A NR 17 é uma das normas regulamentadoras mais importantes, principalmente, para o setor de construção civil.
As diversas diretrizes que coordenam obras, serviços, reformas e projetos da construção são essenciais para o desenvolvimento assertivo da construtora, loteadora ou incorporadora responsável. Isso porque essas normas organizam as práticas de atividades de forma eficiente e segura.
O conhecimento em relação aos múltiplos parâmetros regulatórios do setor é essencial para evitar erros e problemas a longo prazo tanto para a empresa, quanto para seus colaboradores. Pensando nisso, esse artigo irá apresentar a NR 17, exemplificar a sua funcionalidade e os objetivos de sua implantação na construção civil.
E então, vamos juntos nessa?
Sumário
O que significa NR?
Existem diversos regulamentos, normatizações e legislações que coordenam o desenvolvimento de projetos do setor de construção civil. É a partir dessas normas e regras que a construtora coordena uma obra de forma legal e efetiva.
As Normas Regulamentadoras, por exemplo, orientam a empresa a cumprir com ações e procedimentos que evitem acidentes, contaminações ou serviços que possam ser prejudiciais à saúde do trabalhador enquanto executa a sua atividade profissional. Essas NRs são normalmente aplicadas em áreas de serviços industriais, rurais, portuárias e de construção civil.
Você pode pensar que as NRs são similares às normas da ABNT, entretanto, ainda que exista uma padronização por trás de ambas, a NR foca na regulamentação de serviços, sendo uma obrigatoriedade. Já a ABNT, define padrões técnicos a serem aplicados na execução de um projeto da construção civil.
Por se tratar de um conjunto de regulamentações específicas, a NR é dividida por números que pontuam cada norma regulamentadora a ser aplicada, contabilizando, atualmente 37 categorias de NRs. Nesse momento, irei explorar as exigências da NR-17.
O que é NR 17?
A Norma Regulamentadora de Ergonomia, ou simplesmente NR 17, foi implementada em 08 de julho de 1978, com o objetivo de regulamentar diversos artigos da Consolidação das Leis de Trabalho. A última atualização dessa norma foi feita em abril de 2019 e sua validação oficial foi em 2022.
Mas afinal, o que caracteriza a NR 17 de ergonomia? Essa norma estabelece condições de adequações ergonômicas para um determinado espaço de trabalho. Para compreender o que é a ergonomia separei um material explicativo bastante resumido e assertivo para a construção de seus conhecimentos.
Pode-se estabelecer, após a visualização da explicação, que a ergonomia organiza o ambiente de trabalho, o adequando às limitações de capacidade física dos prestadores de serviços em diversas áreas. A aplicação da NR 17 no setor de construção civil está alinhada à segurança, saúde e eficiência dos trabalhadores.
Como o canteiro de obras possui uma exigência física de alta intensidade, o papel da NR 17 é estabelecer padrões de prevenção a lesões. As adequações previnem acidentes que podem causar consequências físicas graves e irreversíveis devido à exposição de riscos ergonômicos na construção civil.
Qual importância da ergonomia na construção civil?
A NR 17 é fundamental para garantir que o trabalhador irá ter condições de realizar seus serviços sem acarretar danos à sua saúde. Como o setor de construção civil possui múltiplos riscos de acidentes para os profissionais do canteiro de obras, a norma de ergonomia se torna uma peça fundamental na prevenção de imprevistos graves.
O descumprimento da NR 17 por parte das construtoras pode levar a:
- Multas Trabalhistas
- Despesas médicas em caso de internações
- Embargo ou interdição do canteiro de obras
- Processos Judiciais pelo descumprimento ou por danos físicos ocasionais
Assim, a importância da NR 17 está ligada tanto à preservação da saúde e segurança do trabalhador, quanto à prevenção de danos à reputação da construtora. Para estabelecer os principais pontos dessa norma regulamentadora separei um material explicativo ágil para você.
Através da organização de parâmetros de segurança, a construtora responsável pelo desenvolvimento das obras diminui as taxas de acidentes, lesões físicas durante o serviço e o risco de processos judiciais devido ao alto risco da exposição dos funcionários. Assim, a empresa conquista um índice de satisfação dos trabalhadores e consegue um impulsionamento da produtividade das obras.
As padronizações da NR 17 na construção civil
Como pode-se observar os problemas ergonômicos na construção civil podem acarretar danos para as empresas, portanto, é essencial que essas conheçam as padronizações da NR 17. Dessa forma, a construtora não corre risco de errar no planejamento da segurança e na aquisição de equipamentos para o canteiro de obras.
Você deve estar se perguntando qual o objetivo da NR 17 para os trabalhadores do setor de construção, certo? Bem, é definido por essa norma regulamentadora padrões de:
Utilização de Equipamentos
A NR 17 de ergonomia define que o design de ferramentas de trabalho e equipamentos utilizados devem ser projetados para garantir o conforto e a segurança dos funcionários. Em caso de más projeções e inadequações desses utensílios essenciais podem ocorrer situações de esgotamento e desconforto físico, e até mesmo lesões.
Assim, a ergonomia na construção civil busca minimizar os possíveis riscos a longo prazo ao adaptar o design de ferramentas, tornando-os confortáveis para a utilização repetida e intensa dentro do canteiro de obra.
Movimentação e Postura
A noma regulatória de ergonomia também define padrões para que os responsáveis pela construção de um projeto analisem e ajustem as posturas e movimentos dos trabalhadores no canteiro de obras. Dessa forma, o risco de lesões musculares é minimizado e a produtividade do trabalho tende a aumentar.
Para fazer essa avaliação é necessário considerar as medidas horizontais da estruturação e as formas de movimentação de ferramentas e materiais entre as áreas em obras. Orientando assim a aplicação de medidas ou equipamentos motorizados para realizar essas tarefas.
Obrigatoriedade de Treinamento
Para que a NR 17 seja colocada em prática é fundamental que os trabalhadores tenham consciência de seus objetivos e importância. Assim, ensinar sobre práticas ergonômicas e postura no ambiente de trabalho é uma diretriz da norma regulatória de ergonomia.
Desse modo, é preciso treinar os trabalhadores mediante o levantamento e movimentação de cargas, a utilização correta dos equipamentos de proteção e as práticas de segurança.
Planejamento de Atividades
Alinhado ao conceito anterior da NR 17 está o planejamento das atividades que serão realizadas no canteiro de obras. É através da definição e distribuição de tarefas de forma equitativa evita:
- Sobrecarga
- Fadiga
- Lesões
Assim, planejando o dia a dia com pausas regulares entre as atividades e a distribuição de serviços entre a equipe o bem-estar dos trabalhadores é garantido, assim com o cumprimento da norma ergonômica.
Layout do Canteiro de Obras
A NR 17 prevê que os espaços em que as atividades serão desenvolvidas deve possuir um layout de ágil movimentação. A organização e disposição das ferramentas e equipamentos dentro do canteiro de obras consegue reduzir o tempo gasto com locomoções.
Assim, também contribui para o aumento da eficiência do trabalho e da produtividade e a diminuição de riscos ao movimentar equipamentos e ferramentas pelo local.
Composição da Área de Trabalho
A NR 17 propõe uma atenção às condições do ambiente para a exposição dos trabalhadores. É necessário observar a temperatura, iluminação e ventilação do canteiro de obras para promover a eficiência da norma regulatória de ergonomia.
Isso se deve ao fato de que inadequações em torno da qualidade do ar e a pouca iluminação pode levar ao desempenho negativo devido ao desconforto e ocasionar acidentes no ambiente de trabalho.
O que você aprendeu nesse artigo?
É a norma regulamentária que define os padrões ergonômicos a serem implementados no ambiente de trabalho.
Sim. Essa norma regulatória de ergonomia viabiliza cuidados no canteiro de obras que evitem lesões, acidentes graves, riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores.
Estabelecer diretrizes e requisitos de adaptações no ambiente de trabalho que garantam o conforto, segurança e saúde para os profissionais envolvidos na construção de empreendimentos.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre as normas da construção civil em…
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 11 anos de experiência, mais de 850 incorporadoras clientes e 170 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: Solicite uma demonstração.