder aos principais questionamentos do público. Eles podem aparecer no seu site, no formato de pop-up, por exemplo. Assim, se um lead ou cliente tiver dúvidas, pode conversar e ser respondido em tempo real sem dispender tempo de sua equipe de atendimento.  

Caso o nível de necessidade daquele consumidor seja mais profundo, o chatbot o direcionará automaticamente para um time de atendimento ou pré-atendimento real. E isso é bom por dois principais motivos: seu cliente não precisará esperar muito tempo por atendimento e sua equipe só entrará em ação nos casos reais de necessidade.  

Os chatbots são a união do útil ao agradável, não é mesmo? 

Plataforma de análise de crédito 

Realizar a análise de crédito pode ser muito importante numa empresa imobiliária. É essencial saber se seu lead é ou não uma verdadeira oportunidade de negócios. Afinal, nenhuma organização quer correr o risco de inadimplência, não é mesmo? 

E se eu te dissesse que existe uma plataforma perfeita para fazer isso por você?  

As ferramentas de análise de crédito são criadas com o objetivo de simplificar o processo burocrático de estudar a viabilidade de um financiamento. E, assim como outras plataformas apresentadas aqui, ela também pode ser integrada à sua plataforma de gestão (para isso, é importante que você consulte as possibilidades da sua plataforma).  

ERP: Enterprise Resource Planning 

Eu sei que o nome parece complicado, mas o funcionamento do ERP é relativamente simples.  

Em tradução livre, ERP significa Planejamento de Recursos Empresariais, mas na verdade é muito mais que isso. Em resumo, o ERP é um sistema integrado de gestão empresarial, cujo objetivo principal é gerir os processos voltados para o setor financeiro.  

Quando incorporado a outras soluções, como o CRM (sobre o qual falaremos a seguir), o ERP possui a capacidade de conduzir uma gestão empresarial integrada e assertiva.  

Através de um ERP, sua empresa garante: 

  • Monitoramento de estoques; 
  • Acompanhamento de pedidos; 
  • Gestão financeira completa.

CRM: Customer Relationship Management 

Ferramentas: mão segura blocos de madeira com personagens

Você já deve ter ouvido falar do CRM 

Também conhecido por seu nome completo, Customer Relationship Management, o CRM é uma expansão das plataformas de gestão de relacionamento. Seu objetivo primário é gerenciar a jornada comercial de uma empresa em sua totalidade.  

Para isso, é comum que os maiores CRMs do mercado se agreguem a outras plataformas através das integrações imobiliárias. Cria-se, assim, um ecossistema de soluções que, juntas, podem levar uma organização a outro patamar.  

A meta para o CRM em 2022 é apostar na versão 5.0 da plataforma. Isso significa mais completude e eficiência para o software a partir de cinco pilares: pré-venda, venda, pós-venda, gestão e ecossistema. Através dessas variáveis importantes, o CRM se impõe como uma solução cada dia mais rentável lucrativa no mercado imobiliário.  

O CVCRM é o único CRM 5.0 do mercado imobiliário atualmente. Contando com uma solução específica para cada um dos cinco pilares, o CV contempla toda a jornada do cliente e assegura uma gestão total dos processos internos de uma empresa.  

CRMs como o CVCRM apostam em: 

  • Gestão completa do funil de vendas; 
  • Acompanhamento total do lead; 
  • Espelho de venda; 
  • Workflows personalizados; 
  • Portal do cliente.

O futuro das ferramentas chegou! 

Chegamos ao fim de mais um artigo com uma certeza: o futuro das ferramentas chegou para o mercado imobiliário. Agora, podemos contar com soluções cada vez mais completas e modernas para garantir a melhor experiência de compra ao nosso cliente. 

Em 2022, a tendência é que a necessidade por digitalização se mantenha e ganhe ainda mais o mercado. Portanto, devemos nos preparar para ver ainda mais ferramentas e, claro, muitas outras possibilidades. 

Quanto a isso, pode ficar despreocupado! O Blog do CV está aqui para te deixar atualizado em tudo que há de novo no mercado. Então siga com a gente e acompanhe as próximas inovações que 2022 tem a nos trazer. 

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Este conteúdo é oferecido para você pelo Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.   

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização agilidade nos seus processos internos. Quer conhecer mais? Acesse o site do CV!    

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