Pagadoria online: entenda tudo sobre o assunto

De forma geral, pagadoria é uma proposta de solução para um problema do mercado. Como sempre falamos aqui sobre soluções tecnológicas para o mercado imobiliário (e é o que nós fazemos diariamente) faz sentido que eu use esse espaço para falar de uma solução para pagamentos imobiliários. 

Mas antes de mais nada, queria reforçar que, como qualquer outra solução tecnológica, é preciso que você tenha clareza do problema antes de contratar serviços desse tipo só porque “todo mundo está fazendo”.  

Sei que muitas pessoas ainda não sabem ou não entendem completamente como funciona, mas passam por problemas que a pagadoria resolve. Por isso pretendo abordar o tema de forma clara e introdutória para sanar as principais dúvidas. 

Sumário

O que é pagadoria

pagadoria: mulher segurando um cartão com uma mão e um celular com a outra.

Pagadoria é o meio de pagamento de uma empresa de software, que faz a gestão da comissão. É através da pagadoria que os pagamentos são distribuídos para os colaboradores. Ou seja, como o nome sugere, o termo pagadoria vem do verbo “pagar”. Mas ao contrário do que parece, o conceito de pagadoria precisa ser muito mais amplo.  

O sistema de pagadoria minimiza riscos fiscais e contábeis, otimiza o processo de distribuição de comissão tanto para o pagador quanto para quem recebe, diminui os custos de operação, evita falhas humanas etc.  

Para entender de que forma isso acontece, vou falar sobre como funciona e o que pode dar errado numa operação sem a pagadoria. 

Como funciona o sistema de pagamentos SEM pagadoria

Imagine que o gerente de uma empresa recebe um valor através de um cheque por um produto vendido. Em seguida, o gerente vai depositar esse valor na sua própria conta, para só então distribuir o valor de comissão para outros colaboradores. Nesse cenário, o gerente atua como recebedor e como pagador. 

Os riscos que podem acontecer durante esse processo são vários. Alguns deles são: 

  • bitributação; 
  • desgaste operacional; 
  • riscos fiscais. 

Bitributação

Se no processo de receber pagamento e redistribuir comissões uma pessoa atua como recebedor e pagador, essa pessoa vai precisar de declarar o imposto de renda dos dois casos, dobrando assim os tributos de cada operação.  

Ou seja, nesse caso há perda de recursos financeiros. E quando falamos de uma empresa, onde esse processo precisa acontecer repetidas vezes, as perdas são cumulativas.  

Desgaste operacional

Entre o recebimento do valor do produto e a distribuição de pagamento aos colaboradores existe um longo caminho. Alguém precisa receber esse valor, outra pessoa precisa conferir, alguém vai custodiar o valor a ser distribuído e só então esse valor vai ser repassado. 

Para que esse processo funcione sem um sistema de pagadoria são necessárias muitas pessoas trabalhando. Além disso, o tempo para fazer isso de forma manual é muito grande e a chance de erro também é maior.  

Quando um sistema faz todo esse caminho de forma automática, você ganha muito mais tempo e consegue aproveitar melhor os esforços dos colaboradores, afinal o tempo do incorporador e da equipe administrativa vale muito mais do que o processo operacional. 

Riscos fiscais

Pelos motivos citados acima, fica claro por que fazer esse processo de forma manual aumenta os riscos fiscais. Dessa forma, as movimentações financeiras vão envolver mais pessoas. Além de aumentar as chances de furtos, aumenta também a chance de erros e do valor não chegar na ponta do processo. 

Além disso a custódia não vai ser feita num banco e sim pela pessoa responsável por repassar esse pagamento, o que maximiza todos esses riscos fiscais. 

Artigos que você também pode se ineteressar:

Pagadoria no mercado imobiliário

pagadoria: miniatura de uma casa ao lado de moedas empilhadas.

A pagadoria voltada para o mercado imobiliário atua, então, para minimizar esses riscos fiscais e contábeis para a incorporadora, para os gestores e para os corretores. Existem alguns pontos nos quais focar quando falamos em pagadoria específica para o mercado imobiliário. A seguir falarei de cada um desses pontos. 

Benefícios da pagadoria para construtoras e incorporadoras

Existe a possibilidade, ainda, da comissão precisar ser dividida para muitas pessoas, com percentuais diferentes em cada caso. A pagadoria funciona aqui como uma inteligência de split de pagamento que diminui bastante as chances de erros humanos e o tempo de operação. 

O que também pode acontecer quando uma incorporadora não usa um sistema de pagadoria é atrasar o pagamento das comissões por conta do processo mais lento. É importante ressaltar que dentre todos os problemas decorrentes do atraso do pagamento, um deles é a própria imagem da empresa. 

Imagem do lançamento imobiliário na prática
  • Elimina a bitributação 
  • Destrava o fluxo operacional 
  • Protege contra fraudes 

Benefícios da pagadoria para corretores de imóveis

Muitos corretores de imóveis ainda não possuem banco digital. Em alguns casos, o que acontece é que muitos deles acabam por receber as comissões em nome de outras pessoas. Algumas pagadorias também oferecem serviços de banco digital. Ou seja, a operação se torna mais transparente e rápida. 

Outra vantagem da pagadoria o controle da comissão do corretor de imóveis. Ele consegue visualizar toda a operação envolvendo a comissão desde o plantão de vendas até o momento da liberação. Consegue visualizar de forma macro a comissão: se a comissão foi distratada, liberada, se está com algum problema, o empreendimento ligado a essa comissão, a data de lançamento. 

Numa pagadoria, o valor da venda do imóvel vai ser armazenado no sistema, ou seja, é fácil consultar e fica disponível pelo tempo de operação. Então, se o corretor sair de uma empresa e for para outra durante a operação, ele vai continuar recebendo o split até o final do processo. 

Por isso os principais benefícios da pagadoria para os corretores são: 

  • Controle de comissões 
  • Antecipação de comissões 
  • Serviço de banco digital 

Se você se interessou pelo assunto, indico que veja esse episódio do CV na Prática Podcast. Nele tiramos as principais dúvidas sobre pagadoria: 

 FAQ – Perguntas Frequentes sobre Pagadoria

O que é pagadoria? 

É o meio de pagamento de uma empresa de software, que faz a gestão da comissão. É através da pagadoria que acontece o split de pagamento: os pagamentos são distribuídos devidamente aos colaboradores.  

Quais são os benefícios da pagadoria no mercado imobiliário? 

Para incorporadoras e construtoras elimina a bitributação, destrava o fluxo operacional e protege contra fraudes. Para corretores controle de comissões, antecipação de comissões e serviço de banco digital.

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 600 incorporadoras clientes e 110 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.      

Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda. Acesse o site do CV e saiba mais!       

Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o Blog do CV e nos siga no Instagram. 

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração