Gestão do tempo: impulsione a produtividade na sua incorporadora!

Gestão do tempo (capa): mão toca no ponteiro de minutos do relógio

Existe coisa mais gratificante do que ter um dia produtivo? A sensação de dever cumprido é incrível, e reflete muito nas nossas próximas performances. Mas e se eu te contasse que essa sensação pode se tornar cada vez mais comum na sua rotina de trabalho? Com uma boa gestão do tempo, você consegue atingir resultados sempre melhores e mais coesos.

Primeiramente, é importante entender como gestão de tempo e produtividade se comunicam. Através do gerenciamento assertivo do seu tempo, é possível aumentar a quantidade e a qualidade das tarefas produzidas. Dessa forma, você garante muito mais produtividade por tempo trabalhado.

No artigo de hoje, vamos falar sobre a gestão do tempo. Agora, você aprenderá a gerir suas tarefas da forma mais eficiente possível. Com isso, conseguirá atingir resultados mais satisfatórios e otimizar a produtividade na sua incorporadora.

Então, está pronto para aprender com a gente? Vamos lá!

O que é a verdadeira gestão do tempo?

Gestão do tempo: mão toca no ponteiro de minutos do relógio

Gestão do tempo é a metodologia que busca entender a divisão de tempo entre diferentes tarefas. Para o ambiente de trabalho, isso é de extrema importância. Apesar de, por vezes, querermos fazer muitas coisas juntas, a gestão do tempo nos auxilia a priorizar aquilo que precisa ser feito.

Seu grande objetivo é otimizar nossa rotina de trabalho. Através dela, podemos criar novas formas de produzir, levando em conta nosso bem estar e nossa capacidade de produção. Sendo assim, podemos dizer que a gestão de tempo não se preocupa apenas com a produção. Ela também considera nosso contexto e a qualidade daquilo que entregamos.

Dessa maneira, a gestão do tempo procura encontrar diferentes táticas para nos ajudar a impulsionar nossas entregas. Seja no trabalho presencial ou no modelo remoto, a metodologia pode ser aplicada sem maiores problemas.

Entretanto, precisamos não apenas entender como aplicar corretamente a gestão do tempo na sua incorporadora, mas também conhecer os principais desafios enfrentados por ela no mercado imobiliário. Afinal, como solucionar um problema sem antes assimilarmos suas dores?

Acompanhe com a gente!

Gestão do tempo: um desafio para o mercado imobiliário 

Gestão de tempo é um conceito relativamente simples. Mas isso não quer dizer que seja simples colocá-la em prática. Ainda hoje, encontramos dificuldades para estabelecer uma boa gestão do tempo em muitos setores, e o mercado imobiliário não fica de fora.

Num setor tradicional como o da construção, pode ser difícil colocar as novas técnicas de gerenciamento do tempo em prática. Inovar, afinal, é um investimento de tempo e dinheiro que nem todas as grandes empresas estão dispostas a fazer.

Ao passo que a Abrainc aponta a necessidade do uso de novas tecnologias para aumento da produtividade, percebemos uma demanda latente por melhores técnicas de gestão do tempo. Com isso, buscamos colocar o mercado imobiliário num novo patamar de produção, muito mais moderno e avançado.

Como garantir uma boa gestão do tempo na minha incorporadora?

Gestão do tempo: corretora olha para o seu relógio de pulso

Não basta apenas conhecer o termo e entender como ele se relaciona ao setor da construção. Você precisa, sobretudo, entender como aplicá-lo dentro da sua incorporadora. Lembre-se sempre de que a mudança começa com você; portanto, é importante ter conhecimento sobre novas metodologias e levá-las para as outras pessoas da sua equipe de trabalho.

Conforme analisamos e entendemos as possibilidades por trás da gestão do tempo, compreendemos sua relevância para o mercado. Por meio dela, podemos fechar negócios com mais agilidade, praticar um pré-venda assertivo e muito mais. Ou seja, muito mais que uma escolha, a gestão do tempo é uma necessidade para o mercado imobiliário.

Confira agora quais são as formas de garantir uma boa gestão do tempo para sua incorporadora.

Crie uma rotina de trabalho para suas equipes 

Quanta diferença uma rotina de trabalho pode fazer na sua vida!

Pois é, por incrível que pareça, criar uma rotina não é tão ruim assim. Sinceramente, o oposto é verdade. Estabelecer uma rotina de trabalho te traz mais produtividade e capacidade de gerir seu tempo. Quer descobrir como?

Ao criar e seguir uma rotina, você estimula seu cérebro a entender aquele momento como o tempo destinado à determinada tarefa. Uma vez acostumada, sua mente dispende menos energia para se adaptar a cada trabalho, já que ele aprende a automaticamente entender aquele horário como o início de um trabalho conhecido.

Sendo assim, você começa, aos poucos, a terminar suas demandas com mais e mais facilidade. E isso é uma realidade para qualquer equipe: corretores, SDR, marketing, todos os times podem se beneficiar do processo.

Para criar sua rotina de trabalho, você deve…

  • Planejar sua semana (ou mês) com antecedência
  • Designar as mesmas tarefas nos mesmos horários do dia
  • Ter horário para começar e terminar cada atividade
  • Não abrir mão dos seus horários de lazer e descanso

Defina metas executáveis na sua incorporadora 

Tendo aprendido a seguir sua rotina de trabalho, agora é hora de definir suas metas.

As metas são de extrema importância para a execução de tarefas dentro do prazo. Com elas, você fica por dentro de tudo que já fez, mas também daquilo que ainda deve ser feito. Desde que suas metas sejam traçadas da forma adequada, você assegurará uma boa entrega para todo o seu time.

Para auxiliar sua gestão de tempo, procure criar metas que seguem a técnica S.M.A.R.T. Em suma, esse tipo de meta deve ser específico, mensurável, atingível, relevante e temporal. Com essas cinco características em mente, sua equipe tem poder para alcançar objetivos em muito menos tempo.

Ao traçar metas, sempre leve em conta…

  • A quantidade de pessoas de que sua equipe dispõe
  • A disponibilidade que seu time tem para cumprir as metas
  • O prazo máximo para cumprimento de cada uma das metas
  • Os benefícios do atingimento de metas para sua empresa
  • Os responsáveis imediatos pela execução das tarefas referentes a cada meta

Diminua (mas não elimine) as distrações

Apesar de substituíveis em muitos momentos, as distrações também são importantes para nossa produtividade.

Por isso, incentive suas equipes a utilizarem diferentes técnicas de gestão de tempo. Seja tirando 10 minutos a cada tarefa feita, ou aproveitando os horários vagos para passar o tempo, algumas distrações podem fazer bem, desde que na hora certa.

Para tanto, é importante utilizar todo o tempo destinado a trabalho para a realização de atividades. Isso significa: nada de distrações durante a execução de uma tarefa. Cada atividade deve ser realizada com total atenção, e as distrações devem ser reservadas para os momentos vagos.

Diminuir as distrações de forma saudável não é sempre simples, mas pode ser muito mais prático. Você pode, por exemplo…

  • Habilitar um bloqueio no celular que dure o tempo estimado da tarefa
  • Cronometrar suas atividades através de alarmes e notificações de tela
  • Utilizar diferentes metodologias de estímulo da produtividade

Foque na produtividade, não na produção

Em tempos de trabalho remoto, é praticamente impossível não mencionar a necessidade de focar na produtividade em detrimento da produção. Mas você sabe por quê?

Embora seja extremamente visada, a produção é um conceito que não leva em conta fatores humanos. Para ela, o que importa é a quantidade de atividades executadas num período de tempo. Contudo, a gestão do tempo pode ser muito prejudicada numa estratégia tradicional como essa.

Isso acontece porque, quando esquecemos os fatores humanos que afetam a produção, acabamos priorizando quantidade ao invés de qualidade. Lógico, teremos uma produção alta; mas talvez a qualidade dessas produções não seja a melhor possível.

Quando pensamos na produtividade, consideramos as pessoas por trás dos processos. Assim, incentivamos a proatividade e participação de cada um nas atividades decisórias da empresa. Dessa forma, é muito mais fácil assegurar que cada colaborador dê o melhor de si.

Para estimular a produtividade na sua equipe…

  • Realize reuniões pessoais com cada membro do seu time
  • Busque saber sobre seus problemas e possibilidades de ajudar
  • Demande tarefas com um prazo razoável e esteja disponível para tirar dúvidas
  • Crie uma política de incentivo aos seus melhores funcionários

Utilize boas ferramentas de gestão  

Chegamos ao último e mais importante tópico do artigo de hoje: as ferramentas de gestão.

Como o nome sugere, uma ferramenta de gestão é aquela que busca auxiliar o gerenciamento de atividades numa empresa. Para o mercado imobiliário, plataformas como ERP e CRM são as principais do segmento, e fazem muito sucesso dentro do setor.

Mas como uma plataforma como o CRM pode te ajudar na gestão do tempo?

É muito simples: através da automação de processos. Pois é, um CRM te permite ir além e automatizar grandes porções do seu fluxo de trabalho. Assim, suas equipes se tornam mais autônomas e produtivas.

Consequentemente, seu tempo para cada atividade diminui expressivamente e seus horários passam a ser gerenciado com mais precisão. Tudo isso com uma única solução integrada, intuitiva e moderna.

Tempo é dinheiro

Gestão do tempo: pilhas de moedas se acumulam em forma crescente. Atrás, um relógio marca as horas

A modernização de processos chegou, não é mesmo? Com o artigo de hoje, pudemos entender a gestão do tempo enquanto uma verdadeira ferramenta de inovação. Reflexo dessa modernidade, a metodologia busca otimizar o tempo trabalhado e atuar diretamente na produtividade de equipes.

É provável que, mesmo que intuitivamente, sua incorporadora já utilize algum método de gestão do tempo. Ainda assim, você pode estimular ainda mais seus processos seguindo os passos que destacamos hoje. Com garra, confiança e muita mão na massa, você pode criar novos diferenciais e colocar à prova uma equipe muito mais antenada, produtiva e moderna.

Gostou do assunto de hoje? Compartilhe o conhecimento com seus gestores, colaboradores e amigos.

Este conteúdo é oferecido para você pelo Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama total da sua empresa na tela do computador.

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão de vendas de sua equipe. Quer conhecer mais? Acesse o site do CV!

Para saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts do Blog do CV!

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração